Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMenezes, Patrick Antunes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:51:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:51:42Z-
dc.date.issued2020-05-05
dc.identifier.citationMENEZES, Patrick Antunes. O ensino de história do tráfico de africanos escravizados no Brasil: abordagens didáticas de uma história atlântica da Diáspora Africana (2014-2018). 2020. 196 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13828-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende analisar como o tema do tráfico atlântico de africanos escravizados vem sendo abordado no ensino de história da África nos últimos anos (2014-2018), a partir da análise de coleções didáticas de História produzidas pelo PNLD, dada a importância e a valorização da história africana na Educação Básica. Para compreender a produção de abordagens privilegiadas sobre o tráfico de africanos no ensino de história, utilizando o livro didático de História como fonte documental, levaremos em conta a relevância da produção historiográfica brasileira sobre o tráfico atlântico, o impacto da política de produção de materiais didáticos no Brasil e a consolidação do ensino de história da África e dos africanos no Brasil como ação permanente das diretrizes escolares e de documentos oficiais nas últimas duas décadas. Além disso, utilizaremos a análise de práticas docentes como forma de entendimento de como essa história atlântica da Diáspora Africana vem sendo interpretada e didatizada no ensino da história escolar. Por último, apontaremos novas formas e estratégias de abordagens pelas quais a história do tráfico de africanos pode ser ensinada e abordada na escola e em outros espaços de aprendizagem.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de história da Áfricapor
dc.subjectTráfico atlântico de africanos escravizadospor
dc.subjectDiáspora Africanapor
dc.subjectTeaching of African historyeng
dc.subjectThe Atlantic trafficking of enslaved Africanseng
dc.subjectAfrican Diasporaeng
dc.titleO ensino de história do tráfico de africanos escravizados no Brasil: abordagens didáticas de uma história atlântica da Diáspora Africana (2014- 2018)por
dc.title.alternativeThe teaching of history on trafficking of enslaved Africans in Brazil: didactic approaches to an Atlantic history of the African Diaspora (2014- 2018)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work intends to analyze how the Atlantic trafficking of enslaved Africans has been approached in the teaching of African history in recent years (2014-2018), based on the analysis of didactic collections of History produced by PNLD, given the importance and the valuation of African history in Basic Education. In order to understand the production of privileged approaches to the trafficking of Africans in the teaching of history, using the History textbook as a documentary source, we will take into account the relevance of Brazilian historiographical production on the Atlantic trafficking, the impact of the didactic material production policy in Brazil and the consolidation of Africa and Africans history teaching in Brazil as a permanent action of school guidelines and official documents in the last two decades. In addition, we will use the analysis of teaching practices as a way of understanding how this Atlantic history of the African Diaspora has been interpreted and executed in the teaching of school history. Finally, we will point out new ways and strategies of approaches by which the history of African trafficking can be taught and addressed at school and in other learning spaces.eng
dc.contributor.advisor1Teixeira, Rebeca Gontijo
dc.contributor.advisor1ID026.559.497-90por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0522023633864556por
dc.contributor.advisor-co1Lima e Souza, Monica
dc.contributor.advisor-co1ID691.448.857-68por
dc.contributor.referee1Teixeira, Rebeca Gontijo
dc.contributor.referee2Oliva, Anderson Ribeiro
dc.contributor.referee3Costa, Warley da
dc.contributor.referee4Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
