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dc.contributor.authorEspozito, Michele de Castro
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:46Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:46Z-
dc.date.issued2023-01-27
dc.identifier.citationESPOZITO, Michele de Castro. Estilos parentais no desenvolvimento das funções executivas. 2023. 57 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14412-
dc.description.abstractAs relações parentais são de extrema relevância para o desenvolvimento infantil, pois através delas os progenitores são capazes de influenciar seus filhos sobre determinadas práticas atribuindo a isso suas crenças e valores, e é por meio das interações familiares que ocorre o desenvolvimento neuropsicossocial dos indivíduos, uma vez que o cérebro é continuamente modificado tanto de modo positivo quanto negativo pela experiência ambiental. O desenvolvimento das funções executivas (FE) está relacionado com a tomada de decisão feita com autonomia e ao gerenciar e refletir comportamentos, mediante as interações sociais. O presente estudo procurou investigar os estilos parentais e o desenvolvimento das funções executivas em crianças na primeira infância. Foi utilizado como base teórica as práticas educativas parentais, classificadas em ótimo, regular acima da média, regular abaixo da média e de risco, abordadas por Gomide. Participaram dessa pesquisa os responsáveis por 12 crianças entre quatro e seis anos de idade, sendo metade deles moradores de Seropédica e a outra metade moradores da cidade do Rio de Janeiro. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, Inventário de Estilos Parentais (IEP), Inventário de Funcionamento Executivo Infantil (IFEI) e Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI). Diante dos resultados, foi possível observar fatores socioeconômicos relevantes como escolaridade e renda familiar dos participantes, e também, a importância dos estilos parentais para o desenvolvimento cognitivo, em especial, o desenvolvimento das funções executivas. Desta forma, os achados poderão contribuir para o aprofundamento da temática no campo da neuropsicologia.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunções executivaspor
dc.subjectestilos parentaispor
dc.subjectdesenvolvimentopor
dc.subjectprimeira infânciapor
dc.subjectExecutive functionseng
dc.subjectparenting styleseng
dc.subjectdevelopmenteng
dc.subjectearly childhoodeng
dc.titleEstilos parentais no desenvolvimento das funções executivaspor
dc.title.alternativeParenting styles in the development of executive functionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherParental relationships are extremely important for child development, because through them, parents are able to influence their children on certain practices, attributing their beliefs and values to this, and it is through family interactions that the neuropsychosocial development of individuals occurs, a since the brain is continually modified both positively and negatively by environmental experience. The development of executive functions (EF) is related to autonomous decision-making and managing and reflecting behaviors through social interactions. The present study sought to investigate parenting styles and the development of executive functions in children in early childhood. Parental educational practices were used as a theoretical basis, classified as excellent, regular above average, regular below average and risk, addressed by Gomide. Those responsible for 12 children between four and six years old participated in this research, half of them living in Seropédica and the other half living in the city of Rio de Janeiro. A sociodemographic questionnaire, Parenting Styles Inventory (IEP), Child Executive Functioning Inventory (IFEI) and Dimensional Inventory of Child Development Assessment (IDADI) were used. In view of the results, it was possible to observe relevant socioeconomic factors such as education and family income of the participants, as well as the importance of parenting styles for cognitive development, in particular, the development of executive functions. In this way, the findings may contribute to the deepening of the theme in the field of neuropsychology.eng
dc.contributor.advisor1Pires, Emmy Uehara
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389610616100719por
dc.contributor.referee1Pires, Emmy Uehara
dc.contributor.referee2Rocinholi, Luciene de Fátima
dc.contributor.referee3Fioravanti, Ana Carolina Monnerat
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957861309333392por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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