Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Atílio Sozzi
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:41Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:41Z-
dc.date.issued2018-05-30
dc.identifier.citationNogueira, Atílio Sozzi. Investigação da associação entre locus de controle, autoestima e avaliação atitudinal do cadete da AMAN. 2018. [71 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14498-
dc.description.abstractNo presente estudo, o objetivo foi o de estudar os fenômenos do locus de controle e da autoestima em cadetes, bem como a associação de tais variáveis com os resultados de suas avaliações atitudinais (competências transversais). Os participantes do estudo foram 1822 cadetes dos quatro anos de formação da AMAN. A participação foi voluntária e com preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes responderam os instrumentos de pesquisa de forma coletiva: Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson (Levenson, 1981) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) (Rosenberg, 1965). O estudo foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira o objetivo foi levantar evidências de validade destas escalas para o contexto militar da AMAN. Após procedimentos de Análise Fatorial Confirmatória (AFC), a EAR foi teve sua validade evidenciada com 9 itens (N=933, X2=107,929, X2/gl=4,151, RMR=0,023, GFI=0,976, AGFI=0,959, CFI=0,973 e RMSEA=0,056) e a Escala Multidimensional de Locus de Controle de Levenson com 20 itens (N=933, X2=657,726, X2/gl=3,962, RMR=0,037, GFI=0,932, AGFI=0,914, CFI=0,893 e RMSEA=0,055). Na segunda etapa foi realizado, com base na técnica dos grupos focais, o levantamento qualitativo da percepção dos fenômenos autoestima e locus de controle pelos cadetes. Resultados desta etapa corroborara2m com a teoria, bem como apresentaram a percepção atual dos cadetes acerca destas variáveis. A terceira etapa foi a correlação entre a autoestima e o locus de controle com o desempenho atitudinal do cadete. Neste momento, os resultados indicaram que existe associação entre os fenômenos estudados, corroborando novamente com a teoria. Por fim, com a utilização da Modelagem de Equações Estruturais, foi elaborado um modelo geral do estudo, que relaciona os dados de locus de controle e de autoestima, testando a influência do primeiro sobre o segundo (N=933, X2=1502,056, X2/gl=4,115, RMR=0,036, GFI=0,920, AGFI=0,904, CFI=0,895 e RMSEA=0,049). Os resultados corroboram parcialmente com a hipótese de estudo, uma vez que foi observada a influência. Todos os dados e resultados levantados no presente estudo devem ser interpretados com cautela. Sugere-se a realização de estudos complementares, com outros instrumentos e variáveis, tudo com o objetivo de melhor 9 compreender os indicadores de validade ora apresentados, bem como o papel de cada uma das variáveis de estudo para o processo de educação superior militar da AMANpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectautoestimapor
dc.subjectlocus de controlepor
dc.subjectcompetências transversaispor
dc.subjectself-esteemeng
dc.subjectlocus of controleng
dc.subjectsoft skillseng
dc.titleInvestigação da associação entre locus de controle, autoestima e avaliação atitudinal do cadete da AMANpor
dc.title.alternative...eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn the present study, the objective was to study the phenomena of locus of control and self-esteem in cadets, as well as the association of such variables with the results of their attitudinal evaluations (soft skills). The study participants were 1822 cadets from the four-year AMAN training. Participation was voluntary and with the completion of a Free and Informed Consent Form. Participants answered the research instruments collectively: Levenson's Multidimensional Locus of Control Scale (Levenson, 1981) and the Rosenberg Self-Esteem Scale (EAR) (Rosenberg, 1965). The study was developed in four stages. In the first one, the objective was to raise evidences of validity of these scales for the military context of AMAN. After the Confirmatory Factor Analysis procedures, the EAR was validated with 9 items (N = 933, X2 = 107.929, X2 / gl = 4.123, RMR = 0.023, GFI = 0.976, AGFI = 0.959, CFI = 0.973 and RMSEA = 0.056) and the Multidimensional Levenson Locus of Control Scale with 20 items (N = 933, X2 = 657,726, X2 / gl = 3,962, RMR = 0.037, GFI = 0.932, AGFI = 0.914, CFI = 0.893 and RMSEA = 0.055). In the second stage, based on the technique of the focus