Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vanessa Fernandes da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:25Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:25Z-
dc.date.issued2019-08-28
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Fernandes da. “Música e lugar de memória: registros de memórias do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em canções”. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) – Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14380-
dc.description.abstractMúsica inspira e provoca sensações, proporciona reflexões, articulando-se em diferentes contextos. Importante elemento para a construção da cultura de um grupo ou lugar; propicia a formação de referências e representações culturais de tal grupo ou lugar, sendo, também, um meio de registro de suas memórias. Nesse sentido, propomos aqui analisar letras de canções sobre a Lapa no Rio de Janeiro, a fim de identificar algumas das memórias do bairro, aspectos culturais e compreender a relação da música com a cultura, a memória e o “lugar de memória”. As canções analisadas foram “Lapa em Três Tempos”, samba-enredo da Portela, do ano de 1971; “A Lapa”, composta por Benedito Lacerda e Herivelto Martins, em 1950; “Lapa na Década de 30” de Moreira da Silva, composta em 1977; “Eu vou pra Lapa”, interpretada por Alcione; “Flor da Lapa”, de Wilson Batista e Cesar Brasil, em 1950; e, “Beijo Sem”, composta por Adriana Calcanhotto, em 2009 e “Mapa da Lapa” de Rogê em 2010. Desse modo, tomamos como objetivo geral discutir sobre a música, enquanto um elemento capaz de evocar memórias e, também, de valorizar e criar lugares de memória. Para tal, usamos como metodologia o levantamento bibliográfico, os métodos de análise de conteúdo e textual. Como resultado, percebemos que as letras podem evocar memórias, exaltar características do bairro da Lapa, e também podemos compreender a importância de aparatos, como a música, que possibilita a conservação, a valorização e a continuidade de uma cultura.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectLugar de Memóriapor
dc.subjectLapa-RJpor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectPatrimonyeng
dc.subjectPlace of Memoryeng
dc.subjectLapa-RJeng
dc.title“Música e lugar de memória: registros de memórias do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em canções”por
dc.title.alternativeMúsica e lugar de memória: registros de memórias do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em canções”eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherMusic inspires and provokes sensations, it provides reflections, articulating itself in different contexts. An important element for the construction of the culture of a group or place, it provides the formation of references and cultural representations of such group or place, being also a means of recording their memories. In this sense, the aim of this paper is to analyze song lyrics about Lapa in Rio de Janeiro, in order to identify some of the neighborhood memories, cultural aspects and to understand how music, culture, memory and the “place of memory” are related. The songs that were chosen to be analized represent “Lapa em Três Tempos”, Portela samba-plot, from 1971; “A Lapa”, composed by Benedito Lacerda and Herivelton Martins, in 1950; “Lapa na Década de 30” by Moreira da Silva, composed in 1977; “Eu vou pra Lapa”, played by Alcione; “Flor da Lapa”, by Wilson Batista and Cesar Brasil, in 1950; and “Beijo Sem”, composed by Adriana Calcanhotto, in 2009 and “Mapa da Lapa” by Rogê in 2010. Thus, we aim to discuss music as an element capable of evoking memories and also valuing and creating places of memory. For such, we use as methodology, the bibliographical survey, the methods of content and textual analysis. As a result, we could realize that lyrics can evoke memories, exalt characteristics of the Lapa neighborhood, and also understand the importance of apparatuses, such as music, which enables the conservation, enhancement and continuity of a cultureeng
dc.contributor.advisor1Fogaça, Isabela de Fátima
dc.contributor.advisor1ID292.789.768-90por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731543706249446por
dc.contributor.referee1Fogaça, Isabela de Fátima
dc.contributor.referee1ID292.789.768-90por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731543706249446por
