Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Tatiane Santos de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:11Z-
dc.date.issued2019-11-27
dc.identifier.citationSOUZA, Tatiane Santos de. Além da letra da lei: conversões obrigatórias ao Islã, (In)tolerância religiosa e dilemas judaicos na Igueret HaShmad de Maimônides. século XII. 2019. 144 f. Dissertação(Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13894-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho dissertativo foi analisar e apresentar como a discursividade de Maimônides a favor da submissão e dissimulação às conversões obrigatórias ao Islã pelas comunidades judaicas - impostas pelos almôadas - podem ser percebidas como estratégia de sobrevivência destas comunidades assistidas pelo rabino. Diante do dilema da conversão ao Islã, analisamos como Maimônides propõe uma vivência religiosa para além do regramento teológico exclusivamente punitivo, ampliando as noções sobre o judaísmo rabínico medieval. E a partir disto, como foi possível existir novas formas de percepção de pertencimento à comunidade judaica mediante elementos como identidade, memória e performance, que formariam o que conceituamos como senso de judeidade. Para tal, compreendendo e historicizando noções de (in)tolerância, através de práticas institucionais, é que nos propusemos a analisar em qual conjuntura histórica emerge a epístola: Igueret HaShmad (1160 - 1165) e seus desdobramentos através de uma análise discursiva, pois diante da conversão obrigatória instaurava-se um dilema religioso, individual e social na forma de concepção de existência destas comunidades judaicaspor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntolerânciapor
dc.subjectConversões obrigatóriaspor
dc.subjectMaimônidespor
dc.subjectRelações judaico-muçulmanaspor
dc.subjectIdentidade e memóriapor
dc.subjectIntoleranceeng
dc.subjectMandatory Conversionseng
dc.subjectMaimonideseng
dc.subjectJewish-Muslim Relationseng
dc.subjectIdentity and Memoryeng
dc.titleAlém da letra da lei: conversões obrigatórias ao Islã, (In)tolerância religiosa e dilemas judaicos na Igueret HaShmad de Maimônides. século XIIpor
dc.title.alternativeBeyond the written law. mandatory conversions to Islam, religious (in)tolerance, and jewish dilemmas in the Igueret HaShmad of Maimonides. 12th centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of this dissertation was to analyze and present how Maimonides' discursiveness in favor of submission and dissimulation to compulsory conversions to Islam by the Jewish communities - imposed by the Almohad - can be perceived as a strategy for the survival of these rabbi - assisted communities. Given the dilemma of conversion to Islam, we analyze how Maimonides proposes a religious experience beyond the exclusively punitive theological rule, broadening the notions of medieval rabbinic Judaism. And from this, how it was possible to exist new forms of perception of belonging to the Jewish community through elements such as identity, memory and performance, which would form what we conceptualize as a sense of judeidade. For this, understanding and historicizing notions of (in) tolerance, through institutional practices, we propose to analyze in which historical context the epistle emerges: Igueret HaShmad (1160 - 1165) and its unfolding through a discursive analysis, because when coerced into a new religion - the Islam - jews experience an individual and social dilemma in the form of their conception of existence.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Yllan de Mattos
dc.contributor.advisor1ID099.524.337.94por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1930-0789por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6355659049483160por
dc.contributor.referee1Oliveira, Yllan de Mattos
