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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14974
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Singh, Eni José Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-26 | |
dc.identifier.citation | SINGH, Eni José Gomes. Implantação de um sistema agroflorestal em uma escola de Ensino Médio: uma análise sobre políticas públicas curriculares e suas implicações no cotidiano escolar. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14974 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como objetivo principal refletir sobre a relação entre currículo e prática através de um projeto escolar, a fim de estabelecer relações com uma perspectiva epistemológica de currículo e de ensinar Biologia. Como objetivos específicos busca compreender o projeto escolar a partir dos contextos de influência, produção de texto, contexto da prática, contexto de resultados e estratégia política; refletir a prática à partir da mescla entre currículo por habilidades, currículo interdisciplinar ou por temas transversais e valorização dos saberes cotidianos; elaborar e implementar um projeto escolar agroecológico que amplia saberes baseado no currículo em espiral por habilidades do estado de São Paulo. Para isso foi utilizada uma perspectiva teórica que, articulada à dimensão empírica, permitiu fazer apontamentos sobre a relação entre contextos sociais e a prática curricular. Este trabalho contou com referenciais teóricos que incluem os estudos curriculares, nos trabalhos de Ball e Bowe (1992 e 1994) e Mainardes (2009) a respeito dos ciclos de políticas. A metodologia, de natureza qualitativa, foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com 10 alunos do Ensino Médio. As entrevistas foram respondidas para posterior análise de dados das respostas dos sujeitos da pesquisa. As análises se organizaram em torno dos seguintes eixos: dados de caracterização socioeconômicas; percepção sobre a importância da educação ambiental e a preservação do meio ambiente. Estas análises evidenciaram que a maioria dos alunos se valeu de sua referência cotidiana para definir em uma visão generalista, como ser social. Sobre as concepções de ordem social e econômica a maioria se identifica dependente dos pais. A partir da análise dessas concepções dos alunos e, orientada pelo referencial teórico, elaboramos um caderno didático que propõe uma abordagem da educação ambiental mais articulada através de uma sequência didática que poderá subsidiar todos os que se interessam pelo assunto, as possibilidades de estudo e aplicabilidade em sala de aula ampliando as conexões (cognitivas, culturais, sociais, tecnológicas e ambientais) que o conhecimento científico e tecnológico pode proporcionar à vida do cidadão. A implementação desse projeto a um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio possibilitou uma análise de suas potencialidades relativas à mobilização de conceitos de biologia, a explicitação de conhecimentos prévios e articulação com os conhecimentos científicos de outros temas como sistemas agroflorestais e o ambiente fazendo revelar um movimento de reconstrução de conhecimentos pelos alunos evidenciados pelos questionamentos por eles propostos ao longo da atividade. Além disso, o projeto permitiu a abordagem da questão da saúde inserida em um contexto social que abrange desde os aspectos de saúde pública até aqueles, pertinentes a própria ciência, pois a escola articula saberes dentro de um contexto social e cultural. Este estudo possibilitou uma metodologia de ensino que pode ser utilizada em diversos contextos sociais. Além disso, evidenciamos a importância de uma prática voltada ao incremento de ações com maior sentido em que o conceitual se une à prática em uma perspectiva mais abrangente e articulada superando visões prescritas, que possibilitem a formação dos alunos em idade de escolhas, uma ampliação de olhares e como prática social. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Agroecology | eng |
dc.subject | Project | eng |
dc.title | Implantação de um sistema agroflorestal em uma escola de Ensino Médio: uma análise sobre políticas públicas curriculares e suas implicações no cotidiano escolar | por |
dc.title.alternative | Implementation of an agroforestry system in a high school: an analysis of public policies and curriculum implications in daily school life | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The main objective of this work was to reflect on the relationship between curriculum and practice through a school project, to establish relationships with an epistemological perspective of curriculum and to teach Biology. And as specific objectives understand the school project from the contexts of influence, text production, context of practice, context of results and political strategy; reflect the practice from the mix between curriculum by skills, interdisciplinary curriculum or by transversal themes and appreciation of everyday knowledge; develop and implement a school project that expands knowledge based on the spiral curriculum by skills of the state of São Paulo. For this purpose, a theoretical perspective was used that articulated to the empirical dimension allowed making notes on the relationship between social contexts and curricular practice. This work had theoretical references that include the curriculum studies, in the works of Ball and Bowe (1992 and 1994) and Mainardes (2009) regarding the policy cycles. The methodology, of a qualitative nature, was carried out through semi-structured interviews with 10 high school students. The interviews were answered for further analysis of data from the answers of the research subjects. The analyses were organized around the following axes: socioeconomic characterization data; perception about the importance of environmental education and the preservation of the environment. These analyses showed that most students used their daily reference to define in a generalist vision, how to be social. Regarding the conceptions of social and economic order, most of them identify themselves as dependent on their parents. From the analysis of these conceptions of students and guided by the theoretical framework, we developed a didactic notebook that proposes a more articulated approach to environmental education through a didactic sequence that may subsidize all those who are interested in the subject, the possibilities of study and applicability in the classroom expanding the connections (cognitive, cultural, social, technological and environmental) that scientific and technological knowledge can provide to the life of citizens. The implementation of this project to a group of students in the 1st year of high school enabled an analysis of its potentialities relating to the mobilization of concepts of biology, the explanation of prior knowledge and articulation with scientific knowledge of other topics such as agroforestry systems and the environment revealing a movement of reconstruction of knowledge by students evidenced by the questions proposed by them throughout the activity. In addition, the project allowed the approach to the issue of health inserted in a social context that covers from the aspects of public health to those relevant to science itself, because the school articulates knowledge within a social and cultural context. This study enabled a teaching methodology that can be used in various social contexts. In addition, we highlight the importance of a practice aimed at increasing actions with greater meaning in which the conceptual joins the practice in a more comprehensive and articulated perspective overcoming prescribed views, which enable the training of students in age of choices, a broadening of views and as a social practice. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Lana Claudia de Souza | |
dc.contributor.advisor1ID | CPF: 013.981.117-67 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Vianna, Marcio Albuquerque | |
dc.contributor.advisor-co1ID | CPF: 034.105.227-27 | por |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Maicon Jeferson Costa | |
dc.contributor.referee2 | Vieira, Bruno Matos | |
dc.creator.ID | CPF: 849.630.267-91 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3756742262075589 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.relation.references | ARMANDO, M.S. BUENO, Y.M. ALVES, E.D.S. CAVALCANTE, C.H. Agrofloresta para agricultura familiar. Circular Técnica, Brasília v.16, p. 1-11, dez. 2002. AZEVEDO, M. Base Nacional Curricular Comum: elementos para o debate. Revista de Ensino de Biologia, Niterói, n.8, p. 54-62, 2015. AZEVEDO, M. Que lugar pertence à biologia na formação técnica de nível médio? Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. In: AYRES, A.C.M.; MATOS, M.; LIMA-TAVARES, D. (Org.). Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. Curitiba: Prismas, 2015, p.303-316. BALL, S. BOWE, R. Subject departments and ‘implementation’ of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, v. 24, n. 2, p. 97-115, mar. 1992. BALL, S. Education reform: a critical and post-structural approach. Open University Press: Buckinghan, 1994. _______, S. 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dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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