Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14520
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Rafael Madureira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:01:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:01:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-09 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Rafael Madureira. O que a escola demanda do psicólogo? contribuições à psicologia escolar e educacional. 2019. 141f.. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14520 | - |
dc.description.abstract | A proposta do presente estudo é compreender o que os profissionais da educação demandam do trabalho do psicólogo na escola. Aposta-se no trabalho do psicólogo na escola como um campo de atuação que está em constante construção, e ouvir dos educadores as suas demandas e questões pode constituir um caminho para a construção do fazer psicológico no cotidiano escolar. Os pressupostos teóricos adotados no presente estudo se aproximam de uma perspectiva crítica, o que permitiu fornecer subsídios para pensar na dinâmica e nos motivos dos encaminhamentos de queixas escolares que são feitas no âmbito do município de Seropédica. Realizou-se um estudo qualitativo através de uma busca documental e entrevistas semi-estruturadas com 50 professores atuantes no Ensino Fundamental das redes de ensino pública e privada. Os dados foram coletados, transcritos e posteriormente analisados por meio da análise temática. A partir das enunciações, observou-se que o cenário educativo se revela enquanto um campo com demandas complexas e amplas possibilidades de atuação para o psicólogo escolar e educacional. Sobre as expectativas dos educadores em relação à função do psicólogo, observa-se um caminho aberto de atuação a partir de algumas demandas dos educadores a medida que, dentre outros profissionais da saúde ele foi o mais evocado. Majoritariamente foi destacada a importância de uma atuação do psicólogo que priorize o alunado e sua família, e minoritariamente foi mencionado um trabalho do psicólogo que seja voltado para o educador visando auxiliá-lo em sua prática. O atendimento clínico e individual para alunos e professores foi o tipo de trabalho do psicólogo na escola mais evocado. No que tange aos encaminhamentos das queixas escolares de crianças e adolescentes, nota-se menções e endereçamento aos serviços de saúde públicos. Os resultados corroboram pesquisas nacionais com o mesmo tema nas quais a queixa escolar é apresentada como um problema da família ou da criança. Concluímos que todo trabalho do psicólogo atravessado pela queixa escolar deve incluir em suas intervenções uma devolutiva desses profissionais para o campo da educação, de modo a fazer Rede dentro de uma perspectiva atual do campo da Saúde | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Queixa escolar | por |
dc.subject | Psicologia escolar e educacional | por |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | School complaint | eng |
dc.subject | School and educational psychology | eng |
dc.title | O que a escola demanda do psicólogo? contribuições à psicologia escolar e educacional | por |
dc.title.alternative | What does the school demand of the psychologist? contributions to educational scholl psychology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The purpose of the present study is to understand what educational professionals demand from the psychologist's work in school. Placing himself in the work of the psychologist at school as a field of activity that is constantly being built, and listening to educators about their demands and questions can constitute a pathway for the construction of psychological doing in school everyday. The theoretical assumptions adopted in the present study are approaching a critical perspective, which allowed us to provide subsidies to think about the dynamics and reasons for referrals of school complaints that are made within the municipality of Seropédica. A qualitative study was carried out through a documental search and semi-structured interviews with 50 teachers working in the Elementary School of public and private education networks. The data were collected, transcribed and later analyzed through the thematic analysis. From the enunciations, it was observed that the educational scenario reveals itself as a field with complex demands and broad possibilities of performance for the school and educational psychologist. On the educators'expectations regarding the role of the psychologist, an open path of action can be observed based on some of the educators' demands, as he was the most evoked among other health professionals. Most importantly, it was emphasized the importance of a psychologist who prioritized the