Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14972
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Neiva Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:59Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:59Z-
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.citationALVES, Neiva Ferreira. Conhecendo e explorando materiais manipuláveis: uma perspectiva para um laboratório de educação matemática no CEDERJ. 2019. 127 f.. Dissertação (Mestre em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14972-
dc.description.abstractA pesquisa consistiu em desenvolver material de apoio, tarefas para exploração e uso autônomo de materiais manipuláveis de natureza física que compõem o acervo do laboratório de Matemática nos polos do consórcio CEDERJ no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação a distância semipresencial, pela UFF. Para tanto, estamos considerando que a utilização de materiais manipuláveis como recurso didático pode contribuir para aproximar o laboratório de ensino e aprendizagem da Matemática no processo de autoaprendizagem na formação inicial do professor de Matemática de um curso a distância. Na primeira etapa de desenvolvimento da pesquisa foi realizado um levantamento dos materiais existentes em dois polos, Angra dos Reis e Paracambi; um estudo das ementas das disciplinas obrigatórias do curso e do material didático de duas disciplinas voltadas para o ensino da Matemática na educação básica e que auxiliaram na elaboração das tarefas: Instrumentação do Ensino da Geometria e Instrumentação do Ensino da Aritmética e da Álgebra. Na segunda etapa, realizamos um curso presencial, pesquisa de campo, que subsidiou a coleta e análise de dados, considerando alguns aspectos relevantes sobre o processo de ensino e aprendizagem de um curso a distância e a importância do estudo sobre materiais didáticos manipuláveis na formação inicial de professores de Matemática. O roteiro elaborado com as fichas de tarefas para uso e exploração de cada material existente no laboratório, com a finalidade de uso independente da presença de professores ou mediadores pedagógicos, foi analisado a partir da sua aplicação para um grupo de licenciandos que participaram do curso de extensão no polo Angra dos Reis, regularmente inscritos no curso de Licenciatura em Matemática. Esse roteiro com as respectivas tarefas formam o produto educacional gerado nessa pesquisa, disponibilizado nos dois polos supracitados e foram avaliados apresentando êxito na sua utilização e atendendo aos licenciandos participantes de forma satisfatória acerca da reflexão do uso de materiais manipuláveis para o ensino da Matemática.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectFormação inicial de professores de Matemáticapor
dc.subjectmateriais manipuláveispor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectInitial teacher training in Mathematicseng
dc.subjectmanipulable materialseng
dc.titleConhecendo e explorando materiais manipuláveis: uma perspectiva para um laboratório de educação matemática no CEDERJpor
dc.title.alternativeKnowing and exploiting manipulable materials: a perspective for a mathematics education laboratory at CEDERJ.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research consisted of develop supporting material, exploration tasks and autonomous use of manipulable materials of physical nature that compose the collection of the Mathematics laboratory at the poles of the CEDERJ consortium in the course of Graduation in Mathematics in the semi-presential modality of a Distance Education, by UFF. To this end, we are considering that the use of manipulable materials as a didactic resource can contribute to approach the teaching and learning laboratory of Mathematics in the process of self-learning in the initial formation of the mathematics teacher of a distance course. In the first stage of development of the research was carried out a survey of the existing materials in two poles, Angra dos Reis and Paracambi; a study of the general information of the compulsory subjects of the course and the didactic material of both disciplines directed to the teaching of Mathematics in basic education and that helped in the elaboration of the tasks: Instrumentation of the Geometry Teaching and Instrumentation of the Arithmetic and Algebric Teaching. In the second stage, we have performed presential course, field research, which subsidized data collection and analysis, considering some relevant aspects about the teaching and learning process of a distance course and the importance of the study on manipulable didactic materials in the initial formation of Mathematics teachers. The elaborated script with worksheets for use and exploitation of each existent material in the laboratory, with the aim of use regardless of the teachers or pedagogical mediators presence, it was analyzed from its application to a group of graduates who has participated in the extension course at the Angra dos Reis pole, properly enrolled in the Graduation course in Mathematics. This script and the respective tasks form an educational product generated in this research, available in the two poles mentioned above and were evaluated presenting success in its use and attending to the involved undergraduates in a satisfactory way on the reflection of the use of manipulable materials for the Mathematics teaching.eng
dc.contributor.advisor1Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.advisor1ID775.586.007-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898por
dc.contributor.referee1Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.referee2Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee3Oliveira, Rosana de
