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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14010
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Debora Luisa de Freitas da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:53:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:53:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Debora Luisa de Freitas. Políticas Públicas e Educação na Baixada Fluminense durante a Ditadura Militar: a Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu (SESNI). RJ. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Historia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14010 | - |
dc.description.abstract | Em busca de entender o projeto educacional para a Baixada Fluminense no Rio de Janeiro, mais precisamente em Nova Iguaçu, iniciamos uma busca a fim de entender as políticas públicas na área da educação. No entanto um fenômeno ocorrido após a Reforma Universitária de 1968, em plena ditadura Militar, nos levou a mapear as três instituições de ensino superior implantadas na região, todos de cunho privado, no mesmo período, ou seja, imediata a Reforma a nível Federal. Então o caminho para a compreensão de tal fato, foi através das políticas públicas a nível nacional, para então discutirmos os reflexos sentidos nas regiões periféricas e com poucas estruturas para a educação. A história da educação no município de Nova Iguaçu , o contexto político e social revelam as especificidades e a importância de um empreendimento educacional de nível superior na região. Tal importância é evidenciada pela instituição mais emblemática da nossa pesquisa: SESNI (futuramente UNIG). Relações de uma família influente politicamente, juntamente com personagens empresariais da cidade, instituíram a primeira fundação de ensino superior em Nova Iguaçu, no mesmo período em que era implantado as novas diretrizes para a oferta do ensino superior no Brasil. Portanto este trabalho teve por finalidade entender as políticas públicas no campo educacional inseridas no contexto da Ditadura Militar e nas dinâmicas locais de uma cidade em verdadeira expansão, porém ainda periférica no Rio de Janeiro. Os empreendedores educacionais e as instituições de ensino superior privadas que surgiram neste período também nos ajuda a mapear as relações entre sociedade e ensino superior nas décadas de 1960 e 70 na Baixada Fluminense. Para o desenvolvimento da pesquisa nos utilizamos de jornais fluminenses das décadas de 1960,70 e 80 como fontes. Além da legislação e projetos de leis que envolveram a temática abordada neste trabalho durante as décadas supracitadas. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | UNIG | por |
dc.subject | Reforma Universitária de 1968 | por |
dc.subject | Politicas Públicas Educacionais | por |
dc.subject | orientation of slope | eng |
dc.subject | University Reform of 1968 | eng |
dc.subject | Educational Public Policies | eng |
dc.title | Políticas públicas e educação na Baixada Fluminense durante a Ditadura Militar: a Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu (SESNI) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | In order to understand the educational project for the Baixada Fluminense in Rio de Janeiro, more precisely in Nova Iguaçu, we began a search to understand public policies in the area of education. However, a phenomenon that occurred after the University Reform of 1968, during the military regime, led us to map the three higher education institutions in the region, all of a private nature, in the same period, that is, the immediate reform at the Federal level. So, the way to understand this fact was through public policies at the national level, to then discuss the reflexes felt in peripheral regions and with few structures for education. The history of education in the municipality of Nova Iguaçu, the political and social context reveal the specificities and importance of a higher-level educational enterprise in the region. Such importance is evidenced by the most emblematic institution of our research: SESNI (future UNIG). Relations from a politically influential family, along with business characters from the city, established the first higher education foundation in Nova Iguaçu, at the same time that the new guidelines for higher education provision were implemented in Brazil. Therefore, this work aimed to understand the public policies in the educational field inserted in the context of the Military Regime and the local dynamics of a city in true expansion, but still peripheral in Rio de Janeiro. The educational entrepreneurs and private higher education institutions that emerged during this period also help us map the relationship between society and higher education in the 1960s and 70s in the Baixada Fluminense. For the development of the research we used Rio de Janeiro newspapers from the 1960s, 70s and 80s as sources. In addition to the legislation and bills that involved the theme addressed in this work during the aforementioned decades. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Carlos Eduardo Coutinho da | |
dc.contributor.advisor1ID | 095.118.917-40 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos | |
dc.contributor.referee1 | Costa, Carlos Eduardo Coutinho da | |
dc.contributor.referee2 | Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha | |
dc.contributor.referee3 | Reist, Stephanie Virginia | |
dc.creator.ID | 138.551.067-62 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4798189728768433 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.relation.references | A. LDB; ROCHA, L. M. & PEREIRA, E. W. Projeto de LDB; RESCIA, Ana Paula et all. Dez anos de LDB: contribuição para a discussão das políticas públicas de educação no Brasil. Araraquara- SP, 2006. ABERS, Rebecca; BULOW, Marisa Uon. Movimentos sociais na teoria e na prática: como estudar o ativismo através da fronteira entre estado e sociedade?. Sociologias, Porto Alegre , v. 13, n. 28, p. 52-84, Dec. 2011 ALEXANDRE, Maria Lúcia Bezerra da Silva. Arcadianos e os usos do passado: uma análise do projeto histórico-cultural da Arcádia Iguaçuana de Letras (AIL) (Nova Iguaçu, 1955-1970). Intellèctus Ano XIII, n. 1, ISSN: 1676-7640, 2014. ALVES, José Cláudio de Souza. Dois Barões ao Extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias, RJ: APPH- Clio,2003. p.101. ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, 2002. BARRETO, E. 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dc.subject.cnpq | História | por |
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