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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14971
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Ranlig Carvalho de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:08:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-24 | |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Ranlig Carvalho de. Formação continuada de professores em ensino de biologia: análise de um curso online e suas interfaces em um ambiente virtual de aprendizagem. 2019. 124 f.. Dissertação( Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14971 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa compreender como a interface assíncrona fórum, em um curso online de formação continuada de professores, oferecido pelo Consórcio Cederj, pode promover interação, reflexão e construção coletiva do conhecimento, a fim de estimular a busca de novos caminhos para o ensino de Biologia Molecular na Educação básica. O trabalho foi dividido em três fases: Na fase um, buscou-se um acompanhamento quali-quantitativo das interações e produção dos discursos durante as conversações em dois fóruns temáticos. Para a análise dos discursos adotamos um sistema de categorias baseado em um modelo adaptado de Mortimer e Scott (2002). Na fase dois, um questionário contendo questões mistas foi aplicado aos cursistas, a fim de coletar informações sobre o curso e suas contribuições para a busca de novas abordagens no ensino da temática Biologia Molecular. Na fase três, realizamos a confecção do produto educacional que se materializou na forma de um “Guia para o professor interativo”. Fase I: Embora o tutor realize intervenções no fórum, coordenando, articulando e estimulando o diálogo, a análise revelou que as interações ocorreram essencialmente entre cursistas, onde as conversações não ficam centradas no tutor (estabelece-se um modelo todos-todos), isso permitiu maiores profundidades de interação, reflexões e discursos mais genuínos. A análise das reflexões e construção de significados sobre os conteúdos, recursos e abordagens para o ensino de Biologia Molecular, permitiu a construção de quatro perfis de trabalho docente: Expositivo Analógico (EA), Expositivo Digital (ED), Dialógico Analógico (DA) e Dialógico Digital (DD). Embora tenha sido possível observar a presença do digital na prática dos professores, constatou-se uma alta versatilidade quanto ao uso de tecnologias e abordagens. Fase II: a análise do questionário revelou que os conteúdos, as situações de aprendizagem e a interface fórum, permitiram a construção coletiva do conhecimento, favorecendo a troca de experiências e reflexões para a busca de novos caminhos para o ensino de Biologia. Fase 3: O “Guia para o professor interativo” foi confeccionado em resposta a análise do perfil de trabalho docente dos cursistas e visa contribuir para uma docência interativa. É composto por um roteiro de atividade para o estudo da molécula de DNA por meio da utilização do software VMD (Visual Molecular Dynamics), além de instruções para sua utilização | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Educação online | por |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Teaching biology | eng |
dc.subject | Online education | eng |
dc.title | Formação continuada de professores em ensino de biologia: análise de um curso online e suas interfaces em um ambiente virtual de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Continuing teacher education in biology teaching: analysis of an online course and its interfaces in a virtual learning environment | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The present work aims to understand how the asynchronous interface forum, in an online course of continuing teacher training, offered by the Cederj Consortium, can promote interaction, reflection and collective construction of knowledge, in order to stimulate the search for new paths for the teaching of Biology Molecular in Basic Education. The work was divided into three phases: In phase one, a qualitative-quantitative follow-up of the interactions and production of the speeches during the talks in two thematic forums was sought. For the analysis of the discourses, we adopted a system of categories based on a model adapted from Mortimer and Scott (2002). In phase two, a questionnaire containing mixed questions was applied to the students, in order to collect information about the course and their contributions to the search for new approaches in the teaching of Molecular Biology. In phase three, we made the production of the educational product that was materialized in the form of a "Guide for the interactive teacher". This guide is composed of an activity roadmap for the study of the DNA molecule through the use of the Visual Molecular Dynamics (VMD) software, as well as instructions for its use. Phase I: Although the tutor performs interventions in the forum, coordinating, articulating and stimulating the dialogue, the analysis reveals that the interactions are essentially between students, where the conversations are not centered on the tutor (an all-all model is established), this allowed greater depths of interaction, reflections and more genuine discourses. The analysis of the reflections and construction of meanings on the contents, resources and approaches for the teaching of Molecular Biology allowed the construction of four profiles of teaching work: Analog Expositive (EA), Digital Exposure (ED), Analog Dialog (AD) and Digital Dialog (DD). Although it was possible to observe the presentation of digital in the practice of teachers, we found a high versatility in the use of technologies and approaches. In Phase II, the analysis of the questionnaire revealed that contents, learning situations and the interface interface, allow the collective construction of knowledge, and work in groups, favoring the exchange of experiences and reflections for the search of new ways for teaching of Biology | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira | |
dc.contributor.advisor1ID | 069.812.787-07 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2942265386518858 | por |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2942265386518858 | por |
dc.contributor.referee2 | Salvador, Daniel Fábio | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4596156812858787 | por |
dc.contributor.referee3 | Santos, Edméa Oliveira dos | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4023554724278836 | por |
dc.creator.ID | 112.042.547-61 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9327343944009270 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.relation.references | AUSUBEL, D. P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune & Stratton, 1963. BACHELARD, G. O novo espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estrela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BARROS. D. L. P. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT. (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª Edição. São Paulo: Editora da UNICAMP, 2005. BIZZO, N. M. V. História da Ciência e ensino: onde terminam os paralelos possíveis? Em Aberto, Número 11, Volume 55, p. 29-35. 1992. BONZANINI, T; BASTOS, F. A. Formação de Professores de Biologia e os Avanços Científicos Recentes: demandas da prática pedagógica. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Florianópolis, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. 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dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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