Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Jorge Gabriel Rodrigues de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:32Z-
dc.date.issued2016-04-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jorge Gabriel Rodrigues de. Herdeiros de mártires: a representação do Monaquismo Eremítico Copta em Atanásio de Alexandria e Jerônimo de Estridão (Séculos III-IV). 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13920-
dc.description.abstractNesta pesquisa pretende-se demonstrar o processo de elaboração de um estereótipo de mártir para os monges eremitas coptas, através do qual acreditamos ser possível analisar a representação hagiográfica elaborada para esses religiosos, a partir de vestígios textuais encontrados nas fontes primárias Vita Antonii (357) e Vita Pauli (374-379), de autoria, respectivamente, de Atanásio de Alexandria (296-373) e Jerônimo de Estridão (347-420), acerca dos monges Antão do deserto (251-356) e Paulo de Tebas (228-330). Entendemos que se o conteúdo do martírio estiver presente neste estereótipo monástico eremítico copta, introduzido pelos autores das fontes, isto nos permitirá maior solidez na comprovação de nossa hipótese acerca da elaboração de uma representação patrística, que visava alçar os monges como os autênticos sucessores dos mártires, além de estabelecer diretrizes e modelos patrísticos definidos para esses religiosos e aqueles que os seguiam.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtanásio de Alexandriapor
dc.subjectJerônimo de Estridãopor
dc.subjectAntão do Desertopor
dc.subjectPaulo de Tebaspor
dc.subjectMonaquismo eremíticopor
dc.subjectEgito.por
dc.subjectAthanasius of Alexandriapor
dc.subjectJerome of Stridonpor
dc.subjectAnthony the Greatpor
dc.subjectPaul of Thebespor
dc.subjecthermitage monasticismpor
dc.subjectEgypt.por
dc.titleHerdeiros de mártires: a representação do Monaquismo Eremítico Copta em Atanásio de Alexandria e Jerônimo de Estridão (Séculos III-IV)por
dc.title.alternativenheritors of martyrs: the representation of Monasticism Coptic hermit in Athanasius of Alexandria and Jerome Stridon (Centuries III-IV)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims to demonstrate the process of developing a martyr stereotype for the hermit Copts monks, through which we believe we can analyze the hagiographic representation drawn to these religious, from textual traces found in primary sources Vita Antonii (357) and Vita Pauli (374-379), written, respectively, by Athanasius of Alexandria (296-373) and Jerome of Stridon (347-420), about the desert monks Anthony the Great (251- 356) and Paul of Thebes (228-330). We understand that the martyrdom of the content is present in this stereotype monastic hermit Copt, introduced by the authors of the sources, this will allow us greater strength in proving our hypothesis about the development of a patristic representation, which aimed to raise the monks as the authentic successors of the martyrs and establishes guidelines and patristic models defined for these religious and those who followed them.eng
dc.contributor.advisor1Caldas, Marcos José de Araújo
dc.contributor.advisor1ID1039860737por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0462102982176400por
dc.contributor.advisor-co1Farrell, Elaine Cristine dos Santos
dc.contributor.advisor-co1ID9550027708por
dc.contributor.referee1Arrais, Nely Feitoza
dc.contributor.referee2Sancovsky, Renata Rozental
dc.contributor.referee3Freitas, Edmar Checon de
