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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14481
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Gabriela de Araújo Braz dos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:01:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:01:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-23 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Gabriela de Araújo Braz dos. Desenvolvimento de esquema inicias desadaptativos em adolescentes em vulnerabilidade social. 2020. 131 p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14481 | - |
dc.description.abstract | O enfoque da vulnerabilidade social na adolescência está estritamente ligado à demanda de proteção desta população, se considerar suas singularidades e sua condição peculiar de desenvolvimento. Essa ideia inclui que ações contra esta população, nesse caso a violência, gera danos que se propagam para a vida adulta e se cristalizam na relação com o outro. Essa experiência nociva é considerada fator de risco ao desenvolvimento de psicopatologias como transtorno do estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade, depressão, transtorno de aprendizagem e de personalidade. Além disso, a violência afeta os processos cognitivos e emocionais que o adolescente desenvolve para lidar com as tarefas evolutivas do seu desenvolvimento. Levando essas informações em conta, este estudo teve como objetivo investigar os Esquemas Iniciais Desadaptativos desenvolvidos em adolescentes acolhidos institucionalmente. Dezenove participantes em situação de acolhimento institucional em um munícipio da Baixada Fluminense compuseram a amostra total. Os resultados revelaram a presença significativa dos esquemas de Abandono, Vulnerabilidade ao dano/doença e Desconfiança/Abuso, ao passo que problemas emocionais/comportamentais como depressão, ansiedade, agressividade e problemas sociais também ficaram em evidência, à partir do Inventário YSR. Adicionalmente, mais que a metade da amostra apresentou nível clínico para comportamentos externalizantes demonstrando que os adolescentes investigados utilizavam estratégias disfuncionais para lidarem com a ativação de seus esquemas. Em relação a análise dos dados sociodemográficos, foi constatado que em 41% dos casos, o abandono foi o principal motivo para acolhimento, e 69,23% dos adolescentes são da raça negra, referindo-se ao fenômeno de racialização da violência. Á partir dos dados alcançados com essa pesquisa, considera-se urgente investir no contexto de relação e de desenvolvimento dos adolescentes, bem como, no contexto das políticas sociais dirigidas à infância e adolescência. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Esquemas iniciais desadaptativos | por |
dc.subject | Vulnarabilidade social | por |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Terapia do esquema | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Initial maladaptive schemes | eng |
dc.subject | Social vulnerability | eng |
dc.subject | Adolescence | eng |
dc.subject | Scheme therapy | eng |
dc.subject | Development | eng |
dc.title | Desenvolvimento de esquema inicias desadaptativos em adolescentes em vulnerabilidade social | por |
dc.title.alternative | Development of initial maladaptive scheme in adolescents in social vulnerability | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The focus of social vulnerability in adolescence is strictly linked to the demand for protection of this population, considering its uniqueness and peculiar condition of development. This idea includes that actions against this population, in this case violence, generate damages that spread to adult life and crystallize in the relationship with the other. This harmful experience is considered a risk factor for the development of psychopathologies such as post-traumatic stress disorder, anxiety disorders, depression, learning and personality disorders. In addition, violence affects the cognitive and emotional processes that adolescents develop to deal with the evolutionary tasks of their development. Taking this information into account, this study aimed to investigate the Initial Maladaptive Schemes developed in institutionally accepted adolescents. Nineteen participants in institutional care in a municipality in the Baixada Fluminense comprised the total sample. The results revealed the significant presence of the Abandonment, Vulnerability to har or illness e Mistrust/Abuse schemas, while emotional / behavioral problems such as depression, anxiety, aggression and social problems were also in evidence, from the YSR Inventory. Additionally, more than half of the sample had a clinical level for externalizing behaviors, demonstrating that the investigated adolescents used dysfunctional strategies to deal with the activation of their schemes. Regarding the analysis of sociodemographic data, it was found that in 41% of cases, abandonment was the main reason for reception, and 69.23% of adolescents are black, referring to the phenomenon of racialization of violence. From the data obtained with this research, it is considered urgent to invest in the context of relationship and development of adolescents, as well as in the context of social policies directed at childhood and adolescence. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo | |
dc.contributor.advisor1ID | 033.121.697-39 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8401119661754632 | por |
dc.contributor.referee1 | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Wanderson Fernandes de | |
dc.contributor.referee3 | Seabra, Karla da Costa | |
dc.creator.ID | 152.045.687-51 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0840987911209657 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
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