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dc.contributor.authorSilva, Felipe Barbosa da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:57Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:57Z-
dc.date.issued2022-02-10
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Barbosa da. Transtorno de oposição desafiante e medicalização da infância: aspectos históricos e conceituais. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14435-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo realizar um mapeamento do processo de constituição do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD). O interesse no tema se deu pela crescente difusão deste diagnóstico no contexto brasileiro. Apesar de sua intensa utilização, poucos estudos a problematizam, buscando situar os condicionantes que levaram à sua proposição, bem como os efeitos do seu estabelecimento na terceira versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM III). Neste trabalho pretendemos fazê-lo por meio de uma pesquisa bibliográfica. Para os capítulos 1 e 2 adotamos uma metodologia narrativa e para o capítulo 3 integrativa. Neste utilizamos como fonte de acesso aos materiais artigos e livros que tenham o TOD como seu assunto principal. O acesso aos artigos se deu através dos portais PUBMED e Scielo. Estruturamos a presente dissertação da seguinte maneira: no primeiro capítulo apresentamos o conceito de medicalização e os principais debates feitos sobre o mesmo, visando compreender seus usos e conceituações. No segundo capítulo discutimos o surgimento da infância como objeto de intervenção da psiquiatria e da própria Psiquiatria Infantil como um campo de saber e prática. Além disso, apresentamos a constituição e os preceitos da Psiquiatria do Desenvolvimento e sua relação com a Psiquiatria Biológica e os manuais classificatórios. Por fim, no terceiro capítulo estudamos a construção do TOD enquanto categoria diagnóstica, situando seus antecedentes históricos, os impasses aos quais ela responde e seus efeitos sociais e subjetivos. Nos resultados e discussão fica clara a dimensão medicalizante e adaptativa da categoria e a fragilidade de seus critérios diagnósticos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno de Oposição Desafiantepor
dc.subjectMedicalização da Infânciapor
dc.subjectDSMpor
dc.subjectComportamentos Disruptivospor
dc.subjectOppositional Defiant Disordereng
dc.subjectChildhood medcalizationeng
dc.subjectDSMeng
dc.subjectDisruptive Behaviorspor
dc.titleTranstorno de oposição desafiante e medicalização da infância: aspectos históricos e conceituaispor
dc.title.alternativeOppositional defiant disorder and medicalization of childhood: historical and conceptual aspectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work aims to carry out a mapping of the process of constitution of Oppositional Defiant Disorder (ODD). The interest in the topic was due to the increasing diffusion of this diagnosis in the Brazilian context. Despite its intense use, few studies question it, seeking to situate the conditions that led to its proposition, as well as the effects of its establishment in the third version of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM III). In this work we intend to do so through a integrative review research. For chapters 1 and 2 we adopted a narrative methodology and for chapter 3 an integrative one. In this we use articles and books that have TOD as their main subject as a source of access to materials. Access to the articles took place through the portals PUBMED and Scielo. We structured this dissertation as follows: in the first chapter we present the concept of medicalization and the main debates about it, aiming to understand its uses and concepts. In the second chapter we discuss the emergence of childhood as an object of intervention by psychiatry and Child Psychiatry itself as a field of knowledge and practice. In addition, we present the constitution and precepts of Developmental Psychiatry and its relationship with Biological Psychiatry and classification manuals. Finally, in the third chapter we study the construction of TOD as a diagnostic category, placing its historical antecedents, the impasses to which it responds and its social and subjective effects. In the results and discussion, the medicalizing and adaptive dimension of the category and the fragility of its diagnostic criteria are clear.eng
dc.contributor.advisor1Uhr, Deborah
dc.contributor.advisor1ID010.292.877-43por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5162-6108por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530831274773815por
dc.contributor.referee1Uhr, Deborah
dc.contributor.referee1ID010.292.877-43por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5162-6108por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530831274773815por
dc.contributor.referee2Silva, Luna Rodrigues Freitas
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3582-9321por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0506413251322538por
dc.contributor.referee3Lima, Rossano Cabral
dc.contributor.referee3ID830.334.676-87por
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8583-4535por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2496113016025855por
dc.creator.ID140.172.977-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6489144000927808por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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dc.subject.cnpqPsicologiapor
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