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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14959
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Currículo narrativo e histórias de vida: construção de conhecimentos a respeito dos seres vivos no ensino fundamental |
Other Titles: | Narrative Curriculum and Life Stories: construction of knowledge about living beings in elementary school |
Authors: | Souza, Danilo Pereira de |
Orientador(a): | Freitas, Daniele Aparecida de Lima |
Primeiro membro da banca: | Azevedo, Maicon Jeferson |
Segundo membro da banca: | Fonseca, Lana Cláudia de Souza |
Keywords: | Currículo narrativo;perspectiva pós-crítica;aprendizagem narrativa;narrative curriculum;pos-critic perspective;narrative learning |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 3-May-2018 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | SOUZA, Danilo Pereira. Currículo Narrativo e Histórias de vida: construção de conhecimentos a respeito dos seres vivos no Ensino Fundamental. 2018. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018. |
Abstract: | Este trabalho foi parte integrante de uma dissertação e visou compreender como as histórias de vida dos estudantes das séries iniciais – especificamente do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no Município de Seropédica, RJ – entrelaçaram a aprendizagem dos conhecimentos de Ciências a respeito dos seres vivos. Nesta pesquisa, localizou-se o objeto de estudo no currículo narrativo proposto por Goodson (2008), uma perspectiva pós-crítica que problematizou o currículo prescrito e destacou um currículo construído a partir da aprendizagem narrativa e do capital narrativo. A pesquisa foi de cunho qualitativo e foi desenvolvida fontes empíricas textuais (sejam as oficiais ou não), orais/narrativas e recursos visuais. No que tangenciou as fontes textuais, utilizei a história institucional oficial, os textos produzidos pela docente da turma e um questionário que visou compreender os conceitos a respeito dos seres vivos que os estudantes já apresentavam. Relativo as fontes orais/narrativas, utilizei o diário de campo, o filme “Rio”, trechos do filme “Babe, o porquinho” e um vídeo de curta duração do Youtube, o depoimento dos estudantes coletados através das reflexões realizadas coletivamente a respeito dos filmes propostos, entrevistei estudantes ao final das atividades. A preocupação expressa nas experiências prévias dos estudantes, as quais foram produzidas em múltiplos espaços formativos de seu perfil identitário, foram relevantes a este trabalho. Quanto confrontados em situações de construção de conhecimento, os estudantes recorriam aos seus diversos espaços de formação, procurando significar sua aprendizagem. O enfrentamento e as disputas do espaço da lógica de prescrição e da narração foi um fator que levou a compreensão de que apesar da lógica prescritiva estar instaurada na realidade do modelo Educacional Brasileiro, a movimentação do sujeito nos espaços de contextos de produção contemporâneos tem sido muito potencializador de uma pressão por um trânsito e/ou mudança de perspectiva teórica. |
Abstract: | This work was an integral part of a dissertation and aimed to understand how the histories of students in the initial grades - specifically the third year of Elementary School in the public school located in the county of Seropédica, RJ - intertwined the learning of science knowledge about living things. In this research, the object of study was located in the narrative curriculum proposed by Goodson (2008), a post-critical perspective that problematized the prescribed curriculum and highlighted a curriculum constructed from narrative learning and narrative capital. The research was qualitative and was empirical sources textual (whether official or not), oral / narrative and visual resources. In what touched on the textual sources, was used the official institutional history, the texts produced by the class teacher and a questionnaire that aimed to understand the concepts regarding the students that already presented present. Regarding the oral / narrative sources, I used the field diary, the movie "Rio", excerpts from the movie "Babe" and a short video of YouTube, the testimony of the students collected through the collective reflections about the films, I interviewed students at the end of the activities. The concerns expressed in the previous experiences of the students, which were produced in multiple formative spaces of their identity profile, were relevant to this work. When confronted in situations of knowledge construction, the students turned to their diverse spaces of formation, trying to signify their learning. The confrontation and disputes of the space of prescription logic and narration was a factor that led to the understanding that despite the prescriptive logic being established in the reality of the Brazilian Educational model, the movement of the subject in the spaces of contemporary production contexts has been very a pressure for a traffic and / or change of theoretical perspective. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14959 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
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