dc.creator.ID102.511.377-24por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025325231991093por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Documentação: AHIQAR... History of Ahiqar. In: AVEMARIE, Friedrich; HENTEN, Jan Willem van. Martyrdom and the Noble Death: Selected texts from Graeco-Roman, Jewish and Christian Antiquity. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2002. ATANÁSIO. Contra os Judeus Incrédulos Testemunhas da Encarnação de Cristo. In: A Encarnação do Verbo. São Paulo: Paulus, 2010 (Patrística, vol. 18). __________. Contra os Pagãos. São Paulo: Paulus, 2010 (Patrística, vol. 18). __________. Vida e Conduta de Santo Antão. São Paulo: Paulus, 2010 (Patrística, vol. 18). BENTO. A Regra de São Bento: Latim-Português. Tradução D. João Evangelista Enout. 3ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Christi, 2003. BÍBLIA DE JERUSALÉM. 8ª Impressão. São Paulo: Paulus, 2012. CASSIANO, João. The Conferences of Jhon Cassian. Christian Classics Ethereal Library. [Online]. Disponível em: http://www.ccel.org/c/cassian/conferences/cache/conferences.pdf, acessado em 31/12/2014. EUSÉBIO. História Eclesiástica. São Paulo: Novo Século, 2002. ISIDORO. The Etymologies of Isidore of Seville. New York: Cambridge University Press, 2006. 137 JERÔNIMO. Jerome's Apology for Himself Against the Books of Rufinus In: Jerome: The Principal Works of St. Jerome. Christian Classics Ethereal Library. Michigan: Grand Rapids, [s.d.] (Nicene and Post-Nicene Fatheres Series II, Volume 6). __________. La Vida de San Malco. Cuadernos Monásticos, nº 76, 1986, pp. 101-113. __________. La Vida de Hilarión de San Jerónimo. Cuadernos Monásticos, nº 109, 1994, pp. 226-268. __________. La Vida de San Pablo, el Primer Ermitaño. Cuadernos Monásticos, nº 115, 1995, pp. 526-551. __________. Letter III. To Rufinus the Monk. In: Jerome: The Principal Works of St. Jerome. Christian Classics Ethereal Library. Michigan: Grand Rapids, [s.d.] (Nicene and Post-Nicene Fatheres Series II, Volume 6). __________. Letter XV. To Pope Damasus. In: Jerome: The Principal Works of St. Jerome. Christian Classics Ethereal Library. Michigan: Grand Rapids, [s.d.] (Nicene and Post-Nicene Fatheres Series II, Volume 6). __________. Letter XVII. To The Presbyter Marcus. In: Jerome: The Principal Works of St. Jerome. Christian Classics Ethereal Library. Michigan: Grand Rapids, [s.d.] (Nicene and Post-Nicene Fatheres Series II, Volume 6). __________. Letter XXII. To Eustochium. In: Jerome: The Principal Works of St. Jerome. Christian Classics Ethereal Library. Michigan: Grand Rapids, [s.d.] (Nicene and Post-Nicene Fatheres Series II, Volume 6). JULIANO. Juliano a los Alejandrinos (Carta 110) In: BLANCO, José García; GAZAPO, Pilar Jiménez. Juliano: Contra los Galileos. Cartas y Fragmentos. Testimonios. Leyes. Madri: Editorial Gredos, 1982 (Biblioteca Clásica Gredos 47). PLATÃO. Defesa de Sócrates. In: PESSANHA, José Américo Motta. Sócrates: Vida e Obra. In: VVAA. Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 1987 (Os Pensadores). TOMÉ. Evangelho Segundo Tomé, o Dídimo. In: RODRIGUES, Cláudio J. A. Apócrifos e Pseudo-Epígrafos da Bíblia. São Paulo: Editora Cristã Novo Século, 2004. Historiografia: ABRÃO, Bernadette Siqueira. História da Filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 2004. ALFÖLDY, Géza. Historia Social de Roma. Madri: Alianza Universidad, 1996. AMARAL, Ronaldo. A Santidade Habita o Deserto: A Hagiografia à Luz do Imaginário Social. São Paulo: UNESP, 2009. __________. Santos Imaginários, Santos Reais: a literatura hagiográfica como fonte histórica. São Paulo: Intermeios, 2013. 138 ANATOLIOS, Khaled. Athanasius. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2004 (Early Church Fathers). __________. Athanasius: The Coherence of his Thought. Londre; Nova Iorque: Routledge, 2005. ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia 1: Filosofia Pagã Antiga. São Paulo: Paulus, 2003. AVEMARIE, Friedrich; HENTEN, Jan Willen van. Martyrdom and the Noble Death: Selected texts from Graeco-Roman, Jewish and Christian Antiquity. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2002. BAGNALL, Roger S. Egypt in Late Antiquity. New Jersey: Princeton University Press, 1993. BOWMAN, Alan K. Et al. The Cambridge Ancient History. The Crisis of Empire, A.D. 193- 337. V. XII. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. BRAKKE, David. Athanasius In: ESLER, Philip F. The Early Christian World. Vol. 2. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2000. __________. Athanasius and the Politics of Asceticism. Oxford: Clarendon Press, 1995. BURTON-CHRISTIE, Douglas. La Palabra en el desierto: La Escritura y la búsqueda de la santidad en el antiguo monaquismo cristiano. Tradução María Tabuyo, Agustín López. Madri: Ediciones Siruela, 2007. CARDOSO, Ciro Flamarion Santana. Sociedades do Antigo Oriente Próximo. Rio de Janeiro: Ática, 1986. CHADWICK, Henry. The Church in Ancient Society: From Galilee to Gregory the Great. Nova Iorque; Oxford: Oxford University Press, 2001 (Oxford History of the Christian Church). CHEVITARESE, André Leonardo; et alii. Jesus de Nazaré: Uma Outra História. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006. COULANGES, Fustel. A Cidade Antiga: O Estudo sobre o Culto, o Direito e as Instituições da Grécia e de Roma. São Paulo: Martin Claret, 2009 (Coleção a obra-prima de cada autor). CROSSAN, John Dominic. Jesus: Uma Biografia Revolucionária. Rio de Janeiro: Imago, 1995. CURD, Patricia; GRAHAM, Daniel W. The Oxford Handbook of Presocratic Philosophy. New York: Oxford University Press, 2008. DECONICK, April D. Recovering the Original Gospel of Thomas: A History of the Gospel and Its Growth. Londres: T&T Clark, 2006. 139 DODDS, Robert E. Paganos y Cristianos en una Epoca de Angustia: Algunos Aspectos de la Experiencia Religiosa desde Marco Aurelio a Constantino. Madri: Ediciones Cristandad, 1975. DONADONI, S. O Egito sob a Dominação Romana In: MOKHTAR, Gamal. História Geral da África II: África Antiga. Brasília: UNESCO, 2010. DORIAN, Nancy. The Gospel of Thomas: Introduction and Commentary. Leida, Países Baixos: Brill, 2014. FRANGIOTTI, Roque. Introdução In: ATANÁSIO. Contra os pagãos; A encarnação do Verbo; Apologia ao imperador Constâncio; Apologia de sua fuga; Vida e Conduta de S. Antão. São Paulo: Paulus, 2002 (Patrística; 18). GIORDANI, Mário Curtis. História da Antigüidade Oriental. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 2006. GÓMEZ, Jesús Álvarez. Historia de la Iglesia I. Edad Antigua. Madri: BAC, 2001. GONZÁLEZ, Justo L. Historia del Pensamiento Cristiano. Barcelona: Editorial Clie, 2010. GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo: UNESP, 2011. HAVELOCK, Eric A. A Revolução da Escrita na Grécia e suas Conseqüências Culturais, Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: UNESP, 1996. HILL, Jonathan. História do Cristianismo. São Paulo: Rosari, 2009. HUNT, David. The Successors of Constantine In: CAMERON, Averil; GARNSEY, Peter. The Cambridge Ancient History. The Late Empire, A.D. 337-425. Volume XIII. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. INTRODUCCIÓN In: La Vida de San Malco: San Jerónimo. Cuadernos Monásticos, nº 76, 1986, pp. 101-113. JOHNSON, Paul. Historia del Cristianismo. Barcelona: Zeta, 2010. KONINGS, Johan. Sinopse dos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas e da “Fonte Q”. São Paulo: Edições Loyola, 2005. LE GOFF, Jacques. As Raízes Medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2007. LITTLE, Lester K. Monges e Religiosos In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude (orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. v. II. Bauru, SP: EDUSC; São Paulo, SP: Imprensa Oficial do Estado, 2002. MASOLIVER, Alexandre. Historia del Monacato Cristiano: Desde los Orígenes hasta San Benito. Volume 1. Madri: Ediciones Encuentro, 1994. 140 MASRI, Iris Habib el. The Story of the Copts. The True History of Christianity in Egypt. Book I From the Foundation of the Church by Saint Mark to the Arab Conquest. Califórnia: St. Anmny Monastery, [s. d.]. MENDES, Norma Musco; SILVA, Diogo Pereira da. As Representações do Poder Imperial na Tetrarquia. In: Phoînix. Laboratório de História Antiga / UFRJ. Ano XIV. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. MILNE, J. Grafton. A History of Egypt Under Roman Rule. 2ª Ed. Londres: Mathuen & Co., 1913. MONDONI, Danilo. História da Igreja na Antiguidade. 2ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006 (Coleção CES). MONJES DE LA ISLA LIQUIÑA. Introducción, Traducción y Notas In: ATANÁSIO. Vida de San Antonio. Cuadernos Monásticos – Fuentes, año 10, nº 33-34, 1975. MORENO, Francisco. São Jerônimo: A Espiritualidade do Deserto. São Paulo: Edições Loyola, 1992. MORESCHINI, Claudio; NORELLI, Enrico. História da Literatura Cristã Antiga Grega e Latina. II do Concílio de Nicéia ao Início da Idade Média. Tomo 1. São Paulo: Edições Loyola, 2000. PESSANHA, José Américo Motta. Sócrates: Vida e Obra. In: VVAA. Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 1987 (Os Pensadores). RAPP, Claudia. Holy Bishops in Late Antiquity: The Nature of Christian Leadership in an Age of Transition. Berkley; Los Angeles; Londres: University of California Press, 2005. REBENICH, Stefan. Jerome. Londres: Routledge, 2002. RIVAS, Fernando. Introducción, Traducción y Notas In: JERÔNIMO. La Vida de San Pablo, el primer eremitaño, de San Jerónimo. Cuadernos Monásticos – Fuentes, nº 115, 1995. ROSTOVTZEFF, M. História de Roma. 5ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. SANTOS, Rita de Cássia Codá dos. Epitáfios Gregos – A função conativa no epigrama fúnebre: o apelo à eternidade. Rio de Janeiro: HP Comunicação, 2005. SILVA, Gilvan Ventura da. A Condenação dos Judaizantes nos Concílios Eclesiásticos do Século IV. In: Phoînix. Laboratório de História Antiga / UFRJ. Ano XIV. Rio de Janeiro: Mauad, 2008. STE. CROIX, Geoffrey E. M. ¿Por que fueron perseguidos los primeros cristianos? In: FINLEY, M. Estúdios Sobre Historia Antigua. Tradução R. López. Madri: Akal, 1981. SWAIN, Joseph Ward. The Hellenic Origins of Christian Asceticism. Lancaster: New Era Printing Company, 1916. 141 VESSEY, Mark. Jerome and Rufinus In: AYRES, Lewis; LOUTH, Andrew; YOUNG, Frances. The Cambridge History of Early Christian Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. VÖÖBUS, Arthur. History of the Asceticism in the Syrian Orient. A Contribution to the Histpry of Culture in the Near East I: The Origin of Asceticism Early Monasticism In Persia. Tomus 14. Lovaina, Bélgica: Peeters, 1958 (Corpus Scriptorum Christianorum Orientalium, vol. 184). Teoria e Metodologia: AMARAL, Emanuel D‟able do. Introdução à História Monástica. Salvador: São Bento, 2006. AMARAL, Ronaldo. A Santidade Habita o Deserto: A Hagiografia à Luz do Imaginário Social. São Paulo: UNESP, 2009. __________. Santos Imaginários, Santos Reais: A Literatura Hagiográfica como Fonte Histórica. São Paulo: Intermeios, 2013. ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da Filosofia 1: Filosofia Pagã Antiga. São Paulo: Paulus, 2003. AVEMARIE, Friedrich; HENTEN, Jan Willen van. Martyrdom and the Noble Death: Selected texts from Graeco-Roman, Jewish and Christian Antiquity. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2002. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antônio Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009. BAUER, Johannes; et alli. História da Igreja Católica. São Paulo: Edições Loyola, 2006. BOBBIO, Norberto. Estado Governo Sociedade. Para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 2007. BROWN, Peter. Antiguidade Tardia. In: VEYNE, Paul (Org.). História da Vida Privada, 1: do Império Romano ao Ano Mil. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. BUENO, Justino de Almeida. Cadernos de História Monástica 1: Introdução Geral. Juiz de Fora: Mosteiro da Santa Cruz; São Paulo: Abadia São Geraldo, 2003. __________. Cadernos de História Monástica 2: Santo Antão e o Anacoretismo Copta. Rio de Janeiro: Lumen Christi, 2011. BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): A Revolução Francesa da Historiografia. Tradução Nilo Odália. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 1992. CHARTIER, Roger. À Beira da Falésia: A História entre Certezas e Incertezas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. __________. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. 142 __________. A História Cultural: Entre Práticas e Representações. 2ª ed. Alges, Portugal: Difel, 2002. CHEVITARESE, André Leonardo. Fronteiras Internas Atenienses no Período Clássico. (Re)Definindo Conceitos e Propondo Instrumentais Teóricos de Análise. In: Phoînix. Laboratório de História Antiga / UFRJ. Ano 10. Rio de Janeiro: Mauad, 2004. __________; CORNELLI, Gabriele. Judaismo, Cristianismo, Helenismo: Ensaios sobre Interações Culturais no Mediterrâneo Antigo. Rio de Janeiro; Piracicaba: Ottoni, 2003. COLOMBAS, García M. El Monacato Primitivo. 2ª ed. Madri: BAC, 2004. CROSSAN, John Dominic. Jesus: Uma Biografia Revolucionária. Rio de Janeiro: Imago, 1995. ENOUT, João Evangelista. Tradução e Notas In: BENTO. A Regra de São Bento: Latim- Português. 3ª ed., rev. Rio de Janeiro: Lumen Christi, 2003. FLAMARION, Ciro; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia. 5ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. JAEGER, Werner. Cristianismo Primitivo e Paideia Grega. Lisboa: Edições 70, 2001. LITTLE, Lester K. Monges e Religiosos In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Volume II. Bauru: EDUSC; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. MORIN, Germain. O Ideal Monástico e a Vida Cristã dos Primeiros Dias. Juiz de Fora: Mosteiro da Santa Cruz, 2002. RAPP, Claudia. Holy Bishops in Late Antiquity: The Nature of Christian Leadership in an Age of Transition. Berkley; Los Angeles; Londres: University of California Press, 2005. ROGERSON, J. W. O Livro de Ouro da Bíblia: Origens e Mistérios do Livro Sagrado. Rio de Janeiro: Ediouro, 2011. SCOTT, James. Los dominados y el arte de la resistencia. Discursos ocultos. D.F.; México: Ediciones Era, 2004. VAINFAS, Ronaldo. Os Protagonistas Anônimos da História: Micro-História. Rio de Janeiro: Campus, 2002. Artigos e trabalhos acadêmicos: ACÁCIO, Camila et al. A Condição da Mulher no Império Romano: Noções Jurídicas e Sociais. Anais do Segundo Encontro Nacional de Produção Científica do Grupo Institucional de Pesquisa em Direitos Humanos e Fundamentais (GPDH-UESC), 2011. 143 AMARAL, Ronaldo. Orígenes: Um Asceta Condescendente com a Matéria. A Ambiguidade Espiritual-Material na Existência Bem-Aventurada. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Vol, 6, ano VI, nº 3, Julho/Agosto/Setembro, 2009. ANATOLIOS, Khaled. “The Body as Instrument”: A Reevaluation of Athanasius‟ Logos- Sarx Christology. Coptic Church Review, Volume 18, Number 3, 1997. ANTONIO, Victor Sá Ramalho. Elite Romana e Reformas Urbanas na Itália: O Caso de Pompeia. Mare Nostrum: Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo (USP), Ano 3, Vol. 3, 2012. BARROS, José D‟Assunção. História Comparada: Atualidade e Origens de um Campo Disciplinar. História Revista, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 279-315, jul./dez. 2007a __________. História Comparada – Da Contribuição de Marc Bloch à Constituição de um Moderno Campo Historiográfico. História Social, Campinas/SP, Nº 13, p. 07-21, 2007b. BRANDÃO, Sílvia Sgroi. Perseguições e Martírios na História Eclesiástica: Análise dos Escritos de Eusébio de Cesareia. Revista História e Cultura, Franca-SP, v.2, n.3 (Especial), p.268-279, 2013. BUMAZHNOV, D. F. Some Further Observations Concerning the Early History of the Term MONAXOS (Monk), In: BAUN, J.; et. al. Studia Patristica. XLIV-XLIX. Paris: Peeters, 2010. CALDAS, Marcos José de Araújo. Crypto-Christianismus: o Criptocristianismo dos primeiros três séculos no contexto da epigrafia Greco-Romana. Revista Jesus Histórico, UFRJ, Ano V, Volume 8, 2012. __________. Vida e Morte no Cristianismo Primitivo. Revista Cantareira (Revista Eletrônica de História / UFF), Volume 1, Número 3, Ano 2, ago 2004. CARPINETTI, Luís Carlos Lima. Motivos Bíblicos da Apologia de Jerônimo Contra Rufino. Revista Philologus. CiFEFiL, Ano 11, nº 32, [s.d.], [não paginada]. __________. O Aspecto Polêmico da Apologia de Jerônimo Contra Rufino. 252 f. Tese (doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. __________. O Recurso à Autoridade dos Clássicos e o Retrato do Adversário como Estratégias Discursivas na Apologia contra Rufino, de Jerônimo. Clássica, São Paulo, v. 15/16, n. 15/16, p. 203-213, 2002/2003. CHOAT, Malcom. Monastic letter collections in Late Antique Egypt: Structure, Purpose, and Transmission, In: TOVAR, Sofía Torallas; MONFERRER-SALA, Juan Pedro. Cultures in Contact: Transfer of Knowledge in the Mediterranean Context. Selected Papers. Cordoba: CNERU; Beirut: CEDRAC, 2013. __________. The Development and use of Terms for ‘monk’ in Late Antique Egypt. Jahrbuch für Antike und Christentum, 45 (2002), 5-23. CORBELLINI, Vital. A Participação de Atanásio no Concílio de Nicéia e a sua Defesa do Homooúsios. Teocomunicação (PUCRS), Porto Alegre, v. 37, n. 157, p. 396-408, set. 2007. 144 FERREIRA, João Cesário Leonel. Ciências Sociais, Teoria Literária e o Evangelho de Mateus: História da Pesquisa Europeia e Norte-Americana. Orácula, São Bernardo do Campo, 4-7, 2008. FIGUEIREDO, Angela Cristina Sarvat. O Cristianismo Copta: Uma Face Particular do Multiculturalismo Cristão. Núcleo de Estudos da Antiguidade NEA-UERJ. I Congresso Internacional de Religião, Mito e Magia no Mundo Antigo & IX Fórum de Debates em História Antiga, 2010. FREITAS, Edmar Checon de. A Competição Monástica: Paulo e Antão. VIII Encontro Regional de História: História & Religião, ANPUH, 1998. FREITAS, Lucas Jorge de. Estudo da Cosntrução do Ethos Retórico Donatista e suas Implicações no Cristianismo Africano do Século IV e V. 164 f. Dissertação de Mestrado – USP, São Paulo, 2013. __________. Estudo da Formação Identitária Donatista e suas Implicações no Cristianismo Africano do Século IV. In: 22º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP). São Paulo, USP, 2011. GUTERRES, Tiago da Costa. Heródoto e os Poetas: a sphragis e a manifestação autoral nas histórias. 