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dc.contributor.authorNeves, Leandro César Santana
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:25Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:25Z-
dc.date.issued2018-08-23
dc.identifier.citationNEVES, Leandro César Santana. "Bendita és tu entre as mulheres de Rus": o discurso hagiográfico sobre (Santa) Olga de Kiev (Rus - Séculos XI a XIII). 2018. 176 f.. Dissertação( Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13914-
dc.description.abstractNesta dissertação, almejamos analisar a imagem posterior da Princesa Olga (†969), que agiu como regente de Kiev após a morte de seu marido, Igor, enquanto este cobrava tributo e seu filho Sviatosláv, sucessor natural, ainda menor de idade. Durante sua vida, Olga foi responsável por uma série de atos e medidas que a diferenciaram de outros governantes, com a decisão mais importante sendo sua conversão ao Cristianismo Ortodoxo de rito Grego por volta da década de 950. Muitos destes fatos que são conhecidos sobre a regente são omitidos, modificados ou exagerados em textos dos séculos posteriores, indicando a manipulação da memória sobre a princesa visando transformá-la em uma santa. Utilizando as reflexões sobre "conceito" de discurso hagiográfico de autores como Anneke Mulder-Bakker, Guy Philippart, Marc van Uytfanghe, entre outros; e da metodologia da leitura isotópica de Algirdas Greimas e Joseph Courtés, argumentamos que a imagem de Olga sofreu transformações pautadas nas necessidades dos autores e do público em duas fontes de Rus que tratam sobre ela diretamente, a Crônica dos Anos Passados (século XI ‒ XII) e o Louvor à Princesa Olga (século XIII), a fim de criar uma "Olga ideal" passível de ser relembrada e cultuada pelas características selecionadaspor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrincesa Olga de Kievpor
dc.subjectdiscurso hagiográficopor
dc.subjectRus de Kievpor
dc.subjectPrincess Olga de Kieveng
dc.subjecthagiographic discourseeng
dc.subjectKievan Ruseng
dc.title"Bendita és tu entre as mulheres de Rus": o discurso hagiográfico sobre (Santa) Olga de Kiev (Rus - Séculos XI a XIII)por
dc.title.alternative"Blessed art thou among the women of Rus": the hagiographic discourse on (Saint) Olga of Kiev (Rus ‒ XIth to XIIIth centuries)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this dissertation, we aim to analyze the later image of Princess Olga († 969), who acted as regent of Kiev after the death of her husband, Igor, while he collected tribute and their son Sviatosláv, the natural successor, was still a minor. During her lifetime, Olga was responsible for a series of acts and measures that differentiated her from other rulers, with the most important decision being her conversion to Orthodox Christianity around the 950s. Many of these facts that are known about the princess are omitted, modified, or exaggerated in texts from the later centuries, indicating a manipulation of memory regarding Olga in order to transform her into a saint. Using the considerations on the "concept" of hagiographic discourse from authors like Anneke Mulder-Bakker, Guy Philippart, Marc van Uytfanghe, among others; and the methodology of the isotopic reading from Algirdas Greimas and Joseph Courtés, we argue that Olga's image has undergone transformations based on the authors' and the public's needs in two Rusian sources dealing with her, the Tale of Bygone Years (XIth-XIIth century) and the Encomium to Princess Olga (XIIIth century), wishing to create an "ideal Olga" that should be remembered and worshiped for the selected categorieseng
dc.contributor.advisor1Berriel, Marcelo Santiago
dc.contributor.advisor1ID07159328701por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9162651718729749por
dc.contributor.referee1Berriel, Marcelo Santiago
dc.contributor.referee2Amaral, Clínio de Oliveira
dc.contributor.referee3Castanho, Gabriel de Carvalho Godoy
dc.creator.ID15448980708por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1647296759249155por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
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