Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14022
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Lúrbia Jerônimo da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:54:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:54:07Z-
dc.date.issued2018-05-15
dc.identifier.citationSANTOS, Lúrbia Jerônimo da Silva. A construção da primazia e da autoridade da ecclesia de Roma no contexto da controvérsia donatista: embates entre donatistas e nicenianos pela unidade da Ecclesia de Cristo (Sécs.III-V E.C.). 2018. 153 f.. Dissertação( Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14022-
dc.description.abstractEstudo da relação entre a resistência do movimento donatista ao projeto niceniano de Ecclesia universalizante e o fortalecimento da primazia e da autoridade da ecclesia de Roma, entre os séculos III e V E.C. A partir do século IV, sob o governo do imperador Constantino, as comunidades cristãs têm seu status jurídico alterado de superstitio para religio licita, recebendo validação como mais uma religião existente no Império e, gradativamente, alcançando o patamar de religião oficial. Tal integração dos cristãos ao projeto político do imperador considera o nível de aceitação e difusão das comunidades cristãs no Império, em várias camadas sociais, e também o serviço de bem-estar social prestado por elas, creditando a elas o papel de elemento de agregação social do projeto de unidade do Império romano. No entanto, para que as comunidades cristãs ofereçam a coesão desejada à diversidade que compõe o Império, faz-se necessário que elas se tornem um corpo unificado, visto que a realidade heterogênea de sua existência ocasiona frequentes disputas e rivalidades, o que não seria coerente com a política adotada por Constantino e com a sua expectativa colocada sobre os cristãos. Dentro da pluralidade cristã, encontramos, entre outras comunidades, os donatistas e os nicenianos, entre os quais não se vê espaço para as negociações em torno da unidade. Os nicenianos, um alinhamento de comunidades em torno da primazia de Roma, que possui estrutura e ideal universalizante que se identificam e se colocam a serviço do projeto de unidade de Constantino, enquanto também são beneficiados e reconhecidos como catholicos, desejam a absorção dos donatistas em sua Ecclesia universal, acusando-os de cismáticos e, posteriormente, de heréticos. Os donatistas, comunidades de cristãos do norte da África que prezam pela autonomia de seus ritos e crenças, para os quais reivindicam a autoridade da tradição cristã africana, evocando nomes como o do bispo Cipriano de Cartago (meados do século III E.C.), defendem uma Ecclesia cujo conceito de catolicidade está ligado à integridade de sua linhagem, que remonta aos mártires, e à pureza de seus adeptos, principalmente dos que exercem funções eclesiásticas, não sendo, ainda, favoráveis à aliança Império-Ecclesia. Trata-se de um período de construção de identidades cristãs, cujos embates serão desequilibrados pelo fator político que representa a necessidade de estabilidade do Império romano, o qual, não podendo assistir passivamente à ruína da base de sua unidade, representada pelas divergências identitárias das comunidades cristãs, combate, em parceria com os nicenianos, os elementos dissonantes de seu projeto.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcristianismo antigopor
dc.subjectprimazia romanapor
dc.subjectdonatismopor
dc.subjectAncient christianityeng
dc.subjectRoman primacyeng
dc.subjectDonatismeng
dc.titleA construção da primazia e da autoridade da ecclesia de Roma no contexto da controvérsia donatista: embates entre donatistas e nicenianos pela unidade da Ecclesia de Cristo (Sécs.III-V E.C.)por
dc.title.alternativeThe construction of the primacy and authority of the ecclesia of Rome in the context of the Donatist controversy: clashes between Donatists and Nicenians by the unity of Ecclesia of Christ (III-V AD).eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherStudy of the relationship between the resistance of the Donatist movement to the Nicenian project of universalizing Ecclesia and the strengthening of the primacy and authority of the ecclesia of Rome between the third and fifth centuries AD. From the fourth century, under the rule of the Emperor Constantine, Christian communities have their legal status changed from superstitio to religio licita, receiving validation as one more religion existing in the Empire and, gradually, reaching the level of official religion. Such integration of Christians into the emperor's political project considers the level of acceptance and diffusion of Christian communities in the empire in various social strata and also the social welfare service provided by them, crediting them to the