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dc.contributor.authorSantos, Lucimere Antunes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:19Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:19Z-
dc.date.issued2014-04-29
dc.identifier.citationSANTOS, Lucimere Antunes. Impacto da anomia organizacional sobre a aprendizagem organizacional: uma análise a partir do suporte à aprendizagem e das estratégias de aprendizagem. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14467-
dc.description.abstractAs intensas e frequentes mudanças que têm caracterizado o ambiente social nas últimas décadas têm ocasionado uma série de demandas para as organizações. Em tal contexto as organizações buscam desenvolver estratégias que contribuam para manter seus membros aptos a lidarem com essas constantes mudanças, tornando essencial pensar em aprendizagem organizacional. Entretanto, diferentes fatores irão impactar de forma positiva ou negativa na aprendizagem organizacional, merecendo destaque a confiança que o trabalhador tem nas normas que guiam o funcionamento da organização, o que leva ao conceito de anomia organizacional. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo testar um modelo explicativo da anomia organizacional sobre o suporte à aprendizagem no trabalho e as estratégias de aprendizagem de trabalhadores de uma IFES do estado do Rio de Janeiro. Participaram desta pesquisa 312 servidores da UFRRJ. Para atingir os objetivos do presente estudo, foram utilizados o programa SPSS 19 (StatisticalPackage for Social Sciences, versão 19) e o módulo AMOS. Os resultados evidenciaram a influência negativa da anomia organizacional sobre as duas variáveis estudadas: suporte a aprendizagem e estratégias de aprendizagem. No que se refere ao suporte a aprendizagem, a maior influência foi encontrada no suporte do setor, seguida por suporte do chefe e por último, suporte os colegas. No tocante às estratégias de aprendizagem, a busca pelo material escrito aparece em primeiro lugar, seguida por reprodução, reflexão intrínseca, depois ajuda interpessoal e a menor influência foi na aplicação prática. O resultado da relação entre o suporte à aprendizagem e as estratégias de aprendizagem, mostrou uma correlação positiva significativa entre o suporte do setor, material escrito, ajuda interpessoal, aplicação prática e reflexão intrínseca e extrínseca e o suporte dos colegas com todos os fatores da estratégia de aprendizagem, material escrito, ajuda interpessoal, aplicação prática, reprodução e reflexão intrínseca e extrínseca. O suporte do chefe não apresentou nenhuma correlação positiva. O tempo de serviço e idade tiveram uma correlação negativa significativa apenas para ajuda interpessoal como suporte à aprendizagem. A comparação entre os participantes de nível médio e superior revelou diferença significativa apenas em relação ao fator reprodução, como estratégia de aprendizagem, tendo o nível médio se destacado por apresentar escores substancialmente superiores aos de nível superior. As conclusões apontam a relevância do fator interpessoal no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem organizacional, bem como a necessidade de desenvolvimento de estudos mais aprofundados visando melhor compreender o impacto negativo da anomia sobre diferentes variáveis no contexto organizacional, tal como evidenciado no presente estudo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectanomia organizacionalpor
dc.subjectaprendizagem organizacionalpor
dc.subjectsuporte à aprendizagempor
dc.subjectestratégias de aprendizagempor
dc.subjectorganizational anomieeng
dc.subjectorganizational learningeng
dc.subjectlearning supporteng
dc.subjectlearning strategieseng
dc.titleImpacto da anomia organizacional sobre a aprendizagem organizacional: uma análise a partir do suporte à aprendizagem e das estratégias de aprendizagempor
dc.title.alternativeImpact of organizational anomie on organizational learning: an analysis from the learning support and learning strategieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe intense and frequent changes that have characterized the social environment in recent decades have led to a series of demands for organizations. In this context organizations seek to develop strategies to help keep their members apt to face these modifications, becoming critical in organizational learning. However, different factors will impact positively or negatively on organizational learning, with emphasis in the confidence that employees have in the rules that guide the organizational functioning, which leads to the concept of organizational anomie. In this way, the present study aims to test an explanatory model of organizational anomie on work learning support and learning strategies of workers from a Rio de Janeiro university. The study gathered 312 servers of UFRRJ. To achieve the objectives of this study, the SPSS 19 program (Statistical Package for Social Sciences, version 19) and the AMOS module were used. The results showed the organizational anomie negative influence on two variables: learning support and learning strategies. With regard to learning support, the greatest influence was found in the sector support, followed by the boss support and lastly, colleagues support. Regarding learning strategies, the search for written material appears first, followed by reproduction, intrinsic reflection, and interpersonal help, the less influence was in practical application. The result of the relationship between learning support and learning strategies showed a significant positive correlation between the sector support, written material, interpersonal support, practical application and intrinsic and extrinsic reflection and colleagues support with all learning strategy factors, which are writing material, interpersonal helps, practical application, reproduction and intrinsic and extrinsic reflection. The boss support showed no positive correlation. The time of service and age had a significant negative correlation only for interpersonal support, as support learning. The comparison between the participants of middle and upper level revealed a significant difference only with regards to reproductive factors, such as learning strategies, nevertheless, the middle level stands out due to scores substantially higher than the upper level. The findings point to the importance of interpersonal relation factors in developing the organizational learning strategies, as well as the need to develop further studies to better understand the negative impact of anomie on different variables in the organizational context, as evidenced in this study.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.advisor1ID544.431.806-72por
dc.contributor.referee1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.referee2Marques, Valéria
dc.contributor.referee3Ribas Junior, Rodolfo de Castro
dc.creator.ID582.375.427-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6148623352953698por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqPsicologiapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3025
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-10-30T19:07:28Z No. of bitstreams: 1 2014 - Lucimere Antunes Santos.pdf: 1899944 bytes, checksum: 7d3d8ebe94d24072a6eaf0a19f017e3f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-30T19:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Lucimere Antunes Santos.pdf: 1899944 bytes, checksum: 7d3d8ebe94d24072a6eaf0a19f017e3f (MD5) Previous issue date: 2014-04-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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