Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAmaral, Nathalie Drumond Alves do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:03Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:03Z-
dc.date.issued2018-12-20
dc.identifier.citationAMARAL, Nathalie Drumond Alves.. Irmãos de fé, irmãos hereges: a narrativa da diferença em Ireneu de Lião - século II EC. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Socias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13879-
dc.description.abstractA pluralidade de interpretações sobre os ensinamentos de Jesus de Nazaré era uma realidade no paleocristianismo do século II EC. Vários eram os discursos orais e escritos circulantes em meio às comunidades cristãs. Tal questão demonstra não apenas as diferentes forças intelectuais que divulgam, em meio aos seguidores do Caminho, sua visão sobre esta crença. Este fator denuncia a presença de divergências interpretativas e a necessidade de controlar estas vozes que passam a se destacar em meio às comunidades paleocristãs. Numa tentativa de construção de identidade coletiva com base, não em Jesus, mas no Jesus segundo a interpretação assumida pelas forças episcopais, lideranças ganham prestígio em meio às relações de poder presentes no campo religioso. Neste sentido, observam-se empenhos discursivos, como o do Bispo Ireneu de Lião da região da Gália, de registrar e refutar a diversidade interpretativa sobre o Nazareno em sua obra Adversus Haereses, escrita entre 180-185 EC. Sendo este escrito antigo observado enquanto literatura, será verificado o uso de um discurso performático, segundo a análise conceitual de performance desenvolvida por Paul Zumthor. Com uma percepção voltada para a transdisciplinaridade, a qual destaca as relações de descontinuidade, complexidade do tema e alteridade, torna-se latente a tensão destes vários cristianismos categorizados por Ireneu como verdadeira e falsa gnose. Nesta obra, o bispo da Gália busca, por um lado, reidentificar o diverso como herege, ou seja, não cristão, e por outro, reiterar a legitimidade do discurso de seu grupo político, sendo este tratado como único detentor da verdadeira compreensão sobre a experiência cristã. Assim, não apenas o que era escrito pelos líderes, mas também o que poderia ser lido, ensinado pelos mestres ou quem poderia ser recebido como “irmão de fé” nas comunidades também seria alvo de preocupação. Com uma escrita teatralizada visando à construção do outro, tal esforço de Ireneu de Lião busca não apenas resignificar a experiência cristã, mas também demonstrar uma estratégia discursiva em meio às relações de poder existentes neste período.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPaleocristianismospor
dc.subjectIreneu de Liãopor
dc.subjectGnose Cristãpor
dc.subjectPaleochristianismseng
dc.subjectIrenaeus of Lyonseng
dc.subjectChristian Gnosiseng
dc.titleIrmãos de fé, irmãos hereges: a narrativa da diferença em Ireneu de Lião - século II ECpor
dc.title.alternativeBrothers of faith, heretics brothers: the narrative of difference in Irenaeus of Lyon - 2nd century CEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe plurality of interpretations about the teachings of Jesus of Nazareth was a reality in early 2nd century CE. Several were oral and written discourses circulating between the Christian communities. This question demonstrates not only the different intellectual forces which divulged, in the middle of the followers of the Way, their views on this belief. This factor denounces the presence of interpretative divergences and the necessity to control these voices that pass to stand out between the paleocristan communities. In an attempt to build a collective identity based, not on Jesus, but on Jesus as interpreted by episcopal forces, leaders gain prestige in the middle of the power relations present in the religious field. In this sense, there are discursive efforts, such as that of Bishop Irenaeus of Lyon in the region of Gaul, to register and refute the interpretive diversity about the Nazarene in his work Adversus Haereses, written between 180-185 CE. Being this ancient writing observed as literature, will be verified the use of a performance speech, according to the conceptual analysis of performance developed by Paul Zumthor. With a perception