Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Luciana Gomes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:57Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:57Z-
dc.date.issued2021-07-29
dc.identifier.citationLOPES, Luciana Gomes. O Tico-Tico, o nacional e os quadrinhos durante a Primeira República (1905-1910). 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13950-
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar os quadrinhos estrangeiros publicados na revista O Tico-Tico entre 1905 e 1910 a partir do debate sobre o nacional que ocorria no Brasil nesse período. O Tico-Tico foi a primeira revista infantil de considerável sucesso a circular pelo Brasil. Seu projeto editorial surge a partir do processo de segmentação do periódico O Malho e da crença de intelectuais como Manoel Bomfim, Luís Bartolomeu de Souza e Silva, Renato Castro e Cardoso Luís, na educação como instrumento de transformação social. Por meio de seu conteúdo, informativo, lúdico e instrutivo, a revista buscou formar aqueles que deveriam ser os futuros cidadãos brasileiros, inserindo-se no debate sobre a expansão do ensino escolarizado durante os primeiros anos republicanos. As histórias em quadrinhos publicadas na revista, especialmente as de origem estrangeira, foram os principais veículos de divulgação de um conjunto de preceitos e recomendações que tinham por objetivo a formação de um cidadão disciplinado e preparado para as relações capitalistas em desenvolvimento. O combate a preguiça, aos vícios e a valorização da escolarização, da pátria e das relações assalariadas foram algumas das ideias que marcaram presença nos quadrinhos de origem estrangeira, adaptados pelos editores da revista à realidade nacional.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrimeiro Repúblicapor
dc.subjectimprensapor
dc.subjectnacionalpor
dc.subjectFirst Republiceng
dc.subjectpresseng
dc.subjectnationaleng
dc.titleO Tico-Tico, o nacional e os quadrinhos durante a Primeira República (1905-1910)por
dc.title.alternativeO Tico-Tico, the national and the comics in the First Republic (1905-1910)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis present study aims to analyze the foreign comics published on O Tico-Tico magazine between the years of 1905 and 1910 throughout the current discussion about the national occurring in Brazil in that period. O Tico Tico was the first successful children’s magazine to course around Brazil. It’s editorial project came up after the segmentation process of the O Malho’s journal and the beliefs of intelectuals like Manoel Bomfim, Luís Bartolomeu de Souza e Silva, Renato Castro and Cardoso Luís, in education as a tool of social transformation. Through the medium of it’s informative, ludical and instrutive content, the magazine aimed to educate those who would be the future brazilian citizens, taking it’s part on the debate about the schooled education during the first republican years. The comics published on the magazine, especially the foreign ones, were the main channel of disclosure about an amount of norms and recommendations that had the goal to form a citizen who was disciplined and prepared to the capitalist relations under development. The engagement against the indolence, addictions, valorization of schooling, the country and labour relations were some of the ideas that were prominent in the foreign comics that were adapted by the magazine’s editors to the national reality.eng
dc.contributor.advisor1Martins, Mônica de Souza Nunes
dc.contributor.advisor1ID072.712.737-35por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7436821208759848por
dc.contributor.referee1Martins, Mônica de Souza Nunes
dc.contributor.referee2Basile, Marcello Otávio Neri de Campos
dc.contributor.referee3Corrêa, Maria Letícia
dc.creator.ID121.312.267-80por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424614697035230por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesFontes: ALENCAR, José de. O guarani. 20ª ed., São Paulo: Ática, 1996. E-book BOMFIM, Manoel. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. E-book. CELSO, Afonso. Porque me ufano do meu país. Rio de Janeiro: Lamaert & Livreiros, 1900. E-book. MARTIUS, Karl Friedrisch Phillipe von. Como se deve escrever a História do Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro: Rio de Janeiro. 6 (24), pp. 381-403. Jan.1845. CUNHA, Euclides. Os sertões. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. E-book VERÍSSIMO, José. A educação nacional. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, 1906. Periódicos: Correio da Manhã, 1955. Le Petit Journal Illustré de La Jeunesse, 1906. O Malho, 1902, 1905. O Tico-Tico: jornal das crianças, 1905-1910, 1918, 1955. New York Herald, 1904. Quadrinhos: New York Herald. Buster Brown gives a surprise party for himself. 