Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14410
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Ramires de Assis da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:00:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:00:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-31 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Ramires de Assis da. Aspectos da prática e da relação entre a Psicologia do Esporte e o Esporte para Desenvolvimento. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14410 | - |
dc.description.abstract | A Psicologia do Esporte (PE) visa estudar e compreender os comportamentos e a relação entre as pessoas e as atividades desportivas e físicas. A partir daí, aplica-se o conhecimento científico para o melhor rendimento no desporto, a melhor qualidade de vida, e, também, o desenvolvimento individual e social. A PE reconhece que o esporte é comumente visto por sua capacidade de entretenimento, entretanto, ela tem buscado valorizar seu aspecto social, econômico e político. Por isso, a Psicologia Social do Esporte, que volta seu olhar para o aspecto social do desporto, vem ganhando força na área. Da mesma forma, o conceito de Esporte para Desenvolvimento pode ser entendido como a capacidade do esporte de veicular transformação e desenvolvimento nos diversos segmentos sociais, devido ao seu alcance. A relação entre a Psicologia do Esporte e o Esporte para Desenvolvimento ainda é pouco discutida academicamente; assim, a pesquisa qualitativa aqui proposta objetivou analisar a integração destes assuntos na prática. Para isso, foram feitas entrevistas com Psicólogos do Esporte que trabalhem em instituições sociais com foco desportivo e com os representantes dessas instituições. Foram selecionados através da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social – inicialmente, 149 instituições, entretanto, apenas 9 participantes de fato realizaram as entrevistas, considerando a dificuldade de contato com as mesmas devido, também, à pandemia do COVID-19 e os critérios de inclusão e exclusão. A análise ocorreu através da Análise de conteúdo de Bardin, por meio da análise por categorias agrupadas de acordo com os temas encontrados nas perguntas realizadas. Obteve-se por resultado e analisou-se as categorias referentes a Prática da Psicologia do Esporte nas Instituições Esportivas com foco social, foram identificados Benefícios, Desafios e Dificuldades da área e descritas as principais características sociodemográficas das instituições participantes. Conclui-se que é de extrema importância a presença do Psicólogo do Esporte nas instituições sociais desportivas, pois ele promove reflexões críticas e necessárias, além de auxiliar a conexão entre esporte e o desenvolvimento humano almejado. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Psicologia do Esporte | por |
dc.subject | Psicologia Social do Esporte | por |
dc.subject | Esporte para Desenvolvimento | por |
dc.subject | Sport Psychology | eng |
dc.subject | Social Psychology of Sports | eng |
dc.subject | Sport for Development | eng |
dc.title | Aspectos da prática e da relação entre a Psicologia do Esporte e o Esporte para Desenvolvimento | por |
dc.title.alternative | Aspects of the practice and relationship between sports psychology and sport for development | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Sport Psychology (SP) aims to study and comprehend behaviours and relationships between subjects and sports and physical activities. Thenceforth, the scientific knowledge is applied in order to improve professional sports’ efficiency, quality of life and, also, individual and social development. SP recognizes that sports are often seen for its ability to entertain, however, it has also tried to value its social, economic and political aspects. Thereto, Social Psychology of Sports, that sees the social aspects of sports, has increased its presence in the area. Likewise, the concept of Sports for Development can be understood as sports’ capacity to facilitate change and development on several social segments, considering its extension. The relationship between Sport Psychology and Sport for Development is not frequently spoken of academically; therefore, the present qualitative research was set to analyse the integration of these issues and how it is practiced. For this purpose, interviews with Sport Psychologists, who work on sports institutions with social focus, and with spokesperson of these institutions, were made. These were selected through REMS – Sport Network for Social Change; initially, 149 institutions were invited to participate, however, only 9 institutions actually accepted and did the interviews, considering the difficulty in reaching them due to the pandemic too; as well as the inclusion and exclusion criteria. The data analysis happened through the Bardin’s Analysis of Content, in which a categorial analysis gathered in groups the themes discovered through the questions made. It was obtained and analysed as results the categories referring to the Sport Psychology Practice on Sport Institutions with social focus; it was identified the Benefits, Challenges and Difficulties of the area and described the main sociodemographic characteristics of the participants. It was concluded that the presence of Sport Psychologist in Sport Institutions with social focus is extremely relevant, for they promote critical and necessary reflections, in addition to facilitate the connection between sports practice to the human development aimed. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Wanderson Fernandes de | |
