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dc.contributor.authorAlvarenga, Rayane da Cruz de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:51:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:51:06Z-
dc.date.issued2022-06-24
dc.identifier.citationALVARENGA, Rayane da Cruz de. Por uma geografia escoteira: uma análise da interação da geografia e do movimento escoteiro no espaço geográfico. 2022. 56p Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto Multidisciplinar, Departamento de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13791-
dc.description.abstractO Movimento Escoteiro traz em si a essência de formar cidadãos comprometidos com a sociedade em que estão inseridos. Sua proposta educacional está em constante transformação da mesma forma em quem que o espaço e a ciência geográfica se modificam. Partindo das ideias desenvolvidas pelo Movimento Escoteiro, a presente pesquisa tem por objetivo principal entender a participação da geografia no Movimento Escoteiro e em como isso influencia na sua relação com o espaço geográfico. Como metodologia utiliza o estudo bibliográfico como instrumento para descrever a história do escotismo, desde sua idealização por Baden-Powell, em 1907, sua chegada ao Brasil, em 1910, e sua ação no espaço vivido e no ensino geografia, partindo das experiências do escotismo com os jogos e a prática mateira. Como marco inicial é realizado um histórico do Movimento Escoteiro e do ensino de geografia como uma ciência escolar, utilizando como base as propostas do ensino formal, do não formal no escoteiro, bem como, as propostas interdisciplinares que buscam aliar temas em comuns da disciplina escolar geografia. Com base na análise dos questionários com chefes escoteiros em busca de perceber a vivência geográfica em seus grupos escoteiros entendemos como é percebido o espaço geográfico durante as atividades mateiras. Trabalhamos também a prática da geografia em sala, com jogos escoteiros adaptados, e observamos como as atividades escoteiras podem ser introduzidas e praticadas no ambiente escolar. Foi possível observar que as concepções espaciais presentes nas especialidades escoteiras, por meio dos jogos lúdicos feitos em ambiente escolar, são capazes de levar o jovem a compreender o espaço em que vive. Pode ser percebido que o aprender-fazendo e o lúdico escoteiro são possibilidades de aprendizado na prática do ensino de geografia.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjecteducação não formalpor
dc.subjectescotismopor
dc.subjectGeography Teachingeng
dc.subjectInformal Educationeng
dc.subjectScoutingeng
dc.titlePor uma geografia escoteira: uma análise da interação da geografia e do movimento escoteiro no espaço geográficopor
dc.title.alternativeFor a Scout geography: an analysis of the interaction of geography and scout movement in geographical spaceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Scout Movement brings the essence of creating citizens committed to the society they are in. Their educational proposal is in constant transformation the same as the geographical science and space are modified. Based on the ideas developed by the movement, this research mainly aims to understand how geography is integrated in the scout movement and how it influences its relationship with the geographic space. The methodology utilized is a bibliographic study as a tool to describe the history of scouting, since its conception by Baden-Powell in 1907, its arrival in Brazil in 1910 and its activity in the lived space and geography teaching - from the experience of scouting with the games and wood scout practice. Initially, historic researches of the scout movement and the teaching of geography as a school science were made, using the proposals of formal school teaching, informal teaching of the scouts and also interdisciplinary propositions that aim to ally common themes of geography. Based on the analysis of the questionnaires made with scout chiefs in order to realize the geographic experience in their scout groups. With this, it is understood how the geographic space is comprehended during wood scout routines. Practice in geography in classrooms with adapted scout games were also made, and we observed how the scout activities can be introduced and practiced in a school environment. It was possible to notice that spacial conceptions present in scout specialties, through ludic games in a school environment, are capable of making the youth understand the space they live in. It can be perceived that the learning-by-doing and the ludic methods are viable possibilities of practical learning of geography teaching.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Clézio dos
dc.contributor.advisor1ID121.188.688-39por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570por
dc.contributor.referee1Santos, Clézio dos
dc.contributor.referee2Rocha, André Santos da
dc.contributor.referee3Silva, Adriana Carvalho
dc.contributor.referee4Barrocas, Renata
dc.creator.ID058.018.087-52por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710795416791241por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
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dc.subject.cnpqGeografiapor
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