1903. O Tico-Tico. Manda quem pode. 11/05/1905. Ed. 1. Ano I. O Tico-Tico. As desventuras do Chiquinho. 06/06/1906. Ed. 35. Ano II. O Tico-Tico. As desventuras do Chiquinho. 16/01/1907. Ed.67. Ano III. O Tico-Tico. As desventuras do Chiquinho. 18/08/1909. Ed.202. Ano V. O Tico-Tico. As desventuras do Chiquinho. 04/05/1910. Ed. 239. Ano VI. O Tico-Tico. Abbah, o vaidoso. 16/03/1910. Ed. 232. Ano VI. O Tico-Tico. O anel do Feiticeiro. 30/03/1910. Ed. 234. Ano VI. O Tico-Tico. A Pedra. 28/07/1909. Ed. 199. Ano IV. O Tico-Tico. O Burro Batista. 08/09/1907. Ed. 205. Ano III. O Tico-Tico. Cabeça Dura. 19/01/1910. Ed. 224. Ano VI. O Tico-Tico. Pedrinho e o Lobo. 23/06/1909. Ed. 194. Ano V. O Tico-Tico. O Coração e a Inteligência. 29/05/1907. Ed. 86. Ano III. O Tico-Tico. Uma ideia de barbeiro. 16/06/1909. Ed. 193. Ano V. O Tico-Tico. O que se deve imitar e o que não se deve imitar. 01/05/1907. Ed.82. Ano III. O Tico-Tico. Francisco, o preguiçoso. 04/09/1907. Ed. 100. Ano III. O Tico-Tico. A menina ignorante. 14/12/1910. Ed.271. Ano VI. O Tico-Tico. A menina vadia. 04/071906. Ed. 39. Ano II. O Tico-Tico. Os sonhos de Lili. 26/06/1907. Ed. 90. Ano III. O Tico-Tico. Os dois meninos. 14/11/1906. Ed.58. Ano II. O Tico-Tico. Vadio e o ladrão. 10/03/1909. Ed.179. Ano IV. O Tico-Tico. Os apuros de Zé Fagundes. 14/08/1907. Ed.90. Ano III. O Tico-Tico. O Susto. 14/03/1906. Ed. 23. Ano II. O Tico-Tico. Efeitos de uma Chuva. 24/01/1906. Ed. 16. Ano II. O Tico-Tico. Um tratamento contra a gordura. 25/04/1906. Ed. 29. Ano II. O Tico-Tico. O Guloso Castigado. 19/09/1906. Ed. 50. Ano II. O Tico-Tico. O Moleque Guloso. 06/11/1907. Ed. 103. Ano III. O Tico-Tico. O Talento de Juquinha. 16/09/1907. Ed. 105. Ano III. O Tico-Tico. Um Castigo que Cai do Céu. 04/12/1907. Ed. 113. Ano III. Sites: Comic Book Plus: https://comicbookplus.com/?dlid=4587. Hemeroteca da Fundação Biblioteca Nacional: http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Artigos: CHARLE, Christopher. O nascimento dos intelectuais contemporâneos (1860-1898). História da Educação, ASPHE/FaE/UFPeL. Pelotas, nº 14, 2003. BAGGIO, Katia. Os Intelectuais Brasileiros e o Pan-Americanismo: A Revista Americana (1909-1919). IV Encontro da ANPHLAC. Salvador, 2000. DEL PRIORI, M. A criança negra no Brasil. In JACÓ-VILELA, AM., SATO, L., orgs. Diálogos em psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. FRASER, Nancy. Repensando la esfera pública: una contribución a la crítica de la democracia actualmente existente. Social Text, n. 25-26, 1990. GOMES, Angela de Castro. Essa gente do Rio. Os intelectuais cariocas e modernismo. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.6, n. 11, 1993. GONTIJO, Rebeca. Manoel Bomfim “pensador de História na República”. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.23, nº 45, pp.129-154, 2003. GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nações e civilizações nos trópicos: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, nº 1, 1988. KROPT, Simone Petraglia. Manuel Bomfim e Euclides da Cunha: Vozes dissonantes ao horizonte do progresso. História, Ciência, Saúde – Manguinhos, III (1), 80-98 Mar.- Jun, 1996. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Manuel Bonfim: autor esquecido ou fora do tempo? Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, V. 05.03:771-797, Dezembro de 2015. SCHUELER, Alessandra Frota Martinez. Crianças e escolas na passagem do Império para a República. Rev. bras. Hist. vol.19 n.37 São Paulo Sept. 1999. VERGUEIRO, Waldomiro & SANTOS, Roberto Elísio dos Santos. A postura educativa de O Tico-Tico: uma análise da primeira revista brasileira de histórias em quadrinhos. Revista Comunicação & Educação, ano XIII, n.2, São Paulo, 2008. Teses e dissertações: BOTELHO, André Pereira. O Batismo da instrução: atraso, educação e modernidade em Manoel Bomfim. 1997. 200f. Dissertação. (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campina, Campinas 1997. GONÇALVES, Roberta Ferreira. As Aventuras d’O Tico-Tico. Formação Infantil no Brasil Republicano (1905-1962). 2019. 369f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em História da Universidade Fluminense, Niterói, 2019. GUIMARÃES, Hélio de Seixa. Os leitores de Machado de Assis: o romance machadiano e o público de literatura no século 19. 2004. 438f. (Doutorado em literatura brasileira). Universidade Estadual de Campinas. HANSEN, Patrícia dos Santos. Brasil, um país novo: literatura cívico-pedagógica e a construção de um ideal de infância brasileira na Primeira República. Tese. 245f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo 2007. NABUYOSHI, Chinen. O papel do negro e o negro no papel: Representação e representatividade dos afrodescendentes nos quadrinhos brasileiros. 2013. 282f (Doutorado em ciência da comunicação). Universidade de São Paulo. NAXARA, Marcia Regina Capeleri. Estrangeiro em sua própria terra: Representações do trabalho nacional (1870-1920). 