dc.contributor.advisor1ID | 081.130.477-94 | por |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9389-6234 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7822122440477341 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Wanderson Fernandes de | |
dc.contributor.referee1ID | 081.130.477-94 | por |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-9389-6234 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7822122440477341 | por |
dc.contributor.referee2 | Pires, Valéria Nascimento Lebeis | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0935439503269817 | por |
dc.contributor.referee3 | Espírito Santo, Adriana Amaral do | |
dc.contributor.referee3ID | 090.520.507-32 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3567890457497604 | por |
dc.creator.ID | 160.665.627-97 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0311345119616210 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.relation.references | A REDE, Rede Esporte pela Mudança Social, São Paulo, [2016]. Disponível em:<REMS » Quem Somos>. Acesso em: 27 de março de 2022. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3o reimp. Da 1. Ed. São Paulo: Edições 70, 2016. BERNARDES, A. G.; YAMAJI, B.H.S; GUEDES, D.P. Motivos para prática de esporte em idades jovens: Um estudo de revisão. Motricidade, Paraná, v.11, n.2, p.163-173, 2015. Disponível em:< Motivos para prática de esporte em idades jovens: Um estudo de revisão | Motricidade (rcaap.pt)>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2022. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> . Acesso em: 18 de Novembro de 2020. BRAWLEY, L. R; MARTIN, K. A. The Interface between Social and Sport Psychology. The Sport Psychologist, United States of America, v. 9, n. 4, p. 469-497, dez., 1995. BREAKWELL, G. M. et al. Métodos de Pesquisa em Psicologia. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010 BRUNELLE, J.; DANISH, S. J.; FORNERIS, T. The Impact of a Sport-Based Life Skill Program on Adolescent Prosocial Values. Applied Developmental Science, USA, v. 11, n. 1, p.43-55, jan. 2007. Disponível em:< (PDF) The Impact of a Sport-Based Life Skill Program on Adolescent Prosocial Values (researchgate.net)>. Acesso em: 07 de Janeiro de 2022. BURNETT, C. Engaging sport-for-development for social impact in the South African context. Sport in Society: Cultures, Commerce, Media, Politics, London, UK, v. 12, n. 9, p. 1192-1205, nov., 2009. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/233132127_Engaging_sport-for- development_for_social_impact_in_the_South_African_context>. Acesso em: 05 de agosto de 2020. CAMILO, J. A. O. Abordagens Qualitativas em Psicologia do Esporte. In: CONDE, L; FILGUEIRAS, A; ANGELO, L; PEREIRA, A.; CARVALHO, C. (Org). Psicologia do Esporte e do Exercício: Modelos Teóricos, Pesquisa e Intervenção. 1. Ed. São Paulo: Pasavento, 2019. cap. 5, p. 89-108. 71 CARLIN, J. Invictus: Nelson Mandela e o jogo que uniu a África do Sul. 1. Ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. CARVALHO, C. A. Psicologia do Esporte: construindo sua história a partir da Educação Física. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, São Paulo, v. 6, n. 1, p.70-87, jan./jun., 2016. Disponível em:< PSICOLOGIA DO ESPORTE: CONSTRUINDO SUA HISTÓRIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA (researchgate.net)>. Acesso em: 12 de Novembro de 2021 CARVALHO, C. A. A psicologia do esporte no Brasil como ciência do esporte e do exercício. In: CONDE, L; FILGUEIRAS, A; ANGELO, L; PEREIRA, A.; CARVALHO, C. (Org). Psicologia do Esporte e do Exercício: Modelos Teóricos, Pesquisa e Intervenção. 1. Ed. São Paulo: Pasavento, 2019. cap. 1, p. 15-32. CARVALHO, C. A.; JACÓ-VILELA, A. M. Psicologia do Esporte no Brasil em Dois Tempos: uma história contada e uma história a ser contada. [S.I.]: [s.n.], 2009. Disponível em:<http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/206.%20psicol ogia%20do%20esporte%20no%20brasil%20em%20dois%20tempos.pdf>. Acesso em: 31 de agosto de 2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências Técnicas para a atuação de Psicólogas (os) em Políticas Públicas de Esporte. Brasília, 2019. Disponível em: < http://crepop.pol.org.br/6685_referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-em-politicas- publicas-de-esporte-2019>. Acesso em: 05 de novembro de 2020. DE ROSE Jr, D. História e Evolução da Psicologia do Esporte. Revista Paulista de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 6, no. 2, p. 73-78, jul, 1992. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/138074>. Acesso em: 09 de setembro de 2018. DIAS, C. S.; CRUZ, J.F.; DANISH, S. O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes. Análise Psicológica, v. 1, n. XIX, p. 157-170, 2001. Disponível em: <AP191C.QXD (uminho.pt)>. Acesso em: 06 de Janeiro de 2022 DINIZ, R. S.; OLIVEIRA, M. P.; SILVA, L. P. Lei de incentivo ao esporte: Quais seus objetivos pela visão oficial dos formuladores (agentes políticos). Revista Corpoconsciência, Cuiabá-MT, v.25, n.3, p.188-204, set./dez., 2021. Disponível em:< LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE | Corpoconsciência (ufmt.br)>. Acesso em: 28 de Dezembro de 2021. 72 ERICKSON, K. CÔTÉ, J. A season-long examination of the intervention tone of coach–athlete interactions and athlete development in youth sport. Psychology of Sport and Exercise, v.22, p.264-272, jan. 2016. Disponível em: < A season-long examination of the intervention tone of coach–athlete interactions and athlete development in youth sport - ScienceDirect>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2022. ESCARTÍN, A. Psicología Social Del Deporte: Ámbitos de Estudio e Intervención. Papeles del Psicólogo, Madrid, Espanha, v. 75, feb., 2000. Disponível em: < http://www.papelesdelpsicologo.es/resumen?pii=969>. Acesso em: 25 de agosto de 2020. FLICK, U. Desenho da Pesquisa Qualitativa, 1. Ed., Porto Alegre: Artmed, 2008. GARCIA, R. P.; ZAREMBA, R. S. Esporte e cuidado: a prática esportiva como ferramenta de formação pessoal e transformação social. In: MEDEIROS, C.; LACERDA, A. (Org.). Psicologia e Esporte na atualidade: reflexões necessárias. 1. Ed. São Paulo, Pasavento, 2017, p.91 – 109. GARCIA; R. P; MEDEIROS, C.; ZAREMBA, R. S. Desenvolvendo competências de vida através do esporte: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 002 – 014, jan./jun. 2011. GARRIDO TORRES, M. A.; BOHÓRQUEZ GÓMEZ-MILLÁN, M. R. De la Psicología Social a la Psicología Social del Deporte: El estudio de los grupos como vínculo entre ambas disciplinas. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, SOCIOTAM, México, v. XXI, n. 2, p. 11-25, 2011. Disponível em: <www.redalyc.org/pdf/654/65423606003.pdf>. Acesso em: 21 de agosto de 2020. GIRGINOV, V. Management of Sports Development. 1. Ed. United Kingdom: Butterworth- Heinemann, 2008. HARTMANN, D; KWAUK, C. Sport and Development: An Overview, Critique and Reconstruction. Journal of Sport and Social Issues, United States of America, v. XX, n. X, p. 01-22, 72sic., 2011. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0193723511416986>. Acesso em: 24 de agosto de 2020. HIRAMA, L.K.; MONTAGNER, P.C. Algo para além de tirar da rua: o Ensino do esporte em projeto socioeducativo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 149-164, 73 jan./mar. 2012. Disponível em:< SciELO - Brasil - Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo>. Acesso em: 16 de Agosto de 2020 KORNSPAN, A. S.; MACCRAKEN, M. J. Psychology Applied to Sport in the 1940s: The Work of Dorothy Hazeltine Yates. The Sport Psychologist, United States of America, v. 15, n. 3, p. 342-345, sep., 2001. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/290966902_Psychology_Applied_to_Sport_in_the _1940s_The_Work_of_Dorothy_Hazeltine_Yates#:~:text=Psychology%20Applied%20to%2 0Sport%20in,Dorothy%20Hazeltine%20Yates%20%7C%20Request%20PDF>. Acesso em: 29 de janeiro de 2018. LIZ, C. M. et al. Autoconfiança e desempenho esportivo. EF Deportes Revista Digital. Buenos Aires, Argentina, v. 14, no 133, jun. 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd133/autoconfianca-e-desempenho-esportivo.htm>. Acesso em: 29 de outubro de 2018. MIRAGAYA, A. M. The process of inclusion of women in the Olympic Games. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Universidade Gama Filho, 2006. Disponível em: < Olympic World Library - The process of inclusion of women in the Olympic Games / by Ana Maria Miragaya ; Lamartine Da Costa (supervisor) - Detail (olympics.com)>. Acesso em: 27 de março de 2022. MIRAGAYA, A. M. Educação Olímpica: O legado de Coubertin no Brasil. In: FILHO, A. R. R.; PINTO, L. M. M.; RODRIGUES, R. P.; ENGELMAN, S. (Org.). Olimpismo e Educação Olímpica no Brasil. 1. Ed. Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009, p.41 – 55. ONU. Resolução 58/5, de 3 de Novembro de 2003. Determina o esporte como meio de promoção de educação, saúde, desenvolvimento e paz. Disponível em: <https://www.un.org/en/sections/documents/general-assembly-resolutions/index.html> . Acesso em: 25 de agosto de 2020. ONU. Resolução 71/160, de 16 de Dezembro de 2016. Reforça a Resolução 58/5, de 3 de Novembro de 2003, que determina o esporte como meio de promoção de educação, saúde, desenvolvimento e paz. Disponível em: <https://research.un.org/en/docs/ga/quick/regular/71> . Acesso em: 25 de agosto de 2020. 