117 f. Dissertação. UFRGS, 2012. HELAL OURIACHEN, El Housin. Origen y desarrollo de la topografía monacal en la Hispania meridional durante la Antigüedad Tardía. Revista de Claseshistoria. Publicación digital de Historia y Ciencias Sociales. Artículo 281, 15 de febrero de 2012. IWASAKI, Maki. The Significance and the Role of the Desert in the Coptic Monasticism: Monastery of St. Samuel as a Case Study. 沙漠研究 Journal of Arid Land Studies. 22-1, 139 - 142, 2012. LOBIANCO, Luís Eduardo. Serápis – Divindade política de Alexandria: Helenismo e Legitimação do Poder Ptolomaico e Romano do Egito à Luz da Religião. Revista Jesus Histórico, UFRJ, v. 9, 2012. MARTÍNEZ MAZA, Clelia. La Katoché en los Cultos Egipcios. Arys, 3, 2000, pp. 163-165. MAZZA, Mario. Aspetti Economici del Primo Monachesimo Orientale: Considerazioni Preliminari, In: CALDERONE, Salvatore; et. al. Studi Tardoantichi I. Messina: Sicania, 1986. MIRANDA, Eduardo Belleza Abdala. “Apostasia Solar: Juliano (361-363) e a Retomada do Culto Solar”. Seminário Olhares Sócio-Históricos sobre a Religião. Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião, UFRRJ: Caderno de Anais do Seminário Olhares Sócio-Históricos sobre a Religião. Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Maio 22 – 23, 2012. MIRANDA, Valtair A. Ascetismo e Sectarismo no Apocalipse de João. Reflexus, Ano VI, n. 8, 2012/1. 145 __________. “Os Anjos Lutam no Meio dos Homens – Os Homens Adoram no Meio dos Anjos”: Liturgia da batalha escatológica no Rolo da Guerra de Qumran. Orácula, 5.10 (2009). NASCIMENTO, Maria Regina do. Religiosidade e Cultura Popular: Catolicismo, Irmandades e Tradições em Movimento. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 119-130, 2009. NETO, Tiago Abdalla Teixeira. A Batalha Contra Sísera: Uma análise cronológica e histórico-contextual de Juízes 4 e 5. 35 f. Monografia. SBPV. Atibaia, 2008. NICOLAEV, Alan. Manifestações Ascéticas Cristãs no Mediterrâneo Oriental: A Configuração dos Homens Santos na História Lausíaca. Mare Nostrum, ano 2012, n.3. OLIVEIRA, Jorge Gabriel Rodrigues de. A Mística dos Monges Negros: Lectio Divina Beneditina na Antiguidade Tardia. 73 f. Monografia de conclusão de curso (especialização) – Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. PEREIRA, Ana Paula Lopes. O Relato Hagiográfico como Fonte Histórica. Revista do Mestrado de História (USS), Vol. 9, n° 10, 2007. RAFFAELI, Juliana Salgado. O Isolamento Ascético nas Atas Conciliares Toledanas do Século VII. Associação Brasileira de Estudos Medievais – ABREM. Atas do X Encontro Internacional de Estudos Medievais – X-EIEM Diálogos Íbero-Americanos. UnB, Brasília, DF, Junho, 2013. ROCHA, Ivan Esperança. Dominadores e Dominados na Palestina do Século I. História, São Paulo, 23 (1-2): 2004. RODRIGUES, Elisa. Mateus, o Contador de Histórias. Orácula, São Bernardo do Campo, 3.5, 2007. RODRIGUES, Marcus Vinícius Macri. Banquetes Romanos: Comensalidade, Hierarquia e Poder na Roma Antiga. NEARCO – Revista Eletrônica de Antiguidade (NEA-UERJ), Ano VII, Número II, 2014. SANCOVSKY, Renata Rozental. Interações Judaico-Cristãs e Cultura Litarária Polêmica no Mediterrâneo Tardo-Antigo. WebMosaica – Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, v. 4, n. 1 (jan-jun), 2012. __________. Práticas Discursivas e Campos Semânticos das Narrativas Adversus Iudaeos. Séculos IV ao VII d. C. Phoînix, Rio de Janeiro, 16-1: 128-146, 2010. SANTANA, Thiago Borges de. O Modus Vivendi Helênico e a Revolta dos Macabeus no Séc. II aEC. Revista Orácula, ano 9, nº 14, 2013. SARAIVA, Wellington Gomes. O Evangelho Segundo Tomé: Uma Análise da Recepção de Jesus de Nazaré. Revista Heródoto: História e Ciências Humanas, v. 2, n. 1, 2014. SILVA, Diego Henrique Sanches da; VENTURINI, Renata Lopes Biazoto. Os Mártires do Coliseu: O Martírio na Consolidação dos Ideiais Cristãos no Dominado Romano. VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais UEM – Trabalhos Completos, 2007. 