focused on transdisciplinarity, which emphasizes the relations of discontinuity, complexity of the theme and alterity, the tension of these various christianisms categorized by Irenaeus as a true and false gnosis becomes latent. In this work, the bishop of Gaul seeks to reidentify the diverse as a heretic, that is to say, not a Christian, and on the other, to reiterate the legitimacy of the discourse of his political group, which is treated as the sole holder of the true understanding of the christian experience. Thus, not only what was written by the leaders, but also what could be read, taught by the masters or who could be received as a "brother of faith" in the communities would also be of concern. With a theatrical writing aimed at the construction of the other, such an effort by Irenaeus of Lyon seeks not only to re-signify the Christian experience but also to demonstrate a discursive strategy in the middle of the power relations existing in this period.eng
dc.contributor.advisor1Caldas, Marcos José de Araújo
dc.contributor.advisor1ID010.398.607-37por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0462102982176400por
dc.contributor.referee1Caldas, Marcos José de Araújo
dc.contributor.referee1ID010.398.607-37por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0462102982176400por
dc.contributor.referee2Pereira, Raquel Alvitos
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1402-2588por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366704633040953por
dc.contributor.referee3Coser, Miriam Cabral
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1781224493900189por
dc.creator.ID105.575.337-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2513818570344485por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesA BILIOTECA DE HAG HAMMADI. Intr. James M. Robinson, Trad. Teodore Lorent, 3a ed. São Paulo: Madras, 2014. ADVERSVS VALENTINIANOS: Tradução da obra e análise dos mecanismos retóricos empregados por Tertuliano em defesa da proto-ortodoxia. Trad. Ivan Baycer Junior. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013. BÍBLIA DE JERUSALÉM. Ed. rev. ampl. São Paulo: Paulus, 2002. EUSÉBIO DE CESARÉIA. História eclesiastica. Trad. Argiro Velasco-Delgado. Madrid: BAC Selleciones, 2010. IRENAEI LUGDUNENSIS EPISCOPI. Adversus Haereses. Libri quinque. Romae: Fornazi ET Socci, 1907. IRENEU DE LIÃO. Contra as heresias. Trad. Lourenço Costa. Col. Patrística, vol.4. São Paulo: Paulus, 1995. NOVO TESTAMENTO INTERLINEAR GREGO-PORTUGUÊS. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004. PADRES APOSTÓLICOS. Trad. Ivo Storniolo, Euclides M. Balancin. Col. Patrística, vol. 1. São Paulo: Paulus, 1995. Bibliografia Geral ALAVARCE, Camila da Silva. A ironia e suas refrações: um estudo sobre a dissonância na paródia e no riso. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. AMÂNCIO, Moacir. O Talmud: (Excertos). Col. Menorah. 4a Ed. São Paulo: Iluminuras, 2003. ASSMANN, Aleida. Canon and archive. IN.: Cultural memory studies: an international and interdisciplinary handbook / edited by Astrid Erll, Ansgar Nünning. Berlim: Walter de Gruyter GmbH & Co, 2008. ASSMANN, Jan. Religion and cultural memory: tem studies. Trad. Rodney Livingstone. Stanford: Stanford University Press, 2006. . Communicative and Cultural memory. IN.: Cultural memory studies : an international and interdisciplinary handbook / edited by Astrid Erll, Ansgar Nünning, 2008. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 94 BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. BARROS, José D’Assunção. História política, discurso e imaginário: aspectos de uma interface. Revista de História Saeculum. João Pessoa. jan./jun. 2005. p.130 BERARDINO, Angelo Di (org.). Dicionário patrístico e de antiguidades cristãs. Trad. Cristina Andrade. Petrópolis: Vozes, 2002. BETTENSON, H. Documentos da Igreja Cristã. São Paulo: Aste, 2007. BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. BORGES, Valdeci Rezende. História e Literatura: Algumas Considerações. Revista de Teoria da História – Universidade Federal de Goiás. Goiânia, ano 1, n. 3, p. 94 – 109, junho/ 2010. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. ____________. Coisas Ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004. ____________. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. BULTMANN, Rudolf. Demitologização: coletâneas de ensaios. Trad. Walter Altmann e Luís Marcos Sander. São Leopoldo: Sinodal, 1999. CARDOSO, Ciro Flamarion. Narrativa, sentido, história. Campinas: Papirus, 1997. . Tinham os antigos uma literatura? Revista Phoinix. Laboratório de História Antiga – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v.5, p. 99-120, 1999. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Livros proibidos, idéias malditas: o DEOPS e as minorias silenciadas. 2a ed. ampl. São Paulo: Ateliê Editorial, PROIN – Projeto Integrado Arquivo do Estado/USP; Fapesp, 2002 . O discurso da intolerância: fontes para o estudo do racismo. In. Fontes Históricas, abordagens e métodos. São Paulo: UNESP. Programa de Pós-Graduação em História, 1996. p.24. CARVALHO, Rafael Virgilio de. A pístis socrática de Platão: a estrutura dramática dos diálogos platônicos. In.: Simpósio Internacional da ABHR, 2; Simpósio Nacional da ABHR, 15; Simpósio Sul da ABHT, 2, 2016. Florianópolis. Anais do II Simpósio Internacional da ABHR / XV Simpósio Nacional da ABHR / II Simpósio Sul da ABHT: História, gênero e religião. Londrina: UFSC, 2016. p. 1-18. CASSIRER, Ernst. Linguagem e mito. Trad. L. Guinsburg, Miriam Schnaiderman. São Paulo: Perspectiva, 2009. 95 CHARTIER, Roger. Literatura e História. Conferência proferida por Roger Chartier, em 5 de novembro de 1999, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, que abriu o debate que se segue com João Adolfo Hansen. Topoi, Rio de Janeiro, no 1, pp. 197-216. . A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. 2a. Ed. Miraflores: Difel, 2002. CHEVITARESE, André Leonardo. Cristianismos: questões e debates metodológicos. Rio de Janeiro: Kliné, 2011. ____________. Jesus no cinema: um balanço histórico e cinematográfico entre 1905 e 1927. Vol.1. Rio de Janeiro: Klíne Editora, 2013. CHEVITARESE, André Leonardo E CORNELLI, Gabriele. Judaismo, cristianismo e helenismo: ensaios acerca das interações culturais no Mediterrâneo Antigo. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007. COMBY, Jean. Para ler a História da Igreja: das origens ao século XV. Tomo I. Trad. Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1993. COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 1999. CROSSAN, John Dominic. O nascimento do cristianismo: o que aconteceu nos anos que se seguiram à execução de Jesus. Trad.: Barbara Theoto Lambert. São Paulo: Paulinas, 2004. DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001. DROBNER, Hubertus R. Manual de Patrologia. Trad. Orlando dos Reis e Carlos Almeida Pereira. Petrópolis: Vozes, 2003. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992. FERRAZ JÚNIOR, Expedito. Semiótica e análise literária: uma introdução. Revista do Gelne. Universidade Federal de Rondônia. Rondônia, v. 6, n. 1, p.47-55, 2004. FIORILLO, Marilia. O Deus Exilado: breve história de uma heresia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves, 7ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. FRANGIOTTI, Roque. História das Heresias: séculos I-VII: conflitos ideológicos dentro do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1995. GOLDMANN, Lucien. Sociologia do Romance. Trad. Álvaro Cabral. 2a. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. GONZÁLEZ SALINERO, R. El Antijudaismo Cristiano ocidental (siglos IV y V). Madrid: Editorial Trotta, 2000. 96 HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. HARNACK, Adolf. Christianity and History. London: Adam & Charles Black, 1896. . History of dogma. Vol.1 Trad. Neil Buchanan. Boston: Little, Brown, and Company, 1901. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Trad. Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Revista dos tribunais, 1990. HOBSBAWN, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Trad. Celina Cavalcante. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. JAEGER, Werner. Cristianismo primitivo y paideia griega. México: Fondo de Cultura Economica, 1965. JONAS, Hans. The Gnostic Religion: the message of the alien god & the beginnings of christianity. 3a ed. Massachusetts: Beacon Press books, 2001. KLAUCK, Hans-Josef, Entorno religioso do cristianismo II – Culto aos governantes e imperadores, filosofia e gnose. São Paulo: Loyola, 2011. . Evangelhos Apócrifos. São Paulo: Loyola, 2016. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1990. LOFTUS, Elisabeth F.. Our changeable memories: legal and practical implications. Nature Reviews/Neuroscience. Vol. 4, march. 2003. . Make-Believe Memories. American Psychologist, 1995. . The formation of false memories. Psychiatric Annals. 1995. . Creating false memories. Scientific American. 1997. MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 2a Ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1998. MATA, Sérgio da. História e religião. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. NORRIS JR., Richard A. Irenaeus of Lyon. IN.: The Cambrigde history of early christian literature. Cambrigde: Cambrigde University Press, 2004. OUAKNIN, Marc-Alain. El libro quemado: filosofia del Talmud. Trad. Alberto Sucasas. Barcelona: Riopiedras Ediciones, 1999. PAGELS, Elaine H. The gnostic gospels. New York: Random House, 1979. PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi, 5a Ed. Campinas/SP: Pontes editores, 2008. 97 POCOCK, J. Linguagens do ideário político. São Paulo: EDUSP, 2003. POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista de Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15. RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Trad. Estevão de Resende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. TILLICH, Paul. História do pensamento cristão. Trad. Jaci Maraschin. 4a ed. São Paulo: Aste, 2007. TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. Série Debates n.14. São Paulo: Perspectiva, 2006. VAUCHEZ, André. Cristianismo: Dicionário dos tempos, dos lugares e das figuras. Rio de YOUNG, Frances. Introduction: the literary culture of the earliest Christianity. IN: YOUNG, F.; AYRES, L.; LOUTH, A. The Cambridge history of early Christian literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Trad. Amálio Pinheiro (Parte I) e Jerusa Pires Ferreira (Parte II). São Paulo: Companhia das Letras, 1993. _______________. Performance, recepção e leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich, 2a Ed. rev. ampl..São Paulo: COSAC NAIFY: 2007. Documentos Online AMARAL, Nathalie Drumond Alves do. A narrativa da diferença e o uso de falsas memórias em Ireneu de Lyon – século II E.C. NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, v.1, ano IX, n.1, 2016. Disponível em: <www.revistanearco.uerj.br>. BASTIDE, Roger. Aculturação. Encyclopædia Universalis [Online]. Disponível em: <http://www.universalis.fr/encyclopedie/acculturation/>. CALDAS, Marcos José A. Crypto-christianismus: o criptocristianismo dos primeiros três séculos no contexto da epigrafia greco-romana. Revista Jesus Histórico. UFRJ. Disponível em: <http://www.revistajesushistorico.ifcs.ufrj.br/arquivos8/artigo-marcos-caldas.pdf> LEVA, José Ulisses. Nos fatos da história: o evento salvífico – XV séculos de Igreja. Revista de Cultura Teológica, v. 20, n. 80, OUT/DEZ 2012. São Paulo: PUC-SP, 2012. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/download/14389/10482> . Acesso em: 24 de set. 2015. MENDES, Norma Musco, BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha & DAVIDSON, Jorge. A Experiência Imperialista Romana: Teorias e Práticas. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tem/v9n18/v9n18a02> 98 NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento – transdisciplinaridade. Revista Educação e transdisciplinaridade – Centro de Educação Transdisciplinar – Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127511por.pdf>por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68368/2018%20-%20Nathalie%20%20Drumond%20Alves%20do%20Amaral.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5431
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-02-25T15:30:24Z No. of bitstreams: 1 2018 - Nathalie Drumond Alves do Amaral.pdf: 1794468 bytes, checksum: ca76b0420d078c002a16b8a709081ac7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-25T15:30:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Nathalie Drumond Alves do Amaral.pdf: 1794468 bytes, checksum: ca76b0420d078c002a16b8a709081ac7 (MD5) Previous issue date: 2018-12-20eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Nathalie Drumond Alves do Amaral.pdf2018 - Nathalie Drumond Alves do Amaral1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.