student and his family, and a minority of the psychologist's work was mentioned that is aimed at the educator in order to assist him in his practice. Clinical and individual care for students and teachers was the type of work of the psychologist in the school most evoked. Regarding the referrals of children's and adolescents' school complaints, mentions and addresses to public health services. The results corroborate national surveys with the same theme in which the school complaint is presented as a family or child problem. We conclude that all the work of the psychologist crossed by the school complaint must include in their interventions a devolution of these professionals to the field of education, in order to make Network within a current perspective of the field of Health. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Rosane Braga de | |
dc.contributor.advisor1ID | 917.478.727-68 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912419521668113 | por |
dc.contributor.referee1 | Melo, Rosane Braga de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912419521668113 | por |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Ana Lucia Sampaio Ferreira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6128797233024732 | por |
dc.contributor.referee3 | Sanchez, Liliane Barreira | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7875754985048131 | por |
dc.creator.ID | 103.149.256-94 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6866716910208121 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.relation.references | Althusser, L. (1994). Aparelho ideológico do estado. Nota sobre os Aparelhos Ideológicos do Estado. Graal. (Publicado originalmente em 1968). Angelucci, C. B., Kalmus, J., Paparelli, R., & Patto, M. H. S. (2004). O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar. Educação e pesquisa, 30(1), 51-72. Aquino, Fabíola de Sousa Braz, Lins, Raphaela Priscilla Santos, Cavalcante, Lorena de Almeida, & Gomes, Aline Rodrigues. (2015). Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas. Psicologia Escolar e Educacional, 19(1), 71-78. https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191799 Barbosa, D. R. (2011). Estudos para uma história da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. (Tese de Doutorado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo). Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo (Edição revista e actualizada). Lisboa: Edições, 70. Bourdieu, P. & Passeron, J. C. (1975) A reprodução: elementos para um teoria dos sistemas de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves. Brasil. Consulta ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Disponível em: < http://ideb.inep.gov.br/. >. Acesso em: dezembro 2018. . Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996. . Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, 130 Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 96 p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica ; n. 24) Bray, Cristiane Toller, & Leonardo, Nilza Sanches Tessaro. (2011). As queixas escolares na compreensão de educadoras de escolas públicas e privadas. Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 251-261. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413- 85572011000200007. Cabral, Estela, & Sawaya, Sandra Maria. (2001). Concepções e atuação profissional diante das queixas escolares: os psicólogos nos serviços públicos de saúde. Estudos de Psicologia (Natal), 6(2), 143-155. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413- 294X2001000200003. Campezatto, Paula von Mengden, & Nunes, Maria Lúcia Tiellet. (2007). Caracterização da clientela das clínicas-escola de cursos de Psicologia da região metropolitana de Porto Alegre. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(3), 376- 388. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722007000300005 Carneiro, C. & Coutinho, L. (2015). Infância e adolescência: como chegam as queixas escolares à saúde mental?. Educar em Revista, (56), 181-192. doi: https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.37764. . (2014). Psicanálise e educação, por um encontro possível. In: Lehmann, Lúcia & Coutinho, Luciana (Orgs), Psicologia e Educação: Interfaces. (pp. 33-48) Niterói: Editora da UFF. Carraher, T. N; Carraher, D. W; Schliemann, A. D. (1982). Na vida dez; na escola zero: Os contextos culturais da aprendizagem da matemática. Caderno de pesquisa. (São Paulo), (42), 79-86. Conrad, P. (2007). The medicalization of society. On the trasformation of human conditions into treatable disorders. Baltimore: Jonh Hopkins University Press. Conselho Federal de Psicologia - CFP. (2013). Referências técnicas para atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica. Brasília: 58 p. 131 Cordié, A. (1996). Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar (S. Flach, & M. D’Argod, Trad.). Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 1993). Coutinho, M. A. G. C. (2016). A constituição do sistema municipal de Seropédica- RJ. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, 3(2), 67-80. Cruz, F. A. O.; Bigansolli, A. R. (2011). Análise dos dados educacionais da cidade de Seropédica: realidade e previsão. Vivências: Rev. Eletrônica Extensão URI, 7(13), 29- 37. Cunha, Tatiane Regina dos Santos, & Benetti, Silvia Pereira da Cruz. (2009). Caracterização da clientela infantil numa clínica-escola de Psicologia. Boletim de Psicologia, 59(130). 117-127. Cunha, Eliseu de Oliveira, Dazzani, Maria Virgínia Machado, Santos, Gilberto Lima dos, & Zucoloto, Patrícia Carla Silva do Vale. (2016). A queixa escolar sob a ótica de diferentes atores: análise da dinâmica de sua produção. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(2), 237-245. doi: https://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000200006. Dadico, Luciana, & Souza, Marilene Proença Rebello de. (2010). Atuação do psicólogo em organizações não governamentais na área da Educação. Psicologia: ciência e profissão, 30(1), 114-131. Recuperado em 19 de dezembro de 2018, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 98932010000100009&lng=pt&tlng=pt. Deleuze, G. ‘Post-scriptum sobre as sociedades do controle’. In: Conversações 1972- 1990. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992, p.219-226. Figueiredo, L. C. M.; Santi, P. L. R. (1998) Psicologia: Uma (Nova) Introdução. 1a ed. São Paulo: EDUC - Editora da PUCSP. Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. (2013). Recuperado em: http://medicalizacao.org.br/. Acesso em: 13 abr. 2017. 132 Foucault, M.(1999). Vigiar e punir: história da violência nas prisões. (20ª ed.). Petrópolis: Vozes. Freire, P. (1981). Educação “bancária” e educação libertadora. In: Patto, M. H. S. (org.), Introdução à Psicologia Escolar. p.54-70. São Paulo: 430 p. Freitag, B. (1978). Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Moraes. Freller, Cíntia Copit, Souza, Beatriz de Paula, Angelucci, Carla Biancha, Bonadio, A. N., Dias, Andrea Costa, Lins, Flávia Ranoya Seixas, & Macêdo, Teresinha Elisete Coiahy Rocha de. (2001). Orientação à queixa escolar. Psicologia em Estudo, 6(2), 129- 134. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722001000200018. Freud, S. O mal-estar na civilização. In: Freud, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1980 [1930]. v. XXI. . Uma dificuldade no caminho da Psicanálise. In: Freud, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1980 [1917]. v. XXI. Geoffroy, Renata Mendes Guimarães, & Alberti, Sonia. (2015). Contribuições de Jean Oury para verificar uma possível emergência do sujeito na escola. Estilos da Clinica, 20(2), 246-264. doi: https://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i2p246- 264. Gomes, A. M. M. (2012). O psicólogo na rede pública de Educação: possibilidades e desafios de uma atuação na perspectiva crítica. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo). Guarido, R. (2007). A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação. Educação e Pesquisa, 33(1), 151- 161. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022007000100010. Günther, Hartmut. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 201-209. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010. 133 Gurgel, I. (2014). A medicalização da vida cotidiana. In: Viégas, L. S. et al. (Orgs), Medicalização da educação e da sociedade: Ciência ou mito. Salvador: EDUFBA. Guzzo, Raquel S. L., Mezzalira, Adinete S. C., Moreira, Ana Paula Gomes, Tizzei, Raquel Pondian, & Silva Neto, Walter Mariano de Faria. (2010). Psicologia e Educação no Brasil: uma visão da história e possibilidades nessa relação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(spe), 131-141. doi:https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000500012. IBGE, Primeiros resultados do Censo 2010: Rio de Janeiro, Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_popul acao_rio_de_janeiro.pdf>, Acesso em: 11 dez.2016. Imbernón, F. (2010). Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed. Lemos, Flávia Cristina Silveira. (2014). A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança. Psicologia Escolar e Educacional, 18(3), 485-492. doi: https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183772. Leonardo, Nilza Sanches Tessaro, Leal, Záira Fátima de Rezende Gonzalez, & Rossato, Solange Pereira Marques. (2015). A naturalização das queixas escolares em periódicos científicos: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia Escolar e Educacional, 19(1),163-171. doi: https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191816. Lerner, A. B. C.; Fonseca, P. F.; Sayão, Y. (2012). Plantão institucional: uma modalidade de intervenção no mal estar contemporâneo na educação. Retratos do mal- estar contemporâneo na educação, (9). Recuperado de http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC00000000320 12000100021&lng=en&nrm=abn Lima, C. P. D. (2011). O caminho se faz ao caminhar: propostas de formação para uma atuação crítica em psicologia escolar e educacional. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo). Machado, A. M. (1996). Reinventando a avaliação psicológica. (Tese de Doutorado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo. 134 . A produção de desigualdade nas práticas de orientação. Palestra proferida no Projeto Direitos Humanos da Escola. Recuperado de http://www2.fe.usp.br/~cpedh/Desigualdade%20e%20Educ%20Adriana%20Marc.pdf. . Entre as demandas das pesquisas, dos psicólogos e das escolas. In: Conselho Regional de Psicologia – CRP, Conversações em Psicologia e Educação. p. 75-82. Rio de Janeiro: 198 p. Machado, A. M. & Souza, M.P.R. (1997). As crianças excluídas da escola: Um alerta para a Psicologia. In: Machado, A. M. & Souza, M.P.R. (org.), Psicologia Escolar: Em busca de novos rumos. p. 35-50. São Paulo: Casa do Psicólogo. 189 p. Machado, A. M.; Souza, M.P.R. . Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. 1ª. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. v. 1. 120p . Mancebo, D. (2009). Contemporaneidade e efeitos de subjetivação. In: Bock, A. M. B. (org.). Psicologia e o compromisso social. p.75-92. São Paulo: Cortez.382 p. Martínez, A. M. (2010). O que pode fazer o psicólogo na escola? Em Aberto, 23(83), 39-56. Recuperado de: … Miranda, L. (2015). O Pantanoso terreno da medicalização e nossas implicações. (Trabalho apresentado na Semana Acadêmica de Psicologia da UFRRJ). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil. Moreira, Gercimeire Ramos, & Cotrin, Jane Teresinha Domingues. (2016). Queixa escolar e atendimento psicológico na rede de saúde: contribuições para debate. Psicologia Escolar e Educacional, 20(1), 117- 126. https://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150201938 Minayo, M.C. S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Haciutec. Nakamura, Mariana Sathie, Lima, Vanessa Aparecida Alves de, Tada, Iracema Neno Cecilio, & Junqueira, Maria Hercília Rodrigues. (2008). Desvendando a queixa escolar: 135 um estudo no Serviço de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 423-429. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1413- 85572008000200013. Nóvoa, A. (1991). Profissão Professor. Colecção Ciências da Educação. Portugal; Porto Editora. Oliveira-Menegotto, Lisiane Machado de, & Fontoura, Gabriela Prado da. (2015). Escola e Psicologia: Uma História de Encontros e Desencontros. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 377-386. doi: https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192869. Paiva, Mirella Lopez Martini Fernandes, & Del Prette, Zilda Aparecida Pereira. Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 75-85. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100009. Pascoal, Miriam, Honorato, Eliane Costa, & Albuquerque, Fabiana Aparecida de. (2008). O orientador educacional no Brasil. Educação em Revista, (47), 101- 120. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982008000100006 Pasqualini, Mariana Guimarães, Souza, Marilene Proença Rebello de, & Lima, Cárita Portilho de. (2013). Atuação do psicólogo escolar na perspectiva de proposições legislativas. Psicologia Escolar e Educacional, 17(1), 15- 24. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572013000100002 Patto, M. H. S. (1981). Da psicologia do “desprivilegiado” à psicologia do oprimido. In: .(org.), Introdução à Psicologia Escolar. p.208-225. São Paulo: 430 p. ..(1990). A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz. . (1997). Introdução à psicologia escolar. Casa do Psicólogo. . (1997). Para uma Crítica da Razão Psicométrica. Psicologia USP, 8(1), 47-62. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-65641997000100004 136 . (2009). O que a história pode dizer sobre a profissão do psicólogo: a relação Psicologia-Educação. In: Bock, A. M. B. (org.). Psicologia e o compromisso social. p.29-35. São Paulo: Cortez.382 p. Paula, Fernando Silva, & Tfouni, Leda Verdiani. (2009). A persistência do fracasso escolar: desigualdade e ideologia. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 10(2), 117-127. Recuperado em 11 de agosto de 2017, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679- 33902009000200012&lng=pt&tlng=pt. Prudêncio, Luísa Evangelista Vieira, Gesser, Marivete, Oltramari, Leandro Castro, & Cord, Denise. (2015). Expectativas de educadores sobre a atuação do psicólogo escolar: relato de pesquisa. Psicologia Escolar e Educacional, 19(1), 143- 152. https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191814 Quinet, A. (2001). Como se diagnostica hoje. Psicanálise e Psiquiatria: controvérsias e convergências. Quinet A (org.). Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, pp. 73-78. Rio de Janeiro. Projeto de lei nº196/2017. A Rede Municipal de Saúde e Assistência Social disponibilizará exame psicológico aos alunos da rede municipal de ensino no início de cada ano letivo e a cada semestre. Rio de Janeiro: 2017. Disponível em: http://mail.camara.rj.gov.br/APL/Legislativos/scpro1720.nsf/b63581b044c6fb76032577 5900523a41/b0bd4c4d4081fb55832581150044db68?OpenDocument Rodrigues, Marisa Cosenza, Campos, Ana Paula Soares, & Fernandes, Isabela Andrade. (2012). Caracterização da queixa escolar no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Estudos de Psicologia (Campinas), 29(2), 241- 252. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000200010 Romaro, Rita Aparecida, & Capitão, Claudio Garcia. (2003) Caracterização da clientela da clínica-escola de psicologia da Universidade São Francisco. Revista Psicologia Teoria e Prática, 5(1), 111-121. Recuperado de: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1185/883 137 Rossi, A.; Passos, E. (2014). Análise institucional: revisão conceitual e nuances da pesquisa-intervenção no Brasil. Revista EPOS, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 156-18. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178- 700X2014000100009 São Paulo. PCL n. 7500/2006. Acrescenta o art. 86-A à Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para determinar a obrigatoriedade da assistência psicológica a educadores e educandos da educação básica. São Paulo: 2006. . PLALESP n. 1040/2003. Institui o Serviço Psicológico Escolar nas escolas estaduais de 1.º e 2.º graus. São Paulo: 2003. Sanchez, L. B. & Gomes, R. M. (2015). Quem são os alunos do curso de Pedagogia e porque escolhem essa profissão: um estudo de caso. Educere – Congresso Nacional de Educação. In: Anais eletrônicos do Educere, Curitiba, PR, Brasil, 22. Recuperado de: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17538_8109.pdf. Saviani, D. (2008). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (Vol. 40). Autores associados. Souza, B. P. (2006). Orientação à queixa escolar: considerando a dimensão social. Psicologia: Ciência e Profissão, 26(2), 312-319. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932006000200012. . (org.). (2007) Orientação à queixa escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo. Souza, M.P.R.(1997). A queixa escolar e o predomínio de uma visão de mundo. In: Machado, A. M. & Souza, M.P.R. (org.), Psicologia Escolar: Em busca de novos rumos. p. 17-34. São Paulo: Casa do Psicólogo. 189 p. Souza, Marilene Proença Rebello de, Gomes, Aline Morais Mizutani, Checchia, Ana Karina Amorim, Lara, Juliana Sano de Almeida, & Roman, Marcelo Domingues. (2016). Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e 138 práticas. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 601- 610. https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201502031058 Souza, Marilene Proença Rebello de, Ramos, Christiane Jacqueline Magaly, Lima, Cárita Portilho de, Barbosa, Deborah Rosaria, Calado, Vânia Aparecida & Yamamoto, Kátia. (2014). Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras. Psicologia da Educação. (38). 123-138. Tardif, M. (2008). Saberes docente e formação profissional. Petropolis: Vozes. Zorzanelli, Rafaela Teixeira, Ortega, Francisco, & Bezerra Júnior, Benilton. (2014). Um panorama sobre as variações em torno do conceito de medicalização entre 1950- 2010. Ciência & Saúde Coletiva, 19(6), 1859-1868. doi: https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014196.03612013 | por |
dc.subject.cnpq | Psicologia | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/67052/2019%20-%20Rafael%20Madureira%20Gomes.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5117 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-10-06T16:20:09Z No. of bitstreams: 1 2019 - Rafael Madureira Gomes.pdf: 1662976 bytes, checksum: 53768f10d32f77d32a5c1b8544700a0d (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-06T16:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Rafael Madureira Gomes.pdf: 1662976 bytes, checksum: 53768f10d32f77d32a5c1b8544700a0d (MD5) Previous issue date: 2019-10-09 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Rafael Madureira Gomes.pdf | 2019 - Rafael Madureira Gomes | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.