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dc.contributor.authorSouza, Ana Paula de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:02:07Z-
dc.date.available2023-12-22T03:02:07Z-
dc.date.issued2021-02-06
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Paula de Oliveira. Entre o rosa e o azul: um estudo em representações sociais de ser homem e de ser mulher. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Departamento de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14534-
dc.description.abstractConsiderando que aspectos relacionados ao gênero são de uma importância central da vida pessoal, no estabelecimento das relações sociais e da cultura em uma sociedade, a presente pesquisa se propôs a desenvolver um estudo psicossocial baseado na Teoria das Representações Sociais e buscou: identificar a estrutura das representações sociais de ser homem e de ser mulher em 160 estudantes universitárias com idades entre 18 e 60 anos, assim como os elementos que a compõem; e por último, fazer uma análise comparativa a fim de observar se há mudanças nas representações das estudantes pelo critério de idade. Assim, os sujeitos foram divididos em dois grupos: grupo 1 que se refere as estudantes de 18 a 29 anos e grupo 2 que se refere as estudantes de 30 a 60 anos. Para tanto, a escolha metodológica obedeceu às propostas da abordagem estrutural das representações sociais de Abric (1994) que concebe a existência de dois sistemas: o central, responsável por gerar toda a significação representacional e o periférico que organiza hierarquicamente os elementos da representação. A pesquisa é de natureza quanti-quali, seu instrumento de coleta de dados foi composto por um questionário sociodemográfico, tarefas de evocação livre e perguntas abertas e fechadas sobre as funções e comportamentos associados aos homens e as mulheres. O questionário foi gerado pelo Google Forms e aplicado de maneira online através de compartilhamento nas redes sociais. Os resultados mostraram a importância de falar sobre as categorizações impostas ao gênero uma vez que as mesmas produzem uma série de preconceitos, desigualdades e refletem a estrutura patriarcal brasileira.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectHomempor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectSocial representationeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectMeneng
dc.subjectWomaneng
dc.titleEntre o rosa e o azul: um estudo em representações sociais de ser homem e de ser mulherpor
dc.title.alternativeBetween pink and blue: a study on social representations of being a man and being a womaneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConsidering that gender-related aspects are of central importance in personal life, in the establishment of social relations and culture in a society, the present research proposed to develop a psychosocial study based on the Theory of Social Representations and sought to: identify the structure of social representations of being a man and being a woman in 160 college students between 18 and 60 years old, as well as the elements that compose it; and finally, make a comparative analysis in order to observe if there are changes in the students' representations by the age criterion. Thus, the subjects were divided into two groups: group 1, which refers to students from 18 to 29 years old, and group 2, which refers to students from 30 to 60 years old. For this, the methodological choice followed the proposals of the structural approach of the social representations of Abric (1994), which conceives the existence of two systems: the central one, responsible for generating all the representational signification, and the peripheral one, which organizes hierarchically the elements of representation. The research is of a quanti-quali nature, its data collection instrument was composed of a sociodemographic questionnaire, free evocation tasks, and open and closed questions about the roles and behaviors associated with men and women. The questionnaire was generated by Google Forms and applied online through sharing on social networks. The results showed the importance of talking about the categorizations imposed on gender since they produce a series of prejudices, inequalities, and reflect the Brazilian patriarchal structure.eng
dc.contributor.advisor1Naiff, Luciene Alves Miguez
dc.contributor.advisor1ID004.656.847-69por
dc.contributor.referee1Naiff, Luciene Alves Miguez
dc.contributor.referee2Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.referee3Santos, Anna Beatriz Esser dos
dc.creator.ID159.966.737-11por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269155937644555por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesABRIC, J.C. Pratiques socialis y representaciones. México: Filosofia y Cultura Contemporânea, 1994 , AGUIAR, N. Patriarcado, sociedade e patrimonialismo. Brasília: Sociedade e estado, v. 15, n. 2, p. 303-330, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 69922000000200006&script=sci_arttext. Acesso em: 12/11/2020 ALVES-MAZOTTI, A. J. A abordagem estrutural das representações sociais. Psicologia da educação, São Paulo, v.14-15, p.17-37, 2002. ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: 2006. 2a edição. ARRUDA, A. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, novembro/2002 AZÂMOR, C; NAIFF, L. Representações sociais da avaliação da aprendizagem em professores do ensino público fundamental de Niterói. Estudos RBEP, v 90, n 226, p.650-672, set/dez. 2009. BARDIN, L. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v.I, II. 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dc.subject.cnpqPsicologiapor
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