Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14463
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Daniele Mota da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:17Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:17Z-
dc.date.issued2020-01-30
dc.identifier.citationROCHA, Daniele Mota da. Representações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médio. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14463-
dc.description.abstractAs ações afirmativas são políticas públicas que visam garantir a igualdade de direitos entre cidadãos. A principal ação afirmativa utilizada no Brasil é o sistema de cotas, com a finalidade de diminuir desigualdades existentes entre pessoas de diferentes raças, uma vez que, os negros tiveram seus direitos - de melhores condições de vida, trabalho e estudo- historicamente negados. Sempre que são apresentadas, as discussões sobre o sistema de cotas dividem opiniões, por diversos fatores. E, por isto, virou imperativo de pesquisa em psicologia social. Para tal pesquisa, foi utilizada a teoria das Representações Sociais proposta pelo romeno naturalizado francês Serge Moscovici que definiu as representações sociais como o estudo científico do senso comum. O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as representações sociais sobre as cotas para negros no ingresso das universidades, a partir do pensamento social de estudantes de ensino médio, e comparar os resultados entre as redes pública e privada. Foram utilizados questionários com tarefas de evocação livre que foram analisados através do software iramuteq (análise prototípica e similitude) e questões abertas que foram submetidos a análise de conteúdo. Para a maior parte dos participantes, independente da rede de ensino e raça/etnia, as cotas raciais são importantes para a inserção de negros nas universidades.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectAções Afirmativaspor
dc.subjectCotas raciaispor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectAffirmative actionseng
dc.subjectRacial quotaseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleRepresentações sociais das cotas raciais no ensino superior: o pensamento social dos estudantes do ensino médiopor
dc.title.alternativeSocial representations of racial quotas in higher education: the social thinking of high school studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAs affirmative actions are public policies that aim to guarantee copyright among citizens. The main affirmative action used in Brazil is the quota system, with a reduction in inequalities between people of different races, since blacks have historically been denied their rights - better living, working and study conditions. Whenever they are used, such as discussions about the dividend quota system, for several factors. It became an imperative of research in social psychology. For such research, a theory of Social Representations proposed by Serge Moscovici was used, which he defined as social representations as the scientific study of common sense. The main objective of this research was to investigate and how social representations about quotas for blacks when entering universities, from the social thought of high school students, and to compare the results between public and private networks. Questionnaires with free recall tasks were used, which were analyzed using the iramuteq software (prototypical analysis and similarity) and how open questions were analyzed by content. For most respondents, regardless of education and race / ethnicity, racial quotas are important for the inclusion of blacks in universities.eng
dc.contributor.advisor1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.advisor1ID395.476.632-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130312932739910por
dc.contributor.referee1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rosane Pinto
dc.contributor.referee3Naiff, Luciene Alves Miguez
dc.creator.ID130.9984.417-24por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011580518604284por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAguiar, M. M.; Piotto, D. C. Combate à desigualdade? análise socioeconômica e étnicoracial de um programa de ação afirmativa no ensino superior . 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt21-4194.pdf Bardin,L. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. 4ed. Lisboa-Portugal: Edicções 70,2007. Carneiro, L.T. Maria. O racismo na Historia do Brasil. 8. Ed. São Paulo:Ática, 2003. Corbucci, P. R. Evolução do Acesso de Jovens à Educação Superior no Brasil. Texto para Discussão 1950. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro, 2014. Costa, S. As representações sociais de estudantes universitários sobre o sistema de cotas para negros e alunos de escola pública. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, 2010. Daflon, V.; Feres, J. Jr.; Campos, L. A.. Ações Afirmativas Raciais no Ensino Superior Público Brasileiro: um panorama analítico. Caderno de Pesquisa. V.43 n. 148 p.302-327 jan/abr. 2013. Doise, W. Debating social representation. In: BREAKWELL, G. M.; CANTER, D. V. Empirical approaches to social representations. Oxford: Oxford University Press, 1993. p. 157-170. Donato et al. Da análise de similitude ao grupo focal: estratégias para estudos na abordagem estrutural das representações sociais. Revista Educação e Cultura Contemporânea v.14, n.37, 2017. Duran, M. C. G. Representações sociais de professores em formação sobre profissão docente.IN: SOUSA, Clarilza P. de; PARDAL, Luís A; VILLAS BÔAS, Lúcia P. S. Representações sociais sobre o trabalho docente. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2006. pp.91- 106. Feres, J. Jr. ; Daflon, V. T. Políticas da Igualdade Racial no Ensino Superior. cadernos do desenvolvimento fluminense, n 5, 2014 . Recuperado em : < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cdf/article/view/14229> Feres, J. Jr et al. As Políticas de Ação Afirmativa nas universidades estaduais (2013). In: FERES JR., João; DAFLON, Verônica; BARBABELA, Eduardo. Levantamento de Políticas de Ação Afirmativa (GEMAA), IESP-UERJ, 2013, pp. 1- 25. Fernandes, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global editora, 2007. 