Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPimentel, Rhayana Antunes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:46Z-
dc.date.issued2023-03-30
dc.identifier.citationPIMENTEL, Rhayana Antunes. A fonte de todo mal: sexualidade e bruxaria no Malleus Maleficarum. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13935-
dc.description.abstractPublicado no final do século XV, o Malleus Maleficarum ficou conhecido por defender métodos atrozes no combate à bruxaria e por acusar as mulheres de serem as principais adeptas das práticas mágicas. Às bruxas foram atribuídas várias características, mas sobretudo a de serem malignas e luxuriosas. A obra teve grande circulação e impacto na percepção sobre o que seria essa bruxaria feminina. Por essa razão, a finalidade dessa pesquisa é compreender como o exercício da sexualidade feminina influenciou na construção das acusações de bruxaria. Através da análise do discurso que Kramer e Sprenger fizeram sobre as diferenças existentes entre os gêneros masculino e feminino, objetiva-se explicar os motivos que fizeram as mulheres serem mais associadas ao sexo do que os homens, de que forma isso ocorreu, e porque as mulheres representavam um enorme perigo na visão deles. É possível afirmar que a sexualidade feminina foi considerada a fonte de todo mal, já que para os autores do Malleus Maleficarum, à medida que as bruxas agiam sobretudo através do sexo e contra ele, elas se contaminavam, contaminavam a humanidade, e adiavam o Juízo Final.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMalleus Maleficarumpor
dc.subjectbruxaspor
dc.subjectsexualidadepor
dc.subjectwitcheseng
dc.subjectsexualityeng
dc.titleA fonte de todo mal: sexualidade e bruxaria no Malleus Maleficarumpor
dc.title.alternativeThe source of all evil: sexuality and witchcraft in the Malleus Maleficarumeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPublished at the end of the 15th century, the Malleus Maleficarum became known for defending atrocious methods in the fight against witchcraft, and for accusing women of being the main supporters of magical practices. Several characteristics were attributed to witches, but above all that of being evil and lustful. The work had great circulation and impact on the perception of what this female witchcraft was. For this reason, the purpose of this research is to understand how the exercise of female sexuality influenced the construction of accusations of witchcraft. Through the analysis of the discourse that Kramer and Sprenger made about the existing differences between male and female genders, the objective is to explain the reasons that made women be more associated with sex than men, how this occurred, and why women represented a huge danger in their eyes. It is possible to state that female sexuality was considered the source of all evil, since for the authors of the Malleus Maleficarum, as witches acted mainly through sex and against it, they contaminated themselves, contaminated humanity, and postponed the Judgment Final.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Yllan de Mattos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6355659049483160por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Carolina Gual da
dc.contributor.referee1Fortes, Carolina Coelho
dc.contributor.referee2Bovo, Claudia Regina
dc.contributor.referee3Silva, Carolina Gual da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7273338933155515por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesFontes KRAMER, Heinrich; SPRENGER, James. O Martelo das Feiticeiras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2015. PASTORAL, NOVA BÍBLIA. São Paulo: Paulus, 2014 VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea. trad. Hilário Franco Júnior. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. CATECISMO da Igreja Católica. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1210- 1419_po.html. Acesso em: 07/03/2023 Bibliografia Geral ANCHIETA, Isabelle de Melo. Imagens da mulher no ocidente moderno. São Paulo: USP, 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. BARSTOW, Anne Lewellyn. La caza de las brujas em Europa. Girona: Tikal, 1996. BETTENCOURT, Francisco. História das Inquisições. Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: Círculo de Leitores, 1994. BOUREAU, Alain. Satã Herético: o nascimento da demonologia na Europa medieval (1280-1330). Campinas: Editora da Unicamp, 2016. BLOCH, R. Howard. Misoginia medieval e a invenção do amor romântico ocidental. Tradução de Claudia Moraes. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. BROEDEL, Hans Feter. The Malleus Maleficarum and the construction of witchcraft. Manchester,2003. CARDINI, F. Magia, brujería, y superstición em el occidente medieval. Barcelona: Península, 1982. CARO BAROJA, Júlio. As bruxas e o seu mundo. Lisboa: Editora Vega, 1978. CASAGRANDE, Carla. A mulher sob custódia. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das mulheres no ocidente. v. 2 A Idade Média. Porto: Afrontamento, 1990. CLARK, Stuart. Pensando com demônios: a ideia de bruxaria no princípio da Europa Moderna. Edusp, 2006. COHN, Norman. Los demônios familiares de Europa. Barcelona, 1997. COHN JR, S. K. The Black Death transformed. Disease and culture in early Renaissance Europe. Nova York: Oxford University, 2002. DA COSTA, Ricardo. Olhando para estrelas, a fronteira imaginária final–Astronomia e Astrologia na Idade Média e a visão medieval do cosmo. Dimensões, n. 14, 2002. DA SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão; DA SILVA, Thalles Braga Rezende Lins. Uma Leitura Histórica da Versão Narrativa do Milagre de Teófilo por Juan Gil de Zamora. Revista Crítica Histórica, v. 4, n. 7, 2013. DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente: 1300–1809. Uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das letras, 2009. DE PLANCY, Collin. Dicionário Infernal. Lisboa: Cavalo de Ferro, 1969. DE SOUZA ZIERER, Adriana Maria. O Diabo e suas múltiplas imagens nas iluminuras do Monstro Devorador e do Anjo Caído (século XV): alguns exemplos. Antíteses, v. 9, n. 17, p. 12-35, 2016. DUBY, Georges. Eva e os padres: damas do século XII. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. ELIADE, Mircea. Some Observations on European Witchcraft. History of Religions, v.14, n. 3, 1975. EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. FRANCO JR, Hilário. Idade média: nascimento do ocidente. 1992. GINZBURG, Carlo. História noturna: decifrando o sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 2012 JARDIM, Rejane Barreto. Ave Maria, Ave Senhora de todas as Graças! Um estudo do Feminino na perspectiva das relações de gênero na Castela do Século XIII. Porto Alegre: PUC, 2006. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. JONES, Prudence; PENNICK, Nigel. História da Europa Pagã. Portugal: Europa-América, 1999. KORS, Alan C; PETERS, E. Witchcraft in Europe: 1100-1700. Philadelphia, 1972. KUNZE, Michael. A caminho da fogueira. São Paulo: Campus, 1989. LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Diabo. In: Dicionário Temático do Ocidente Medieval. São Paulo: Edusc, 2006. LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2005. ______. O Imaginário medieval. Lisboa: Estampa, 1994. LIEBEL, Silvia Regina. O cerne das perseguições às bruxas. Youtube, 10/05/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0PeUodfYMQ&t=2527s. MAURY, Alfred. Magia e Astrologia. Rio de Janeiro: Artenova, 1972. MICHELET, Jules. A Feiticeira. São Paulo: Aquariana, 2003. ______. Historia del Satanismo e la Brujería. Buenos Aires: Dédalo, 1989. MUCHEMBLEAD, Robert. Uma história do diabo: séculos XIII-XX. Rio de Janeiro: Bom texto, 2001. NOGUEIRA, Carlos Roberto F. O Nascimento da bruxaria: da identificação do inimigo à diabolização de seus agentes. São Paulo: Imaginário, 1995. ______. O diabo no imaginário cristão. Bauru: EDUSC, 2000. NOVINSKY, Anita. A Inquisição. São Paulo: Editora Brasiliense,1982. PILOSU, Mario. A Mulher, a Luxúria e a Igreja na Idade Média. Lisboa: Estampa, 1995. QUÍRICO, Tamara. Peste Negra e escatologia: os efeitos da expectativa da morte sobre a religiosidade do século XIV. Mirabilia, v.14, Vitória, 2012. ROSE, Elliot. A razor for a goat: problems in the history of witchcraft and diabolism. Canada: University of Toronto, 1989. RICHARDS, Jeffrey. Sexo, desvio e danação. Trad. Marco Antônio Esteves da Rocha & Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993. RIDER, Catherine Rosemary. Magic and impotence in the Middle Ages. University of London, University College London (United Kingdom), 2004. RUNEBERG, Arne. Witches, Demons and Fertility Magic: analysis of their significance and mutual relations in West-European folk religion. Norwood, 1974. RUSSELL, Jeffrey B; ALEXANDER, Brooks. História da bruxaria. Aleph, 2008. RUSSELL, Jeffrey B. Witchcraft in the Midle Ages. Ithaca e Londres, 1972 ______. História da Feitiçaria: feiticeiros, hereges e pagãos. Rio de Janeiro: Campus, 1993. ______. Lúcifer: o diabo na Idade Média. São Paulo: Madras, 2003. SALLMANN, Jean-Michel. As bruxas: Noivas de Satã. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. SCHMITT, J.C. História das superstições. Lisboa: Europa-América, 1997 SILVA, G. Carolina. O casamento cristão na Idade Média. São Leopoldo: Editora Oikos, 2019. TESTAS, Gui; TESTAS, Jean. A Inquisição. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968. THOMAS, Keith. Religião e o declínio da magia: crenças populares na Inglaterra dos séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73401/2023%20-%20Rhayana%20Antunes%20Pimentel.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6633
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-05-25T18:15:14Z No. of bitstreams: 1 2023 - Rhayana Antunes Pimentel.Pdf: 1827977 bytes, checksum: 1726aae602c956947a7524a4a710593e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-25T18:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Rhayana Antunes Pimentel.Pdf: 1827977 bytes, checksum: 1726aae602c956947a7524a4a710593e (MD5) Previous issue date: 2023-03-30eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Rhayana Antunes Pimentel.Pdf1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.