dc.contributor.referee2Angelo, Elis Regina Barbosa
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1799-3910por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597395193689428por
dc.contributor.referee3Guimaraes, Valeria Lima
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344912790840208por
dc.creator.ID036.212.071-47por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1129479197103305por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadepor
dc.relation.referencesABREU, Regina. Memória social: itinerários poéticos-conceituais. In: DODEBEI, Vera; FARIAS, Francisco R. de; GONDAR,Jô.Morpheus: Revista de Estudos Interdisciplinares em Memória Social, Rio de Janeiro, v. 9, n. 15, 2016. ALÓS, Anselmo Peres. Madame Satã e a encenação do feminino: impasses de um malandro travestido de vermelho. Gênero, Niterói, v.8, p. 369-385, 1 sem. 2008. Disponível em: <http://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30928/18017> Acesso em: 12 de outubro de 2019. ALVES, B. (2012). Trilha Sonora: o cinema e seus sons. Novos Olhares, 1(2), 90-95. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/55404/59008> Acesso em: 07 de agosto de 2018. BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. In: Leach, Edmund ET Alii. Antropos Homem. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985. BARBATO, Silvane; CAIXETA, Juliana Eugênia. Histórias de vida; identidade e memória: uma proposta metodológica. In: BASTOS, Liliana Cabral; LOPES, Luiz Paulo da Moita. (orgs). Estudos de identidade: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro. Editora Garamond, 2011. BARBOSA, Orestes. Samba: sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores. 2ª ed., Rio de Janeiro: Funarte, 1978. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo. Editora Ática. 2005. BARROS, José D’Assunção. História e memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço. MOUSEION, vol. 3, n.5, Jan-Jul/2009. BARROS, José Márcio. Cultura, memória e identidade contribuição ao debate. Cad. hist., Belo Horizonte, v. 4, n. 5, p. 31-36, dez. 1999. BARROS, José Márcio. Diversidade cultural e gestão: sua extensão e complexidade. In: BARROS, José Márcio; JUNIOR, José Oliveira (Orgs). Pensar e Agir a Cultura: desafios da gestão cultural. Belo Horizonte: Observatório da Diversidade Cultural, 2011. BARTOLY, Flavio Sampaio. Da Lapa boêmia à Lapa reificada como lugar do espetáculo: Uma análise de dois períodos da história da produção do lugar na cidade do Rio de Janeiro. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-13. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/4517/451744820393.pdf> Acesso em: 03 de outubro de 2019. 97 BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. 2 a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BLACKING, John. Música cultura e experiência. Cadernos de campo, São Paulo, n. 16, p. 201-218, 2007. BOAS, Franz. A mente do ser humano primitivo. Vozes. Petrópolis, 2011. BOAS, Violeta Pires Vilas. As Memórias e suas permanências na cidade: a Lapa como estudo de caso, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/22655439-As-memorias-e-suas-permanencias-na-cidade-a-lapa-como-estudo-de-caso-resumo.html. Acesso em: 29 de abril de 2018. BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. 3. ed.. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. BOURDIEU, Pierre. O Campo Científico. In: ORTIZ, Renato (org) Pierre Bourdieu. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994. BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Lisboa: Fim de Século – Edições, Sociedade Unipessoal, LDA, 2003. CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo. Contexto, 2014. CARDOSO, Ricardo José Brügger. O Corredor Cultural como espaço propulsor da revitalização do centro da cidade do Rio de Janeiro no período da redemocratização. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito - PPGSD-UFF, 2005. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/viewFile/236/82>Acesso em: 26 de Abril de 2018. CARUSO, Haydée. A ordem na desordem de ontem e hoje, notas etnográficas sobre a polícia na Lapa carioca. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/742/74237096006.pdf> Acesso em 15 de outubro de 2019. CASCO, Ana Carmen Amorim Jara. Os Arcos da Lapa: um estudo de antropologia urbana. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp038692.pdf> Acesso em: 29 de abril de 2018. CASCUDO, Luís da Câmara. Civilização e Cultura. Pesquisas e Notas de Etnografia Geral. Ed. Global, São Paulo. 2004. CASTRO, Maria Laura Viveiros de. Patrimônio cultural imaterial no Brasil: Estado da arte. Patrimônio imaterial no Brasil Legislação e políticas estaduais. UNESCO. Brasília, 2008, p. 11-36. 98 CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000. CHUVA, Márcia. Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma perspectiva histórica e ética. In: CHUVA, Márcia; NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos (orgs). Patrimônio cultural: políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro. Mauadx: FAPERJ, 2012. CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil. Artigo 216. Disponível em: <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_216_.asp> Acesso em: 15 de março de 2019. CORACINI. Maria José R. F. A Memória em Derrida: uma questão de arquivo e de sobre-vida.Cadernos de estudos culturais, Campo Grande, MS, v. 2, n. 4, p. 95 – 125, jul./dez. 2010. DAVALLON, J. 2015. Memória e patrimônio: por uma abordagem dos regimes de patrimonialização. In: TARDY, C. (Org.); DODEBEI, Vera (Org.). Memória e novos patrimônios. 1. ed. Marseille: Open Edition Press, 2015. DECRETO n° 28552 de 15 de outubro de 2007. Declara Patrimônio Cultural Carioca a Bossa Nova. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4368015/4108319/08DECRETO28552BossaNova.pdf>Acesso em: 11 de abril de 2018. DECRETO n° 35550 de 03 de maio de 2012. Declara Patrimônio Cultural Carioca o Gênero Musical Denominado Choro. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4368015/4108332/19DECRETO35550GeneroMusicalDenominadoChoro.pdf>Acesso em: 11 de abril de 2018. DODEBEI, Vera. Memória, circunstância e movimento. In: DODEBEI, Vera; GONDAR, Jô (orgs). O que é memória social?. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005. FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p.59-80. FRANCO, Luiza. Violência contra a mulher: novos dados mostram que 'não há lugar seguro no Brasil. BBC News Brasil. São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47365503> Acesso em: 01 de agosto de 2019. FUNDIÇÃO PROGRESSO. História. Disponível em: <http://www.fundicaoprogresso.com.br/AFundicao/Historia> Acesso em: 04 de maio de 2018. 99 FUSCALDO, Bruna Muriel Huertas. O carimbó: cultura tradicional paraense, patrimônio imaterial do Brasil. Revista CPC, São Paulo, n.18, p. 81–105, dez. 2014/abril 2015. GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Disponível em: <http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf> Acesso em: 5 de novembro de 2014. GIDDENS, Anthony. Mundo em Descontrole. Rio de Janeiro: Editora Record, 3ª edição, 2003. GILL, Maria da Penha Caetano de Figueirêdo. As territorialidades de crianças e adolescentes nas ruas do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_arquivos/26/TDE-2009-04-29T122518Z-1928/Publico/2004%20D%20Maria%20da%20Penha%20Caetano%20de%20Figueiredo.pdf> Acesso em: 21 de abril de 2018. GOMES, Nelson Manuel Padilha de Menezes. Música, Cultura e Estado - A Música nas Políticas Culturais em Portugal. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Portugal, 2011. Disponível em: <https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/3819/1/MUSICA_NGOMES_V3.pdf>Acesso em: 01 de maio de 2019. GONÇALVES, José Reginaldo. O patrimônio como categoria de pensamento, ensaios contemporâneos In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mario (orgs.). Memória e patrimônio, ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: D.P&A, 2003. GONDAR, Jô. Cinco proposições sobre memória social. In: DODEBEI, Vera; FARIAS, Francisco R. de; GONDAR,Jô.Morpheus: Revista de Estudos Interdisciplinares em Memória Social, Rio de Janeiro, v. 9, n. 15, 2016. GONDAR, Jô. Quatro proposições sobre memória social. In: DODEBEI, Vera; GONDAR, Jô (orgs). O que é memória social?. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011. GRANJA, Carlos Eduardo de Souza Campos. Musicalizando a escola: música, conhecimento e educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2008. GUIA DO PATRIMÔNIO CARIOCA. Bens tombados 2014. 5ª edição Revista e Ampliada, Rio de Janeiro, 2014. GUIMARÃES, Maria Juçá. Circo Voador: A nave. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 2013. HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo, Vértice, 1990. HERSCHMANN, M. Lapa: Cidade da Música. Ed. Mauad, 2007. 100 HOBSBAWM, Eric. Introdução: A invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric. RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 9-23. ICOMOS. Declaração de Quebec. Disponível em: <https://www.icomos.org/images/DOCUMENTS/Charters/GA16_Quebec_Declaration_Final_PT.pdf> Acesso em: 23 de abril de 2018. IPHAN. Arcos da Lapa (Rio de Janeiro, RJ), 2018. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_hist.gif&Cod=1676> Acesso em 24 de abril de 2018. IPHAN. Carta de Turismo Cultural. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Turismo%20Cultural%201976.pdf> Acesso em: 03 de outubro de 2019. IPHAN. Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/64> Acesso em: 03 de Outubro de 2019. IPHAN. Patrimônio imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília : IPHAN, 2014. IPHAN. Iphan, Prefeitura e Santander entregam obras de restauração dos Arcos da Lapa, no Rio, 2011. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1594/iphan-prefeitura-e-santander-entregam-obras-de-restauracao-dos-arcos-da-lapa-no-rio> Acesso em: 29 de abril de 2018. IPHAN. Recomendação de Nairóbi. 2019. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Recomendacao%20de%20Nairobi%201976.pdf> Acesso em: 01 de junho de 2019. JOURDAIN, Robert. Música, Cérebro e Êxtase. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=Yq2wT8S4nz4C&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 27 de maio de 2018. JOSÉ, Carlos Alberto Direito. A revitalização cultural da Lapa - RJ: uma análise da (re) estruturação espacial. Revista geo-paisagem (online) Ano9, nº 17, 2010. Disponível em: http://www.feth.ggf.br/Lapa.htm.. Acesso em: 26 de Abril de 2018. LARAIA, Roque de Barros. Cultura um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1990. 101 LIMA, João Marcelo da Costa e Silva; RAGAZZO, Carlos Emmanuel Joppert. Densidade Urbana e Qualidade de vida: O Caso do Porto Maravilha. Revista da Faculdade de Direito – UFPR, Curitiba, vol. 60, n. 3, set./dez. 2015, p. 279-310. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/direito/article/view/40168/26949> Acesso em: 03 de outubro de 2019. LINTON, Ralph. Cultura e Personalidade. Editora Mestre Jou. São Paulo, 1945. LUSTOSA, Isabel. Lapa do desterro e do desvario - Uma antologia/vários autores. Rio de Janeiro. Casa da Palavra, 2001. MAIA, Rosemere; ROCHA, Jéssica. Lapa, paraíso do prazer e do pecado: boemia, malandragem e (re) configuração socioespacial em tempos de renovação urbana.Revista Libertas, Juiz de Fora, v.15, n.2, p. 143-166, ago./dez. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18454/9643> Acesso em: 21 de outubro de 2019. MARTINS, Gabriela Rebello; OLIVEIRA, Márcio Piñon de. O que está acontecendo com a Lapa? Transformações recentes de um espaço urbano na área central do Rio de Janeiro – Brasil. Disponível em: <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Geografiasocioeconomica/Geografiaurbana/144.pdf> Acesso em: 22 de abril de 2018. MEIRELES, Cecília. Viagem e Vaga Música. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2006. MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista Nova Série NQ1, 1993. MERRIAM, Alan P. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press, 1964. MIKESELL, Marvin W; WAGNER, Philip L. Os temas da geografia cultural. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Introdução à geografia cultural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. MORAES, José Geraldo Vince de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. São Paulo: Rev. bras. Hist. Vol.20 n.39, 2000. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010201882000000100009&script=sci_arttext> Acesso em: 27 de maio de 2018. MORAES, J. Jota de. O que é música. Editora Brasiliense. São Paulo, 1983. MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04> Acesso em: 07 de agosto de 2019. 102 NACHMANOWICZ. Ricardo Miranda. Fundamentos para uma análise Fenomenológica. Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <https://www.academia.edu/23956035/Fundamentos_para_uma_an%C3%A1lise_musical_Fenomenol%C3%B3gica> Acesso em: 18 de junho de 2019. NAPOLITANO, Marcos. História e música. História cultural da música popular. Autêntica. Belo Horizonte, 2002. NOGUEIRA, Monique Adries. A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003. Disponível em: <http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html> Acesso em: 27 de maio de 2018. NORA, Pierre. Entre memória e história: A problemática dos lugares. São Paulo: Projeto História, 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763> Acesso em: 24 de abril de 2018. OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de; ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. Memória e discurso: um diálogo promissor. In: DODEBEI, Vera; GONDAR, Jô (orgs). O que é memória social?. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011. ORTIZ, Renato. Cultura e Desenvolvimento, 2008. PARANHOS, Adalberto. A invenção do Brasil como tema do samba: os sambistas e sua afirmação social. São Paulo: História, 2003. PARELES, Jon. The Best Albums of 2016. The New York Times. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2016/12/07/arts/music/best-albums.html?_r=1> Acesso em: 19 de março de 2019. https://www.nytimes.com/2016/12/07/arts/music/best-albums.html?_r=1 POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol 5, n. 10, 1992, p. 200-212. PESAVENTO, Sandra J. História & história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. PROJETO DE LEI Nº 1216/2019. Ementa: Declara Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro a Fundição de Arte Progresso. Disponível em: <http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1923.nsf/18c1dd68f96be3e7832566ec0018d833/9183c90b27c03f778325846b0064db67?OpenDocument> Acesso em: 18 de outubro de 2019. 103 REILY, Suzel. 2014. A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica. Música e Cultura, 9. REVISTA SUPER INTERESSANTE. Pra que serve a música? Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/serve-musica-444639.shtml>Acesso em: 25 de setembro de 2014. RIOTUR. Pedra do Sal. Disponível em: <http://visit.rio/que_fazer/pedra-do-sal/> Acesso em: 02 de junho de 2018. ROCHA, Gilmar, "Navalha não corta seda": Estética e Performance no Vestuário do Malandro. Disponível en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=167013396007> ISSN 1413-7704 Acesso em: 16 de junho de 2019. SAGRE, Roberto; BOAS, Naylor Vilas; KOATZ, Gilson Dimenstein; TILL, Joy. O Largo da Carioca no Rio de Janeiro: Complexidades de um Espaço Urbano. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/38488788/Artigo-SHCU-FINAL.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1525032237&Signature=MDP7BBG1KOm3fo4yeTNSai8F%2B1o%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DO_Largo_da_Carioca_no_Rio_de_Janeiro_com.pdf> Acesso em: 29 de abril de 2018. SÁNCHEZ, Fernanda. A Reinvenção das Cidades na Virada de Século: Agentes, Estratégias e Escala de Ação Política. Rev. Sociol. Polit, Curitiba, 16, p. 31-49, jun. 2001. SANT`ANNA, Márcia. A Face Imaterial do Patrimônio Cultural: os novos instrumentos de reconhecimento e valorização. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs.). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP& A, 2003. p. 49-59. SANTOS, Afonso Carlos Marques dos. Entre a Destruição e a Preservação: Notas para o Debate. Memória, Cidade e Cultura. Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1997. SANTOS, José Luís dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996. SÃO PAULO, Folha de. Os Discos, 1998. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq29069833.htm> Acesso em 05 de outubro de 2019. SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada objetiva. São Paulo: Companhia das Letras, Belo Horizonte: UFMG, 2007. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. 2. ed. ver. e ampliada. São Paulo. Editora UNESP, 2007. 104 SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102 SILVA, Vanessa Fernandes da. Rio de Janeiro em verso e prosa: um olhar sobre a cidade a partir de músicas e canções. Nova Iguaçu: UFRRJ, 2014. SISTEMA NACIONAL DE CULTURA. Proposta de Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Nacional de Cultura. Ministério da Cultura, 2009. SCHULTZ, Christian Norberg. O Fenômeno do Lugar. Disponível em:<https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/48390223/Christian_Norberg-Schulz_-_O_Fenomeno_do_Lugar.