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dc.contributor.authorRocha, Leandro da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:50:50Z-
dc.date.available2023-12-22T02:50:50Z-
dc.date.issued2021-12-20
dc.identifier.citationROCHA, Leandro da. A narrativa por entre lugares, estradas e paisagens: da formação docente à prática de um professor de geografia. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13773-
dc.description.abstractA partir da narrativa desse professor-pesquisador, busco analisar os atravessamentos que transcorrem a formação docente. O questionamento a que essa investigação pretende responder é sobre os elementos formativos que possam aparecer na trajetória desse professor de geografia. A narrativa, portanto, é um arcabouço teórico-metodológico essencial nessa análise, percorrendo do início ao fim a partir de Clandinin e Connelly a fim de auxiliar nessa busca por respostas. Portanto, conclui-se que a narrativa é uma ferramenta essencial para a formação docente, sendo que a diversidade, choques culturais, precariedade da estrutura entre outros elementos atravessam esse texto (re)formando, desde os tempos de aluno até o magistério. De tal forma, o principal objetivo é analisar a formação desse professor de geografia, tendo em vista sua trajetória. Os objetivos secundários são: reconstruir uma narrativa com base em momentos marcantes da vida escolar e em aspectos geográficos, refletir sobre os instantes formativos presentes desde a infância até a prática em sala, nas aulas de geografia por meio do jornal, nas turmas de EJA. Nessa perspectiva, busca-se ressaltar as dificuldades e dilemas desse (e muitos outros) professor (es) de geografia, no que tange à sua formação inicial enquanto discente, passando pela graduação e sobre a realidade da prática e os dilemas desse aprendizado em serviço. Os elementos geográficos e professorais vão surgindo ao longo dessa construção escrita que pretende encaminhar uma reflexão sobre sua constituição. No primeiro capítulo, início com o memorial de formação que em Prado e Soligo dialogam com autores da geografia para pensar a minha formação inicial e os primeiros elementos que a impactaram. Num segundo passo, é o momento de construir a narrativa para a prática docente e seus desdobramentos. Caracteriza-se a escola e o lugar dessa unidade de ensino, a narrativa vai ganhando forma e incorporando novos elementos que impactam na minha formação enquanto professor de geografia. Por fim, utilizo-me do relato autobiográfico sobre a experiência do jornal da EJA para discutir com Castellar, Freire, Gatti, Pontuschka et al. entre outros, acerca da experiência e todos esses elementos formativos que apareceram nos capítulos um e dois. Considera-se também que o texto investigativo tem potencial fundamental como meio de reflexão e percepção pessoal/profissional e revisão de atitudes, métodos e práticas no ensino de geografia.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectNarrativa docentepor
dc.subjectEnsino de geografia na EJApor
dc.subjectTeacher formationeng
dc.subjectEducational narrativeeng
dc.subjectGeography teaching in EJAeng
dc.titleA narrativa por entre lugares, estradas e paisagens: da formação docente à prática de um professor de Geografiapor
dc.title.alternativeNarrative through places, roads and landscapes: from teacher formation to Ggeography teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherFollowing the educational narrative of this teacher-researcher, I attempt to analyse the wide net of experiences that teachers go through. The matter in question is what teacher-identity-forming elements are present in this geography teacher’s journey. As supported by Clandinin and Connelly, this personal narrative serves as an essential methodological and theoretical framework to the analysis, aiding in the search for answers. Taking all into consideration, we conclude that this type of narrative is crucial to teacher formation, considering diversity, culture shocks, inadequate infrastructure, and other issues faced from student years to working as a teacher in a way to (re)form this text. The main objective is to investigate this geography teacher’s education and experiences, considering his life journey. Secondary goals are: firstly, to reconstruct a narrative based upon remarkable moments during school life and also upon geographic dimensions. Then, to reflect on identity formation events that happened from childhood all the way to teaching geography at an adult education program (EJA), when a school newspaper was started as a teaching tool. In this perspective, we aim at highlighting the difficulties and dilemmas faced by this geography teacher – and many others – regarding his personal experience in basic education, at university, and during his practice as a teacher. The narrative’s geographic and teaching aspects emerge throughout the text, which is intended to make a reflection on their own development process. In chapter one, we begin with an educational background dossier, as described by Prado and Soglio, correlating it to writings by geography authors as a means to reflect on my pre-university education and the first elements that had an impact on it. Further, we turn the focus to my teaching experience and its effects. The paper then develops and incorporates new facets that also make up my educational background as a teacher of geography. Finally, we rely on an autobiographical account of the process of starting the school newspaper in EJA as well as consider the writings of Castellar, Freire, Gatti, Pontuschka et al., and others, to discuss the topics examined in chapters one and two. Additionally, we understand an investigative text has a fundamental potential to cause not only personal/professional self-reflection and perception but also rethinking of behaviours as well as teaching methods and practices in geography teaching.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Maria Marques
dc.contributor.advisor1ID770.109.497-00por
dc.contributor.referee1Santos, Ana Maria Marques
dc.contributor.referee2Santos, Clézio dos
dc.contributor.referee3Prado, Guilherme do Val Toledo
dc.creator.ID133.294.967-38por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004631511643622por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
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dc.subject.cnpqGeografiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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