Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14026
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos Junior, Edmar Soares
dc.date.accessioned2023-12-22T02:54:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:54:11Z-
dc.date.issued2019-09-19
dc.identifier.citationRAMOS JUNIOR, Edmar Soares. “Porque os cativos de ontem podem ser os operários livres de amanhã”: escolarização e trabalho para os filhos dos operários do Matadouro na Escola Santa Isabel (1885-1889). 111 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14026-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é discutir o impacto sobre o trabalho e a escolarização de trabalhadores e seus filhos na Imperial Fazenda de Santa Cruz nos anos 1880, tendo a Escola Santa Isabel como protagonista. Analisamos um conjunto de fontes diversificadas: discursos oficiais da Câmara Municipal, solicitações formais da população da Fazenda a respeito da ausência de instrução aos seus filhos, obras de intelectuais defensores do ensino técnico, notas e debates na imprensa. Pretende-se pontuar as condições socioeconômico da educação e do trabalho na Fazenda de Santa Cruz nos anos 1880 e discutir como a instrução e escolarização de trabalhadores aparecem nas diversas vozes entrelaçadas do processo: comissão de instrução da Câmara Municipal, pessoas “do povo”, intelectuais defensores da instrução profissional. Assim, nossa interpretação das fontes enfatiza as demandas sociais e a ação paternalista do poder público envolvendo a instituição escolar e o trabalho como palco de conflitos e lutas sociais pela educação na Capital da Corte nos nas últimas décadas do século XIX.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstruçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectFazenda de Santa Cruzpor
dc.subjectMatadouropor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectSanta Cruz farmeng
dc.subjectSlaughterhouseeng
dc.title“Porque os cativos de ontem podem ser os operários livres de amanhã”: escolarização e trabalho para os filhos dos operários do Matadouro na Escola Santa Isabel (1885-1889).por
dc.title.alternative“For yesterday's slaves may be tomorrow's free workers”: schooling and work for the children of the slaughterhouse workers at the Santa Isabel School (1885-1889).por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this research is to discuss the impact on work and professional schooling at Santa Cruz Farm in the 1880s, with Santa Isabel School as its protagonist. The paper analyzes a set of diverse historical documents: official speeches by the City Council about the School, formal requests from the people of the Treasury regarding the lack of education to their children, books by intellectual defenders of technical education. It is intended to point out the socioeconomic impact on education and work caused by the transfer from the Slaughterhouse to the Santa Cruz Farm in the 1880s and to discuss how professional instruction appears in the various intertwined voices of the process: the City Council's instruction committee, people from people”, intellectuals who defend professional education. Thus, our interpretation of the sources emphasizes the social demands and the paternalistic action of the government involving the school institution and the works as the scene of conflicts and social struggles for education in the Capital of the Imperial Court.eng
dc.contributor.advisor1Popinigis, Fabiane
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5218-0566por
dc.contributor.advisor1ID602.729.881-20por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9405954571177231por
dc.contributor.referee1Popinigis, Fabiane
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5218-0566por
dc.contributor.referee1ID602.729.881-20por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9405954571177231por
dc.contributor.referee2Gonçalves, Margareth de Almeida
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8873-6519por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773163431927243por
dc.contributor.referee3Moraes, Renata Figueiredo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7422043520205798por
dc.creator.ID20816150-5por
