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dc.contributor.authorD'avila, Renan Augusto Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:05:03Z-
dc.date.available2023-12-22T03:05:03Z-
dc.date.issued2019-11-06
dc.identifier.citationD'AVILA, Renan Augusto Pereira. Dicromatometria: uma proposta para o tratamento e gerenciamento de resíduos na prática de química analítica da UFRRJ. 2019. 36 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14725-
dc.description.abstractNo Laboratório de Química Analítica da UFRRJ, há aulas experimentais de Química Analítica Quantitativa que chamam a atenção devido à toxicidade dos resíduos gerados. Uma delas é a determinação de Fe(II) e Fe(III) com dicromato de potássio (dicromatometria). Na execução desta técnica volumétrica utilizam - se reagentes muito tóxicos, tais como: Cr(VI), Hg(II) e Sn(II). Sabe – se que esses cátions metálicos são bioacumulativos, podendo ter características carcinogênicas. Dessa forma, é indispensável não descartar esses resíduos na rede de esgoto, adotando medidas de gerenciamento e, se possível, tratamento dos resíduos gerados. Neste trabalho, é apresentada uma proposta para a recuperação de dicromato e Fe(III) no rejeito oriundo das aulas experimentais. A proposta foi a oxidação do Cr(III) a dicromato e precipitação do Fe(III) com NaOH e redissolução com HNO3. O dicromato recuperado estava em uma concentração dez vezes mais diluída do que a utilizada nas aulas práticas e o ferro em uma concentração 1,5 vezes superior. A concentração de dicromato obtida foi de 0,0002 mol L-1 e de ferro, 30 gL-1. As concentrações utilizadas nas aulas práticas são 0,01667 molL-1 e 20 gL-1, respectivamente. Essas soluções serão reutilizadas nas próprias aulas de química analítica experimental, com o objetivo de tornar o processo de tratamento cíclico, ao mesmo tempo que ensina ao discente sobre conscientização ambientalpor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDicromatometriapor
dc.subjectResíduospor
dc.subjectRecuperaçãopor
dc.subjectFerropor
dc.subjectAnalíticapor
dc.subjectDichromatometryeng
dc.subjectWasteeng
dc.subjectRecoveryeng
dc.subjectIroneng
dc.subjectAnalyticaleng
dc.titleDicromatometria: uma proposta para o tratamento e gerenciamento de resíduos na prática de química analítica da UFRRJpor
dc.title.alternativeDichromatometry: a proposal for treatment and management of waste of analytical chemistry practice at UFRRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherAt UFRRJ Analytical Chemistry Laboratory, there are experimental Quantitative Analytical Chemistry classes that draw attention due to the toxicity of the generated residues. one of them is the determination of Fe (II) and Fe (III) with potassium dichromate (dichromatometry). In performing this volumetric technique very toxic reagents such as Cr (VI), Hg (II) and Sn (II) are used. These metallic cations are known to be bioaccumulative and may have carcinogenic characteristics. Thus, it is essential not to discard this waste in the sewage system, adopting management measures and, if possible, treatment of the generated waste. In this paper, a proposal for the recovery of dichromate and Fe (III) in the tailings from experimental classes is presented. The proposal was the oxidation of Cr (III) to dichromate and Fe (III) precipitation with NaOH and redissolution with HNO3. The recovered dichromate was in a concentration ten times more diluted than that used in practical classes and iron in a concentration 1.5 times higher. The dichromate concentration obtained was 0.0002 molL-1 and iron 30 gL-1. The concentrations used in the practical classes are 0.01667 molL-1 and 20 gL-1, respectively. These solutions will be reused in the experimental analytical chemistry classes themselves, with the aim of making the treatment process cyclical, while teaching the student about environmental awarenesseng
dc.contributor.advisor1Almeida, Vanessa Gomes Kelly
dc.contributor.advisor1ID100.094.987-70por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680233984756706por
dc.contributor.referee1Almeida, Vanessa Gomes Kelly
dc.contributor.referee1ID100.094.987-70por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6680233984756706por
dc.contributor.referee2Cunha, Fabíola Oliveira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0831148570381326por
dc.contributor.referee3Machado, Edimar Carvalho
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470194298438949por
dc.creator.ID145.559.767-89por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531798126407450por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapor
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dc.subject.cnpqQuímicapor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5886
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-08-16T15:03:32Z No. of bitstreams: 1 2019 - Renan Augusto Pereira D'avila.pdf: 1286291 bytes, checksum: dfd7bd41cc44a8b5f5a5723cde6b57ae (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-16T15:03:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Renan Augusto Pereira D'avila.pdf: 1286291 bytes, checksum: dfd7bd41cc44a8b5f5a5723cde6b57ae (MD5) Previous issue date: 2019-11-06eng
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