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Tipo do documento: Dissertação
Title: Geógrafos-educadores: perspectivas crítico-ambientais nos processos formativos dos cursos públicos de licenciatura em geografia da Baixada Fluminense-RJ
Other Titles: Geographers-educators: environmental critica perspectives in the formative processes of the public geography degree courses of the Baixada Fluminense - RJ
Authors: Tavares, Alexandre Santos
Orientador(a): Santos, Ana Maria Marques
Primeiro membro da banca: Santos, Ana Maria Marques
Segundo membro da banca: Queiroz, Edileuza Dias de
Terceiro membro da banca: Arruda, Maria da Conceiçao Calmon
Keywords: Ensino de geografia;Licenciaturas em geografia;Educação ambiental critica (EAC);Universidades Públicas da Baixada Fluminense;Geography teaching;Degrees in geography;Critical environmental education (EAC);Public Universities in Baixada Fluminense
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Issue Date: 27-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: TAVARES, Alexandre Santos. Geógrafos-educadores: perspectivas crítico-ambientais nos processos formativos dos cursos públicos de licenciatura em geografia da Baixada Fluminense-RJ. 2019. 117 f. Dissertação(Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia /Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: Esta pesquisa busca incorporar o debate da formação dos/as professores/ as de Geografia e sua relação com o ensino e às questões ambientais, considerada a Educação Ambiental (EA). Seu objetivo buscou analisar a importância da EA para a licenciatura em Geografia, tendo em vista a formação de geógrafos educadores nas Universidades Públicas, da Baixada Fluminense RJ. Mais especificamente buscou: identificar o ensino da EA e suas formas junto aos cursos de licenciaturas em Geografia públicos, na Baixada Fluminense, RJ; considerar o ensino da EA na formação do professor de Geografia, através de uma perspectiva crítico-ambiental; e observar essa possível articulação entre a formação docente e o ensino de Geografia no âmbito da EA. Esta se apresenta como problemática a ser considerada e enfrentada, investigada e discutida, no que tange aos princípios de uma docência ampliada e critica em seu potencial de alcance a uma geografia ambiental emancipatória, e que nesse sentido, às práxis pedagógicas docentes do campo do ensino geográfico, tomada aqui a Geografia, por Guimarães (2004), segundo o qual cabe aos Geógrafos atuar através de uma visão socioambiental inclusiva, com movimentos que estejam comprometidos e alinhados com as mudanças da sociedade que incluam justiça social. Nesse sentido, a reflexão teórica-metodológica sobre a formação de professores em Geografia, voltada para as questões ambientais, e no decorrer de sua formação, assim como o aprofundamento no que trata da EA, em seus cursos de Licenciatura, consiste num potencial colaborativo. Tratam do nosso aporte teórico-metodológico temas/autores: Formação de Professores e Geografia: Sacramento (2015); Freire (1996); Callai (2010); Castelar (1999); Queiroz (2012); Martins (2015. Espaço Geográfico: Santos (2006); Queiroz (2012). Educação Ambiental: Layrargues, Lima (2014); Medina (2017); Guimarães (2004) e Loureiro (2013). A pesquisa se desenvolveu a partir das Licenciaturas em Geografia ofertadas pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ, Duque de Caxias, e pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar - IM/UFRRJ, Nova Iguaçu, RJ, guardados, seus PPCS, seus formadores, a legislação nacional no campo das Licenciaturas e da EA, entrevistas semi-estruturadas com coordenações de curso e professores, entre outros, constituem o escopo desse trabalho. Parece ser o momento da formação nos cursos de Licenciatura muito propício ao licenciando, ao aprofundamento da formação de conceitos, e na investigação sobre a sua própria formação em Geografia e sua relação com o ensino da EA, coadunando com as urgentes mudanças socioambientais, humanas, culturais, e o avanço no trabalho mediador desses conhecimentos, podendo haver aí, reflexões e colaborações, tanto à área geográfica, quanto a mais especifica da EA. Foram encontrados nas duas matrizes curriculares, disciplinas e conteúdos integrativos que tratam o ensino da EA, suas formas e sua analise formativa na ordem critico-ambiental
Abstract: This research seeks to incorporate the debate on the formation of Geography teachers and its relationship with teaching and environmental issues, considered Environmental Education (EE). Its objective was to analyze the importance of EA for the degree in Geography, with the vision of educating geographers in the Public Universities of Baixada Fluminense RJ. And the specifics: Identify the teaching of EA and its forms along the courses of public Geography, in Baixada Fluminense, RJ; consider the teaching of EE in the formation of the Geography teacher through a critical-environmental perspective; and observe this articulation between teacher education and the teaching of geography in the field of EE. In view of the accelerated civilizational changes, the importance of EE for teacher education is highlighted, in the breadth of its degrees, but here specifically, in the degree of Geography. This presents itself as a problem to be considered and faced, investigated and discussed, regarding the principles of an extended and critical teaching in its potential to reach an emancipatory environmental geography, and in this sense, the teaching pedagogical praxis of the teaching field. Geography, taken here by Geography, by Guimarães, where it is up to Geographers to act through an inclusive socio-environmental vision, with movements that are committed and aligned with changes in society and include social justice. In this sense, the theoretical-methodological reflection on the formation of teachers in Geography, focused on environmental issues, and in the course of its formation, as well as the deepening in what concerns the EE, in its undergraduate courses, can be potential collaborative. It deals with our theoretical contribution Methodological, authors who speak specifically of the themes: Teacher Training and Geography: Sacramento, (2015). Freire (1996). Callai (2010). Castelar, (1999). Queiroz, (2012). Martins, (2015). Geographic Space: Santos, (2006). Queiroz, (2012) Environmental Education: Layrargues, Lima, (2014). Medina (2017). Guimarães, (2004). Laurel, (2013). The research was developed from the Degrees in Geography offered by the Faculty of Education of the Baixada Fluminense FEBF / UERJ, Duque de Caxias, and the Federal Rural University of Rio de Janeiro, Multidisciplinary Institute - IM / UFRRJ, Nova Iguaçu, RJ, guarded, its PPCS, its trainers, national legislation in the field of Undergraduate and EA, among others, constitute the scope of this work. It seems to be the moment of formation in the undergraduate courses, very conducive to the undergraduate degree, the deepening of the formation of concepts, and the investigation of their own formation in Geography and its relationship with the teaching of EE, in line with the urgent social, environmental and human changes. , cultural, and the advancement in the mediating work of this knowledge, there may be, there, reflections and collaborations, both the geographical area, and the most specific of the EA. They were found in both curriculum matrices, subjects that deal with the teaching of EE, and their forms
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13764
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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