Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14955
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalari, Thais Cristina
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:54Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:54Z-
dc.date.issued2017-06-09
dc.identifier.citationCavalari, Thais Cristina. Fotografar e Narrar: reflexões de uma proposta para o ensino das Ciências da Natureza a partir das reproduções de imagens do ambiente. 2017. [79 f. ]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14955-
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido em três escolas situadas no município de Angra dos Reis - Rio de Janeiro com alunos do ensino médio através do ato de fotografar a cidade e narrar tais imagens As questões que norteiam este estudo são: de que modo podemos tirar partido do uso das imagens do ambiente e do ato de fotografar e narrar o ambiente como recurso didático para construirmos um conhecimento crítico do cotidiano através do Ensino de Química e Biologia? Quais as possibilidades do ato de fotografar e narrar enquanto proposta para o Ensino de Química e Biologia representarem, efetivamente, inovações da prática pedagógica? Nesse sentido foram definidos os seguintes objetivos para esse trabalho: analisar a utilização de imagens do ambiente como recurso didático para o ensino de Ciências da Natureza - Química e Biologia; analisar as imagens produzidas pelos alunos, através da ação de fotografar e narrar, na construção de conhecimento em Química e Biologia; elaborar, como produto dessa pesquisa, uma proposta de ensino para o ensino de Ciências da Natureza através da produção e leituras de imagens (fotografias). A metodologia da pesquisa foi pautada na pesquisa-ação crítico-colaborativa que tem por objetivo criar nas escolas uma cultura de análise das práticas que são realizadas, a fim de possibilitar que os seus professores, auxiliados pelos docentes da universidade, transformem suas ações e as práticas institucionais. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, buscamos em Walter Benjamin o referencial que irá balizar a utilização da fotografia na produção de imagens dos fenômenos/ações da/na realidade em que se insere o aluno, através dos textos “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” e “Pequena Historia da Fotografia”. Tomamos o autor como referência também para discutir o papel das narrativas, já que utilizaremos a fotografia para construir narrativas que pode levar a reverter, de forma crítica, a experiência do olhar sobre os fenômenos e a realidade. O uso da fotografia no contexto escolar possibilitou a criação de estratégias pedagógicas que viabilizou o processo de produção de novas formas de expressão do conhecimento. Como também modos mais criativos para enfrentar os desafios que a tecnologia nos impõe, atendendo às exigências de nosso tempopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFotografarpor
dc.subjectEnsino de Ciências da Naturezapor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectImagens do Ambientepor
dc.subjectPhotographeng
dc.subjectTeaching of Natural Scienceseng
dc.subjectNarrativeseng
dc.subjectImages of the Environmenteng
dc.titleFotografar e Narrar: reflexões de uma proposta para o ensino das Ciências da Natureza a partir das reproduções de imagens do ambientepor
dc.title.alternativePhotographing and narrating: reflections of a proposal for the teaching of the Sciences of Nature from the reproductions of images of the environment.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work was developed in three schools located in the city of Angra dos Reis - Rio de Janeiro with high school students through the act of photographing the city and narrating such images. The questions that guide this study are: in what way can we take advantage of the Use of the images of the environment and the act of photographing and narrating the environment as a didactic resource to construct a critical knowledge of the daily life through the Teaching of Chemistry and Biology? What are the possibilities of photographing and narrating as a proposal for the Teaching of Chemistry and Biology to effectively represent innovations in pedagogical practice? In this sense, the following objectives were defined for this work: to analyze the use of images of the environment as didactic resource for the teaching of Natural Sciences - Chemistry and Biology; To analyze the images produced by the students, through the action of