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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14360
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cordeiro, Tatiane Oliveira de Assumpção | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:00:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-25 | |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Tatiane Oliveira de Assumpção. “Seu lugar é no museu!” A atuação do Museu Vivo do São Bento na construção de sentidos sobre o patrimônio da Baixada Fluminense. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado Multidisciplinar) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14360 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa, no âmbito de um mestrado interdisciplinar em patrimônio, cultura e sociedade, optou por estudar uma instituição expoente na Baixada Fluminense que versa sobre questões pertinentes a ampliação do campo patrimonial: o Museu Vivo do São Bento. Tal escolha se deu pela necessidade e importância de valorizar e potencializar iniciativas que têm como foco o patrimônio, a memória e a história da Baixada Fluminense, questões tão caras para a região. Para tanto, a pesquisa compreende o Museu Vivo do São Bento como um espaço de luta e resistência desde a sua criação e, ainda, investe na percepção e caracterização do sentido das múltiplas atividades desenvolvidas no âmbito da instituição. Toma, assim, a museologia social, da qual o Museu Vivo do São Bento tem por práxis, como importante referencial, que demonstra a partir das frentes de ações e sentidos do museu, quais são os usos e apropriações que são feitos dos saberes e fazeres locais e que contribuem para a construção de sentimentos de pertencimento e de coletividade, além de incentivar a experimentação da perspectiva dos campos do patrimônio cultural, da educação patrimonial e da museologia social. Esse trabalho, portanto, anuncia esses campos como ferramentas inclusivas e democráticas a serem utilizadas e apropriadas à serviço da justiça social e da dignidade humana. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Museu Vivo do São Bento | por |
dc.subject | Museologia Social | por |
dc.subject | Patrimônio Cultural | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Educação Patrimonial | por |
dc.subject | Social Museology | eng |
dc.subject | Cultural Heritage | eng |
dc.subject | Memory | eng |
dc.subject | Patrimonial Education. | eng |
dc.title | “Seu lugar é no museu!” A atuação do Museu Vivo do São Bento na construção de sentidos sobre o patrimônio da Baixada Fluminense | por |
dc.title.alternative | "Its place is in the museum!" The performance of the Museu Vivo do São Bento in the construction of meanings on the heritage of the Baixada Fluminense | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research, within the scope of an interdisciplinary masters, in heritage, culture, and society, has chosen to study an institution that is outstanding in the Baixada Fluminense that deals with issues related to the expansion of the patrimonial field: the "Museu Vivo de São Bento". This choice was due to the need and importance of valuing and strengthening initiatives that focus on the heritage, memory, and history of the Baixada Fluminense, issues which are so expensive for the region. To do so, the research includes the "Museu Vivo de São Bento" as a space of struggle and resistance since its creation and also invests in the perception and characterization of the meaning of the multiple activities developed within the institution. It thus takes the social museology, of which the "Museu Vivo de São Bento" has praxis, as an important reference, which demonstrates from the fronts of actions and senses of the museum, what are the uses and appropriations knowledge and practices that contribute to the construction of feelings of belonging and of collectivity, as well as encouraging experimentation from the perspective of the fields of cultural heritage, patrimonial education and social museology. This work, therefore, announces these fields as inclusive and democratic tools to be used and appropriated in the service of social justice and human dignity. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Raquel Alvitos | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 072.904.097-60 | por |
dc.contributor.referee1 | Carlos, Claudio Antonio Santos Lima | |
dc.contributor.referee2 | Chagas, Mario de Souza | |
dc.contributor.referee3 | Viana, Uhelinton Fonseca | |
dc.creator.ID | CPF: 150.087.177-07 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6322467932194022 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável | por |
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dc.subject.cnpq | História | por |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | por |
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