Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13853
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dc.contributor.authorGomes, Fábio da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:51:51Z-
dc.date.available2023-12-22T02:51:51Z-
dc.date.issued2018-08-28
dc.identifier.citationGOMES, Fábio da Silva. Livro didático de história como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexual. 2018. 184 f.. Dissertação( Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13853-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como tema as representações da diversidade sexual em coleções de livros didáticos de História, do 6º ao 9º anos. Para a construção deste trabalho, o recorte bibliográfico principal engloba os seguintes autores e suas ideias: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) e Rossi (2010). Buscou-se compreender o processo de elaboração do livro didático de História voltado para os anos finais do ensino fundamental; apontar, nas coleções analisadas, os conteúdos que, de alguma forma, citaram a diversidade sexual; debater o processo de enquadramento da memória realizado nos livros didáticos analisados; e evidenciar as vivências da diversidade sexual de algumas sociedades em certos períodos da história ocidental. A metodologia foi desenvolvida a partir das funções essenciais do livro didático, atribuídas por Choppin. Percebeu-se que silenciamentos, disputas e enquadramentos de memória são constantes na produção de uma obra didática, especialmente em relação à diversidade sexual, mantendo-se na memória coletiva da sociedade ocidental o padrão heteronormativo como o único a ser seguido, marginalizando os comportamentos sexuais destoantes. A pesquisa culminou na elaboração de um material didático de apoio docente que contribui para o ensino da diversidade sexual nas aulas de História, atendendo a uma especificidade do mestrado profissional, a qual se caracteriza pela criação de um produto a ser utilizado no ensinopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de Históriapor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectlivro didáticopor
dc.subjectmemóriapor
dc.subjectdiversidade sexualpor
dc.subjectHistory's teachingeng
dc.subjectcurriculumeng
dc.subjectteaching practiceeng
dc.subjecttextbookeng
dc.subjectmemoryeng
dc.subjectsexual diversityeng
dc.titleLivro didático de história como lugar de memória: uma proposta de ensino da diversidade sexualpor
dc.title.alternative...eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of this research was the sexual diversity's representation in History's textbooks, in the elementary brazilian school (6th to 9th grade). As our theoretical support, we had the contribution of the following authors: Candau (2016), Choppin (2004), Jesus (2012), Nora (1981), Pollak (1989) and Rossi (2010). We aimed to comprehend the elaboration's process of the History's textbook related to the elementary school as well as to distinguish, in the collections analyzed, the contents that, somehow, focused on sexual diversity; to debate about the process of the memory's delimitation occurred in the analysed textbooks and to put into evidence the people's experience of sexual diversity in certain ages of the Occidental history. The metodology was developed through the essential functions of a textbook, propposed by Choppin. We perceived that, silencings, disputes and memory's delimitations are regular in the elaboration of a textbook collection, mainly when the discussion refers to sexual diversity, maintaining in the collective memory of the Occidental society a heteronormative standard as the only and natural way , subalternizing, therefore, the different sexual behaviors. The research culminated on the elaboration of a didactic material for the theachers that contributes to the teaching of sexual diversity in the History's classes, considering a specific demand of a professional master degree , in which is required to produce a didactic materialeng
dc.contributor.advisor1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.advisor1ID506.229.437-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697por
dc.contributor.advisor-co1Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
dc.contributor.advisor-co1ID836.579.087-49por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9823519245400422por
dc.contributor.referee1Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.referee2Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
dc.contributor.referee3Cunha, Washington Dener dos Santos
dc.contributor.referee4Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
dc.creator.ID084.660.347-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6359558312337840por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
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