photographing and narrating, in the construction of knowledge in Chemistry and Biology; As a product of this research, a teaching proposal for the teaching of Natural Sciences through the production and reading of images (photographs). The methodology of the research was based on the critical-collaborative action research that aims to create in schools a culture of analysis of the practices that are carried out, in order to enable their teachers, assisted by the university's teachers, to transform their actions and Institutional practices. For the development of the present research, we look for in Walter Benjamin the reference that will mark the use of photography in the production of images of the phenomena / actions of the reality in which the student is inserted, through the texts "The work of art in the era of Its technical reproducibility "and" Little History of Photography ". We take the author as a reference also to discuss the role of narratives, since we will use photography to construct narratives that can lead to a critical reversal of the experience of looking at phenomena and reality. The use of photography in the school context enabled the creation of pedagogical strategies that enabled the process of production of new forms of expression of knowledge. As well as more creative ways to face the challenges that technology imposes on us, meeting the demands of our timeeng
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID74756800700por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee1Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee2Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
dc.contributor.referee3Anjos, Maylta Brandão dos
dc.creator.ID05693356981por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8558246030960848por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesANDRÉ, M.E.D.A. A pesquisa no cotidiano da escola. In: FAZENDA, I. (org.) Metodologia da Pesquisa Educacional. 9ªed. São Paulo: Cortez, 2004. ANJOS, M.B.; PEREIRA, M.V.; CORREIA, K. (Orgs). Cinema, arte e educação: confluências no ensino de Ciências. Rio de Janeiro: Publit, 2014. ARAÚJO, B. S. R. O conceito de aura, de Walter Benjamin, e a Indústria Cultural. Pós-revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da fauusp, v.17, n.28, 2010 (p. 120-143). Disponível em http://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43704/47326. Acesso em 20/09/2016. ARENDT, H. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. BARBOSA, R. L. L., CATANI, D. B., MORAES, D. Z. Para Benjamin, segundo Benjamin, como disse Benjamin. Apropriações da obra do autor no capo educacional brasileiro (1980-2013). In MACHADO, C. E. J., MACHADO JR, R. e VEDDA, M.(Orgs). Walter Benjamin: experiência histórica e imagens dialéticas. São Paulo: Editora UNESP, p.319-333, 2015 BARBOSA, L. C. A.; PIRES, D. X. O uso da fotografia como recurso didático para a educação ambiental: uma experiência em busca da educação problematizadora. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 1, 2011, p.69-84. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID133/v6_n1_a2011.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2017. BENJAMIN, W. Pequena História da Fotografia. Em Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. V. 1, São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 91-107, 3ª. Ed. _____________. Pequena História da Fotografia. Em Obras Escolhidas: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. V. III, São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 102-149. BORGES, M. D.; ARANHA, J. M.; SABINO, J. A fotografia de Natureza como instrumento para educação ambiental. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p.149-164, 1 jan. 2010. Mensal. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100009 Acesso em: 15 abr. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAVALCANTI, A. H. Arte, fotografia e formas de percepção em Walter Benjamin. Psicanálise & Barroco em revista, v.11, n.2, p.198-209, 2013. CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000. 76 CARNEIRO, M. H. S. As imagens no livro didático. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1., 1997, Águas de Lindóia (SP). Atas ..., 1997, p. 366-373. COSTA, M. C. V. "A caminho de uma pesquisa-ação crítica". Educação e Realidade, vol. 16, N° 2, Porto Alegre, dez/91. DE BASTOS, F. P. & GRABAUSKA, C. J. Investigação-ação educacional: possibilidade crítica e emancipatória na prática educativa. In: MION, R. A. & SAITO, C.H. Investigação-ação: Mudando o trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Gráfica Planeta, 2001. DIB, S.M.F.; MENDES, J.R.S.; CARNEIRO; M. H.S. Texto e imagens no ensino de ciências. Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, SP de 25 a 29/11/2017. Disponível em http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ivenpec/Arquivos/ORAIS.pdf. Acesso em 12/12/2016. ENTLER, R. Retrato de uma face velada: Baudelaire e a fotografia. Convergências- Revista de Investigação e Ensino das Artes. Vol.I (2). Disponível em: http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=2. Acesso em 12/12/2016. ÉPOCA. Uma Praia onde ninguém usa biquíni, 2008. Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI10701-15228,00-UMA+PRAIA+ONDE+NINGUEM+USA+BIQUINI.html. Acesso em 10/03/2017. FERRETTI, C. Novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis: Vozes, 1980. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011. GOMEZ, G. O. Podemos ser mais criativos ao adotar a inovação tecnológica em educação? Uma proposta em comunicação. Revista Matrizes (on line). Nº 1, p.209-216, out. 2007. GRABAUSKA, C.J. e DE BASTOS, F.B. Investigação-ação Educacional: possibilidades críticas e emancipatórias na prática educativa. Revista Electrónica de Investigación Curricular Y Educativa (HEURESIS). V. 1.n.2, 1998. Disponível em http://www2.uca.es/HEURESIS/heuresis98/v1n2-2.html. Acesso em 16/10/2016. HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M.; Aprendendo com as Inovações nas Escolas. Porto Alegre: Artmed, 2000. KLEIN, T.A.S. e LABURU, C.E. Imagem e ensino de ciências: análise de representações visuais sobre DNA e biotecnologia segundo a retórica da conotação. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2009, Disponível em http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1639.pdf. Acesso 16/10/2016. KONDER, L. Memórias de um intelectual comunista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. KOTHE, F. (Org). Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1985. 77 KRAMER, S. (1998). Produção cultural e Educação: algumas reflexões críticas sobre educar com museus. In S. Kramer, & M. I. Leite (Orgs.), Infância e produção cultural (pp. 207-223, Série Prática Pedagógica). Campinas: Papirus. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987. LINS, A. C. Walter Benjamin e a Educação: apropriações de suas teorias para análise da imagem como recurso didático. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educ., Vitória-ES, v. 17, n. 2, p.84-99, 2011. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARQUES, A. F. & ZANATA, E. M. A escola, os professores e a inovação educacional. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade. Naviraí, v.1, n.2, p. jul-dez. 2014. Disponível em: http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3. Acesso em 12 de fevereiro de 2016. MARTINS, I.; GOUVEA, G. e PICCININI, C. Aprendendo com imagens. Cienc. Cult. [online]. 2005, V.57, N.4, pp. 38-40. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. O GLOBO. Cercada de polêmica, a usina nuclear Angra 1 é construída na ditadura militar. Publicado em 28/07/15, Atualizado: 23/03/17, Disponível em http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/cercada-de-polemica-usina-nuclear-angra-1-construida-na-ditadura-militar-16997174. Acesso em 10/03/2017. OLIVEIRA, A. E. Narrativas orais contemporâneas por alunos e alunas: rascunhos para a obtenção de pistas para a apreensão de novas formas de experiência no século XXI. Dissertação de Mestrado em Educação Escolar. Faculdade de Ciências e Letras (FCL/Car) da Universidade Estadual Paulista, 2006. OLIVEIRA, O. J. R.; OLIVEIRA, M. F. S. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 10, n.16, p. 163-190, 2014. PEIXOTO, ET Al. Formação para o uso de tecnologias: os sentidos atribuídos pelos professores. In ECHALAR, A. D.L. F.; PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias - A Visão de Professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre o uso de tecnologias na educação. Goiânia: Kelps, 2015. PEREIRA. R. Em busca de uma alfabetização visual. In ANJOS, M.B.; PEREIRA, M.V.; CORREIA, K. (Orgs). Cinema, arte e educação: confluências no ensino de Ciências. Rio de Janeiro: Publit, 2014. 