dc.creator.ID116.063.887-030por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0124468022929621por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.references**** Fontes: Livros Didáticos de História ***** APOLINÁRIO, Maria Raquel (Edit.). Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna, 2010. AZEVEDO, Gislane; SERIACOPI, Reinado. História: passado e presente. São Paulo: Ática, 2017 BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2016. BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2015. CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina. Oficina de história. São Paulo: Leya, 2013. COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaime. Historiar. São Paulo: Saraiva, 2015. COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaime. Saber e fazer História. São Paulo: Saraiva, 2012. JUNIOR, Alfredo Boulos. História: sociedade & cidadania. São Paulo: FTD, 2016 PELEGRINI, Marco; DIAS, Adriana Dias; GRINBERG, Keila. #Contato História. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016. PELEGRINI, Marco; DIAS, Adriana Dias; GRINBERG, Keila. Vontade de Saber: História. São Paulo: FTD, 2015. SANTIAGO, Pedro; CERQUEIRA, Celia; PONTES, Maria Aparecida. Por dentro da História. São Paulo: Escala Educacional, 2013. VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História. São Paulo: Saraiva, 2013. VAZ, Maria Luísa; PANAZZO, Silvia. Jornadas.hist. São Paulo: Saraiva, 2012 VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2013. VICENTINO, Claudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico: História. São Paulo: Scipione, 2015. VICENTINO, Claudio. Projeto Radix: História. São Paulo: Editora Scipione, 2012. **** Referências Bibliográficas ***** ABREU, Martha. “Cultura imaterial e patrimônio histórico nacional” In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca. (Org.). Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 351-370. ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. “A História como Performance: Jongos, quilombos e a memória do tráfico ilegal de escravizados africanos.” In: MAUAD, Ana Maria, ALMEIDA, Juniele Rabelo de e SANTHIAGO, Ricardo (Org.). História Pública no Brasil. Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016, p. 221-236. ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. “Lugares do Tráfico, lugares de memória: novos quilombos, patrimônio cultural e direito á reparação.” In: MATTOS, Hebe. (Org.). Diáspora Negra e Lugares de Memória. A história oculta das propriedades voltadas para o tráfico clandestino de escravos no Brasil imperial. Niterói: EDUFF, 2013, p. 107-120. ABREU, Martha; MATTOS, Hebe; GRIMBERG, Keila. História pública, ensino de história e educação antirracista. Revista História Hoje, v. 8, p. 17-38, 201. ABUD, Katia. M. “O livro didático e a popularização do saber histórico.” In: Silva, M. A. (Org.). Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. AGOSTINI, Camila. Temporalidades e saberes inscritos em ruínas e memórias. Vestígios. Revista latino-americana de arqueologia histórica, v. 13, p. 28-50, 2019; ALMEIDA, Acácio e BARROS, Denise Dias. “Teses e Dissertações sobre o continente africano em instituições brasileiras”. In Anais do VII Congresso Nacional da Associação Latino-Americana de Estudos Afro-Asiáticos do Brasil. Brasília: UnB, 2004 ALMEIDA, Juniele Rabelo de; MENESES, Sônia. História pública em debate: Patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018. ALMEIDA, Juniele Rabelo de; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. Introdução à história Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011. ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; SANCHEZ, Livia Pizauro. Implementação da Lei 10.639/2003 – competências, habilidades e pesquisas para a transformação social. Pro- Posições, 28(1), 2017, p. 55-80. ALVES, José Augusto Lindgren. A Conferência de Durban contra o Racismo e a responsabilidade de todos. Revista Brasileira de Política Internacional, 45 (2): 198-223 [2002]. ARMITAGE, David. Três conceitos de história atlântica. História Unisinos, vol. 18, n. 2, pp. 206-217, maio/agosto de 2014. BEZERRA, Holien Gonçalves. “O PNLD de história: momentos iniciais.” In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÂES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história. Entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017, pp. 67-82. BIRMINGHAM, David. A África central até 1870: Zambézia, Zaire e o Atlântico sul. Luanda: Empresa nacional do disco e de publicação, 1981. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. “Livro Didático de História: práticas e formação docente.” In: DALBEN, Angela et ali. (Org.). Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 544-565. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica, 2008 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação é a base. Brasília – DF, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. (versão final). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020. BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9099.htm#art29. Acesso em: 10 jan. 2020. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2004, pp. 21-22. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC /Secretaria de Educação Fundamental, 1998, pp. 130-131. CAIMI, Flávia Eloisa. “Geração Homo zappiens na escola: os novos suportes de informação e a aprendizagem histórica.” In: CIAMBARELLA, Alessandra; ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; RIBEIRO, Jayme Fernandes; MAGALHÃES, Marcelo De Souza. Ensino de história: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2014, p. 165-183. CAIMI, Flavia Eloisa. “O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos.” In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÂES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história. Entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017, 33-54. CAIMI, Flavia. Eloisa. “Historiografia do livro didático de história: o dito e o feito na última década - 1999/2008.” In: STAMATTO, Maria Inês Sucupira; ANDRADE, João Maria Valença de. (Org.). História ensinada e a escrita da história. Natal/RN: Editora UFRN, 2009, pp. 151-161. CANDIDO, Mariana Pinho. Fronteiras da escravidão: escravatura, comércio e identidade em Benguela. 1780-1850. Benguela: Ondjiri Editores, 2018. CAÑIZARES-ESGUERRA, Jorge. “Histórias emaranhadas: historiografias de fronteira em novas roupagens?” In: FERNANDES, Luiz Estevam de Oliveira (org.). História da América: historiografia e interpretações. Ouro Preto: EDUFOP, 2012, pp. 14-39. CARNEIRO, Sueli. A batalha de Durban. Revista Estudos Feministas, vol.10, n.1, Florianópolis, jan. 2002, 209-214. CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. “Política e economia do mercado do livro didático no século XXI: globalização, tecnologia e capitalismo na educação básica nacional.” In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÂES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história. Entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017. CASTANHEIRA, Cássio Silva. O Silenciamento da Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena no Livro Didático de História. São Paulo: Paco e Littera, 2018. Chevallard, Yves. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991. CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, vol. 30, n.3, São Paulo, setembro/dezembro 2004. CIAMBARELLA, Alessandra; ROCHA, Helenice; RIBEIRO, Jayme Fernandes; MAGALHÂES, Marcelo de Souza (Org.). Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2014. COSTA, Warley da. “A escrita da história da África e dos afro-brasileiros: entre leis e resoluções”. In: PEREIRA, Amilcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2012, p. 215. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. “Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento.” In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108. FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2006. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008; FELIPE, Delton Aparecido. Representações de docentes de história sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica. História & Ensino, Londrina, v. 22, n. 1, p. 51- 70, jan./jun. 2016. FERREIRA, Roquinaldo. “África durante o comercio negreiro.” In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Flávio dos Santos. Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. FICO, Carlos (Org.); ARAÚJO, Maria Paula (Org.); GRIN, Monica (Org.). Violência na História: Memoria, Trauma e Reparação. Rio de Janeiro: Ponteio, 2012. FLORENTINO, Manolo. Em Costas Negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Unesp, 2014. FONSECA, Daniel Jose Rocha. Análise discursiva sobre a base nacional comum curricular. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2017; FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. São Paulo: Papirus, 1995. FRACCARO, Glaúcia; VALÉRIO, Mairon Escorsi; RIBEIRO, Renilson Rosa. O Negro em Folhas Brancas: Ensaios sobre as Imagens do Negro nos Livros Didáticos de História do Brasil (Últimas Décadas do Século XX). Curitiba: Appris, 2019. FRANCO, Aléxia Pádua. “Uma conta de chegada: a transformação provocada pelo PNLD nos livros didáticos de História.” In: CIAMBARELLA, Alessandra; ROCHA, Helenice; RIBEIRO, Jayme Fernandes; MAGALHÂES, Marcelo de Souza (Org.). Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2014, p. 143-164. FREITAS, Patrícia de. Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639. Revista Linhas. Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 379-394, jul./dez. 2014 FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Coleções mais distribuídas por componente curricular. Dados estatísticos. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/component/k2/item/514?Itemid=890. Acesso em: 08 out. 2019. GARRIDO, Mírian Cristina de Moura. África ensinada no Brasil: políticas públicas e conteúdo de livros didáticos. Crítica educativa, v. 5, p. 105-118, 2019. GARRIDO, Mírian Cristina de Moura. História que os livros didáticos contam depois do PNLD: história da África e dos afro-brasileiros por intermédio dos Editais de convocação do PNLD (2007-2011). História & Perspectivas, v. 29, p. 239, 2016. GASPARELLO, Arlette Medeiros. “O livro didático como referência de cultura histórica.” In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 265-279. GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro: 34/Universidade Cândido Mendes, 2002. GOMES, Flavio dos Gomes. Negros e política (1888-1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p.31-32. GOMES, Flavio dos Gomes; SILVA, Ana Carolina Lourenço Santos da. A lei 10.639 e a patrimonialização da cultura: quilombos, Serra da Barriga e Palmares – primeiros percursos. Revista Teias v. 14, n. 34, pp. 92-101, (2013): Os 10 anos da Lei 10.639/2003 e a Educação. GONCALVES, José Reginaldo Santos. Culturas Populares: patrimônio e autenticidade. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia (Org.). Agenda Brasileira: temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Cia das Letras, 2014, p. 134-141. GRIMBERG, Keila, O mundo não é dos espertos: história pública, passados sensíveis, injustiças históricas. História da Historiografia, v. 12, n. 31, set.-dez., ano 2019, p. 145-176. GUEYE, Mbaye. “O Tráfico Negreiro no Interior do Continente Africano”. In: UNESCO. O Tráfico de Escravos Negros sécs. XV-XIX. Lisboa: Edições 70, 1979, pp. 193-210. GURAN, Milton. (Org.). Roteiro da Herança Africana no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2018. HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea (5a. edição). São Paulo: Selo Negro, 2012. INIKORI, Joseph. “O tráfico negreiro e as economias atlânticas de 1451 a 1870”. In: UNESCO. O Tráfico de Escravos Negros – séc. XV-XIX. Lisboa, Edições 70, 1981. JESUS, Fernando Santos de. O negro no livro paradidático. Rio de Janeiro: Gramma, 2017. LEITE, Miriam Soares. Recontextualização e transposição didática: introdução à leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007. LIBERATO, Carlos, CANDIDO, Mariana Pinho, LOVEJOY, Paul E FRANCE, Renée Soulodre-La. Laços Atlânticos: África e africanos durante a era do comércio transatlântico de escravos. Luanda: Ministério da Cultura/Museu Nacional da Escravatura, 2016. LIMA, Márcia. Desigualdades Raciais e Políticas Públicas. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 87, p. 77-95, 2010. LINEBAUGH, Peter; REDIKER, Marcus. A hidra de muitas cabeças: marinheiros, plebeus e a história oculta do Atlântico revolucionário. São Paulo: Cia. das Letras, 2008. LOVEJOY, Paul E. A escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. M’BOKOLO, Elikia. África negra. Histórias e civilizações. Tomo I (até o século XVIII). Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa das áfricas, 2009. MANNING, Patrick. Escravidão e mudança social na África. Revista Novos Estudos CEBRAP, n. 21, 1988, p.8-29. Mariza de Carvalho Soares. (Org.). Rotas Atlânticas da Diáspora Africana: da baía do Benim ao Rio de Janeiro. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2007. MARQUESE, Rafael e SALLES, Ricardo. (org.) Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. MATTOS, Hebe Maria. “O Ensino de História e a luta contra a discriminação racial no Brasil”. In Martha Abreu e Rachel Soihet. Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; FAPERJ, 2003, pp. 127-136. MATTOS, Hebe, Abreu, Martha e Guran, Milton. Por uma história pública dos africanos escravizados no Brasil. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 27, p. 255-273, 2014. MATTOS, Hebe; ABREU, Martha; CASTRO, Isabel. Da história oral ao filme de pesquisa: o audiovisual como ferramenta do historiador. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 24, p. 1147-1160, 2017. MATTOS, Hebe; ABREU, Martha; GURAN, Milton. Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil. Niterói: PPG/UFF, 2014. MAUAD, Ana Maria, ALMEIDA, Juniele Rabelo de e SANTHIAGO, Ricardo (Org.). História Pública no Brasil. Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. [2001] Estudos Afro-Asiáticos, ano 23, n. 1, 2001, pp. 171-209. MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: edições N. 1, 2018. MEILLIASSOUX, Claude. Antropologia da escravidão: o ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1995, cap. 2. MENDES, Luís César Castrillon; VALÉRIO, Mairon Escorsi; RIBEIRO, Renilson Rosa. História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais. Fronteiras: Revista de História | Dourados, MS | v. 18 | n. 31 | p. 143 - 168 | jan. / jun. 2016. MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tania Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 48, p.123- 144 – 2004. MONTEIRO, Ana Maria, GASPARELLO, Arlette Medeiros, MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X/ FAPERJ, 2007. MONTEIRO, Ana Maria. “Professores e livros didáticos: narrativas e leituras no ensino de História.” In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (Org.