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dc.contributor.authorRodegheri, Viviane Veloso Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:47:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:47:53Z-
dc.date.issued2020-11-25
dc.identifier.citationRODEGHERI, Viviane Veloso Pereira. Os matizes ontológicos do conceito de infinito (ἄπειρον) em Melisso de Samos. 2020. 384 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13510-
dc.description.abstractMelisso se tornou conhecido por veicular a tese segundo a qual o ser é um. É neste raciocínio que se assentaria o caráter radical de seu monismo ontológico, visão metafísica pioneira entre os expoentes filosóficos da então escola eleata. Em consonância com o um, diversos outros atributos foram derivados do ser ou dele constituíram a causa fundamental: o que é se caracterizaria como eterno, imutável, imóvel, indivisível, incorpóreo, total, homogêneo, ilimitado e infinito. No que tange a esta última característica, é medular enaltecer que a sua relevância no interior dos argumentos explorados por Melisso se estabelece de maneira notória e visivelmente determinante à filosofia do sâmio. Não por acaso, vários comentadores se empenharam em investigar em que se basearia tal conceito de infinito, cindindo-o em duas classificações diferentes: infinito temporal e infinito espacial. Através desta pesquisa, visa-se a evidenciar que estas categorias são demasiadamente ambíguas e não parecem exprimir de maneira apropriada as particularidades associadas à filosofia melissiana: o mais adequado seria renunciar a ambas. Além disso, aspira-se também ao desenvolvimento de um exame mais pormenorizado da obra de Melisso, atualizando-se o acervo das interpretações disponíveis e sugerindo novas leituras a seu respeitopor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMelissopor
dc.subjectSerpor
dc.subjectSnfinito espacialpor
dc.subjectInfinito temporalpor
dc.subjectUnopor
dc.subjectMélissosfra
dc.subjectêtrefra
dc.subjectinfini spatialeng
dc.subjectinfini temporeleng
dc.subjectuneng
dc.titleOs matizes ontológicos do conceito de infinito (ἄπειρον) em Melisso de Samospor
dc.title.alternativeLes nuances ontologiques du concept d’infini (ἄπειρον) chez Mélissos de Samospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherMélissos devient célèbre pour véhiculer la thèse selon laquelle l'être est un. C'est sur ce raisonnement que se fonderait le caractère radical de son monisme ontologique, une vision métaphysique pionnière parmi les représentants philosophiques de la fatidique école Éléate. Dans la lignée de l'un, plusieurs autres attributs découlent de l'être ou constituent sa cause fondamentale: ce qui est serait caractérisé comme éternel, immuable, immobile, indivisible, incorporel, total, homogène, illimité et infini. En ce qui concerne cette dernière caractéristique, il est important de souligner que sa pertinence au sein des arguments explorés par Mélissos est établie de manière notoire et visiblement déterminante pour la philosophie samienne. Ce n'est pas par hasard que plusieurs commentateurs se sont efforcés de rechercher sur quoi reposerait ce concept d'infini, en le divisant en deux classifications différentes: l'infini temporel et l'infini spatial. À travers cette recherche, il s'agit de montrer donc que ces catégories sont trop ambiguës et ne semblent pas exprimer adéquatement les particularités liées à la philosophie mélissienne: il serait plus approprié de renoncer aux deux. D’ailleurs, l'objectif est également de développer un examen plus détaillé de l’oeuvre de Mélissos, en actualisant la collection d'interprétations disponibles et en suggérant de nouvelles lectures à ce sujetfra
dc.contributor.advisor1Costa, Admar Almeida da
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9744-6601por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8649832887633328por
dc.contributor.referee1Costa, Admar Almeida da
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9744-6601por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8649832887633328por
dc.contributor.referee2Haddad, Alice Bitencourt
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6118912392644123por
dc.contributor.referee3Santos, José Gabriel Trindade
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9241627347381067por
dc.creator.ID153.305.037-60por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2692-8774por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4547280285105087por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
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