dc.creator.ID104.752.097-45por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225868145188120por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesAZEVEDO. C.M.M. Onda negra, medo branco: o medo no imaginário das elites – Século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. P. 253. AZEVEDO, André Nunes de (org). Rio de Janeiro: capital e capitalidade. Rio de Janeiro: Departamento Cultural/ Sr-3 UERJ, 2002. AZEVEDO, André Nunes de. A Grande Reforma Urbana do Rio de Janeiro: Pereira Passos, Rodrigues Alves e as ideias de civilização e progresso. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016. BARROS, José D‟Assunção. A História Social: seus significados e seus caminhos. LPH – Revista de História da UFOP. nº 15, 2005. BURKER, P. A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. BLOCH, Marc. Apologia da História. Ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. BATALHA, Claudio (Org.). Dicionário do movimento operário na cidade do Rio de Janeiro do século XX aos anos 1920, militantes e organizações. São Paulo: Perseu Abramo, 2009. BATALHA, C. H. M. A geografia associativa: associações operárias, protesto e espaço urbano no Rio de Janeiro da Primeira República. In: AZEVEDO, Elcine; CANO, Jefferson; CUNHA, Maria. C.P.; CHALHOUB, Sidney. (Orgs). Trabalhadores na Cidade: cotidiano e cultura no Rio de Janeiro e em São Paulo, séculos XIX e XX. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009. BATALHA, C. H. M (org). Identidade e diversidade na formação do operariado. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2004. CARDOSO, C.F. e VAIFAS, R. Domínios da História: ensaios de teoria de metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997 CARR, EDWARD H. Que é história? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. CARVALHO, J. M. As Conferências Radicais do Rio de Janeiro: novo espaço de debate. In: Nação e Cidadania no Império. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 18. 106 CHAMOM, C. S. e GOODWIN JR, J. W. “A incorporação do proletariado à sociedade moderna”: a Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais (1910-1941). Varia História, Belo Horizonte, v. 28, n. 47, p. 319-340. (disponível em http://www.scielo.br/pdf/vh/v28n47/15.pdf. Acesso em setembro de 2018). COSTA, Ana Luiza J. e NASCIMENTO, Josi Arissandra. As Escolas Noturna da Corte Imperial e a Difusão da Cultura Escrita. Anais do I Congresso Brasileiro em História da Educação do Rio de Janeiro. Niterói: UFF, 2007. CD-ROM. COSTA, Ana Luiza Jesus. O Educar-se das Classes Populares no Rio de Janeiro Oitocentista. Paco e Littera: Edição do Kindle. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1827, Página 71 Vol. 1 pt. I (Publicação Original). Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro1827-566692-norma-pl.html (consultado em setembro de 2018). CUNHA, Luiz Antonio. Ensino De Ofícios Artesanais e Manufatureiros No Brasil Escravocrata. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005. DRESCHER, Seymour. Abolição: uma história da escravidão e do antiescravismo. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. ENGEMANN, C. Santa Cruz: de legados dos jesuítas a pérola da Coroa. 1ª Ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Cia. das Letras, 2007. GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. PEDROZA, M. e DUARTE, T. As querelas entre marchantes e políticos em torno da carne verde (o matadouro público de Santa Cruz, 1872-1889). In: ENGEMANN, C. eAMANTINO, M. Santa Cruz: de legado dos jesuítas a pérola da coroa. Rio de Janeiro: Eduerj, 2013. P. 340. POPINIGES, F. Proletários de Casacas: trabalhadores do comércio carioca (1850-1911). Campinas, SP: Editora Unicamp, 2007. GONDRA, José Gonçalves e SCHUELLER, Alessandra F. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008. 107 FREITAS, Benedicto. História do Matadouro Municipal de Santa Cruz. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti Editora, 1950. FREITAS, Benedicto. O Matadouro de Santa Cruz: cem anos na vida de uma comunidade. Rio de Janeiro: Folha Carioca, 1977. FREITAS, Benedicto. Santa Cruz (Fazenda Jesuítica, Real, Imperial), Vol. III. Rio de Janeiro: Edições do Autor, 1987. GENOVEZ, Patrícia Falco. Os cargos do paço Imperial e a Corte no Segundo Reinado. MÉTIS: história & cultura, 2002. HÉBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França séculos XIX – XX). In: Revista Brasileira de História da Educação. Editora Autores Associados/SBHE, jan-jun de 2001, n° 1, pp. 115-141. MARTINEZ, Alessandra F. Educar e instruir: a Instrução Pública na Corte Imperial (1870- 1889). Niterói. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1998. MARTINEZ, Alessandra F. Educação, Experiência e Emancipação: Contribuições De E. P. Thompson Para A História Da Educação. In: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8594 MATTOS, I. R. O tempo saquarema: a formação do Estado Imperial. Rio de Janeiro: ACCESS, 1994. MATTOS, H. M. Escravidão e cidadania no Brasil Monárquico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2004. NASCIMENTO, Maria Isabel Moura(et al). Instituições Escolares no Brasil Colonial e Imperial. In:http://www.histedbr.fae.unicamp.br/ navegando/artigos_ frames/artigo_ 075.html. NUNES, C. e CARVALHO, M. M. C. Historiografia da Educação e Fontes. In: GONDRA, José (org). Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP & A, 2005. PERES, Eliane. Templos de Luz. Os cursos noturnos masculinos da biblioteca pública Pelotense. Pelotas, Seiva Publicações, 2002. RODRIGUES, Antônio Edmilson M. Em algum lugar do passado. Cultura e História na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Departamento Cultural/ Sr-3 UERJ, 2002. 108 SCHUELLER, Alessandra. Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893). (Disponível http://www.rbhe.sbhe.org.br. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.827 Acesso em Outubro 2017). SCHUELER, A. Educação, Experiência e Emancipação: Contribuições de E. P. Thompson Para A História Da Educação. In: – www.uff.br/trabalhonecessario; Ano 12, Nº 18/2014. (Acessado em julho de 2019). SCHWACZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Serviço Social da Indústria. Departamento Nacional. Projeto Pedagógico SESI Para Educação de Jovens e Adultos / Serviço Social da Indústria. Brasília: SESI/DN, 2014. SILVA, Marilene Rosa Nogueira da. Negro na Rua: a nova face da rua. São Paulo: Hucitec, 1988. SILVA. Roberto Rafael Dias. Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea. Cad. Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 158-182, Mar. 2016. In: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 15742016000100158&lng=en&nrm=iso>. SOARES, Luiz Carlos. O Povo de Cam na capital do Brasil: a escravidão urbana no Rio de Janeiro do século XIX. Rio de Janeiro: 7 Letras/ Faperj, 2007. TAVARES, Geórgia da Costa. A atuação dos Marchantes no Rio de Janeiro colonial. Estratégias de mercado e redes de sociabilidade no comércio de abastecimento de carne verde (1763-1808). Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2012. THOMPSON, E. P. Costumes em Comum. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998. THOMPSON, E. P. Os Românticos. A Inglaterra na era revolucionária. Tradução: Sérgio Moraes Rêgo Reis, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002. VECHIA, Ariclê e CAVAZOTTI, Maria A. A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003. 109 VECHIA, Ariclê. Imperial Collegio de Pedro II: centro de recepção das ideias transnacionais para o ensino secundário brasileiro. Anais do I Congresso Brasileiro em História da Educação do Rio de Janeiro. Niterói: UFF, 2007. CD-ROM. VERÍSSIMO, Antônio Augusto. Santa Cruz e a Fazenda Nacional: notas sobre a situação fundiária. SMH/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2004. (Disponível em http://www.data.rio. Acessado em março de 2018). FONTES AGCRJ – Códice 54.1.9b – Instrução Pública. Autos de inauguração da Escola de Santa Isabel no Edifício do Matadouro no Curado de Santa Cruz. Illma. Câmara Municipal, 1886. BRASIL. Decreto n. 131ª de 17 de fevereiro de 1854. Aprova o regulamento para a reforma do ensino primário e secundário no Município da Corte. Disponível em http://wwwe.camara.gov.br/legislacao/publicacoes/doimperio. (Acesso em maio de 2019) JORNAL DIÁRIO DE NOTÍCIA. Ano 1886. Edição 418 (Disponível em http://memoria.bn.br. Consultado em setembro 2017). Relatório da 19ª Sessão Ordinária