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dc.contributor.authorAlves, Soraya Cristina Vital
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:56Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:56Z-
dc.date.issued2016-07-14
dc.identifier.citationAlves, Soraya Cristina Vital. Estado da arte dos estudos sobre percepção ambiental no Brasil no período entre 2008 e 2015. 2016. 98 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14432-
dc.description.abstractNeste trabalho foi caracterizada a produção acadêmica sobre Percepção Ambiental (PA) desenvolvida pelos Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu brasileiros, nas Grandes Áreas do conhecimento, com especial atenção à produção das áreas de Ciências Biológicas e Psicologia, no período de 2008 a 2015. A pesquisa buscou dar continuidade ao trabalho de Vasco (2009), que fez levantamento semelhante entre os anos de 1988 a 2007. Objetivamos, ainda, ampliar o trabalho citado ao apontarmos as correntes filosóficas que direcionam as produções analisadas e ao investigarmos como as Ciências Biológicas vêm dialogando com a Psicologia no estudo da PA. O presente trabalho possui enfoque metodológico quanti-qualitativo, de caráter bibliográfico do tipo Estado da Arte. Na primeira etapa, identificamos os PPG Stricto Sensu brasileiros que pesquisam sobre Percepção Ambiental, bem como as dissertações e teses que apresentavam a PA como tema principal do seu trabalho. Na segunda etapa, mapeamos a produção acadêmica acerca do tema PA em diversos repositórios disponíveis, criando um Banco de Dados cotendo determinadas informações sobre os trabalhos. Na terceira etapa, analisamos criticamente as principais características inseridas no Banco de Dados em questão. A partir do Banco de Dados construído, notamos que a PA é estudada nas Grandes Áreas de Ciências Ambientais, Humanas, Biológicas, Sociais Aplicadas, Exatas e Agrárias. No período investigado, identificamos 188 produções pelos PPG em PA. O maior número de produções brasileiras divulgadas é a região Nordeste, logo seguida pela Sudeste. A maioria das pesquisas adotou a metodologia qualitativa, com corrente filosófica estruturalista. O foco temático da maioria das pesquisas foi PA sobre ambiente urbano e PA sobre recursos hídricos, envolvendo moradores do local do estudo. De maneira geral, todos os trabalhos encontrados mostraram-se relevantes para a melhor compreensão dos problemas ambientais levantados pelos mesmos. Porém, a confusão sobre as correntes filosóficas existentes e a carência de um conhecimento mais embasado na maioria dos trabalhos sobre PA são questões a serem apontadas. A aproximação entre Ciências Biológicas e Psicologia nas pesquisas em PA ainda se mostra muito discreta, sendo necessário o esforço das duas áreas para que o diálogo entre ambas seja aprofundado no estudo das questões ambientaispor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvironmental Perceptioneng
dc.subjectEnvironmental Scienceseng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectPercepção Ambientalpor
dc.subjectCiências Ambientaispor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.titleEstado da arte dos estudos sobre percepção ambiental no Brasil no período entre 2008 e 2015por
dc.title.alternativeState of the art of environmental perception studies in Brazil between 2008 and 2015por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this paper we characterized the academic production on Environmental Perception (EP) developed by brazilian Stricto Sensu Postgraduate Programs (PGP) in the great knowledge areas, with special attention in the production from Biological Sciences and Psychology, from 2008 to 2015. The research sought to continue the research of Vasco (2009), which made a similar survey between 1988 and 2007. We also aim to broaden the study above by pointing out the philosophical currents that direct the analyzed productions. We also intend to investigate how Biological Sciences has been dialoguing with Psychology in the study of EA. This paper has quantitative-qualitative methodological approach, and the State of the Art type of research was used. In the first stage, we identified brazilian Stricto Sensu PGPs that research Environmental Perception, as well as dissertations and theses which AP is its main theme. In the second step, we mapped the academic production about AP in several available repositories, creating a Database containing informations about the studies. In the third step, we analyzed critically the main characteristics inserted in the Database. From the built database, we note AP is studied in the large Areas of Environmental, Human, Biological, Social, Exact and Agrarian Sciences. In the investigation period, we identified 188 PPG productions in PA. The largest number of brazilian production is in the Northeast region, soon followed by the Southeast. Most of the researches adopted the qualitative methodology, with a structuralist philosophical current. The thematic focus of most surveys was AP on urban environment and AP on water resources, involving residents of the study site. In general, all the surveys have been relevant to a better understanding of the environmental problems raised by them. However, the confusion about philosophical currents and the lack of a better knowledge in the main works on AP are questions to be pointed out. The approach between Biological Sciences and Psychology in the researches in AP is still very discreet, so it´s necessary an effort from these areas to deep the study of environmental issueseng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.advisor1ID106.878.687-69por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574por
dc.contributor.referee1Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.referee2Alves, Priscila Pires
dc.creator.ID106.878.687-69por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8233478259086526por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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