Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14031
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFirmo, Maria Eduarda de Faria
dc.date.accessioned2023-12-22T02:54:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:54:17Z-
dc.date.issued2019-11-02
dc.identifier.citationFIRMO, Maria Eduarda de Faria. "Direito de Lembrar": uma construção de memória sobre o Genocídio Roma (1939-1945) pelo Movimento Romani. 2019.133 f.. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14031-
dc.description.abstractAo fazer um mapeamento sobre a questão do Genocídio Roma na historiografia sobre o Holocausto, percebe-se que há uma lacuna nas pesquisas sobre essa temática. Apesar disso, os anos 80 representaram o início de um aumento gradual do interesse por essa temática de estudo. Sendo observado uma tentativa pelo reconhecimento dos Roma, como vítimas do Holocausto perpetrado pelos nazistas. De forma paralela, neste mesmo período, nota-se uma ampliação das atividades de grupos Roma, em busca de seu espaço na memória coletiva do Holocausto e na luta pelos seus direitos. Com isso, essa pesquisa parte do princípio de que as mudanças na escrita da história das vítimas do Holocausto e as ações dos grupos Roma podem ser articuladas, e permitem a possibilidade de se entender o Genocídio Roma, como um instrumento para a construção dessas associações e de suas memórias e identidades. Tendo como temática a questão da construção de memória sobre o Genocídio Roma (1939 – 1945) pelo Movimento Romani, compreendendo que esta está em permanente construção, e a sua filiação com o passado se entrecruza com a própria construção da identidade e a luta por direitos desse grupo no presente, o que motiva na necessidade de reflexão sobre as produções de memória atuais sobre o passado e as suas coexistências tensionais. Para isso, utiliza-se como fonte o manual, Right to Remember, produzido nos anos 2014, pelo Roma Youth Plan Action em parceria com o Conselho da Europa. Este recorte temporal se deve ao fato deste período, está inserido em uma fase de ampliação das relações de grupos Roma com instituições internacionais e da publicação de materiais do próprio grupo sobre essa temática. E tem como objetivos, mapear o de analisar e estabelecer relações entre o desenvolvimento das organizações Romani e a produção de documentos sobre o Genocídio Roma, em um contexto de modificação da Historiografia do Holocausto, de forma a compreender como essas políticas resultaram na produção desses materiais. Para então, examinar a inserção da construção da identidade e memória do Genocídio Roma dentro do debate sobre a educação sobre os direitos humanos e discutir as expectativas de construção de identidade e memória existente no documento produzido por esses grupospor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGenocídio Romapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectMovimento Romanipor
dc.subjectGenocide Roma..eng
dc.subjectMemorypor
dc.subjectRomani Movementpor
dc.title"Direito de Lembrar": uma construção de memória sobre o Genocídio Roma (1939-1945) pelo Movimento Romanipor
dc.title.alternative“Right to remember”: constructing of memory on the Roma Genocide (1939 – 1945) by the Romani Movementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBy mapping the issue of Genocide Roma in the Holocaust historiography, it is clear that there is a gap in research on this theme. Nevertheless, the 1980s represented the beginning of a gradual increase in interest in this theme of study. An attempt is being made to recognize the Roma as victims of the Holocaust perpetrated by the Nazis. In parallel, in this same period, there is an expansion of the activities of Roma groups, seeking their space in the collective memory of the Holocaust and in the struggle for their rights. Thus, this research assumes that changes in the writing of the history of Holocaust victims and the actions of the Roma groups can be articulated, and allow the possibility of understanding the Roma Genocide as an instrument for the construction of these associations and of your memories and identities. Having as its theme the issue of the construction of memory about the Genocide Roma (1939 – 1945) by the Romani Movement, understanding that it is under permanent construction, and its affiliation with the past intersects with the construction of identity itself and the struggle for rights. This group motivates the need for reflection on current memory productions about the past and its tension coexistences. To this end, the manual Right to Remember, produced in 2014 by Roma Youth Plan Action in partnership with the Council of Europe, is used as a source. This time frame is due to the fact of this period, it is inserted in a phase of expansion of the relations of groups Roma with international institutions and the publication of materials of the own group on this theme. And its objectives are, firstly, to map and analyze the relationship between the development of Romani organizations and the production of documents about the Roma Genocide, in a context of modification of Holocaust Historiography, in order to understand how these policies resulted. in the production of these materials. To then, examine the insertion of the identity and memory construction of Genocide Roma into the debate on human rights education and discuss the expectations of identity and memory construction that exist in the document produced by these groupseng
