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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14494
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DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Luna, Marla Bernardes Carmino dos Santos Dias | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:01:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:01:39Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-21 | |
dc.identifier.citation | LUNA, Marla Bernardes Carmino dos Santos Dias. Representações sociais da deficiência nas famílias: um estudo comparativo. 2014. 126 f.. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014 . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14494 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se propôs desenvolver um estudo psicossocial, a partir do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais acerca da deficiência e seu impacto nas famílias em nossa sociedade. Assim, identificar as representações sociais da família sobre deficiência pode se tornar uma maneira de subsidiar ações que possam ajudar a família, a pessoa com deficiência e a sociedade a lidar melhor com essa temática. O principal objetivo desta pesquisa foi identificar as representações sociais da deficiência nas famílias, independente do tipo de deficiência, considerando que “a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e barreiras comportamentais e ambientais que impedem sua participação plena e eficaz na sociedade de forma igualitária” (Relatório Mundial sobre a Deficiência, 2012). Optou-se comparar a representação de dois tipos de grupos familiares: um grupo familiar no qual há convívio direto com pessoas com deficiência e outro grupo familiar em que não há convívio direto com pessoas com deficiência. Esta pesquisa foi de caráter quantitativo e qualitativo. Para tanto utilizamos questionários com questões fechadas e abertas e tarefas de evocação livre. Na utilização de questionários pretendeu-se comparar as representações sociais de cinquenta e quatro famílias de cada grupo sob dois objetos Deficiência e Pessoa com Deficiência. As famílias que possuem alguma pessoa com deficiência são pertencentes ao CERVIM (Centro de Reabilitação da Vila Militar) que atende pessoas de todo o estado do Rio de Janeiro que necessitam de reabilitação. As famílias que não possuem pessoas com deficiência foram abordadas por conveniência, seguindo o mesmo critério, a eleição pela própria família do membro que pode representá-la. A pesquisa foi realizada com famílias residentes no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico utilizado está baseado em estudos de Moscovici, Jodelet, Sá e Abric, assim como os estudos sobre a família e deficiência, Ariès;em Glat, Omote, Buscaglia, Amaral e outros. Os resultados apontam as representações sociais nas famílias com convívio direto às pessoas com deficiência ligadas aos aspectos da dinâmica cotidiana, dos direitos e da visão de compreender a pessoa com deficiência além de sua condição, como sujeito. As famílias que não apresentam essa realidade possuem representações sociais relacionadas a sentimentos de pena, compaixão, com olhar para a pessoa com deficiência ainda impregnado de desconhecimento, gerando preconceitos e discriminações. Como semelhança os grupos apontaram a dificuldade vivida pela pessoa com deficiência para garantir seus direitos, a falta de infraestrutura/acessibilidade, além da falta de políticas públicas efetivas, educação e saúde disponíveis e qualificadas | por |
dc.description.sponsorship | Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | pessoa com deficiência | por |
dc.subject | família e representação social | por |
dc.subject | people with disabilities | eng |
dc.subject | family and social representation | eng |
dc.title | Representações sociais da deficiência nas famílias: um estudo comparativo | por |
dc.title.alternative | Social representations of disabilities in families: a comparative study | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This study intended to develop a psychosocial study, from the theoretical framework of the Theory of Social Representations about the disability and its impact on families in our society. Thus, to identify the social representations of the family on disability can become a way of subsidizing actions that can help families, the disabled person and society to better deal with this issue. The main objective of this research was to identify the social representations of disability in families , regardless of type of disability , considering that " disability results from the interaction between persons with impairments and attitudinal and environmental barriers that hinders their full and effective participation in society on an equal basis " ( World Report on Disability 2012 , p . 4). We chose to compare the representation of two types of family groups : a family group in which there is direct contact with people with disabilities and another family group in which no direct contact with people with disabilities. This research was both quantitative and qualitative. To use both questionnaires with closed and open questions and free recall tasks. In the use of questionnaires was intended to compare the social representations of fifty- four families from each group in two and Disabled Person with Disabilities objects. Families who have someone with disabilities belonging to CERVIM ( Rehabilitation Center of Military Village ) that serves people from all over the state of Rio de Janeiro who need rehabilitation. Families that do not have people with disabilities were addressed for convenience, following the same criteria, the election by the family member who can represent i . The survey was conducted with families residing in the State of Rio de Janeiro. The theoretical framework is based on studies of Moscovici (1961 , 2012) , Jodelet (2001 ) , Sá ( 1996, 1998 , 2002 , 2007) and abric (1994, 2005) , as well as studies on the family and disability , Aries (1981); in Glat (1995 , 2004 , 2007) , Omote (1996) Buscaglia (1997) , Amaral (1988 , 2001) and others. The results indicate the social representations in families with direct contact people with disabilities related to aspects of everyday dynamics of rights and the vision to understand the person with disabilities as well as their status as subject. Families that do not exhibit this reality have social representations related to feelings of pity, compassion, look for the person with disabilities is still steeped in ignorance, generating prejudice and discrimination. How similarity groups pointed out the difficulty experienced by people with disabilities to ensure their rights, lack of infrastructure / accessibility, and the lack of effective public policy, education and health care available and qualified | eng |
dc.contributor.advisor1 | Naiff, Luciene Alves Miguez | |
dc.contributor.advisor1ID | 004.656.847-69 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8033891142878879 | por |
dc.contributor.referee1 | Naiff, Luciene Alves Miguez | |
dc.contributor.referee2 | Naiff, Denis Giovani Monteiro | |
dc.contributor.referee3 | Lopes, Marli | |
dc.creator.ID | 879.161.001-00 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9458625431224564 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.relation.references | Abric, J.C. (1994). Pratiques socialis y representaciones. México: Filosofia y Cultura Contemporanea. Abric, J. C. (1998). A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P., OLIVEIRA, D. C. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, p.27-37. Abric, J.C. (2003). Méthodes d’étude des représentations sociales. Paris:Érès, p.27-38. Abric, J.C. (2005). A zona muda das representações sociais. In: OLIVEIRA, D. C.; CAMPOS, P. H. F. Representações sociais: uma teoria sem fronteiras. Rio de Janeiro: Museu da República, p. 23-34. Almeida, S. A. de. (2009). As representações sociais dos professores do município de Mendes acerco do processo de inclusão educacional [tese]. orientadora, Luciene Alves Miguez Naiff. Niterói, 164p. Amiralian, M. L. T. (1997). Compreendendo a deficiência pela óptica das propostas Winnicottianas. Estilos da Clínica, 2(2), 96-102. Amiralian, M. L. T., Pinto, E. B., Ghirardi, M. 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dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
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