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dc.contributor.authorTaylor, Leticia Montes Penha
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:37Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:37Z-
dc.date.issued2015-06-29
dc.identifier.citationTaylor, Leticia Montes Penha. As representações do psicólogo na socioeducação: o saber ingênuo de adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas no DEGASE. 2015. [95 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14390-
dc.description.abstractAlicerçado na Teoria das Representações Sociais, o presente estudo teve como objetivo primordial a identificação das representações que os adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade têm do Psicólogo que atua no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE). Com este intento, o estudo apresenta o resultado obtido através de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, pela análise dos resultados obtidos através de associação livre a partir de uma palavra indutora e pela análise do conteúdo do discurso dos adolescentes. Neste sentido, o estudo também é reflete sobre o papel do psicólogo no trabalho socioeducativo a partir dos embasamentos teóricos e dos saberes dos adolescentes acerca das ações deste profissional. A pesquisa contou com a participação de 102 adolescentes em atendimento no sistema socioeducativo e os resultados obtidos revelam que a Representação Social do Psicólogo é a de um profissional que ajuda, atende, conversa, que alivia suas angústias durante o período de permanência no DEGASE e que também é reconhecido por seu nome pelos adolescentespor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrepresentações sociais .por
dc.subjectpsicólogopor
dc.subjectmedidas socioeducativaspor
dc.subjectadolescentespor
dc.subjectsocial representations.por
dc.subjectpsychologistpor
dc.subjectsocial and educational measurespor
dc.subjectteenagerspor
dc.titleAs representações do psicólogo na socioeducação: o saber ingênuo de adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas no DEGASEpor
dc.title.alternativeThe representations of the psychologist in the socioeducation: the naive knowledge of adolescents in temporary admission and in compliance with socio-educational measures in DEGASEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBased on the Social Representation Theory, this study had as its primary objective to identifiy the representations that teenagers in temporary internment and complying with socio-educational measures of internment and teenagers in semi-liberty, have of the Psychologist who works in the General Department of Socio-Educational Action of the State of Rio de Janeiro (DEGASE). To that end, this work presents the results obtained through a quantitative and qualitative research, by the analysis of results obtained through free association from a word inducer, and by discourse analysis. In this sense, the present study also reflects on the role of the psychologist working on socio-education from the adolescents’ theoretical foundations and knowledge about the work of this professional. The research involved the participation of 102 adolescents in the socio-educational system and the results reveal that the Social Representation of the Psychologist is of a professional who helps, answers, talks, who relieves the adolescents’ distress during the period of stay in DEGASE and who the adolescents recognize by nameeng
dc.contributor.advisor1Naiff, Luciene Alves Miguez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8033891142878879por
dc.contributor.referee1Oliveira, Elizabeth Serra
dc.contributor.referee2Melo, Rosane Braga de
dc.creator.ID86855778704por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490590432715043por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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