role of social aggregation of the unity project of the Roman Empire. However, for Christian communities to offer the desired cohesion to the diversity that composes the Empire, it is necessary for them to become a unified body, since the heterogeneous reality of their existence causes frequent disputes and rivalries, which would not be coherent with the policy adopted by Constantine and with his expectation placed on Christians. Within the Christian plurality, we find, among other communities, the Donatists and the Nicenians, among whom there is no room for negotiations around the unity. The Nicenians, an alignment of communities around the primacy of Rome that has a universalizing structure and ideal that identifies and places itself at the service of Constantine's project of unity, while also benefited and recognized as Catholics, desire the absorption of the Donatists in their universal Ecclesia, accusing them of schismatics and later of heretics. The Donatists, communities of Christians in North Africa that cherish the autonomy of their rites and beliefs, for which they claim the authority of the African Christian tradition, evoking names such as that of Bishop Cyprian of Carthage (mid-3rd century AD). Ecclesia whose concept of catholicity is linked to the integrity of their lineage, which goes back to the martyrs, and to the purity of their adherents, especially those who exercise ecclesiastical functions, and are not yet in favor of the empire-Ecclesia alliance. It is a period of construction of Christian identities, whose conflicts will be unbalanced by the political factor that represents the need for stability of the Roman Empire, which can not passively watch the ruin of the base of its unity, represented by the identities of the Christian communities, fighting, in partnership with the Nicenians, the dissonant elements of its projecteng
dc.contributor.advisor1Caldas, Marcos José de Araújo
dc.contributor.advisor1ID01039860737por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0462102982176400por
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Raquel Alvitos
dc.contributor.advisor-co1ID07290409760por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366704633040953por
dc.contributor.referee1Caldas, Marcos José de Araújo
dc.contributor.referee2Berriel, Marcelo Santiago
dc.contributor.referee3Coser, Miriam Cabral
dc.contributor.referee4Freitas, Edmar Checon de
dc.creator.ID09866137708por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8259034476269531por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesAGOSTINHO. Carta a los católicos sobre la secta donatista. Disponível em http://www.augustinus.it/spagnolo/lettera_cattolici/index2.htm . Tradução: P. Santos Santamarta, Orden de San Agustín. ___________. Actas Del debate com el donatista Emérito. Disponível em http://www.augustinus.it/spagnolo/confronto_emerito/index2.htm . Tradução: P. Santos Santamarta, Orden de San Agustín. ___________. Réplica a las cartas de Petiliano. Livro I. In: Obras completas de San Agustin: escritos antidonatistas (2º). Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1990. ___________. O único batismo. In: Obras completas de San Agustin: escritos antidonatistas (2º). Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1990. ANTIOQUIA, Inácio de. Carta aos magnésios. In: Padres apostólicos. São Paulo: Paulus, 1997. BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2008. CIPRIANO, Santo, Bispo de Cartago. Obras completas I. Tradução Monjas Beneditinas, Antonio Marchionni. São Paulo: Paulus, 2016. Coleção Patrística. _________. De la unidad de la iglesia. In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. _________. De los apóstatas. In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. _________. A Fortunato: sobre a exortação ao martírio. In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. _________. Cipriano a Antoniano (55). In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. _________. Cipriano a Magno (69). In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. _________. Cipriano a Esteban (72). In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. _________. Cipriano a Iubaiano (73). In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. _________. Cipriano a Pompeyo (74). In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. _________. Firmiliano a Cipriano (75). In: Obras de San Cipriano. Introdução, versão e notas por 138 Julio Campos, SCH. P. Madrid: Editorial Catolica, 1964. DENZINGER, Heinrich. I Sínodo de Arles iniciado em 1º ago. 314. In: Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. Tradução de José Marino Luz e Johan Konings. São Paulo: Paulinas: Edições Loyola, 2007. ___________. I Concílio de Nicéia. In: Compêndio