da ilustríssima Câmara Municipal de 5 de agosto 1886 (Disponível em JORNAL DO COMMERCIO DE 26/08/1886. In: http://memoria.bn.br. Consultado em setembro 2017). Solenidade de Abertura da Escola Mixta de Santa Isabel no Matadouro de Santa Cruz (Disponível em JORNAL DO COMMERCIO DE 26/08/1885. In: http://memoria.bn.br. Consultado em setembro 2017). Relatório da Fundação da Escola de Santa Isabel (Disponível em JORNAL DO COMMERCIO DE 26/08/1886. In: http://memoria.bn.br. Consultado em setembro 2017). PIRES DE ALMEIDA, José Ricardo. História da Instrução Pública, 1500 a 1889. São Paulo: EDUC; Brasília, DF: INEP / MEC, 1989. PIRES DE ALMEIDA, J. Officina na Escola: o ensino profissional posto em prática nas escolas particulares de sua majestade o imperador. Rio de Janeiro: Lombaerts e Comp., 1886. PROJETO DE CONSTITUIÇÃO PARA O IMPÉRIO DO BRASIL, 1823. Disponível em http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/25819. Consultado em agosto de 2018. 110 Revista dos Construtores, 1886 (Anno I, Nº 6. p. 20) (Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=227110x. Consultado em outubro de 2017). Roberto de Macedo, “Efemérides Cariocas”, Revista do Instituto, Rio, Volume 271, página 25. IHGB. SOUZA FILHO, Tarquinio de. O ensino technico no Brasil. Rio de Janeiro Imprensa Nacional. 1887. Disponível em: http://www2.senado.gov.br/bdsf/bitstream/id/242353/1/000032665.pdf. Consultado em setembro de 2017. DISSERTAÇÕES E TESES BEAKLINI, Adriana Valentim. Da escola nas oficinas à oficina como escola: sujeitos, circulação e apropriação de modelos de educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II (1882-1906). Orientadora: Ana Chrystina Venancio Mignot. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. 2018. 254 f. BEAKLINI, Adriana Valentim. Escola Mixta da Imperial Fazenda de Santa Cruz: uma proposta de educação pelo trabalho do Imperador D. Pedro II (1885-1889). Dissertação de Mestrado. Unirio: Rio de Janeiro, 2012. COSTA, Ana Luiza da. À Luz das Lamparinas. As escolas noturnas para trabalhadores no Município da Corte (1860-1889). Dissertação de Mestrado. UERJ: Rio de Janeiro, 2007. COSTA, Edite Morais. Do boi só não se aproveita o berro! O comércio das carnes verdes e a transformação socioeconômica da imperial fazenda de santa cruz com a construção do matadouro industrial (1870-1890). Dissertação de Mestrado. UFRRJ: Seropédica, RJ, 2017. DESSOTTI, Isabel Cristina Caetano. A educação operária no final do século XIX e início do XX em Sorocaba sob o olhar da imprensa: o escrito e o silenciado. Tese de Doutorado. UNICAMP: Campinas, 2017. GOMEZ, Camila Estevam. “Instruam o operário”: Projetos, disputas e demandas por instrução para trabalhadores na imprensa do Engenho de Dentro (1890-1905)”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ: 2018. 111 MEDEIROS, Júlio Cesar. Trabalho, folga e cuidados terapêuticos: A sociabilidade escrava na Imperial Fazenda Santa Cruz, na segunda metade do século XIX. Tese de Doutorado em História das Ciências e da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, 2011. ROCHA, Ilana Peliciari “Escravos da nação”: o público e o privado na escravidão brasileira, 1760-1876. Tese (Doutorado). USP. Universidade São Paulo. São Paulo, 2012. SOUZA, Maria Zélia Maia de. Educar, trabalhar, civilizar no asilo de meninos desvalidos, 1875-1894: caminhos possíveis. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2008. (Dissertação de mestrado).por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69723/2019%20-%20Edmar%20Soares%20Ramos%20Junior.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5759
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-06-13T14:57:31Z No. of bitstreams: 1 2019 - Edmar Soares Ramos Junior.pdf: 3130778 bytes, checksum: c89c4ecd68bd36f7835974315fccf5a1 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T14:57:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Edmar Soares Ramos Junior.pdf: 3130778 bytes, checksum: c89c4ecd68bd36f7835974315fccf5a1 (MD5) Previous issue date: 2019-09-19eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Edmar Soares Ramos Junior.pdf2019 - Edmar Soares Ramos Junior3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.