dc.contributor.referee1ID099.524.337-94por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1930-0789por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6355659049483160por
dc.contributor.referee2Silveira, Aline Dias da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3491300396346799por
dc.contributor.referee3Vereza, Renata Rodrigues
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1642988193944431por
dc.creator.ID124.564.497-11por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0212120309740179por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesFonte Impressas: 1.1 – Epístolas maimonideanas: MAIMÔNIDES, Moses. (Moshe ben Maimon - 1135-1204). Epístolas. Tradução Alice Frank - São Paulo: Maayanot, 1996. MAIMONIDES. The epistle on martyrdom, 1165. In: HALKIN, Abraham. Maimonides. Epistles of Maimonides: Crisis and Leardship. Philadelphia: Jewish Publication Society of America, 1985. Discussions by David Hartman. VALLE, C. Cartas y testamento de Maimonides. Córdoba: Monte de Piedad y Caja de Ahorros, 1989. 1.2. – Documentos Gerais: IBN Al-ATTAR. Al-Watha’iq wa’l-sijllat. Edited by: Pedro Chalmeta and Federico Corriente. Madrid: IHAC, 1983. p. 405. Apud: ABUMALHAM, Montserrat. Miscelánea de estudios arabes y hebraicos 34, no.2, (1985): 71-84. MAOME. AL-QHURAN, Alcorão. Tradutor Mansour Challita, Edição Bestbolso, 2010, 1ª edição. IX, 29. STEINSALTZ, Adin de. O talmud essencial,volume 7. São Paulo: Editora: Random House, 1991. Referências Teóricas-Metodológicas: ASSMANN, Jan. Religión y memoria cultural: Diez estudios. Buenos Aires: Libros de la Araucaria / Lilmod, 2008. ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A dimensão retórica da historiografia. Discursos e Pronunciamentos. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.) et. Aliae. O historiador e suas Fontes. Editora Contexto, São Paulo, 2011. BARRET-DUCROCQ, Françoise. A intolerância: Foro Internacional sobre a Intolerância, Unesco 27 de março de 1997. Academia Universal das Culturas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. BARROS, José d’Assunção. Os conceitos na história: considerações sobre o anacronismo. Ler História, 71. 2017. 138 BOVO, Claudia. No âmago da epistolografia medieval: tipologia epistolar e política na correspondência de Pedro Damiano (1040 - 1072). História (São Paulo) v.34, n.2, p. 263 - 285, jul./dez. 2015. BONFIL, Roberto. A Leitura nas Comunidades Judaicas da Europa Ocidental na Idade Média. In: CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. (Orgs.). História da Leitura no Mundo Ocidental. São Paulo: Ática, 1998, p. 185. BONFIL, Robert, “How Golden was the Age of Renaissance in Jewish Historiography”, History and Theory, Vol. 27, No. 4, Caderno 27: Essays in Jewish Historiography, 1988, pp. 78-102. BURKE, Peter. A História como Memória Social. In: O mundo como teatro – Estudos de Antropologia histórica. Lisboa. Difel, 1992. BURKE, Peter. Variedades de História Cultural. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2000. CANDAU, Joel. Antropologia de La Memória. Buenos Aires: Nueva Vision, 2002. CERTEAU, Michel. Operação historiográfica. In: A escrita da História. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2008. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. CHEDEREAU, Patrick. Análise do discurso: controvérsias e perspectivas. IN: MARI, H., PIRES, S., CRUZ, A., & MACHADO, I. (orgs.). Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Carol Borges, 1999. COSTA, Eleonora. Sobre o Acontecimento discursivo. In: SWAIN, T. N. (Org.) História no plural. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo: EDUSC. 