groups, the qualitative survey of the perception of the self-esteem phenomena and locus of control by the cadets was carried out. Results of this stage corroborated with the theory, as well as presented the cadets' current perception about these variables. The third step was the correlation between the self-esteem and the locus of control with the attitudinal performance of the cadet. Now, the results indicated that there is an association between the phenomena studied, corroborating again with the theory. Finally, with the use of Structural Equation Modeling, a general model of the study was elaborated, which relates the locus of control and self-esteem data, testing the influence of the first on the second (N = 933, X2 = 1502,056, X2 / gl = 4.115, RMR = 0.036, GFI = 0.920, AGFI = 0.904, CFI = 0.895 and RMSEA = 0.049). The results corroborate partially with the hypothesis of study, once the influence was observed. All data and results raised in the present study should be interpreted with caution. It is suggested to carry out complementary studies, with other instruments and variables, in order to better understand the validity indicators presented 11 herein, as well as the role of each of the study variables for AMAN's military higher education process.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.advisor1ID54443180672por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.referee2Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.referee3Ribas Júnior, Rodolfo de Castro
dc.creator.ID04419838639por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4931691316002094por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAbbad, G., & Meneses, P. P. M. (2004). Locus de controle: validação de uma escala em situação de treinamento. Estudos de Psicologia, 9 (3), 441-450. Alessandri, G., Vecchione, M., Eisenberg, N., & Łaguna, M. (2015). On the factor structure of the Rosenberg (1965) General Self-Esteem Scale. Psychological assessment, 27(2), 621. Aluja, A., Rolland, J. P., García, L. F., & Rossier, J. (2007). Dimensionality of the Rosenberg Self-Esteem Scale and its relationships with the three-and the five-factor personality models. Journal of Personality Assessment, 88(2), 246-249. Anderson, N., Ones, D. S., Sinangil, H. K., & Viswesvaran, C. (Eds.). (2001). Handbook of industrial, work & organizational psychology: Volume 1: Personnel psychology. New York: Sage. Avanci, J. Q., Assis, S. G., Santos, N. D., & Oliveira, R. V. (2007). Adaptação transcultural de escala de auto-estima para adolescentes. Psicologia: Reflexão e crítica, 20(3), 397-405. Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. SP: Edições 70. Bandeira, M., Quaglia, M. A. C., Bachetti, L. D. S., Ferreira, T. L., & Souza, G. G. D. (2005). Comportamento assertivo e sua relação com ansiedade, locus de controle e autoestima em estudantes universitários. Estudos de Psicologia (Campinas), 22(2), 111-121. Bradley, J. P., & Nicol, A. A. (2006). Predictors of Military training performance for officer cadets in the Canadian forces. Military psychology, 18(3), 219. Brandão, H. P., & Guimarães, T. D. A. (2001). Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de empresas, 41(1), 8-15. Chemers, M. M., Watson, C. B., & May, S. T. (2000). Dispositional affect and leadership effectiveness: A comparison of self-esteem, optimism, and efficacy. Personality and Social Psychology Bulletin, 26(3), 267-277. Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (2001[1988]). Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm ________. Ministério da Defesa. Estratégia Nacional de Defesa (END), de 2008. (2012). Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Defesa. Recuperado de http://www.defesa.gov.br/arquivos/estado_e_defesa/END-PND_Optimized.pdf ________. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Portaria nº 012 - Estado-Maior do Exército, de 29 de janeiro de 2014. (2014a). Manual de Fundamentos EB20-MF-10.101 O Exército Brasileiro. Recuperado de http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=1334&act=bre ________. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Portaria nº 1.357 – Comandante do Exército, de 6 de novembro de 2014. (2014b). Regulamento da Academia Militar das 60 Agulhas Negras (EB10-R-05.004). Recuperado de http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=1322&act=bre ________. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Portaria nº 280-Departamento Geral do Pessoal, de 17 de dezembro de 2014. (2014c). Aprova as Instruções Reguladoras para o Sistema de Gestão do Desempenho do Pessoal Militar do Exército (EB30-IR-60.007) e dá outras providências. Recuperado de http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=231&act=sep. ________. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Aditamento ADAE Nº 003/2016 ao Boletim DECEx Nr 32, do Chefe do DECEx, de 5 de maio de 2016. (2016). Aprova os perfis profissiográfico dos cursos da Academia Militar das Agulhas Negras da Diretoria de Educação Superior Militar. ________. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Diretoria de Ensino Superior. Academia Militar das Agulhas Negras. Normas internas para o desenvolvimento e avaliação dos conteúdos atitudinais- NIDACA, 2017a ________. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Portaria nº 074 - Departamento de Educação e Cultura do Exército, de 7 de março de 2017. (2017b) Aprova as Normas para a Construção de Currículos - 3ª Edição (NCC - EB60-N-06.003). Recuperado de http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=491&act=sep ________. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Portaria n. 001 – Departamento de Educação e Cultura do Exército, de 8 de janeiro de 2018 .(2018) Aprova as Normas para Desenvolvimento e Avaliação dos Conteúdos Atitudinais (NDACA -EB60-N-05.013). Recuperado de http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/copiar.php?codarquivo=230&act=sep Clarke, S., Probst, T. M., Guldenmund, F. W., & Passmore, J. (2015). The Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. John Wiley & Sons. Coleta, J. A. D. (1979). A escala de locus de controle interno-externo de Rotter: um estudo exploratório. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 31 (4), 167-181. Coleta, M. F. D. (1987). Escala multidimensional de locus de controle de Levenson. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 39(2), 79-97. Dancey, C. P., & Reidy, J. (2013). Estatística sem matemática para psicologia. Porto Alegre, RS. Penso Editora. Figueiredo Filho, D. B., & Silva Júnior, J. A. D. (2010). Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião pública, 16(1), 160-185. Gondim, S. M. G. (2002). Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Guzzo, R. S. L. (2002). Estudo inicial do inventário de autoestima (SEI) –Forma A. Psicologia: Reflexão e crítica, 15(1), 143-150. 61 Hammermeister, J., Pickering, M. A., & Ohlson, C. J. (2009). Teaching mental skills for self-esteem enhancement in a military healthcare setting. Military Academy West Point NY. Hyland, P., Boduszek, D., Dhingra, K., Shevlin, M., & Egan, A. (2014). A bifactor approach to modelling the Rosenberg Self Esteem Scale. Personality and Individual Differences, 66, 188-192. Hunter, D. R., & Stewart, J. E. (2009). Locus of control, risk orientation, and decision making among US Army aviators. ARTIS LLC HERNDON VA. Hutz, C. S., & Zanon, C. (2011). Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg: Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scale. Avaliação Psicológica, 10(1), 41-49. Johnson, M. (2013). Patterns of extreme responses to items in self-esteem scales: Does conceptualisation and item content matter?. Personality and Individual Differences, 55(5), 622-625. Karstoft, K. I., Armour, C., Elklit, A., & Solomon, Z. (2015). The role of locus of control and coping style in predicting longitudinal PTSD-trajectories after combat exposure. Journal of anxiety disorders, 32, 89-94. Lei n. 9.786, de 08 de fevereiro de 1999. (1999). Dispõe sobre o Ensino no Exército Brasileiro e dá outras providências. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9786.htm. Levenson, H. (1981). Differentiating among internality, powerful others, and chance. Lefcourt, H. M. Research with the locus of control construct. New York, Academic Press. v. 1. Machado, E. L. R (2015). A Evolução da Formação Militar – Escolas e Reformas no Ensino do Exército Brasileiro. In L. E. Da Cás, V. R. Teixeira, E. J. Savian, J. B da Silva, A. S Elias & D. P de Faria (Orgs.), Introdução à História Militar Brasileira (Cap. 9, pp 315-354). Resende. Magalhães, S. M. C. (2011). Proposta de desenvolvimento de conteúdos atitudinais para o Exército Brasileiro na perspectiva do ensino por competências. (Trabalho de Conclusão de Curso). Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – EsAO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Martín-Albo, J., Núñez, J. L., Navarro, J. G., & Grijalvo, F. (2007). The Rosenberg Self-Esteem Scale: translation and validation in university students. The Spanish journal of psychology, 10(2), 458-467. McKay, M. T., Boduszek, D., & Harvey, S. A. (2014). The Rosenberg Self-Esteem Scale: a bifactor answer to a two-factor question?. Journal of personality assessment, 96(6), 654-660. Meneses, P. P. M., & Abbad, G. (2003). Preditores individuais e situacionais de auto e heteroavaliação de impacto do treinamento no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, 7(SPE), 185-204. 62 Mruk, C. J. (2006). Self-esteem research, theory, and practice: Toward a positive psychology of self-esteem. Springer Publishing Company. Murphy, D., Hunt, E., Luzon, O., & Greenberg, N. (2014). Exploring positive pathways to care for members of the UK Armed Forces receiving treatment for PTSD: a qualitative study. European journal of psychotraumatology, 5. Pernía, C. A. M., & de Morgado, N. F. (2015). Locus de control y rendimiento académico en educación universitaria: Una revisión bibliográfica. Revista Electrónica Educare, 19(3), 14. Richards, H. D. B., Johnson, G., Collins, D. J., & Wood, J. E. (2002). Predictive ability of self-handicapping and self-esteem in physical activity achievement context. Personality and Individual Differences, 32(4), 589-602. Robbins, Stephen P. (2005). Comportamento organizacional (11ª ed.). São Paulo: Prentice Hall Brasil. Rohall, D. E., Prokopenko, O., Ender, M. G., & Matthews, M. D. (2014). The Role of Collective and Personal Self-Esteem in a Military Context. Current Research in Social Psychology, 22(2), 10-21. Rosenberg, M. (1965). Rosenberg self-esteem scale (RSE). Acceptance and commitment therapy. Measures package, 61, 52. Rotter, J. (2011). Rotter Internal-External Locus of Control Scale. MEASURES OF LOCUS OF CONTROL, 10. Sanchotene, M. U., & Molina Neto, V. (2006). Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente: perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física. Pensar a prática. Goiânia. Vol. 9, n. 2 (jul. dez. 2006), p. 267-280. Sbicigo, J. B., Bandeira, D. R., & Dell'Aglio, D. D. (2010). Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna. Psico USF, 15(3), 395-403. Silva, A. H., & Fossá, M. I. T. (2017). Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Dados em Big Data, 1(1), 23-42. Solomon, Z., & Mikulincer, M. (1990). Life events and combat-related posttraumatic stress disorder: The intervening role of locus of control and social support. Military Psychology, 2(4), 241. Solomon, Z., Mikulincer, M., & Avitzur, E. (1988). Coping, locus of control, social support, and combat-related posttraumatic stress disorder: A prospective study. Journal of personality and social psychology, 55(2), 279. Swiatkiewicz, O. (2014). Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cadernos EBAPE. BR, 12(3). Tamayo, Á. (2012). Validade fatorial da escala Levenson de locus de controle. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 5(1), 111-122. 63 Taubman-Ben-Ari, O., & Findler, L. (2006). Motivation for Military Service: A Terror Management Perspective. Military Psychology, 18(2), 149. Teixeira Junior, J. C., & Moreira J. S. (2017). O desenvolvimento atitudinal do oficial formado pela AMAN. Defesanet. Recuperado de http://www.defesanet.com.br/doutrina/noticia/27704/O-desenvolvimento-atitudinal-do-oficial-formado-pela-AMAN/ Vandenbos, G. R. (2015). APA dictionary of psychology. Williams-Gray, B. (2016). Teaching BSW Students Effective Practice With Returning Military Personnel: A Strengths-Based Resiliency Framework. Journal of Baccalaureate Social Work, 21(1), 1-11. Zedeck, S. E. (2011). APA handbook of industrial and organizational psychology, Vol 3: Maintaining, expanding, and contracting the organization. American Psychological Association. PP.263-474.por
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64475/2018%20-%20At%c3%adlio%20Sozzi%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4496
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-03-31T11:22:08Z No. of bitstreams: 1 2018 - Atílio Sozzi Nogueira.pdf: 1096604 bytes, checksum: 600076f74b3e5f30963aafd4b35328fb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-31T11:22:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Atílio Sozzi Nogueira.pdf: 1096604 bytes, checksum: 600076f74b3e5f30963aafd4b35328fb (MD5) Previous issue date: 2018-05-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Atílio Sozzi Nogueira.pdfAtílio Sozzi Nogueira1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.