78 PIMENTA, S. G; GARRIDO, E; MOURA, M.O. Pesquisa colaborativa na escola; uma maneira de facilitar o desenvolvimento profissional dos professores. In: MARIN, A. J. (org) Formação Continuada. Campinas: Papirus, 2000. REGO, S.C. e GOUVÊA, G. Imagens na disciplina escolar física: possibilidades de leitura. Investigações em Ensino de Ciências – V18(1), pp. 127-142, 2013. REGO, S.C. Representação da realidade e imagens no ensino de Física. In: VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2011, Disponível em http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0659-1.pdf. Acesso 16/11/2016. ROCHA, M. L. & AGUIAR, K.F. Pesquisa-Intervenção e a Produção de Novas Análises. Psicologia, Ciência e Profissao, Brasília, v. 23, n. 4, p.64-73, 2003. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1414-989320030004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 8 abr. 2017. ROSA, M. I. P. Investigação e Ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de Ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. (Coleção Educação em Química). ROSA, R. A.; LEITE, S. Q. Meireles; CIVIATTA, Maria. Resgate da memória mediado pela fotografia: ensino de ciência-tecnologia-sociedade para formação integral do aluno do ensino profissional. Ensino, Saúde e Ambiente, Brasília, v. 1, n. 1, p.81-92, 1 ago. 2008. Mensal. Disponível em: <http://ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/28>. Acesso em: 10 abr. 2017. SALGADO, L.W. & SALGADO, S. Genêsis. São Paulo: Ed. Taschen do Brasil, 2013 SANTAELLA, L. Leituras de imagens. São Paulo: Ed. Melhoramentos, 2012. SANTOS, S. V. S. Walter Benjamin e a experiência infantil: contribuições para a educação infantil. Pro-Posições, v. 26, n. 2 (77), p. 223-239, 2015. SANTOS, A. & SANTOS, A. C. S. Internalizando a inter/transdisciplinaridade: experiência do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da UFRRJ. In PHILIPPI JR, A.; FERNANDES, V.; PACGECO, R.C.S. (Orgs) Ensino Pesquisa e Inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. Barueri, SP: Manole, 2016. SANTOS, M. T. et al. A fotografia e o ensino de Ciências: impressões de licenciados sobre a experiência de fotografar. Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnología, Innovación y Educación, Buenos Aires, v. 1, n. 1, p.1-12, 12 nov. 2014. Disponível em: <http://www.oei.es/historico/congreso2014/contenedor.php?ref=resenas>. Acesso em: 17 abr. 2017 SILVA, H. C.; ZIMMERMANN, E.; CARNEIRO, M.H. S.; GASTAL, M. L.; CASSIANO, W. S. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciência E Educação, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006. SOUZA, S. J. e LOPES, A. E. Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola. Cadernos da Pesquisa. [Online] n.116, pp. 61-80, 2002. 79 STIEGLER, B. Walter Benjamin e a Fotografia. In MACHADO, C. E. J; MACHADO Jr, R.; VEDDA, M. (Orgs). Walter Benjamin: experiência histórica e imagens dialéticas. São Paulo: Editora UNESP, 2015 (p. 21-44). TAVARES, N.R.B., “História da informática educacional no Brasil observada a partir de três projetos públicos”, http://pauling.fe.usp.br/artigos/neide.pdf, abril, 2001. Disponível em http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/tics/tepdf/neide.pdf. Acesso em 12 de fevereiro de 2016. TOMIO, D. et al. As imagens no ensino de ciências: o que dizem os estudantes sobre elas?. Caderno Pedagógico: Lajeado, [s.l.], v. 10, n. 1, p.25-40, 2013. Quadrimestral. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/viewFile/869/858>. Acesso em: 17 abr. 2017. TOLEDO, R. F. e JACOBI, P. R. Pesquisa ação e Educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 122, p.155-173, 2013. Trimestral. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302013000100009&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 8 abr. 2017. ZANON, L.B; MALDANER, O. A.; GAUCHE, R.; SANTOS, W.L.P. Química. p. 210-257, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/09Quimica.pdf.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64317/2017%20-%20Thais%20Cristina%20Cavalari.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4458
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-03-22T10:59:28Z No. of bitstreams: 1 2017 - Thais Cristina Cavalari.pdf: 2327040 bytes, checksum: 98bd15e0a49e63855d2d106ccea770d6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-22T10:59:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Thais Cristina Cavalari.pdf: 2327040 bytes, checksum: 98bd15e0a49e63855d2d106ccea770d6 (MD5) Previous issue date: 2017-06-09eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Thais Cristina Cavalari.pdfThais Cristina Cavalari2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.