2000. DEGAN, Alex. Batalhas de Memória: uma proposta de leitura de Flávio Josefo. Batalhas de memória: uma proposta de leitura de Flávio Josefo. Mneme, Revista de Humanidades (Caicó. Online) , v. 12, p. 97-119, 2011. FRAZÃO. Andréia Cristina Lopes. Reflexões metodológicas sobre a análise do discurso em perspectiva histórica: paternidade, maternidade, santidade e gênero. Cronos: Revista de História, Pedro Leopoldo, n. 6, p. 194-223, 2002. HALL, Jonathan. Quem eram os gregos?. Revista do Museu de Arqueologia e etnologia, São Paulo, 11: 213-225, 2001. 139 HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2004. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. HARTOG, F. O espelho de Heródoto. Ensaio sobre a representação do outro. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999. KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006. KRIEGEL, M. Judeus. In: LE GOFF, J.; SCHMITT, J. (org). Dicionário temático do ocidente medieval. Vol I. São Paulo: Edusc, 2006. LE GOFF, Jacques. História e Memória. São Paulo: Editora Unicamp, 1990. LORAUX, Nicole. Elogio do anacronismo. In: NOVAES, Adauto (org). Tempo e História. São Paulo: Cia da Letras: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. MALATIAN, Teresa. Narrador, registro e arquivo. Cartas. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org.) et. Aliae. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2011. NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. ORLANDI, Eni P. Analise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 2010. ORLANDI, Eni. Michel Pêcheux e Análise de Discurso. Estudos da Língua(gem). Vitória da Conquista, n 1, p. 9-13, 2005. PECHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. São Paulo: Pontes Editores, 2002. POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. REVEL, Jacques. O fardo da memória. In: História e Historiografia. Exercícios críticos. Curitiba: Editora da UFPR, 2010. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. SIMMEL, Georg. A natureza sociológica do conflito. In: Moraes Filho, Evaristo. (Org). Simmel. SP: Ática, 1983. WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. (Org) Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p.7-72. 140 YERUSHALMI, Yossef Hayim. Zakhor: Jewish History and Jewish Memory. Washington: University of Washington Press, 1982. Referências Gerais ALBORNOZ, Claudio Sanchez. Lecturas sobre La España Histórica. Madrid. 1998. BENBASSA, Esther e RODRIGUE, Aron. Historia de los judios sefardíes: De Toledo a Salonica. Madrid: Editora Abada, 2004. CHOURAQUI, A. N. Between East and West: a history of the jews of North Africa. Illinois: Varda Books, 2001. ELON, Menachem. Jewish Law: History, Sources, Principles. Philadelphia: The Jewish Publication Society, 2003. GUTTMANN, J. A filosofia do Judaísmo: a história da filosofia judaica desde os Tempos Bíblicos até Franz Rosenzweig. São Paulo: Perspectiva, 2003. HALBERTAL, Moshe. Maimonides: Life and Thought. Princeton University Press, 2013. HORBURY, William. Pappus and Lulianus in Jewish resistance to Rome. In: BORRÁS, Judit Targarona; SÁENZ-BADILLOS, Angel (ed.). Jewish studies at the turn of the twentieth century: proceedings of the 6th EAJS congress, Toledo, July 1998. Leiden: Brill, 1999. LOMAX, Derik William. La Reconquista. Barcelona: Crítica, 1984. MAINGUENEAU, Dominique. Análise do Discurso: uma entrevista com Dominique Maingueneau. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 4, n. 6, março de 2006. NAHAÏSSI, Giuseppe. O livro dos mandamentos. 248 preceitos positivos. São Paulo: Hedra, 2007. ORIAN, Meir. Maimonides: Vida, piensamento y obra. Riopiedras Ediciones, Barcelona 2004. PEREIRA, Rosalie Helena de Souza. O Islã Clássico – Itinerários de uma cultura. São Paulo. Perspectiva, 2007 QUESADA, Miguel Angel Ladero. Lecturas sobre La España Histórica. Madrid: Real Academia de la Historia, 1998. ROIZ, Javier. A Vigilant Society: Jewish Thought and the State in Medieval Spain. Albany: Suny Press, 2013. 