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 177-199 MONTEIRO, John Manuel. Negros da terra. Índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Cia das letras, 1994. MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. A história que não é contada: narrativas docentes sobre a escolha do livro didático e a Lei 10.639/03. Revista Teias v. 14, n. 34, pp. 65-91, (2013): Os 10 anos da Lei 10.639/2003 e a Educação. MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte. Educar em Revista, v. 34, p. 77-95, 2018. MUNAKATA, Kazumi. “Histórias que os livros didáticos contam, depois que acabou a ditadura no Brasil.” In: FREITAS, Marcos Cezar de. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2001, p. 271-296. MUNAKATA, Kazumi. “O livro didático e o professor: entre a ortodoxia e a apropriação.” In: MONTEIRO, Ana Maria, GASPARELLO, Arlette Medeiros, MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X/ FAPERJ, 2007, p. 137-147. MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. História da Educação (Online) Porto Alegre v. 20 n. 50 set./dez., 2016 p. 119-138. MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas: SBHE, v. 12, n. 30, 2012, p. 179-197. MUNAKATA, Kazumi. O Programa Nacional do Livro Didático: uma política para livro didático no Brasil (1986-2001). In: XII Jornadas Argentinas de História de la Educación, 2001, Rosario. Boletín de la Sociedad Argentina de História de la Educación. Rosario: Sociedad Argentina de História de la Educación, 2001, p. 56-56. MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: Histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009. MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do Negro no Brasil de Hoje? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 62, p. 20–31, dez. 2015; MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história do negro na escola brasileira? NGUZU: Revista do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos, v. 1, p. 62-67, 2011; NADAI, Elza. O Ensino de História no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH, v. 13, nº 25/26, pp. 143-162, 1992. NASCIMENTO, Abdias do. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18, nº 50, abril de 2004. NASCIMENTO, Jaciene Florentino do; SILVA, Janaína Guimarães da Fonseca e; ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. O livro didático e a implementação da Lei. N. 10.639/03 no ensino de história. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.5, n.13 p.101-113, jan./abr. 2015. OLIVA, Anderson Ribeiro. “Cruzamentos entre o racismo religioso e o silêncio epistêmico: a invisibilidade da cosmologia iorubá em livros didáticos de História no PNLD 2015.” In: OLIVA, Anderson Ribeiro; CHAVES, Marjorie N.; FILICE, Renísia Crisitna G.; NASCIMENTO, Wanderson Flor do. (Org.). Tecendo Redes Antirracistas: Áfricas, Brasis, Portugal. Belo Horizonte: Autêntica, 2019, v. 1, p. 187-226. OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nas escolas brasileiras: entre o prescrito e o vivido, da legislação educacional aos olhares dos especialistas (1995-2006). História (São Paulo. Online), v. 28, p. 143-172, 2009. OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, ano 25, nº 3, 2003, pp. 421-461. OLIVA, Anderson Ribeiro. Desafricanizar o Egito, embranquecer Cleópatra: silêncios epistêmicos nas leituras eurocêntricas sobre o Egito em manuais escolares de História no PNLD 2018. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, v. 10, p. 26-63, 2017 OLIVA, Anderson Ribeiro. Lições sobre a África. Diálogos entre as representações dos africanos no imaginário Ocidental e o ensino da história da África no Mundo Atlântico (1990-2005). 2007. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. OLIVEIRA, Almir Felix Batista de. “Educação Patrimonial.” In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FERREIRA, Marieta De Moraes. (Orgs.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019, p. 98-101. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. “Uma profissional de história em gestão de política pública: como a memória construiu minha experiência no PNLD de 2004 a 2015.” In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÂES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história. Entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017, pp. 55-66. PAIM, Elison Antônio; GUIMARÂES, Maria de Fátima. História, Memória e Patrimônio: Possibilidades Educativas. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. PANTOJA, Selma Alves e ROCHA, Maria José (org.). Rompendo Silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília: DP Comunicações, 2004. PANTOJA, Selma Alves. O Ensino da história Africana: metodologias e mitos, o estudo de caso da rainha Nzinga. Cerrados (UnB. Impresso), v. 19, p. 315-328, 2010. PANTOJA, Selma. “Introdução”. In: PANTOJA, Selma e ROCHA, Maria José (org.). Rompendo Silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília: DP Comunicações, 2004. PANTOJA, Selma. Uma antiga civilização africana: história da África central ocidental. Brasília: UNB, 2011. PAULA, Benjamin Xavier de; FONSECA, Selva Guimarães. 10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas. Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 40, n. 2, p. 435-448, abr./jun. 2014. PEREIRA, Acácia Regina. Percursos do ensino de História da África e dos Afro-brasileiros na 1ª versão do Componente Curricular História da BNCC. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. PEREIRA, Amauri Mendes. “O tráfico atlântico e a reconstrução de identidades”. In: África: para abandonar estereótipos e distorções. Belo Horizonte: Nandyala, 2012. PEREIRA, Amilcar Araújo. O mundo negro: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas/FAPERJ, 2013, p.144. PEREIRA, Junia Sales. Da ruína à aura: convocações da África no ensino de história. In: MAGALHÃES, Marcelo; ROCHA, Helenice; RIBEIRO, Jayme; CIAMBARELLA, Alessandra. (Org.). Ensino de História: Usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2014, p. 300-320. PEREIRA, Márcia Guerra. História da África, uma disciplina em construção. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Educação, Política e Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. REIS, João Jose; GOMES, Flavio dos Santos; CARVALHO, Marcus J. M. de. O alufá Rufino: tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico negro (c. 1823 - c. 1853). São Paulo: Cia das Letras, 2010. RIBEIRO, Alexandre Vieira. O tráfico atlântico de escravos e a praça mercantil de Salvador (c. 1678 – c. 1830). 2005. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (Org.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. ROCHA, Helenice. “livro didático de história em análise: a força da tradição e transformações possíveis”. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÂES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história. Entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017, p. 11-30. ROCHA, Helenice. “Livros didáticos de história: a diversidade de leitores e de usos.” In: Rocha, H.A. B; Reznik, L.; Magalhaes, M. S. (Org.). A história na escola: autores livros e leituras. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009, p. 201-226. ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÂES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história. Entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017. RODRIGUES, Jaime. De costa a costa. Escravos, marinheiros e intermediários do tráfico negreiro de Angola ao Rio de Janeiro (1780-1860). São Paulo: Cia das letras, 2005. RODRIGUES, Vivian Aparecida da Cruz. A Base Nacional Comum Curricular em questão. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação: currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. SALVADORI, Maria Angela Borges. História, Ensino e Patrimônio. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014. SANTOS, Joel Rufino dos. A questão do negro na sala de aula. São Paulo: Global, 2016. SANTOS, Sales Augusto dos. “A Lei nº. 10.639/03 como fruto da luta antirracista do movimento negro”. In: Educação antirracista; caminhos abertos pela Lei Federal nº. 10.639/03. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. SEGALA, Lygia. Identidade, Educação e Patrimônio. Revista eletrônica do IPHAN, v. 3, p. 1-10, 2006. SILVA, Alberto da Costa e. Francisco Félix de Souza. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013. SILVA, Alberto da Costa e. Imagens da África. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. SILVA, Alberto da Costa e. Um rio chamado atlântico: a África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. SILVA, Ana Celia da. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2004. SILVA, Ana Celia da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? por que mudou?. Salvador: EDUFBA, 2011. SILVA, Ana Celia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático Salvador: EDUFBA, 2010. SILVA, Marcelo Soares Pereira da. “O livro didático como política pública: perspectivas históricas.” In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÂES, Marcelo de Souza. Livros didáticos de história. Entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2017, p. 101- 120. SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Racismo em livros didáticos: estudo sobre negros e brancos em livros de língua portuguesa. Belo Horizonte: Autentica, 2008. SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; TEIXEIRA, Rozana; PACIFICO, Tânia Mara. Políticas de promoção de igualdade racial e programas de distribuição de livros didáticos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 127-143, jan./mar. 2013. SOARES, Carlos Eugênio Líbano. A pequena África: um portal do Atlântico. Rio de Janeiro: CEAP, 2011 SOARES, Mariza de Carvalho. “Introdução”. In: SOARES, Mariza de Carvalho (Org.). Rotas atlânticas da diáspora. Da Bahia do Benim ao Rio de Janeiro. Niterói: Eduff, 2011, pp. 11- 22. SOUZA, Marina de Mello e. “A descoberta da África! Nova lei obriga o ensino da história do continente africano nas escolas brasileiras.” In: Alberto da Costa e Silva. (Org.). Raízes africanas. Rio de Janeiro: Sabin, 2009, p. 91-97; SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007; SOUZA, Marina de Mello e. História da África: um continente de possibilidades. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. (Org.). A escrita da história escolar, memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p. 165-180. SOUZA, Monica Lima e. “A diáspora africana: as influências culturais da África no Brasil e no mundo.” In: Nedilson Jorge. (Org.). História da África e Relações com o Brasil. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2018, p. 159-203. SOUZA, Monica Lima e. “Aprendendo e ensinando história da África no Brasil: desafios e possibilidades”. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009. p.149-164. SOUZA, Monica Lima e. “Fazendo soar os tambores: o ensino de História da África e dos Africanos no Brasil.” IN: Cadernos PENESB/UFF nº 5. Niterói: EdUFF, 2004; SOUZA, Monica Lima e. “O Brasil e a África do século XIX: relações políticas e sociais. A África na cultura europeia do século XIX.” In: Nedilson Jorge. (Org.). História da África e Relações com o Brasil. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2018, p. 253-292. SOUZA, Monica Lima e. Entre margens: o retorno à África de libertos no Brasil 1830-1870. 2008. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008; SOUZA, Monica Lima e. História, patrimônio e memória sensível: o Cais do Valongo no Rio de Janeiro. Outros Tempos (Online), v. 15, p. 98-111, 2018. SOUZA, Rosa Fátima. “História da cultura material escolar no Brasil: um balanço inicial.” In: BENCOSTTA, Marcus Levy (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas. Itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p.163-189. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012. THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo atlântico, 1400-1800. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. VALÉRIO, Mairon Escorsi; RIBEIRO JUNIOR, Halferd Carlos. Ensino de História e Currículo: Reflexões sobre a Base Nacional Curricular, Formação de Professores e Práticas de Ensino. Jundiaí: Paco Editorial, 2017. VERGER, Pierre. Fluxo e refluxo do tráfico de escravos entre o Golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos, dos séculos XVII a XIX. Bahia: Editora Corrupio, 2002. WEDDERBURN, Carlos Moore. “Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil”. In: Educação antirracista; caminhos abertos pela Lei Federal nº. 10.639/03. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, pp. 133-166. ZAMPARONI, Valdemir Donizette. Estudos Africanos no Brasil. Veredas. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 04, n.05, p. 105-124, 1995.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72190/2020%20-%20Patrick%20Antunes%20Menezes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6332
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-15T20:53:22Z No. of bitstreams: 1 2020 - Patrick Antunes Menezes.pdf: 6082399 bytes, checksum: e28404c634a927e33a19352a5c02208c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-15T20:53:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Patrick Antunes Menezes.pdf: 6082399 bytes, checksum: e28404c634a927e33a19352a5c02208c (MD5) Previous issue date: 2020-05-05eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Patrick Antunes Menezes.pdf5.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.