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dc.contributor.authorSilva, Ana Ramires de Assis da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:45Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:45Z-
dc.date.issued2022-01-31
dc.identifier.citationSILVA, Ana Ramires de Assis da. Aspectos da prática e da relação entre a Psicologia do Esporte e o Esporte para Desenvolvimento. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14410-
dc.description.abstractA Psicologia do Esporte (PE) visa estudar e compreender os comportamentos e a relação entre as pessoas e as atividades desportivas e físicas. A partir daí, aplica-se o conhecimento científico para o melhor rendimento no desporto, a melhor qualidade de vida, e, também, o desenvolvimento individual e social. A PE reconhece que o esporte é comumente visto por sua capacidade de entretenimento, entretanto, ela tem buscado valorizar seu aspecto social, econômico e político. Por isso, a Psicologia Social do Esporte, que volta seu olhar para o aspecto social do desporto, vem ganhando força na área. Da mesma forma, o conceito de Esporte para Desenvolvimento pode ser entendido como a capacidade do esporte de veicular transformação e desenvolvimento nos diversos segmentos sociais, devido ao seu alcance. A relação entre a Psicologia do Esporte e o Esporte para Desenvolvimento ainda é pouco discutida academicamente; assim, a pesquisa qualitativa aqui proposta objetivou analisar a integração destes assuntos na prática. Para isso, foram feitas entrevistas com Psicólogos do Esporte que trabalhem em instituições sociais com foco desportivo e com os representantes dessas instituições. Foram selecionados através da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social – inicialmente, 149 instituições, entretanto, apenas 9 participantes de fato realizaram as entrevistas, considerando a dificuldade de contato com as mesmas devido, também, à pandemia do COVID-19 e os critérios de inclusão e exclusão. A análise ocorreu através da Análise de conteúdo de Bardin, por meio da análise por categorias agrupadas de acordo com os temas encontrados nas perguntas realizadas. Obteve-se por resultado e analisou-se as categorias referentes a Prática da Psicologia do Esporte nas Instituições Esportivas com foco social, foram identificados Benefícios, Desafios e Dificuldades da área e descritas as principais características sociodemográficas das instituições participantes. Conclui-se que é de extrema importância a presença do Psicólogo do Esporte nas instituições sociais desportivas, pois ele promove reflexões críticas e necessárias, além de auxiliar a conexão entre esporte e o desenvolvimento humano almejado.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia do Esportepor
dc.subjectPsicologia Social do Esportepor
dc.subjectEsporte para Desenvolvimentopor
dc.subjectSport Psychologyeng
dc.subjectSocial Psychology of Sportseng
dc.subjectSport for Developmenteng
dc.titleAspectos da prática e da relação entre a Psicologia do Esporte e o Esporte para Desenvolvimentopor
dc.title.alternativeAspects of the practice and relationship between sports psychology and sport for developmentpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherSport Psychology (SP) aims to study and comprehend behaviours and relationships between subjects and sports and physical activities. Thenceforth, the scientific knowledge is applied in order to improve professional sports’ efficiency, quality of life and, also, individual and social development. SP recognizes that sports are often seen for its ability to entertain, however, it has also tried to value its social, economic and political aspects. Thereto, Social Psychology of Sports, that sees the social aspects of sports, has increased its presence in the area. Likewise, the concept of Sports for Development can be understood as sports’ capacity to facilitate change and development on several social segments, considering its extension. The relationship between Sport Psychology and Sport for Development is not frequently spoken of academically; therefore, the present qualitative research was set to analyse the integration of these issues and how it is practiced. For this purpose, interviews with Sport Psychologists, who work on sports institutions with social focus, and with spokesperson of these institutions, were made. These were selected through REMS – Sport Network for Social Change; initially, 149 institutions were invited to participate, however, only 9 institutions actually accepted and did the interviews, considering the difficulty in reaching them due to the pandemic too; as well as the inclusion and exclusion criteria. The data analysis happened through the Bardin’s Analysis of Content, in which a categorial analysis gathered in groups the themes discovered through the questions made. It was obtained and analysed as results the categories referring to the Sport Psychology Practice on Sport Institutions with social focus; it was identified the Benefits, Challenges and Difficulties of the area and described the main sociodemographic characteristics of the participants. It was concluded that the presence of Sport Psychologist in Sport Institutions with social focus is extremely relevant, for they promote critical and necessary reflections, in addition to facilitate the connection between sports practice to the human development aimed.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Wanderson Fernandes de
dc.contributor.advisor1ID081.130.477-94por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9389-6234por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822122440477341por
dc.contributor.referee1Souza, Wanderson Fernandes de
dc.contributor.referee1ID081.130.477-94por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9389-6234por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7822122440477341por
dc.contributor.referee2Pires, Valéria Nascimento Lebeis
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935439503269817por
dc.contributor.referee3Espírito Santo, Adriana Amaral do
dc.contributor.referee3ID090.520.507-32por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567890457497604por
dc.creator.ID160.665.627-97por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0311345119616210por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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dc.subject.cnpqPsicologiapor
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