2.ª ed. pp. 38-63. Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa (3a ed., J. E. Costa, Trad.). São Paulo: Artmed. (Obra original publicada em 1995) Freyre, G. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob regime da economia patriarcal. Recife, Pernambuco: Glonal editora, 2003. 48ª edição Guareschi, P.; Jovchelovitch, S. (Org.). Textos em Representações Sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. Guimaraes, A. S. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Ed. 34. 1999 Jacques M. G. C., Strey, M N., Bernardes, B. M. G., Guarescchi, P. A., Carlos, S. A.;Fonseca, T. M. G., (2000). Psicologia social contemporânea. (3a Ed.) Petropolis: Vozes 78 Jodelet, D. (Org.) (2001). As representacoes sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 173-86. _______. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. Lerner, S. A política de cotas raciais no Brasil segundo a percepção de negros de camadas médias do Rio de Janeiro. Soc. e Cult., Goiânia, v. 17, n. 2, p. 265-277, jul./dez. 2014. MARQUES, G. Da Senzala à Unidade Racial: Uma abordagem da realidade racial no Brasil. Brasília: Planeta Paz. 1996. p.1. Marques, T.; Santos, B. K. A. Um estudo sobre o pensamento social de jovens universitários acerca da justiça e das cotas raciais.Psicologia e Saber Social, 4(1), 108-125, 2015. Minayo, M. C. S. (Org.). (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes. Moehlecke, S. Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, 2004. ____. Ação afirmativa: debates e história no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, nov. 2002. Moliner, P. (1996). Images et représentations sociales. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble. Moraes, P. R. ; Souza, I. C. ; Munhoz, W. A. ; Estevam, S. J. ; Pinto, D. M. A. O. . A teoria das representações sociais. Educação em Foco (Amparo) , v. 1, p. 17-30, 2014. Moreno, F; Sonego, R; Costa, B; Francosta, M.L. Professores de creche e suas representações sociais sobre crianças de 0 a 3 anos. Rev. Psicopedagogia 2017; 34(105): 297-309 Moscovici, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. ___________. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2010. Mozzato, A.R; Grzybovski, D. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, pp. 731-747, Jul./Ago. 2011 Munanga, K. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa das cotas. Sociedade e Cultura, v. 4, n. 2, jul./dez. 2001, p. 31-43 __________. Cotas raciais na USP, um debate atropelado e “operação abafa”. Revista da Adusp, São Paulo, n. 47, p. 20-25, jun. 2010. Naiff, D, Naiff L. e Aguiar ,M. As representações sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidade públicas brasileiras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, ano 9, N.1 , P.219-232, 1º semestre de 2009. Oliven, A. C. Ações afirmativas, relações raciais e política de cotas nas universidades: Uma comparação entre os Estados Unidos e o Brasil os Estados Unidos e o Brasil .Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 1 (61), p. 29-51, jan./abr. 2007 Oliveira, J.M. Consciência Negra: nem 13% dos alunos de ensino superior são negros no Brasil. UFJF, 20 de novembro de 2017. Recuperado em: https://www2.ufjf.br/noticias/2017/11/20/consciencia-negra-nem-13-dos-alunos-de-ensino-superior-sao-negros-no-brasil/ Pedras, A. B. A., Cotas para negros: avanço ou retrocesso?Artigo publicado no caderno Direito & Justiça do jornal Estado de Minas, edição de 10 de setembro de 2012. Recuperado em: http://www.iamg.org.br/lerpublicacao.php?publicacao=509 Reale, M . Cinco temas do culturalismo. São Paulo: Saraiva, 2000. ______. Experiência e cultura. 2. ed., Campinas: Bookseller, 2000. SÁ, Celso Pereira. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. Souza, A. C. S. Sistema de cotas na UERJ: uma abordagem sobre a demanda de inscritos. Artigo UERJ, Ano 9, n. 25, 2016. Acessado em: < http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=44> SELL, Sandro Cesar. Ação Afirmativa e Democracia Racial – Uma introdução ao debate no Brasil. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2002. Silva. G. A relevância das cotas raciais como ferramenta de transformação da realidade social da população negra brasileira. REIA- Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, ano 3, volume 3(2):59-76, 2016 Souza, F.; Souza, J. As cotas raciais, as ações afirmativas e a meritocracia na universidade estadual do sudoeste da bahia-uesb. XII Colóquio Nacional e V Coloquio Internacional do Museu Pedagógico. 2017 Veras, E. S.; Santana, M. L. B.; Valença , D. A. C. O dilema racial brasileiro: de Roger Bastide a Florestan Fernandes ou da explicação teórica à proposição política Sociedade e Cultura, vol. 5, núm. 1, janeiro-junho, 2002, pp. 35-52 Universidade Federal de Goiás Goiania, Brasil. Wolter, R. P.; Wachelke, J.; Naiff, D. (2016). A abordagem estrutural das representações sociais e o modelo dos esquemas cognitivos de base: perspectivasteóricas e utilização empírica. Temas psicol. vol.24 no.3. Ribeirao Preto set. 2016 Wolter, R. P.; Wachelke, J .Critérios de Construção e Relato da Análise Prototípica para Representações Sociais Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, Out-Dez 2011, Vol. 27 n. 4, pp. 521-526por
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70708/2020%20-%20Daniele%20Mota%20Da%20Rocha.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5981
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-09-09T18:16:07Z No. of bitstreams: 1 2020 - Daniele Mota Da Rocha.pdf: 1154609 bytes, checksum: 1a97aa94ad435eec77e77f2101b87fce (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-09T18:16:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Daniele Mota Da Rocha.pdf: 1154609 bytes, checksum: 1a97aa94ad435eec77e77f2101b87fce (MD5) Previous issue date: 2020-01-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Daniele Mota Da Rocha.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.