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dc.contributor.authorAraújo, Erika Barbosa de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:44Z-
dc.date.issued2018-12-10
dc.identifier.citationARAÙJO, Erika Barbosa de. Adolescência: um olhar através das paredes do acolhimento institucional. 2018. 144f.. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14502-
dc.description.abstractA adolescência tem sido tema de interesse tanto em estudos no campo da psicologia do desenvolvimento quanto na psicologia social. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde o objetivo geral foi investigar como adolescentes em abrigamento concebem esta fase de sua vida dentro do abrigo, e os objetivos específicos averiguar se as adolescentes participantes têm planos para o futuro, verificar o que mudariam no abrigo, investigar o que significa o fechamento do abrigo e verificar, junto as adolescentes participantes, se há dificuldades em estabelecer relações interpessoais dentro do abrigo. A análise teve como base a abordagem sócio-histórica que entende a adolescência como uma categoria historicamente construída. As participantes foram sete adolescentes negras, do sexo feminino, com idades entre 12 e 17 anos, na unidade de acolhimento Abrigo Beija Flor, em Nova Iguaçu (RJ). O instrumento utilizado foi questionário aberto e as respostas foram categorizadas de acordo com a análise de conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados apontaram perspectiva de adolescência difícil, abandonada e incompreendida, revelando que as adolescentes julgam dificuldade em viver essa fase de sua vida em unidade de acolhimento e em fazer amizades. Consideraram existência de aspectos positivos e negativos em unidade de acolhimento, apontaram necessidade de mudanças no ambiente físico e psicológico. Planos para o futuro permeado de sonhos e fechamento revelou, entre as adolescentes participantes, tristeza, abandono, injustiça e culpa. Promover diálogo em acolhimento institucional é primordial para compreensão do que é capturado a partir dos olhares das adolescentes sobre a adolescência através das paredes do acolhimento institucional servindo para ampliar, e lidar, com as multifacetadas formas de adolescer em unidade de acolhimentopor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectadolescência negrapor
dc.subjectacolhimento institucionalpor
dc.subjectabrigamentopor
dc.subjectblack adolescenceeng
dc.subjectinstitutional hostingeng
dc.subjectsheltereng
dc.titleAdolescência: um olhar através das paredes do acolhimento institucionalpor
dc.title.alternativeAdolescence: a look through the walls of the institutional receptioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAdolescence has been a subject of interest both in studies in the field of developmental psychology and in social psychology. This study is a qualitative and exploratory research, where the general objective was to investigate how adolescents in shelter conceive this phase of their life inside the shelter, and the specific objectives to ascertain if the participating adolescents have plans for the future, to verify what they would change in the shelter, investigate what the closure of the shelter means, and check with the participating adolescents if there are difficulties in establishing interpersonal relationships within the shelter. The analysis was based on the socio-historical approach that considers adolescence as a historically constructed category. The participants were seven black female adolescents, aged between 12 and 17 years, in the shelter unit Beija Flor, in Nova Iguaçu (RJ). The instrument used was an open questionnaire and the responses were categorized according to the content analysis (Bardin, 2016). The results pointed to the perspective of difficult, abandoned and misunderstood adolescence, revealing that adolescents find it difficult to live this phase of their life in a welcoming unit and in making friendships. They considered the existence of positive and negative aspects in the host unit, they pointed out the need for changes in the physical and psychological environment. Plans for the future permeated by dreams and closure revealed, among participating adolescents, sadness, abandonment, injustice and guilt. Promoting dialogue in institutional reception is essential for understanding what is captured from adolescents' views on adolescence through the walls of institutional reception, serving to expand and cope with the multifaceted forms of adolescent unityeng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.advisor1ID486.971.927-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323286140400528por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Monteiro, Luís Antônio
dc.contributor.referee3Monteiro, Rosa Cristina
dc.creator.ID044.628.858-83por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200914786634846por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAberastury, A. & Knobel, M. (2011). Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. (S. M. G. Ballve, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. Altoé, S. (2008). Infâncias Perdidas: o cotidiano nos internatos-prisão. Centro Edelstein. Disponível em http://dx.doi.org/10.7476/9788599662946. Acesso em 10 de Fev. 2018. Ariès, P. (1981). História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC. Araujo, M. F., Matiolli, O. C. (2004). Gênero e violência: arte e ciência. Rio de Janeiro: Arte Ciência. Arantes, E. M. M. (2012). Direitos da Criança e do Adolescente: um debate necessário. Revista Psicologia Clínica. (pp. 45-56), v. 24, n. 1. Rio de Janeiro: Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica. Assis, S. G. & Farias, L. O. P. (2013). Levantamento Nacional das Crianças e Adolescentes em Serviço de Acolhimento. São Paulo: Editora Hucitec. Ayres, L. S. M., Coutinho, A. P. C., Sá, D. A. & Albernaz, T. (2010). 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