246f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1991. PATROCLO, Luciana Borges. As mães de famílias futuras: A revista O Tico-Tico na formação das meninas brasileiras (1905-1921). Tese. 300f. (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2015. RE, Flavia Maria. As distâncias entre as Américas: uma leitura do Pan-americanismo nas primeiras décadas republicanas no Brasil (1889-1912). 2010. 237f (Mestrado em Ciência Política). Universidade de São Paulo. SILVA, Alexandre Rocha da. Os Homens do Futuro – As Crianças de Hoje! Debates sobre a infância nos quadrinhos de Luís Loureiro (1907-1919). 2019. 260f. Dissertação. (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campina, Campinas 2019. SILVA, Naomi Santos da. O “batismo na Instrução”: projetos e práticas de inserção formal de escravos libertos e ingênuos no Paraná provincial. 2014. 201f.. Dissertação (Mestrado em História). Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Livros e Capítulos ABREU, Martha. Da Senzala ao Palco: Canções escravas e racismo nas Américas 1870-1930. Campinas: Editora Unicamp, 2017. E-book. ALONSO, Angela. Ideias em Movimento: a geração 1870 na crise do Brasil Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002. _______________. Apropriação de ideias no Segundo Reinado. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (Org.). O Brasil Imperial – Vol. III – 1870-1889. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. ARIÉS, Philippe. História social da criança. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koongan, 1891. BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil (1900-2000). Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. BASILE, Marcello. Inventário analítico da imprensa periódica do Rio de Janeiro na Regência: perfil dos jornais e dados estatísticos. In: CARVALHO, José Murilo de. NEVES, Lúcia Maria Bastos P. das (Org). Dimensões e fronteiras do Estado brasileiro no oitocentos. Rio de Janeiro EdUerj, 2014. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994. BOURDIEU. Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. _______________. Coisas Ditas. Trad. Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004. _______________. O poder simbólico. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 4º edição, 2001. CARDOSO, Athos Eichler. As Aventuras de Nhô Quim e Zé Caipora. Os Primeiros Quadrinhos Brasileiros 1869-1883. Brasília, Senado Federal, 2002. CARVALHO, José Murilo. Os Bestializados. O Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. CIRNE, MOACY. Literatura em quadrinhos no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional/Nova Fronteira, 2002. CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. _________________. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. Rio de Janeiro. Editora Brasiliense, 1986. CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difiel,1990. COBEN, Ilka Stern. Diversificação e segmentação dos impressos. In: LUCA, Tânia Regina de. MARTINS, Ana Luiza. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018. COSTA, Carlos. A revista no Brasil do século XIX: A história de formação das publicações, do leitor e da identidade do brasileiro. São Paulo: Alameda, 2012. CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: UNESP, 2005. E-book. DARATIOTO, Francisco. Política externa na Primeira República: entre continuidades e mudanças. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Orgs). O tempo do liberalismo oligárquico: da Proclamação da República à Revolução de 1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. E-book. EDMUNDO, Luís. O Rio de Janeiro do meu tempo. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2003. ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Imprensa a serviço do progresso In: LUCA, Tânia Regina de. MARTINS, Ana Luiza. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018. EWALD, Ariane. Crônicas folhetinescas; o renascimento da vida moderna no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Museu da República, 2005. FONSECA, Maria da Conceição Vinciprova; PEREIRA, Adilson. Verdade, ética e politicamente incorreto a partir de The Story Liitle Black Sambo. In: MELLO, Maria Elizabeth Chaves de; FELLOWS, Maria Ruth Machado; KLEIMAN, Olinda (Orgs.). Cruzamentos de olhares Brasil/Europa: entre experiências literárias e textualidades contemporâneas. Rio de Janeiro: Abralic, 2018. GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993. GOMES, Angela de Castro. A escola republicana: entre luzes e sombras. In: ALBERTI, Verena; GOMES, Angela de Castro; PANDOLFI, Dulce Chaves (coord). A República no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: CPDOC, 2002. GONÇALVES, Márcia de Almeida. História de gênios e heróis: indivíduo e nação no Romantismo brasileiro. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (orgs). O Brasil imperial. v. 2: 1831-1870. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. HABERMANS. Jürgen. Mudanças estrutural da esfera pública: Investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. HOBSBAWM. Eric. Nações e nacionalismo desde 1870: Programa, Mito e Realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. ______________ & RANGER, Terence (orgs.). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. LIMA, Nísia Trindade; HOCHMAN, Gilberto. Condenado pela raça, absolvido pela medicina: o Brasil descoberto pelo movimento sanitarista da Primeira República. In: MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura (orgs.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1996. E-book. LUCA, Tania Regina de. A Revista do Brasil: Um diagnóstico para a (N) ação. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. ____________________. A Ilustração (1884-1892): circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janeiro. São Paulo: Unesp, 2018. E-book. MARTINS, Ana Luiza. Imprensa em tempos de Império. In: LUCA, Tania Regina de. MARTINS, Ana Luiza. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018. MONARCHA, Carlos. Arquitetura escolar republicana: a escola normal da praça e a construção de uma imagem de criança In: FREITAS, Marcos Cezar de. História Social da Infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011. MOREL, Marco. As transformações do espaço público: imprensa, atores políticos e sociabilidades na cidade imperial (1820-1840). In: _________. Em nome da opinião pública: a gênese de uma nação. São Paulo: Hucitec, 2005. ____________. Da gazeta tradicional ao jornal de opinião: metamorfoses da imprensa periódica no Brasil. In: Livros e impressos - Retratos do setecentos e do oitocentos. Org. NEVES, Lúcia Maria Bastos P. das. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2009. MOYA, Álvaro de. História da História em quadrinhos. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1996. NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na primeira República. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009. OLIVEIRA, Claudia de. A iconografia do moderno: a representação da vida urbana. In: OLIVEIRA, Cláudia; VELLOSO, Monica Pimenta; LINS, Vera. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. OLIVEIRA, Lúcia Lippi. A questão nacional na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1990. PERROT, Michelle. Figuras e papéis. In: ________ (org.). História da Vida Privada. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009. ORTIZ. Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994. RIZZINI, Irma. Pequenos Trabalhadores do Brasil. In: PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010. E-book. RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2009. ROSA, Zita de Paula. O Tico-Tico: meio século de ação recreativa e pedagógica. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. SÁ, Dominiche de Miranda. A ciência como profissão: médicos, bacharéis e cientistas no Brasil (1895-1935). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1999. SEYFERTH, Giralda. Construindo a nação: hierarquias raciais e o papel do racismo na política de imigração e colonização. In: MAIO, Marcos Chor; SANTOS, Ricardo Ventura (orgs.). Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1996. E-book. SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador. 10ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. ______________________. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e a questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Cia das Letras, 1993. SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2012. THOMPSON, E. P. Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial. In: Costumes em comum. Editora Schwarcz, São Paulo:1998. VALDEMARIN, Vera Teresa. O método intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para um mundo interpretado. In: SAVIANI, Dermeval et.al. O legado educacional do século XIX. Campinas: Autores Associados, 2017, p.111. E-book. WISSENBACH, Maria Cristina Cortez. Letramento e Escolas. In: SCHWARCZ, Lilian Moritz; GOMES, Flávio. Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, pp. 293-97.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73831/2021%20-%20Luciana%20Gomes%20Lopes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6727
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-07-11T16:07:38Z No. of bitstreams: 1 2021 - Luciana Gomes Lopes.pdf: 5221607 bytes, checksum: b3000aace5078e143d9f34f9e2432605 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-11T16:07:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Luciana Gomes Lopes.pdf: 5221607 bytes, checksum: b3000aace5078e143d9f34f9e2432605 (MD5) Previous issue date: 2021-07-29eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Luciana Gomes Lopes.pdf5.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.