dc.creator.ID070.206.207-36por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2826137585367564por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesBAIRRAL, Marcelo Almeida; SILVA, Miguel Angelo da. Instrumentação do Ensino da Geometria. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 2 v. BERTONI, Nilza Eigenheer; GASPAR, Maria Terezinha Jesus. Laboratório de ensino de matemática da Universidade de Brasília: uma trajetória de pesquisa em educação matemática, apoio à formação do professor e interação com a comunidade. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012, p. 135-151. BIELSCHOWSKY, Carlos et al. Fundação Cecierj: ontem, hoje e amanhã. Rio de Janeiro: Carlos Bielschowsky, 2018. Disponível em: https://canalcederj.cecierj.edu.br/recurso/17142. Acesso em: 24 jan. 2019. BRASIL. Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 nov. 2018. ___________. Decreto n° 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 20 nov. 2018. ___________. Decreto n° 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 20 nov. 2018. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. DIENES, Zoltan Paul. As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. Tradução: Maria Pia Brito de Macedo Charlier, René François Joseph Charlier. São Paulo: EPU, 1975. FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. SP: Boletim SBEM, n. 7, jul./ago. 1990. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 92 KALEFF, Ana Maria Martensen Roland (Org.). Vendo com as mãos, olhos e mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual. Niterói, RJ: CEAD / UFF, 2016. KALEFF, Ana Maria Martensen Roland; ROSA, Fernanda Malinosky Coelho. A habilidade da visualização frente à sala de aula de Matemática. In: KALEFF, Ana Maria M. R. (Org.). Vendo com as mãos, olhos e mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual. Niterói, RJ: CEAD / UFF, 2016, p. 27-40. KINDEL, Dora Soraia; OLIVEIRA, Rosana de. O uso de materiais manipuláveis na alfabetização Matemática. In: MAIA, Madeline G. B.; BRIÃO, Gabriela F. (Org.). Alfabetização matemática: perspectivas atuais. Curitiba, PR: CRV, 2017, p. 61-81. LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012, p. 3-37. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003. OLIVEIRA, Rosana de; KINDEL, Dora Soraia. A formação de professores que ensinam matemática na educação básica: outro olhar sobre a exploração de materiais manipuláveis. In: ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, 2015, São João del-Rei. PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012, p. 77-92. POWELL, Arthur; BAIRRAL, Marcelo Almeida. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas, SP: Papirus, 2006. PRETI, Oreste. Educação a distância e globalização: desafios e tendências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 79, n.191, p. 19-30, jan./abr. 1998. ___________. Autonomia do aprendiz na educação a distância: significados e dimensões. In: PRETI, O. (Org). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/UFMT, 2005. Disponível em: http://ltc-ead.nutes.ufrj.br/constructore/objetos/obj14674.pdf. Acesso em: 15 jan. 2018. ___________ (Org). Educação a distância: fundamentos e políticas. 2. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2011. RÊGO, Rômulo Marinho do; RÊGO, Rogéria Gaudencio do. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012, p. 39-56. 93 RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Laboratório de Educação Matemática na Formação de Professores. Curitiba, PR: Appris, 2015. SILVA, Ana Lúcia Vaz da et al. Instrumentação do Ensino da Aritmética e da Álgebra. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005-2010. 3 v. SOUZA, Robson Marques de. Formação inicial de professores a distância no polo CEDERJ/UAB Paracambi: uma análise na licenciatura em matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. SOUZA, Robson Marques de; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Acessar ou Interagir? Uma Análise em Disciplinas da Licenciatura em Matemática no CEDERJ. EaD em Foco: Revista Científica em Educação Matemática. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, v. 6, n. 3, 2016, p. 39-49. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/356. Acesso em: 22 jan. 2018. TURRIONI, Ana Maria Silveira; PEREZ, Geraldo. Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In: LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012, p. 57-76. TURRIONI, Ana Maria Silveira. O Laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004. VALE, Isabel. Materiais manipuláveis na sala de aula: o que se diz, o que se faz. In: APM (Eds.), Actas do ProfMat 99, Lisboa: APM, 1999, p.111-120. ___________. Materiais Manipuláveis. Lisboa, 2002. Disponível em: https://www.academia.edu/6307061/Materiais_Manipulaveis. Acesso em: 16 fev. 2019. VALE, Isabel; BARBOSA, Ana. Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria. Boletim GEPEM, n. 65, p. 3–16, jul./dez. 2014.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67257/2019%20-%20Neiva%20Ferreira%20Alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5166
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-10-25T20:27:20Z No. of bitstreams: 1 2019 - Neiva Ferreira Alves.pdf: 2449508 bytes, checksum: e71fdee7e5d31f36e8eff5c5754cde6d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-25T20:27:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Neiva Ferreira Alves.pdf: 2449508 bytes, checksum: e71fdee7e5d31f36e8eff5c5754cde6d (MD5) Previous issue date: 2019-06-24eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Neiva Ferreira Alves.pdf2019 - Neiva Ferreira Alves2.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.