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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13525
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Reis, Géssica Pimentel | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:48:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:48:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-09 | |
dc.identifier.citation | REIS, Géssica Pimentel. Sobre a possibilidade de uma filosofia do cinema: diálogos entre Gilles Deleuze e Jacques Rancière. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13525 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo justificar a possibilidade da filosofia do cinema. Antes de chegarmos à problematização central, que é dada em função do diálogo entre os filósofos Gilles Deleuze e Jacques Rancière. Partimos, portanto, de uma análise da constituição de uma filosofia para Deleuze para podermos melhor entender e argumentar a sua proposta de filosofia do cinema que se origina da influência da ontologia bergsoniana. Para compreendermos as posições adotadas por Rancière e, sobretudo, sua crítica a Deleuze, nós perscrutamos pelo seu entendimento acerca da imagem e de que forma ele compreende o cinema a partir desse contexto. Privilegiamos conceitos e influências em cada autor para que pudéssemos viabilizar uma nova leitura da filosofia do cinema em que fosse possível provocar o pensamento através do confronto de conceitos por meio da análise de filmes e, por conseguinte, levantar novas hipóteses para possíveis soluções dos problemas colocados por ambos os filósofos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - FAPERJ | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Filosofia do cinema | por |
dc.subject | Philosophy of cinema | eng |
dc.subject | Gilles Deleuze | fra |
dc.subject | Jacques Rancière | fra |
dc.subject | Philosophie du cinéma | fra |
dc.title | Sobre a possibilidade de uma filosofia do cinema: diálogos entre Gilles Deleuze e Jacques Rancière | por |
dc.title.alternative | About the Possibility of a Cinema’s Philosophy: Dialogues between Gilles Deleuze and Jacques Rancière | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research has as subject to justify the possibility of a cinema’s philosophy. Before we get the central problematization, which is given by the dialogue between the philosophers Gilles Deleuze and Jacques Rancière. We begin, therefore, from an analysis about the constitution of a Deleuze’s philosophy, so that we can better understand and argue his proposal of cinema’s philosophy that begins from the influence of the Bergson’s ontology. In order to understand the positions adopted by Rancière and, above all, his criticism of Deleuze, we search at his studies of the image and how he understands the cinema from that context. We privilege some concepts and ideas that influenced each of the two authors, so that we could become possible a new way to read the philosophy of cinema, in which it was possible to provoke the thought through the confrontation of concepts by means of the analysis of films and, hence, to raise new hypotheses for possible solutions of the problems posed by both philosophers. | eng |
dc.description.abstractOther | La présent recherche a comme sujet justifier la possibilité de la philosophie de cinéma. D’abord d’arriver à la problematique centrale, dont elle est donné à travèrs du dialogue entre les philosophes Gilles Deleuze et Jacques Rancière. Nous commençons donc d’une analyse de la constituition d’une philosophie selon Deleuze, afin de mieux comprendre et défendre sa proposition sur l’existance d’une philophie du cinéma qui découle, à son tour, de l’influence de l’ontologie proposée par Bergson. Ensuite, pour comprendre les positions prises par Rancière, et surtout sa critique à Deleuze, nous avons parcouru, alors, pour sa compréheension de l’image et pour la façon dont il comprend le cinéma, dès ce contexte. Nous avons privilégié des concepts et des influences sur chaque auteur en vue de permettre une nouvelle lecture de la philosophie du cinéma qui pourrait susciter la réflexion à travers de la confrontations des concepts de l’analyse des films et donc mettre de nouvelles hypothèses pour chercher des possibles solutions aux problèmes proposés chez tous les deux philosophes | fra |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Pedro Hussak Van Velthen | |
dc.contributor.advisor1ID | 05154543700 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2002089262954285 | por |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Danilo Bilate de | |
dc.contributor.referee2 | Pellejero, Eduardo Anibal | |
dc.creator.ID | 05627568763 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9061391841653116 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
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dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
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