dc.contributor.advisor1Moraes, Luis Edmundo de Souza
dc.contributor.advisor1ID950.262.667-20por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7497301779570000por
dc.contributor.referee1Moraes, Luis Edmundo de Souza
dc.contributor.referee1ID950.262.667-20por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7497301779570000por
dc.contributor.referee2Koifman, Fábio
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0019-6106por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9734939846059572por
dc.contributor.referee3Gherman, Michel
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5419654016461691por
dc.creator.ID133.317.397-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2857557959777551por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesFONTES CONSELHO DA EUROPA. Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos. COE, 2010. COUNCIL OF EUROPE. “The Strasbourg Declaration on Roma”. 2010. Disponível em: <https://search.coe.int/cm/Pages/result_details.aspx?ObjectID=09000016805ce1de > COUNCIL OF EUROPE. Roma Youth Action Plan. Disponível em: <http://www.coe.int/en/web/youth-roma/home > COUNCIL OF EUROPE. Roma Youth Conference. 2011. Disponível em: < http://www.coe.int/en/web/ youth-roma/roma youth-conference-2011 > COUNCIL OF EUROPE. Introducing Human Rights Education. Disponível em: < Https://Www.Coe.Int/En/Web/Compass/Introducing-Human-Rights-Education> KEEN, Ellie; GOMES, Rui. Right to Remember: A Handbook for Education with Young People on the Roma Genocide. Council of Europe, 2014. BIBLIOGRAFIA ALY, Götz. The Planning Intelligentsia and the “Final Solution”. In: BARTOV, Omer. The Holocaust: Origins, Implementation, Aftermath. London: Routledge, 2000. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 12a Edição. São Paulo: Hucitec, 2006. P, 34. BARTOV, Omer. Introduction. In: BARTOV, Omer. The Holocaust: Origins, Implementation, Aftermath. London: Routledge, 2000. BAUER, Yehuda. A History of the Holocaust. Franklin Watts, 2001. 125_________________Rethinking the Holocaust. New Haven and London: Yale University Press, 2001. BRANCO, Ana Paula Castelo Branco. Introdução. In: Entre a dor de ser "cigano" e o orgulho de ser Romà – aproximação à literatura Romani e autorrepresentação dos Romà em duas obras de Jorge Nedich. 2008. 111p. Dissertação (Mestrado em Literatura) Universidade de Brasília. 2008. BORGES, Isabel Cristina Medeiros Mattos. Cidades de portas fechadas: a intolerância contra os ciganos na organização urbana na Primeira República. 2007. 119p. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal e Juiz de Fora. 2007. BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: Economia das trocas linguísticas. São Paulo: EDUSP, 1996. BURKE, Peter (org.) Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: A Escrita da História – Novas Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. BURLEIGH, Michael. The Third Reich: A New History. London: Macmillan, 2001. __________________Psychiatry, German Society And The Nazi “Euthanasia” Programme. In: BARTOV, Omer. The Holocaust: Origins, Implementation, Aftermath. London: Routledge, 2000. P. 43-62 CANDAU, Vera. SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação (Porto Alegre, impresso), v. 36, n. 1, p. 59-66, jan./abr. 2013. CASSIRER, Ernest. Linguagem e Mito. São Paulo: Perspectiva, 2009. CATROGA, Fernando. Recordação e Esquecimento. In: Memória, História e Historiografia. Coimbra, Quarteto, 2001 CERTEAU, Michel de. Fazer História. In: A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. 126CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: À Beira da Falésia: A História entre incertezas e inquietudes. Rio Grande do Sul; Editora da Universidade. _________________Introdução: Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: A História Cultural: entre práticas e Representações. Lisboa: Difel, 1990. CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. En: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun. 2008-). Buenos Aires: CLACSO, 2008. DELUMEAU, Jean. A História do Medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. DWORK, Debórah; PELT, Robert Jan van. Holocausto: Uma História. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2004. ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis: papers in the critical study of language. New York: Longman Publishing, 1995. ____________________Discourse and Social Change. Cambridge: PolityPress, 1992. P. 200-224. FAZITO, Dimitri. Transnacionalismo e Etnicidade. Belo Horizonte, UFMG. Dissertação de Mestrado. FERRARI, Florência. Contornos. In: Um olhar oblíquo: contribuições para o imaginário ocidental sobre o cigano. 2002. 267p. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) Universidade de São Paulo. 2002. FIORIN, José Luiz. Língua, discurso e política. Alea, volume 11, número 1,janeiro-junho 2009 p. 149. FISCHEL, Jack R. Gypsies. In: Historical Dictionary of the Holocaust. The Scarecrow Press, Inc. Lanham: Toronto, Plymouth, UK. 2010. P. 104-107. 127FOSZTÓ, László. Diaspora and nationalism: An anthropological approach to the international Romani movement. Regio: Minorities, Politics, Society, v. 1, 2003. FOUCAULT, M. As Palavras e as Coisas: uma Arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1995. FLORES, Joaquín Herrera. A reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. FRIEDLANDER, Henry. Step By Step: The Expansion Of Murder, 1939–1941. In: BARTOV, Omer. The Holocaust: Origins, Implementation, Aftermath. London: Routledge, 2000. P. 63-75. FRIEDLÄNDER, Saul. A Alemanha Nazista e os Judeus, volume I: os anos de perseguição, 1933-1939. São Paulo: Perspectiva, 2012. FRIEDLÄNDER, Saul. The Extermination of the European Jews in Historiography: Fifty Years Later. In: BARTOV, Omer. The Holocaust: Origins, Implementation, Aftermath. London: Routledge, 2000. P. 79-91. GILBERT, Martin. O Holocausto: História dos Judeus da Europa na Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. GIORDANI. Rosselane Liz. As Relações de Poder Exercidas através do Discurso. Biblioteca on – line de Ciências da Comunicação. 2011. Disponível em: < www.bocc.ubi.pt >. GOHN, Maria Glória. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação – II a Série, Número 1, 2014. ___________________ Educação Não-Formal e Cultura Política. São Paulo, Cortez, 2008. ___________________Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v. 16 n. 47 maio ago. 2011. GOLDHAGEN, Daniel. Os Carrascos Voluntários de Hitler: O povo alemão e o Holocausto. GOSEPATH, Stefan. Uma pretensão de direito humano à proteção fundamental. In: TOLEDO, Cláudia (org.). Direitos Sociais em debate. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. P. 69. 128HALL, Stuart. Quem precisa da identidade?. In: SILVA, Toma Tadeu; WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: a perspective dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. HALL, S.; SOVIK, L. (Org.) Estudos Culturais: dois paradigmas; Significação, Representação, Ideologia: Althusser e os debates pós-estruturalistas. In: Da Diáspora. Identidades e mediações culturais. HERRERA FLORES, Joaquín. A reinvenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. HERMAN, Arthur. Degeneração – A Ruína do Liberalismo. In: A Ideia de Decadência na História Ocidental. Rio de Janeiro: Record, 1999. HILBERG, Raul. The Destruction of the European Jews: Precedents. In: BARTOV, Omer. The Holocaust: Origins, Implementation, Aftermath. London: Routledge, 2000. P. 21 – 42. HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010, 9-40. KAPRASLKI, Slawomir. Identity building and the Holocaust: Roma political nationalism. Nationalities Papers: The Journal of Nationalism and Ethnicity, 25:2, 269-283. KARNAL, Leandro; TATSCH, Flavia Galli. A memória evanescente. In: LUCA, Tania Regina de; PISNKY, Carla Bassanezi. Os Historiadores e suas Fontes. São Paulo: Contexto, 2011. KERSHAW, Ian. Hitler: 1936 – 1945 Nemesis. New York: Norton, 2001. LAQUEUR, Walter. Gypsies. In: The Holocaust Encyclopedia. Yale University Press, 2001. LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005. LEED, Eric. “Fateful Memories: Industrialized War and Traumatic Neuroses”, Journal of Contemporary History 35, No. 1, Special Issue: Shell-Shock (2000): 85-100. 129LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Editora da UFPR. LONGERICH, Peter. The intensification of the racial persecution of non-Jewish group by the police apparatus, 1936-1937. In: Holocaust: The Nazi persecution and murder of the Jews. Oxford University Press, 2010. LUDWIG, Celso Luiz. Direitos Humanos: fundamentação transmoderna. In: Direitos Humanos e Políticas Públicas. Curitiba: Editora Universidade Positivo, 2014, p. 13-36. MARGALIT, Gilad. Germany and its Gypsies: a Post-Auschwitz Ordeal. The University of Wisconsin Press, 2002. MARGALIT, Gilad; MATRAS, Yaron. Gypsies in Germany – German Gypsies?. In: STAUBER, Roni; VAGO, Raphael. The Roma: a minority in Europe: historical, political and social perspectives. CEU Press, 2007, pp. 103-116. MARRUS, Michael R. A Assustadora História do Holocausto. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003. MARUSHIAKOVA, Elena; POPOV, Vesselin. Rethinking Roma Holocaust: victims or/and victors. In: BUCHSBAUM, Thomas M. SŁAWOMIR, Kapraslki. Beyond the Roma Holocaust From Resistance to Mobilisation. Krakow: UNIVERSITAS, 2017. MATRAS, Yaron. The Development of the Romani Civil Rights Movement in Germany 1945-1996. In: TEBBUTT, Dusan. Sinti and Roma: Gypsies in German-speaking society and Literature. Berghan Books, 2008. Pág. 49-63. MATRAS, Yaron; LEGGIO, Daniele Viktor; STEEL, Mirela. ‘Roma Education’ as a Lucrative Niche: Ideologies and Representations. MAYER, Arno J. Why Did the heavens not darken?: the “final solution” in history. New York: Pantheon Books, 1998. MAYALL, David. So, who are the Gypsies? In: Gypsy Identities, 1500-2000. From Egipcyans 130and Moon-men to the Ethnic Romany. Londres: Routledge, 2004. MILTON, Sybil. Gypsies and the Holocaust. The History Teacher, vol. 24, no. 4, 1991, pp. 375– 387. MIRGA-KRUSZELNICKA, Anna. Birth, Evolution And Future Of The Roma Associative Movement In Catalonia. 2011. _____________________________“The Associations are all we have”: comparative study of the Romani associationism and ethnic mobilization in Spain and Colombia. 2016. MÜLLER-HILL, Benno. Ciência Assassina: como cientistas alemães contribuíram para a eliminação de judeus, ciganos e outras minorias durante o nazismo. Rio de Janeiro: Xenon, 1993. NEVES, Lucília de Almeida. Memória, história e sujeito: substratos da identidade. Revista Oral, n.3, 2000. PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos: Desafios E Perspectivas Contemporâneas. Rev. TST, Brasília, vol. 75, no 1, jan/mar 2009 POLLACK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15. ________________ Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. PROST, Antoine. As Questões do Historiador. In: Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. QUINTAIS, Luís. Memória e trauma numa unidade psiquiátrica. Análise Social XXXIV (2000): 673-684. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma Concepção Multicultural dos Direitos Humanos. Contexto Internacional. 23, 1, 2001, 7-34. 131SARLO, Beatriz. Tempo Passado: Cultura da Memória e Guinada Subjetiva. Companhia das Letras, Rio de Janeiro, 2007. SCHMITT, Jean-Claude. A História dos Marginais. In: LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005. SIGONA, N; TREHAN, N. (eds). Romani Politics in Europe: Poverty, Ethnic Marginalisation and the Neoliberal Order. Palgrave, 2009. SORIA, Ana Paula Castelo Branco. Introdução. In: Entre a dor de ser “cigano” e o orgulho de ser Romà – aproximação à literatura Romani e auto representação dos Romà em duas obras de Jorge Nedich. 2008. 111p. Dissertação (Mestrado em Literatura) Universidade de Brasília. 2008. SUDDATH, Claire (26 August 2010).“Who Are Gypsies, and Why Is France Deporting Them?” . Time. Disponível em: <http://content.time.com/time/world/article/0,8599,2013917,00.html>; Der Spiegel. France Begins Controversial Roma Deportations. Disponível em: < http://www.spiegel.de/international/europe/sarkozy-finds-a-scapegoat-france-beginscontroversial-roma-deportations-a- 712701.html > STEWART, Michael. Remembering Without Commemoration: The Mnemonics And Politics Of Holocaust Memories Among European Roma. J. Roy. anthrop. Inst. (N.S.) 10, 561-582. 2004. TEBUTT, Susan. Piercing together the jigsaw: the history of the Sinti and Roma in German. In: TEBUTT, Susan (org). Sinti and Roma: Gypsies in German-speaking society and literature. Berghahn Books, 1998. 196p. TOSI, Giuseppe. O significado e as consequências da Declaração Universal de 1948. Capacitação de Educadores da Rede Básica em Direitos Humanos. Módulo, v. 1, 2008. TOYANSK, Marcos. O Associativismo Transnacional Cigano: identidades, diásporas e territórios. São Paulo, 2012. USP. Tese de Doutorado em Geografia. VAN BAAR, Huub. Romani Identity Formation and the Globalization of Holocaust Discourse. Thamyris/Intersecting No. 20 (2010) 115–132. 132WISTRICH, Robert S. Hitler e o Holocausto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. ZIMMERMANN, Michael. The Wehrmacht and the Nacional Socialist persecution of the Gypsies. Romani Studies 5, Vol. 11, No 2(2001), 111-135. ISSN 1528 – 0470. ___________. Les Conditions préalables au Genocide. In: La Solution National-Socialiste de la ‘Question Tsigane’ 1933-1945. Etudes tsiganes, 18-19 (2004).por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69834/2019-%20Maria%20Eduarda%20de%20Faria%20Firmo%20.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5786
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-07-01T15:08:05Z No. of bitstreams: 1 2019- Maria Eduarda de Faria Firmo .pdf: 897051 bytes, checksum: 0edb17d13b94ea2240dd8539b8b6f8ce (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-01T15:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019- Maria Eduarda de Faria Firmo .pdf: 897051 bytes, checksum: 0edb17d13b94ea2240dd8539b8b6f8ce (MD5) Previous issue date: 2019-11-02eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019- Maria Eduarda de Faria Firmo .pdf2019- Maria Eduarda de Faria Firmo876.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.