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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14530
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Estefanie Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:02:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:02:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-29 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Estefanie Rodrigues. Queixa escolar e alfabetização: contribuições para um modelo de avaliação e intervenção. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Departamento de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14530 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo visa discutir as contribuições da Psicologia frente às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita e, adicionalmente, descrever um modelo de avaliação e intervenção nos casos de dificuldades de leitura e escrita. A partir de um trabalho de campo, pautado em entrevistas semiestruturadas, abordamos um modelo de avaliação e intervenção neste processo de aprendizagem, construído no projeto Oficinas de Leitura e Escrita do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Torna-se necessário compreender, de forma ampla, as demandas de queixas escolares no período da alfabetização. Queixa escolar é entendida, na literatura nacional em Psicologia Escolar e Educacional, como as demandas referentes às dificuldades escolares, que são em grande parte formuladas pelas famílias, professores e corpo pedagógico das escolas. A queixa no período da alfabetização é das mais frequentes entre as apresentadas como motivo de encaminhamento de crianças e adolescentes aos setores de atendimentos psicológico às crianças. Compreendemos a alfabetização, neste trabalho, como uma etapa do processo de escolarização na qual se dá a aquisição dos conhecimentos e das habilidades de leitura e escrita. Muitas pesquisas apontam a participação das habilidades metalinguísticas neste aprendizado, assim como outros conhecimentos e habilidades. Os dados coletados no presente trabalho revelaram a existência de um protocolo que pode servir de modelo para outros trabalhos, além de ratificar a importância do desenvolvimento de outros protocolos que possam contribuir com o trabalho dos profissionais envolvidos nas avaliações e intervenções nas queixas escolares que circunscrevem o período da alfabetização. Os resultados apontam a necessidade de a formação do psicólogo incluir conhecimentos básicos sobre a natureza da leitura e da escrita, assim como das demandas cognitivas e linguísticas deste aprendizado, de modo que em um processo de avaliação e intervenção contribua de fato para a não perpetuação das histórias de fracasso escolar. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Queixa escolar | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Habilidades metalinguísticas | por |
dc.subject | School complaint | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Assessment | eng |
dc.subject | Metalinguistic skills | eng |
dc.title | Queixa escolar e alfabetização: contribuições para um modelo de avaliação e intervenção | por |
dc.title.alternative | School complaints and literacy: contributions to an evaluation and intervention model | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present study aims to discuss the contributions of Psychology in the face of learning difficulties in reading and writing and, additionally, to describe a model of evaluation and intervention in cases of reading and writing difficulties. From a field work, based on semi-structured interviews, we will approach an evaluation and intervention model in this learning process, built within the Federal University of Rio de Janeiro, in the Reading and Writing Workshops project, developed by the Psychology course. It is necessary to understand, in a broad way, the demands of school complaints during the literacy period. School complaint is understood, in the national literature on School and Educational Psychology, as demands related to school difficulties, which are largely formulated by families, teachers and the pedagogical body of schools. The complaint during the literacy period is one of the most frequent among those presented as a reason for referring children and adolescents to the sectors of psychological care for children. We understand literacy, in this work, as a stage of the schooling process in which the acquisition of knowledge and reading and writing skills takes place. Many studies point to the participation of metalinguistic skills in this learning, as well as other knowledge and skills. In general, the results revealed the existence of a protocol that can serve as a model for other works and ratified the importance of developing and describing more protocols that can contribute to the work of professionals in the moments of evaluations and interventions in school complaints during the period of literacy. The results also pointed to the importance that the work of professionals in the face of reading and writing difficulties takes into account the multiple factors that may be behind them. And that these works can have as a model a practice that does not contribute to the perpetuation of stories of school failure. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Rosane Braga de | |
dc.contributor.advisor1ID | 917.478.727-68 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3912419521668113 | por |
dc.contributor.referee1 | Melo, Rosane Braga de | |
dc.contributor.referee2 | Marques, Priscila do Nascimento | |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Ana Lucia Sampaio Ferreira | |
dc.creator.ID | 149.793.637-33 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5677150039862214 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.relation.references | ABBATE, S. P.; DINIZ, J.; FREITAS, D. A.; HOLANDA, M. C.; GONCALVES, C. P.; RAMIRES, G.; VARIZO, S.; CORREA, J. Conhecendo a Família Pontuação: Ferramenta lúdica para a produção textual de crianças com dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita. In: Anais da 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. ALMEIDA, D; VIDAL, A. P.; LINHARES, R.; ALBUQUERQUE, P. SANTOS, V.; BARRETO, A. M; MACHADO, R.; VARIZO, S.; FONSECA, I.; CORREA, J. Atividades lúdicas e a ressignificação da relação da criança com o aprender. Revista do CFCH. Ed. SIAC 218. ANCONA-LOPEZ, M. Avaliação de serviços de psicologia clínica. 1981. Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1981. ANGELUCCI, C. B.; KALMUS, J.; PAPARELLI, R.; PATTO, M. H. S. O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 51-72, 2004. ANTUNES, M. A. M. 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