Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14059
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dc.contributor.authorViana, Vânia das Graças Silva Machado
dc.date.accessioned2023-12-22T02:56:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:56:06Z-
dc.date.issued2021-05-20
dc.identifier.citationVIANA, Vânia das Graças Silva Machado. Educação Especial na perspectiva das Humanidades Digitais: o que dizem os bancos de dados da Capes e do IBICT sobre a síndrome congênita do zika vírus? 2021.170 f. Dissertação (Mestre em Humanidades Digitais) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14059-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi analisar como os bancos de dados da Capes e do Ibict abordam a questão da síndrome congênita do zika vírus (SCZV) e sua disseminação considerando as Humanidades Digitais (HDs). As HDs têm operado nos dias atuais na produção do conhecimento, bem como a ressignificação política, ideológica e, sobretudo, intelectual no que se refere à produção e disseminação científica com uso de metodologias das tecnologias digitais. É uma área interdisciplinar relativamente nova, pouco estudada em nosso meio. Nesse sentido, esta pesquisa é relevante e justifica-se por abordar a Educação Especial na perspectiva das Humanidades Digitais. É uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica. Essa investigação se articula ao projeto de pesquisa "Pesquisas e ações intersetoriais entre educação e saúde na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com síndrome congênita do zika vírus na Baixada Fluminense" financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Para análise dos dados utilizamos a análise de Bardin (2011) por meio do processo de categorização e com a aplicação do software ATLAS ti. Os dados, entre outros aspectos, evidenciam que a maioria (52,17%) das pesquisas foram realizadas na região sudeste do país em universidades e instituições de pesquisa públicas. Igualmente, mostraram que em sua maioria, são da área, mas que também teve estudos em outros campos como na assistência social, mas apenas um foca em aspectos mais específicos da área educacional. Também ficou claro a importância das ferramentas digitais e computacionais para a realização dos estudos analisados, assim como o acesso livre das bases de dados sobre o tema.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHumanidades Digitaispor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectSíndrome congênita do zika víruspor
dc.subjectDigital Humanitieseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectCongenital Zika Virus Syndromeeng
dc.titleEducação Especial na perspectiva das Humanidades Digitais: o que dizem os bancos de dados da Capes e do IBICT sobre a síndrome congênita do zika vírus?por
dc.title.alternativeSpecial Education from the perspective of the Digital Humanities: what do the Capes and IBICT databases say about the congenital Zika virus syndrome?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this research was to analyze how the Capes and Ibict databases address the issue of the congenital zika virus syndrome (SCZV) and its dissemination considering the Digital Humanities (HDs). HDs have been operating today in the production of knowledge, as well as political, ideological and, above all, intellectual resignification in terms of scientific production and dissemination using digital technology methodologies. It is a relatively new interdisciplinary area, little studied in our country. In this sense, this research is relevant and justified by addressing Special Education from the perspective of Digital Humanities. It is a qualitative research, of a bibliographic type. This investigation is linked to the research project "Research and intersectoral actions between education and health in promoting schooling and the development of children with congenital Zika virus syndrome in the Baixada Fluminense" funded by the Research Support Foundation of the State of Rio de Janeiro ( FAPERJ). For data analysis we used the analysis by Bardin (2011) through the categorization process and with the application of the ATLAS ti software. The data, among other aspects, show that the majority (52.17%) of the surveys were carried out in the southeastern region of the country at universities and public research institutions. They also showed that most of them are from the area, but that they also had studies in other fields, such as social assistance, but only one focuses on more specific aspects of the educational area. It was also clear the importance of digital and computational tools for carrying out the analyzed studies, as well as free access to databases on the subject.eng
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.advisor1ID891.622.770-49por
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee2Fortes, Alexandre
dc.contributor.referee3Souza, Flávia Faissal de
dc.creator.ID019.213.137-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266072207632741por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitaispor
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