dos símbolos, definições e declaração de fé e moral. Tradução para o português de José Marino Luz e Johan Konings a partir da 40ª edição alemã (2005). São Paulo: Paulinas: Edições Loyola, 2007. Didaqué – o catecismo dos primeiros cristãos para as comunidades de hoje. Tradução, introdução e notas de Pe. Ivo Storniolo e Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 1989. MAIER, Jean-Louis. La Passion des martyrs d’Abitinae (audience du 12 février 304). In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Appendice I: La Passion donatiste de Saint Cyprien. In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Le concile donatiste de Carthage de 312. In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Rapport Du proconsul Anullinus à Constantin (15 avril 313). In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Requête des dissidents à l’empereur (15 avril 313). In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Le concile de Rome de 313 (2-4 octobre). In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Le concile d’Arles de 314. In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. L’enquête sur Felix d’Abthugni (?-15 février 315?). In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Lettre de Constantin au vicaire Eumalius (10 novembre 316). In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. La Passion de Donatus d’Avioccala (martyre du 12 mars 317?). In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Le jugement de Silvanus de Cirta (13 [?] décembre 320. In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie-Verlag, 1987. ________________. Ordonnance impériale sur l’immunité ecclésiastique (1er septembre 326). In: Le dossier du donatisme: Des origines à la mort de Constance II (303-361). Berlin: Akademie- Verlag, 1987. ________________. Lettre Du synode romain de 378 aux empereurs. In: Le dossier du donatisme: 139 De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Le De incarnationis dominicae sacramento de saint Ambroise (382). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie- Verlag, 1989. ________________. Le concile de Rome du 6 janvier 386. In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Loi de Théodose Ier sur l’intestabilité des eunomiens (4 mai 389). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie- Verlag, 1989. ________________. Le Livre des hérésies de Filastrius de Brescia (vers 390). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Le concile de Carthage du 13 septembre 401. In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Le concile de Carthage du 25 août 403. In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Requête catholique au proconsul Septiminus (13 septembre 403). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie- Verlag, 1989. ________________. Déclaration officielle de Primianus de Carthage (automne 403). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Requête catholique au proconsul Septiminus (13 septembre 403). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie- Verlag, 1989. ________________. Ordonnance du proconsul Septiminus (septembre 403). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Édit d’union de l’empereur Honorius (12 février 405). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Premier décret d’application de l’édit d’union de 405 (12 février 405). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie- Verlag, 1989. ________________. Second décret d’application de l’édit d’union de 405 (12 février 405). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie- Verlag, 1989. ________________. Version donatiste du Liber genealogus (vers 406). In: Le dossier du donatisme: 140 De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Appendice III: lettre du pseudo-Cyprien au people de Carthage (début du Ve siècle?). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Appendice IV: letter du pseudo-Jérôme au pape Damase (début du Ve siècle). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Appendice V: l’Indiculus de haeresibus du pseudo-Jérôme (début du Ve siècle) In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Le Commonitorium de Vincent de Lérins (434). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Épitaphe de la religieuse Robba (434). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie-Verlag, 1989. ________________. Lettre du pape Grégoire II à un people germanique (1er décembre 722). In: Le dossier du donatisme: De Julien l’Apostat à Saint Jean Damascène (361-750). Berlin: Akademie- Verlag, 1989. Bibliografia geral BAILEY, Cyril. O Conceito de Império. In: O legado de Roma. Rio de Janeiro: Imago (Oxford), 1992. BARROS, José D’Assunção. Passagens de Antiguidade Romana ao Ocidente Medieval: leituras historiográficas de um período limítrofe. História, São Paulo, 28 (1): 2009. BELTRÃO, Claudia. A Religião na Urbs. In: Repensando o Império Romano; perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro / Vitória: Mauad / Edufes, 2006. ______________. Religião e Cidadania na Roma Antiga. In: Revista Colóquios. Palmas, v. 1, p. 9- 18, 2011. BERTELLONI, Francisco. El pensamiento politico papal en la Donatio Constantini – Aspectos históricos, políticos y filosóficos. In: SOUZA, José Antônio de C. R. de (Org.). O reino e o sacerdócio: o pensamento político na Alta Idade Média. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995. BROWN, Peter. O fim do mundo clássico: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa, Editorial Verbo, 1972. _____________. A Antiguidade Tardia. In: História da vida privada: do Império romano ao ano mil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 141 _____________. Santo Agostinho: uma biografia. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Record, 2005. BUSTAMANTE. Regina Maria da Cunha. Práticas culturais no Império romano: Entre a unidade e a diversidade. In: Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro / Vitória: Mauad / Edufes, 2006. CALLADO, Cintya dos Santos. A heterogeneidade das concepções cristãs do primeiro século: a contribuição de Paulo e a formação das ekklesiai. Revista Jesus histórico VIII:14, 2015. pp.102- 112. CAVALCANTI, Juliana Batista. Os círculos paulinos: um estudo comparativo sobre as relações de poder à luz dos rituais batismais nas comunidades coríntia e efésia (I-II ec). Dissertação (mestrado). UFRJ, 2016. CHEVITARESE, André Leonardo. Fronteiras culturais no mediterrâneo antigo: gregos e judeus nos períodos arcaico, clássico e helenístico. In: Politeia: história e sociedade. Vitória da Conquista, vol. 4, pp.69-82, 2004. ______________. Cristianismo e Império romano. In: Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro / Vitória: Mauad / Edufes, 2006. ______________. Cristianismos. Questões e debates metodológicos. Rio de Janeiro: Kliné, 2011. FARIA, Lair Amaro dos Santos. Da legitimidade de um cristianismo plural. Revista Jesus histórico IX: 16 (2016). pp. 107-120. FRIGHETTO, Renan. Estruturas Sociais na Antiguidade Tardia Ocidental (séculos IV/VIII). In: Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro/Vitória: Mauad/Edufes, 2006. GNILKA, Joachim. Pedro e Roma: a figura de Pedro nos dois primeiros séculos. São Paulo: Paulinas, 2006. GOMES, Francisco José Silva. Cristandade e Cristianismo Antigo. In: Phoînix, Rio de Janeiro, 6: 178-196, 2000. GUERREAU, Alain. Feudalismo. In: LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do ocidente medieval. Coordenador da tradução: Hilário Franco Júnior. Bauru, SP: EDUSC; São Paulo, SP: Imprensa Oficial do Estado, 2002. JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2001. JOHNSON, Paul. A história do cristianismo. Rio de Janeiro: Imago, 2001. MENDES, Norma Musco. Política e identidade em Roma republicana. In: FUNARI, Pedro Paulo A., Org.; SILVA, Maria Aparecida de oliveira, Org. Política e identidade no mundo antigo. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2009. _________; OTERO, Uiara Barros. Religiões e as questões de cultura, identidade e poder no Império Romano. In: Phoînix, Rio de Janeiro, 11: 196-220, 2005. 142 NETO, Ivan Vieira. Religião na Antiguidade Tardia: dos cultos populares à prática da filosofia religiosa. In: Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá (PR), v. III, n. 9, jan./2011. NETO, Renato da Silveira Borges. Primado petrino: posições, exercício, perspectivas. In: Atualidade teológica, Rio de Janeiro, v. 45, p. 531-552, set./dez.2013. ODAHL, Charles Matson. Constantine and the Christian Empire. New York: Routledge, 2004. ROGIER, L. J. Nova história da Igreja. Petrópolis: Vozes, 1973. RUBENSTEIN, Richard E. Quando Jesus se tornou Deus: a luta épica sobre a divindade de Cristo nos últimos dias de Roma. Tradução de Marija C. Mendes. Rio de Janeiro: Fisus, 2001. SILVA, Gilvan Ventura da. A relação Estado/Igreja no Império Romano (séculos III e IV). In: Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro / Vitória: Mauad / Edufes, 2006. ____________; MENDES, Norma Musco. A Construção do Dominato. In: Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Rio de Janeiro/Vitória: Mauad/Edufes, 2006. SIMON, M. Recherches d’histoire judéo-chrétienne. Paris: Haia, 1962. STEGEMANN, Ekkehard W.; STEGEMANN, Wolfgang. Historia social del cristianismo primitive: Los inícios em el judaísmo y las comunidades cristianas em el mundo mediterrâneo. Navarra: Editorial Verbo Divino, 1995. STERN, David H. Comentário judaico do novo testamento. São Paulo: Didática Paulista; Belo Horizonte: Editora Atos, 2008. TEJA, Ramón. El poder de la iglesia imperial: el mito de Constantino y el papado romano. In: Stud. Hist., H antig. 