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dc.contributor.authorSilva, Karollen Lima da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:14Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:14Z-
dc.date.issued2020-05-29
dc.identifier.citationSILVA, Karollen Lima da. Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016). 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13900-
dc.description.abstractNessa pesquisa, pretendemos investigar o processo de certificação do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, localizado no bairro da Praça 14 de Janeiro, na cidade de Manaus, estado do Amazonas. A comunidade negra se constituiu a partir da migração de maranhenses, dentre eles ex-escravizados que, em fins do século XIX, se deslocaram da cidade de Alcântara, no estado do Maranhão, para a região amazônica. Com a vinda desses grupos negros, foram trazidas suas manifestações culturais e religiosas, sendo o festejo de São Benedito a primeira comemoração realizada por esses sujeitos na cidade manauara. A festa do santo preto tem sido transmitida de geração a geração entre as famílias maranhenses e seus descendentes, e foi um fator essencial para a materialização da sua certificação pela Fundação Cultural Palmares (FCP), no ano de 2014. Durante esse processo, houve a mobilização do patrimônio cultural negro, que permitiu legitimar a identidade quilombola, abrindo caminhos para o reconhecimento do Quilombo do Barranco como Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, em 2015. Partindo disso, realizaremos uma análise do festejo do santo preto, bem como da certificação quilombola através dos jornais A crítica e Amazonas Em tempo, e incorporaremos, ainda, as etnografias e a cartografia social produzida sobre a comunidade negra, os documentos oficiais e os registros familiares de forma complementar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCertificação quilombolapor
dc.subjectComunidade do Barranco de São Beneditopor
dc.subjectFestapor
dc.subjectPatrimônio cultural negropor
dc.subjectIdentidade quilombolapor
dc.subjectQuilombo certificationeng
dc.subjectFestivaleng
dc.subjectBlack cultural heritageeng
dc.subjectQuilombo identityeng
dc.titlePatrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this research, we aim to investigate the certification process of urban “Quilombo Barranco de São Benedito”, located at Praça 14 de Janeiro, in the city of Manaus, Amazon, Brazil. The community of this Quilombo was formed due to a migration of Black people, amongst whom were former slaves that moved from the city of Alcântara, in the State of Maranhão, to Amazon, at the end of the nineteenth (XIX) century. With the move, the black community brought with themselves their cultural and religious manifestations. Saint Benedict’s festival being the first to be celebrated by them in Manaus. This festival, celebrating the black Saint, has been passed down from generation to generation amongst the families that came from Maranhão to their descendents and was a deciding factor to materialize the certification of said festival by the Palmares Cultural Foundation (“Fundação Cultural Palmares” – FCP) in the year of 2014. During this process, a mobilization of black cultural heritage happened, that allowed legitimization of Quilombo identity, openning the path for “Quilombo do Barranco” being recognized as intangible cultural heritage in Amazon in the year 2015. Having that as a start point, we make a study of the Black Saint's festival, as well as the quilombo community certification through newspapers A crítica and Amazonas em tempo, whilst incorporating the ethnographies and social cartographies made about the black community, with official documents and family records to suplement.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Álvaro Pereira do
dc.contributor.advisor1ID778.067.437-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828847259602722por
dc.contributor.referee1Nascimento, Álvaro Pereira do
dc.contributor.referee2Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
dc.contributor.referee3Monteiro, Lívia Nascimento
dc.contributor.referee4Moraes, Daniela Paiva Yabeta de
dc.creator.ID016.494.192-44por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4505137874868202por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
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Edição Digital, Manaus, 12 de janeiro de 2018. --- 1.2 Documentos --- Certidão do Cartório do Registro Especial, Títulos e Documentos do Estado do Amazonas, na Comarca de Manaus, no requerimento apresentado pelo Sr. Raimundo Nascimento Fonseca, numa transcrição integral em 19 de agosto de 1963: Certidão extraída do Registro Especial, Títulos e Documentos do Livro B número quarenta e três b (nº 43), Manaus, 19 de agosto de 1963. --- 1.3- Etnografias e cartografia social da comunidade --- ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. (coord.). Comunidade Negra de São Benedito da Praça 14 de Janeiro. Série – Movimentos Sociais e Conflitos nas Cidades da Amazônia - Fascículo 16. Manaus, 2007. MONTEIRO, Mário Ypiranga. Cultos de Santos & festas profanos religiosas. Manaus: Imprensa Oficial, 1983. SILVA, Jamily Souza. A festa de São Benedito no bairro da praça 14. In: SAMPAIO, Patricia (Org.) O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/ CNPq, 2011. --- 1.4. 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