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1524774305&Signature=4xUJzf%2FWEkKEmJ4GArrb%2F7tuChY%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DChristian_Norberg_Schulz_O_Fenomeno_do_L.pdf> Acesso em 25 de Abril de 2018. STANISK, Adelita; KUNDLATSCH, Cesar Augusto; Dariane, PIREHOWSKI. O Conceito de Lugar e Suas Diferentes Abordagens. ISSN 1981 – 4801. Unioeste. V.9, N.11. 2014. THOMAZ, Omar Ribeiro. A Antropologia e o Mundo Contemporâneo: Cultura e Diversidade. 16ª Ed, Brasília: MEC/MARIUNESCO, 1995. UNESCO. Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural. 2001. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf>Acesso em: 04 de maio de 2019. VALADÃO. Regina Coeli Mendes. Tradição e criação, memória e patrimônio: a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.memoriasocial.pro.br/documentos/Disserta%C3%A7%C3%B5es/Diss304.pdf> Acesso em: 29 de abril de 2018. WAGNER, Roy. A Presunção da Cultura. In: A Invenção da Cultura. Editora Cosac Naify, São Paulo, 2010. p. 27-46. REFERÊNCIAS MUSICAIS ANTUNES, Arnaldo; SCANDURRA, Edgard. Música para ouvir. Disponível em: <http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=1> Acesso em: 06 de junho 2018. 105 BATISTA, Wilson; BRASIL, César. Flor da Lapa. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/wilson-batista/265223/> Acesso em: 29 de julho. CALCANHOTTO, Adriana. Beijo Sem. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/teresa-cristina/beijo-sem.html> Acesso em: 25 de julho de 2019. CAVACO, Ary; RUBENS. Lapa em Três Tempos. Disponível em: <http://www.gresportela.org.br/Historia/DetalhesAno?ano=1971> Acesso em 10 de março de 2019. DJAVAN. Delírio dos Mortais. In: Djavan. Matizes. Rio de Janeiro: Luanda Records, 2007. CD. Faixa 5. FAGNER; MEIRELES, Cecília. Canteiros. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/fagner/canteiros.html> Acesso em: 06 de junho de 2018. GERMANO; Douglas. Mulher de Vila Matilde. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/douglas-germano/maria-de-vila-matilde/> Acesso em: 12 de fevereiro de 2019. GUIMARÃES, Claudinho; MERITI, Serginho. Eu vou pra Lapa. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/alcione/1488854/> Acesso em: 10 de maio de 2019. LACERDA, Benedito; MARTINS, Herivelto. A Lapa. In: LUSTOSA, Isabel. Lapa do desterro e do desvario - Uma antologia/ vários autores. Rio de Janeiro. Casa da Palavra, 2001. LENINE. De onde vem a canção. In: Chão. Rio de Janeiro: Universal Music, 2011. LENINE. Leão do Norte. In: Acústico MTV. São Paulo: Sony & BMG, 2006. LENINE. Rua de Passagem. In: Acústico MTV. São Paulo: Sony & BMG, 2006. NASCIMENTO, Milton; TUNAI. Certas Canções. Disponível em: <http://www.miltonnascimento.com.br/letras.php> Acesso em: 12 de fevereiro de 2019. ONETE, Dona. Boto Namorador. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/dona-onete/boto-namorador/> Acesso em: 12 de fevereiro de 2019. RAMALHO, Zé. A Dança das Borboletas. In: Lisbela e o Prisioneiro. Natacha Records e BMG, 2003. CD. Faixa 02. ROGÊ. Mapa da Lapa. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/roge/1829886/> Acesso em: 10 de outubro de 2019. 106 SOARES, Elza. Espumas ao Vento. In: Lisbela e o Prisioneiro. Natacha Records e BMG, 2003. CD. Faixa 5. SILVA, Moreira. Lapa na Década de 30. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/moreira-da-silva/1671920/> Acesso em: 08 de junho de 2019. VELOSO, Caetano. Você não me ensinou a te esquecer. In: Lisbela e o Prisioneiro. Natacha Records e BMG, 2003. CD. Faixa 01por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70516/2019%20-%20Vanessa%20Fernandes%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5932
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-08-26T12:32:01Z No. of bitstreams: 1 2019 - Vanessa Fernandes da Silva.pdf: 874199 bytes, checksum: a52a4e89f3fbafebe96dfc7f551b89fb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-26T12:32:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Vanessa Fernandes da Silva.pdf: 874199 bytes, checksum: a52a4e89f3fbafebe96dfc7f551b89fb (MD5) Previous issue date: 2019-08-28eng
Aparece nas coleções:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019 - Vanessa Fernandes da Silva.pdf2019 - Vanessa Fernandes da Silva853.71 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.