141 Referências específicas ABUMALHAM, Montserrat. La conversíon según formularios notariales andalusíes: valoración de la legalidad de la conversión de Maimónides. Miscelánea de estudios arabes y hebraicos 34, no.2, (1985): 71-84. AREVALO, Tania Maria Garcia. Cartas de Maimônides: Guia de ediciones, traduciones e estudos. MEAH, sección Hebreo 58. Universidad de Granada, Biblid: 2009. pp. 87-111. BARROS, Cristiano Ferreira de. O pietismo medieval nas comunidades judaicas germânicas e a representação sociorreligiosa presente no Sefer Hassidim. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. CASTRO, Américo. España en su historia: cristianos, moros y judios. Barcelona: Critica, 2001. COLLINS, Roger. España en la alta edad media [400-1000]. Barcelona: Crítica/Grijalbo, 1986. DIENSTAG, Jacob Israel. 1981, “Iggeret ha-Shemad or Ma’amar Kiddush ha-Shem: A Bibliography of Editions, Translations and Studies”, Kiryat Sefer 56, pp. 356-368. FALBEL, Nachman. Aristotelismo e a polêmica maimodiana. Leopoldianum. Vol. XI, n. 32, dezembro de 1984. FALBEL, Nachman. Kidush Hashem: Crônicas hebraicas sobre as Cruzadas. São Paulo: Edusp, 2001. FELDMAN, Sergio Alberto. Memória, identidade e resistência cultural: os judeus entre a espada e a cruz na Espanha Medieval (séculos XIV e XV). Dimensões, vol. 33, 2014, p. 180-205. FIERRO, Maribel. Conversion, ancestry and universal religion: the case of the Almohads in the Islamic West (sixth/twelfth–seventh/thirteenth centuries), Journal of Medieval Iberian Studies, 2:2. 2010. p.158-159. FIERRO, Maribel. Los Almohades: Problemas y perspectivas. Volumen II. Madrid: 2005. FITZ, Francisco García. Las minorias religiosas y la tolerância em la Edad Media hispânica: ¿Mito o realidade? In: SANJUAN, Alejandro Garcia. III Jornadas de cultura 142 islâmica: Tolerancia y convivência étnico-religiosa en La península ibérica durante la edad media. Universidade de Huelva Publicaciones, 2003. IDEL, Moshe. Yosef H. Yerushalmi’s Zakhor—Some Observations. THE JEWISH QUARTERLY REVIEW, Vol. 97, No. 4 (Fall 2007) 491–501. GALINKIN, Ana Lucia. JUDAÍSMO E IDENTIDADE JUDAICA .INTERAÇÕES - Cultura e Comunidade / v. 3 n. 4 / p. 87-98 / 2008. GIORDANI, Mario Curtis. História do Mundo Árabe Medieval. Petrópolis: Editora Vozes, 2006. GOITEN, Shelomo Dov. Jews and Arabs: A Concise History of Their Social and Cultural Relations. Dover Publications INC. New York, 2005. GÜNDÜZ, Sinasi. O problema de Identificação de Ahl al-kitab (Povo do Livro) nas Antigas Fontes Islâmicas. In: PEREIRA, Rosalie Helena de Souza. O Islã Clássico – Itinerários de uma cultura. São Paulo. Perspectiva, 2007. HADDAD, Gérard. Maimônides – Figuras do Saber. São Paulo: Estação Liberdade, 2003 HOURANI, Albert. Uma História dos povos árabes. São Paulo: Companhia da Letras, 2006. KATZ, Jacob. Exclusiveness and tolerance: studies in Jewish-Gentile relations in medieval and modern times. London: Behrman House, 1961. LADERO QUESADA, Manuel Fernando. La vivienda. Espacio público y espacio privado en el paisaje urbano medieval. In: IGLEISA DUARTE, José Ignacio de la (Org.). En La vida cotidiana en la Edad Media. VIII Semana de Estudios Medievales. Nájera: Instituto de Estudios Riojanos, 1998. LEWIS, Bernard. Judeus do Islã. Rio de Janeiro: Xenon Editora, 1990. LEWIS, David Lewiring. O Islã e a formação da Europa 570 - 1215. São Paulo: Amarylis, 2009. MARSALHA, Nur. The zionist bible. Biblical precedent, colonialism and the erasure of memory. Oxon: Routledge, 2013. McEVEDY, Colin. Atlas de História Medieval. São Paulo: Companhia das Letras 2007. 