74 ONU. Resolução 73/24, de 3 de Dezembro de 2008. Determina o esporte como um facilitador do desenvolvimento sustentável. Disponível em: <https://research.un.org/en/docs/ga/quick/regular/73> . Acesso em: 25 de agosto de 2020. PESCA, A. D.; CRUZ, R. M. Modelos de atuação multidisciplinar e interdisciplinar em Psicologia do Esporte e do exercício. In: CONDE, L; FILGUEIRAS, A; ANGELO, L; PEREIRA, A.; CARVALHO, C. (Org). Psicologia do Esporte e do Exercício: Modelos Teóricos, Pesquisa e Intervenção. 1. Ed. São Paulo: Pasavento, 2019. cap. 8, p. 161-172. PIERI, R.; AMATO, J. Psicologia analítica nas pistas do atletismo: intervenções em um projeto social. In: CONDE, L; FILGUEIRAS, A; ANGELO, L; PEREIRA, A.; CARVALHO, C. (Org). Psicologia do Esporte e do Exercício: Modelos Teóricos, Pesquisa e Intervenção. 1. Ed. São Paulo: Pasavento, 2019. cap. 20, p. 363-380. PILETTI, N; ROSSATO, S. M.; ROSSATO, G. Psicologia do Desenvolvimento, 1. Ed., São Paulo: Editora Contexto, 2014. PINHO, H.S. A psicologia e o psicólogo do esporte: Uma formação necessária. Brasília, DF. Ed. UnB, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/20801/1/2016_HugoSoaresPinho.pdf>. Acesso em: 28 de agosto 2018. RIBEIRO, P. Uma trajetória da psicologia do esporte no futebol do Rio de Janeiro. In: CONDE, L; FILGUEIRAS, A; ANGELO, L; PEREIRA, A.; CARVALHO, C. (Org). Psicologia do Esporte e do Exercício: Modelos Teóricos, Pesquisa e Intervenção. 1. Ed. São Paulo: Pasavento, 2019. cap. 16, p. 295-308. RODRIGUES, A. L. A desportivização das políticas sociais para a juventude: Discursos salvacionistas e práticas compensatórias. 2008. 155f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2008. RUBIO, K. Origens e Evolução da Psicologia do Esporte no Brasil. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona, v. VII, n. 373, p. 01-08, maio, 2002. Disponível em:< http://www.ub.edu/geocrit/b3w-373.htm>. Acesso em: RUBIO, K. Ética e Compromisso Social na Psicologia do Esporte. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v. 27, n. 2, p. 304-315, jun. 2007a. Disponível em:< 75 http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000200011>. Acesso em: _________. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Ver. Bras. 75sicol.. esporte, São Paulo, v.1, n.1, p. 01-13, dez. 2007b. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-91452007000100007>. Acesso em: RUBIO, K., A psicologia do Esporte: Histórico e Áreas de Atuação e Pesquisa. Psicol. cienc. prof. Brasília, v. 19, n° 3, p. 60-69, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931999000300007>. Acesso em: 30 de agosto de 2018. SILVA, F. S. Projetos Sociais em Discussão na Psicologia do Esporte. Ver. Bras. Psicol. Esporte, São Paulo, v. 1, no. 1, p. 01-12, dez., 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-91452007000100005> . Acesso em: 01 de julho de 2020. SIQUEIRA, C. Comissão aprova proposta que prorroga benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte. Agência Câmara de Notícias, Brasília-DF, 11 jan. 2022. Disponível em:< Comissão aprova proposta que prorroga benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br)>. SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar., 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1679- 45082010000100102&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 24 de agosto de 2020. TUBINO, M. Elementos de superação do conceito das manifestações esportivas presentes na lei vigente que abranjam o esporte e sua totalidade. In:______ Estudos Brasileiros sobre o Esporte: ênfase no esporte-educação. 1 ed. Maringá: Eduem, 2010, p. 35–62. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/123456789/130/livro%20tubino.pdf?sequence= 5&isAllowed=y>. Acesso em: 13 de novembro de 2018. UNESP. Tipos de Revisão de Literatura. Biblioteca Prof. Paulo de Carvalho Mattos: Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, Campus Botucatu. 2015. Disponível em: 76 <https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf> . Acesso em: 24 de agosto de 2020. WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2017 | por |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/73936/2022%20-%20Ana%20Ramires%20De%20Assis%20Da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6745 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2023-07-20T14:49:09Z No. of bitstreams: 1 2022 - Ana Ramires De Assis Da Silva.pdf: 1275492 bytes, checksum: 3e38ba4c09a3a942736c633d3d92f38f (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-20T14:49:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022 - Ana Ramires De Assis Da Silva.pdf: 1275492 bytes, checksum: 3e38ba4c09a3a942736c633d3d92f38f (MD5) Previous issue date: 2022-01-31 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022 - Ana Ramires De Assis Da Silva.pdf | 2022 - Ana Ramires De Assis Da Silva | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.