24, 2006, pp. 63-81. Bibliografia específica BAJO, Fe. Concilios y legislación imperial. In: Stud. Hist., Hª antig. 24. Salamanca, 2006, pp. 131 – 142. BUSTAMANTE, Regina Maria da Cunha. Circunceliões: revolta rural na África romana? In: CHEVITARESE, A. L. et AL. (Org.). O campesinato na história. Rio de Janeiro: Mauad / FAPERJ, 2002, v. 1, p. 39-64. ____________, Regina Maria da Cunha. Latim, púnico e berbere na África do Norte: identidade e alteridade. Phoinix, Rio de Janeiro, 6: 312-327, 2000. ____________. África do Norte na perspectiva dos antigos romanos. In: Phoînix, Rio de Janeiro, vol. 2, 2013. 143 ____________. A construção das representações sociais da Africa pelos romanos através das moedas. In: I Simpósio do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial “Representações da romanização no mundo provincial romano”, 2013, São Paulo. CASTRO, María Del Mar Novás. La persecución según Cipriano de Cartago. In: Antigüedad y cristianismo. Ediciones de La Universidad de Murcia, XII, 1995. pp. 181-204. Disponível em: http://revistas.um.es/ayc/article/view/64121. Acesso em 11/11/2013. DONINI, A. História do cristianismo: das origens a Justiniano. Lisboa: Edições 70, 1980. FREITAS, Lucas Jorge de. Estudo da construção do ethos retórico donatista e suas implicações no cristianismo africano do século IV e V. Dissertação (mestrado). USP: 2013. GONÇALVES, José Mario. Religião e violência na África romana: Agostinho e os donatistas. Dissertação (mestrado). UFES: 2009. GROSSI, Vittorino. Nota sobre la semântica de la expresión “Iglesia católica” antes e después del ‘Edicto’ de Constantino del 313. In: Anuario de historia de la iglesia. Vol. 22, 2013, 111-133. MAIER, Jean-Louis. L’épiscopat de l’Afrique romaine, vandale et byzantine. Rome: Institut Suisse, 1973. MARKUS, Robert A. O fim do cristianismo antigo. Tradução de João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997. OLIVEIRA, Julio Cesar Magalhães de. A perseguição de Diocleciano na África e os autos da repressão à Igreja de Cirta: os Acta Munatii Felicis. In: Dimensões. Vol. 25, 2010. SESBÖUÉ, Bernard. História dos dogmas. São Paulo: Edições Loyola, 2005. Tomo I. SIMON, M.; BENOIT, A. Judaísmo e cristianismo antigo: De Antíoco Epifânio a Constantino. São Paulo: Pioneira – Edusp, 1987. Bibliografia teórica ASLANOV, Cyril. A tradução como manipulação. São Paulo: Perspectiva: Casa Guilherme de Almeida, 2015. BIRMAN, Joel. Arquivo e mal de arquivo: uma leitura de Derrida sobre Freud. In: Natureza Humana 10(1), 105-128, jan.- jun., 2008. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. _____________. “Gênese e estrutura do campo religioso”. In: Economias das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011. BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004. DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. Tradução de Mônica Siqueira Leite de Barros; Zilda Zakia 144 Pinto. São Paulo: Perspectiva, 2014. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 2000. GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. HARTOG, François. A história de Homero a Santo Agostinho. Tradução de Jacyntho Lins Brandão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006. LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução Bernardo Leitão. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990. _________. A história política continua a ser a espinha dorsal da história? In: LE GOFF, Jacques. O imaginário medieval. Lisboa: Estampa, 1994. MATA, Sérgio da. História & religião. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. A teoria do trabalho religioso em Pierre Bourdieu. In: TEIXEIRA, Faustino (org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis / RJ: Vozes, 2011. PIETROLUONGO, Márcia (Org.). O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos históricos. Rio de Janeito, vol. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66060/2018%20-%20L%c3%barbia%20Jer%c3%b4nimo%20da%20Silva%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4881
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-07-22T15:41:39Z No. of bitstreams: 1 2018 - Lúrbia Jerônimo da Silva Santos.pdf: 1604719 bytes, checksum: 10b30e14a24ffd83e714d2fe9b9eda6a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-22T15:41:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Lúrbia Jerônimo da Silva Santos.pdf: 1604719 bytes, checksum: 10b30e14a24ffd83e714d2fe9b9eda6a (MD5) Previous issue date: 2018-05-15eng
Aparece en las colecciones:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018 - Lúrbia Jerônimo da Silva Santos.pdfLúrbia Jerônimo da Silva Santos1.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.