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dc.contributor.authorOliveira, Angel Fujita
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:59Z-
dc.date.issued2016-06-15
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Angel Fujita. Avaliação e Acompanhamento da Área Atitudinal (P4A) e sua correlação com a satisfação no trabalho e a Síndrome de Burnout. 2016. 63 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14438-
dc.description.abstractAtualmente as organizações se vêem diante de constantes pressões para atingirem níveis de competência cada vez mais elevados. As organizações militares também estão inseridas nesse contexto, tendo em vista a série de demandas que sobre as mesmas recaem, visando a formação de militares em diferentes níveis, para que estejam em condições de atender as necessidades que vêm se desenhando no emprego atual das forças, principalmente em relação a operações de garantia da lei e da ordem e missões de paz internacionais sob a égide da Organização das Nações Unidas. Especificamente na AMAN, dentre os esforços que têm sido desenvolvidos está a Avaliação dos Atributos da Área Atitudinal. O ensino por competências visa formar o aluno de forma que o mesmo esteja apto para desempenhar as funções previstas para seu cargo, isto é, possuir competências inerentes a sua função. O objetivo é inserir no contexto da educação a preparação para o cadete não só em termos de conhecimentos, mas também habilidades e atitudes que permitirão ao futuro oficial o desempenho de seu cargo de modo a lidar com os desafios que a profissão reserva. O Programa de Avaliação de Atributos da Área Atitudinal (P4A) é constituído por quarenta e quatro atributos que integram as competências necessárias para que o futuro oficial combatente do Exército Brasileiro desempenhe adequadamente as tarefas inerentes ao seu posto. Sua operacionalização se dá em função da avaliação em atividades desenvolvidas no contexto da formação do oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Dessa forma, a avaliação é realizada pelo instrutor (avaliação vertical), pelos companheiros (avaliação lateral) e pelo próprio cadete (auto avaliação). Ao decorrer dos quatro anos de formação acadêmica é possível definir o perfil de competências de cada cadete. O objetivo do presente estudo é a análise e investigação da validade do programa P4A como instrumento de avaliação. O estudo foi desenvolvido em nível de dissertação junto ao Mestrado em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com a Academia Militar das Agulhas Negras. As etapas do estudo foram: 1) Estudo da validade interna do P4A, com procedimentos de análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória, agrupando os itens do instrumento em fatores; 2) Análise comparativa dos resultados fornecidos pelo P4A e sua correlação com a Síndrome de Burnout e com a Satisfação no Trabalho.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino por competênciaspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAtitudespor
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.subjectSatisfação no Trabalhopor
dc.subjectEducation for skills assessmenteng
dc.subjectAttitudeseng
dc.subjectBurnout Syndromeeng
dc.subjectJob Satisfactioneng
dc.titleAvaliação e Acompanhamento da Área Atitudinal (P4A) e sua correlação com a satisfação no trabalho e a Síndrome de Burnoutpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCurrently, organizations are faced with constant pressures to achieve skill levels ever higher. Military organizations are also inserted in this context, given the series of demands on them fall, for the training of military personnel at different levels, so that they are able to meet the needs that have been drawing on the current use of forces, especially in relation to guarantee operations of law and order and international peace missions under the auspices of the United Nations. Specifically in AMAN, among the efforts that have been developed is the evaluation of the attributes of Attitudinal area. Teaching Competency aims to train the student so that it is able to perform the functions assigned to his office, that is, to have skills inherent in their function. The goal is to place in the context of education preparing for the cadet not only in terms of knowledge, but also skills and attitudes that will enable the future official's performance of his office to deal with the challenges that the profession reserve. The program attributes Attitudinal Assessment Area (P4A) consists of forty-four attributes that make up the necessary skills for the official Brazilian Army combatant future properly perform the inherent to his post tasks. Its implementation is a function of the evaluation activities in the context of the formation of the officer in the Military Academy of Black Needles (AMAN). Thus, the evaluation is performed by the instructor (vertical evaluation), the companions (side evaluation) and by the cadet himself (self-assessment). In the course of the four years of academic training can set each cadet skills profile. The aim of this study is to research the validity of P4A program as an evaluation tool. The study was developed in dissertation level with the Master in Psychology of Rural Federal University of Rio de Janeiro in partnership with the Military Academy of Black Needles. The stages of the study were: 1) study the internal validity of P4A, with procedures of exploratory factor analysis and confirmatory factor analysis, grouping the items of the instrument factors; 2) Comparative analysis of the results provided by P4A and its correlation with the Burnout Syndrome and the Job Satisfaction.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.advisor1ID544.431.806-72por
dc.contributor.referee1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.referee2Souza, Wanderson Fernandes de
dc.contributor.referee3Rosinha, Antônio José Palma Esteves
dc.creator.ID136.908.678-43por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0170638893107193por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqPsicologiapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2644
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-04-11T17:20:09Z No. of bitstreams: 1 2016 - Angel Fujita Oliveira.pdf: 1325113 bytes, checksum: 28bb2c73952092d1798e115b04858c6d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-11T17:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Angel Fujita Oliveira.pdf: 1325113 bytes, checksum: 28bb2c73952092d1798e115b04858c6d (MD5) Previous issue date: 2016-06-15eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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