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dc.contributor.authorDuarte, Rayanne Coelho Borges Correia
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:52Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:52Z-
dc.date.issued2018-03-28
dc.identifier.citationDUARTE, Rayanne Coelho Borges Correia. Utilização do GeoGebra, de smartphone e de reflexões escritas na construção de conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por uma transversal. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14950-
dc.description.abstractA presente pesquisa está pautada na elaboração de atividades, na sua implementação e na análise do aprendizado geométrico de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município do Rio de Janeiro. A investigação enfatiza a importância da linguagem na construção do pensamento matemático e analisa o desenvolvimento do pensamento matemático em uma prática docente que valoriza a escrita, a fala e a interação em atividades em papel e com o uso do GeoGebra em smartphone. A coleta de dados foi realizada por meio de diário do pesquisador, folha de atividades, print de telas e gravação em vídeo. A análise está orientada na construção de conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por uma transversal. As implementações foram divididas em dois grandes momentos: sondagem sobre alterno, colateral e correspondente; e construção e manipulação de figura, por meio do GeoGebra, utilizando o smartphone dos próprios alunos, com o objetivo de analisar propriedades sobre o comportamento de ângulos e retas. Como desafio o estudo aponta a falta de hábito dos estudantes em realizar atividades que utilizam a escrita e reflexões constantes sobre as mesmas. Como contribuições destaca o uso do GeoGebra App e do smartphone como recursos motivadores e desafiantes para a aula e para o aprendizado. A dinamicidade do software permite, além de observações articuladas dos conceitos previstos nas tarefas, outras inesperadas, por exemplo, a de ângulos replementares. A investigação ressalta a importância de aulas interativas e dinâmicas com o uso de softwares e de atividades diversas no Ensino Fundamental. Como produto educacional a pesquisa gerou dois materiais curriculares educativos online para professores abordando aspectos do conteúdo de retas paralelas cortadas por uma transversal.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectSmartphonepor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectRetas paralelaspor
dc.subjectLinguagenspor
dc.subjectMiddle Schooleng
dc.subjectParallel lineseng
dc.subjectLanguageseng
dc.titleUtilização do GeoGebra, de smartphone e de reflexões escritas na construção de conceitos relacionados a retas paralelas cortadas por uma transversalpor
dc.title.alternativeUse of GeoGebra, smartphone and written reflections in the construction of concepts related to parallel lines cut by a transversaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research is based on the elaboration of activities, in its implementation and in the analysis of the geometric learning of students from the 8th grade of middle School in the city of Rio de Janeiro. The research emphasizes the importance of language in the construction of mathematical thinking and analyzes the development of mathematical thinking in a teaching practice that values writing, speaking and interaction in paper activities and with the use of GeoGebra in smartphones. Data collection was done through the researcher's diary, activity sheet, screen print and video recording. The analysis is guided to the construction of concepts related to parallel lines cut by a transversal line. The implementations were divided in two great moments: probing on the terms: "alternate", "collateral" and "corresponding"; and the construction and manipulation of figures through GeoGebra, using the students' own smartphones aiming the analyzes of the properties on the behavior of angles and lines. As a challenge the study points out the students' lack of habit in carrying out activities that use writing and constant reflections on them. As a contribution, it emphasizes the use of the GeoGebra App and the smartphone as motivating and challenging resources for the class and its learning. The dynamicity of the software allows, besides articulated observations of the concepts foreseen in the tasks, other unexpected ones, for example, the one of complementary angles. The research highlights the importance of interactive and dynamic classes with the use of software and various activities in Middle School. As an educational product the research generated two online educational curricular materials for teachers addressing aspects of the content of parallel lines intersected by a transversal oneeng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Vianna, Márcio de Albuquerque
dc.contributor.referee2Scheffer, Nilce Fátima
dc.creator.ID130.640.047-35por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9024109942190756por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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