143 MEYUHUAS GINIO, Alisa. CARRETE PARRONDO, Carlos. (orgs.) Creencias y culturas. Tel-Aviv: Universidad de Tel-Aviv,1998. PEREIRA, Rosalie Helena de Souza. A herança grego-árabe na filosofia de Maimônides: profecia e imaginação. Kriterion, Belo Horizonte, nº 131, Jun./2015. RAZ-KRAKOTZKIN, Amnon. Jewish Memory between Exile and History. THE JEWISH QUARTERLY REVIEW, Vol. 97, No. 4 (Fall 2007) 530–543. ROSADO, Layli. A controvérsia em torno dos escritos de Maimônides: o fortalecimento do discurso identitário judaico no Mishné Tora. (1180-1204), 2013. Dissertação (mestrado em História) – Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo. ROIZ, Javier. Maimónides y la teoría política dialéctica. Foro Interno. Anuario de Teoría Política 6:11-38 ROTH, Norman. “Las reacciones rabínicas ante Maimônides”. In: VALLE, Carlos del. Maimônides y su época. Madrid: Sociedad Estatal de Comemoraciones Culturales. 2007 p.69-86 RUCQUOI, Adeline. História Medieval da península ibérica. São Paulo: Coleção Nova História, 2007. SÁNCHES, Maria Guadalupe Pedrero. Os judeus na Espanha. São Paulo: Editora Giordano, 1994. SANCOVSKY, Renata Rozental. Inimigos da Fé: judeus, conversos e judaizantes na Península Ibérica, Século VII. Rio de Janeiro: Imprinta Express, 2010. . “Conversões forçadas e resistência na obra de Maimônides (1135-1204): Um estudo sobre a intolerância religiosa medieval”. V Semana de Estudos Medievais – PEM/ UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. STRAUSS, Leo. Maimonides' Statement on Political Science. Proceedings of the American Academy for Jewish Research, vol. 22, 1953, pp. 115–130. JSTOR, www.jstor.org/stable/3622245. SILVEIRA. Aline Dias. “Fronteira da Tolerância e Identidades na Castela de Afonso X”. In: FERNANDES. Fátima Regina. Identidades e Fronteiras no medievo Ibérico. Curitiba: Juruá, 2013. 144 STITSKIN, Leon D. From the page of traditions: Maimonides Letter on Apostacy: The Advent of the Messiah and Shivat Zion (Return to Zion). Tradition: A Journal of Orthodox Jewish Thought Vol. 14, No. 2 (FALL 1973) SOLOVEITCHIK, Haym. Maimonides ‘Iggeret Ha-Shemad: Law and Rethoric. New York: Ktav Publishing house,1980. SORJ, Bernardo. Judaísmo para todos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. TAGARONA, Judith. "Maimon ben Joseph ha-Dayyan." Encyclopedia of Jews in the Islamic World. Executive Editor Norman A. Stillman. Brill Online, 2014. Reference. University of Groningen. 21 fevereiro, 2018. TWESKY, Isadore. Introduction to the Code of Maimonides. New Haven, Yale University Press. 1980. VALLE, Carlos del. Maimônides y su época. Madrid: Sociedad Estatal de Comemoraciones Culturales. 2007. VIGUERA MOLINS, María Jesús. “Al-Andaluz y los almohades”, in: Sevilla 1248. Congreso internacional conmemorativo de 750 aniversario de la conquista de la ciudad de Sevilla por Fernando II, Rey de Castilla y León. Sevilla: Ayuntamiento de Sevilla/Fundación Ramón Areces, 1988. WIEDER, Naftali. Hashpa ot Islamiyot al-ha pulhan ha-Yehudi. Islamic Influences on the Jewish Worship. East and West Library, Oxford, 1947. ZUMTHOR, Paul. Falando de Idade Média. São Paulo: Perspectiva, 2009. . Performance, recepção e leitura.São Paulo: COSAC NAIFY: 2007.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67514/2019%20-%20Tatiane%20Santos%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5231
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-10T15:58:12Z No. of bitstreams: 1 2019 - Tatiane Santos de Souza.pdf: 2138441 bytes, checksum: 0ff61658958cc52e63afbd252b4ade11 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-10T15:58:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Tatiane Santos de Souza.pdf: 2138441 bytes, checksum: 0ff61658958cc52e63afbd252b4ade11 (MD5) Previous issue date: 2019-11-27eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Tatiane Santos de Souza.pdf2019 - Tatiane Santos de Souza2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.