146 SILVA, Diogo Pereira da. As Perseguições aos Cristãos no Império Romano (séc. I-IV): Dois Modelos de Apreensão. Revista Jesus Histórico e sua Recepção - Ano IV, (2011), volume 7. SILVA, Uiran Gebara da. Bagaudas e Circunceliões: revoltas rurais e a escrita da história das classes subalternas na Antiguidade Tardia. 365 f. Tese de Doutorado – USP, São Paulo. __________. Rebeldes contra o Mediterrâneo. Mare Nostrum, ano 2012, n. 3. YAMASHITA, Jougi Guimarães. O conceito de resistência entre a memória e a história. XXVII Simpósio Nacional de História (ANPUH): Conhecimento histórico e diálogo social. Natal, RN, 22 a 26 de Julho, 2013. Dicionários, enciclopédias e glossários: BAILLY, Anatole. Le Grand Bailly: Dictionnaire Grec-Français. Paris: Hachette, 2000. BORRIELO, L. Dicionário de Mística. São Paulo: Edições Loyola; Paulus, 2003. CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. São Paulo: Hagnos, 2002 (Volume 5, P-R). DIAS, Geraldo J. A. Coelho. Glossário Monástico-Beneditino: Em Torno dos Espaços Religiosos – Monásticos e Eclesiásticos. Portugal, Porto: IHM-UP, 2005. GAGARIN, Michael. The Oxford Encyplopedia of Ancient Greece and Rome. Volume 1. Nova Iorque: Oxford University Press, 2010. LAYTON, Bentley. A Coptic Grammar. With Chrestomathy and Glossary. Sahidic Dialect. Wiesbaden, Alemanha: Harrassowitz Verlag, 2000 (Porta Linguarum Orientalium). LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Volume II. Bauru: EDUSC; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002. MAKAR, Kyrillos. The Coptic Language: Introduction. Flórida, EUA: St. Mary & St. Mina Coptic Orthodox Church, [s. d.]. SCHÜLER, Arnaldo. Dicionário Enciclopédico de Teologia. Porto Alegre: Concórdia Editora; Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2002. SPITERIS, Y. Lexicon. Dicionário Teológico Enciclopédico. São Paulo: Edições Loyola, 2003. STRONG, James. A Concise Dictionary of the Words in The Greek Testament. Nashville; New York: Abingdon Press, 1890.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4919/2016%20-%20Jorge%20Gabriel%20Rodrigues%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19598/2016%20-%20Jorge%20Gabriel%20Rodrigues%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25895/2016%20-%20Jorge%20Gabriel%20Rodrigues%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32308/2016%20-%20Jorge%20Gabriel%20Rodrigues%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38722/2016%20-%20Jorge%20Gabriel%20Rodrigues%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45136/2016%20-%20Jorge%20Gabriel%20Rodrigues%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51514/2016%20-%20Jorge%20Gabriel%20Rodrigues%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57928/2016%20-%20Jorge%20Gabriel%20Rodrigues%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1302
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-10-18T10:49:20Z No. of bitstreams: 1 2016 - Jorge Gabriel Rodrigues de Oliveira.pdf: 1803407 bytes, checksum: 14d3e313e5d9cd8d6206d683acccc3ca (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-18T10:49:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Jorge Gabriel Rodrigues de Oliveira.pdf: 1803407 bytes, checksum: 14d3e313e5d9cd8d6206d683acccc3ca (MD5) Previous issue date: 2016-04-20eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Jorge Gabriel Rodrigues de Oliveira.pdf2016 - Jorge Gabriel Rodrigues de Oliveira1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.