Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14958
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorHenrique, Marcos Paulo
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:55Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:55Z-
dc.date.issued2017-01-27
dc.identifier.citationHENRIQUE, Marcos Paulo. GeoGebra no clique e na palma das mãos: contribuições de uma dinâmica de aula para construção de conceitos geométricos com alunos do ensino fundamental. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14958-
dc.description.abstractA presente investigação centrou-se na elaboração de atividades, na implementação (no laboratório de informática e em sala de aula) e na análise do aprendizado de alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Rio Claro (RJ). Especificamente, a pesquisa analisou o desenvolvimento conceitual em uma prática docente que valoriza o diálogo, a argumentação e a escrita, entre outras formas de registro em uma reflexão com atividades a partir da utilização do GeoGebra convencional (desktop) e o GeoGebra aplicativo (versão para smartphones). A análise não consiste em comparar os dois ambientes utilizados, mas identificar contribuições e desafios atrelados à implementação destes recursos para apropriação do conhecimento. Os conceitos foram polígonos, polígonos regulares e retas paralelas com uma transversal. A coleta de dados foi realizada da seguinte maneira: (a) gravação em áudio, folha de atividades, os arquivos referentes às construções geométricas, registros fotográficos e diário do pesquisador (implementação no laboratório) e (b) gravação em áudio e vídeo, captura da tela dos smartphones utilizados pelos estudantes, folha de atividades e diário do pesquisador (implementação em sala de aula). Em relação às implementações de atividades com computadores, destacamos as várias formas de visualização e construção de um objeto geométrico proporcionado pelo ambiente de geometria dinâmica e a mediação, como ferramenta do trabalho docente, como algumas contribuições para a construção e desenvolvimento do conceito de polígono regular. Observamos dificuldades apresentadas pelos estudantes no que se refere ao manuseio do GeoGebra em um computador, assim como desafios para implementação de práticas pedagógicas no laboratório de informática, como vários computadores com defeito. Como contribuições do smartphone na implementação de atividades, destacamos o apelo motivador que este recurso traz às aulas. Particularmente, no trabalho com retas paralelas cortadas por transversais, o uso GeoGebra aplicativo mostrou-se instigante por permitir aos alunos a observação de um conjunto de elementos (ângulos, posição de retas etc.) variantes ou invariantes e, juntamente com o manuseio e exploração das formas manuseadas. Como desafios é possível apontar a dificuldade de visualização de propriedades em um constructo para casos em que a tela do smartphone é pequena.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAmbientes de Geometria Dinâmicapor
dc.subjectGeometria planapor
dc.subjectConceitos geométricospor
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectDynamic Geometry environmentseng
dc.subjectPlane geometryeng
dc.subjectGeometric conceptseng
dc.titleGeoGebra no clique e na palma das mãos: contribuições de uma dinâmica de aula para construção de conceitos geométricos com alunos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeGeoGebra on click and in your hands’ palm: contributions of classroom’s dynamics for constructing geometric concepts with elementary studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis investigation is focused on the development of activities, implementation (in the computer lab and in the classroom) and the analysis of learning of students in the 8th and 9th year of a public school in the city of Rio Claro (RJ). Specifically, the research considered the conceptual development in a teaching practice that values the dialogue, debate and writing, among other ways of registration, in a reflection with activities from the use of traditional GeoGebra (desktop) and GeoGebra application (version for smartphones). This analysis was not done to compare the two environments used, but identify contributions and challenges linked to the implementation of these resources for appropriation of knowledge. The concepts were polygons, regular polygons and parallel lines with a transverse. Data collection was carried out as follows: (a) audio recording, activities, geometric constructions files, photographic records and researcher's journal (implementation in the lab) and (b) audio and video recording, smartphones’ screen capture used by students, and daily activities sheet of researcher (implementation in the classroom). In implementations of activities with computers, are highlighted the various forms of visualization and construction around the geometric object provided by dynamic geometry environment and mediation, as a tool of teaching work, as some contributions to the construction and development of the concept of regular polygon. It was observed during the implementation of the survey, some difficulties presented by the students related to handling of GeoGebra on a computer, as well as challenges to implementation of pedagogical practices in the computer lab, where multiple computers were defective. As contributions in the implementation of activities, stands out the motivator appeal, particularly, in working with parallel lines cut by transversal, using GeoGebra application. The experience showed and proved exciting, allowing the students to conclude that there are a set of elements (angles, straight position etc.), variants and invariants, along with the use and exploration of forms handled. As challenges, you can point out the difficulty of viewing properties in a building for cases where smartphone screen is small.eng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee2Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.referee3Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.creator.ID089.809.137-37por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5811704197205738por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqEnsino de Ciências e Matemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6647/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20Henrique.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14976/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20Henrique.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21274/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20Henrique.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27638/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20Henrique.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34000/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20Henrique.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40382/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20Henrique.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46750/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20Henrique.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53162/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20Henrique.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2322
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-06-13T18:03:48Z No. of bitstreams: 1 2017 - Marcos Paulo Henrique.pdf: 3532368 bytes, checksum: 3f54ade5dd907b58b5188d1e09da2e44 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-13T18:03:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Marcos Paulo Henrique.pdf: 3532368 bytes, checksum: 3f54ade5dd907b58b5188d1e09da2e44 (MD5) Previous issue date: 2017-01-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Marcos Paulo Henrique.pdfDocumento principal3.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.