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dc.contributor.authorSilva, Gilberg Pereira da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:01Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:01Z-
dc.date.issued2019-12-18
dc.identifier.citationSILVA, Gilberg Pereira da. Inserção do tema de Física Nuclear no ensino médio: desconstruindo e construindo um novo olhar sobre radioatividade e energia nuclear. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) -. Instituto de Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14977-
dc.description.abstractEsta dissertação resulta da pesquisa quali-quantitativa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGEduCIMAT – da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. A pesquisa valoriza os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Radioatividade e Energia Nuclear, desconstruindo e construindo um novo olhar sobre esses dois tópicos da Física Nuclear, com vistas a uma Aprendizagem Significativa. Transcender a visão de algo tido como puramente perigoso é o desafio de tópicos recheados de mitos e verdades. Foram estabelecidos como objetivos: mostrar a presença da Física Nuclear no dia a dia das pessoas, desmistificando conceitos negativos oriundos do senso comum e criar uma discussão sobre o senso comum, através de intervenção pedagógica, a fim de despertar o interesse pelo conhecimento científico. Para isso, foi elaborada, como produto final, uma Sequência Didática para o Ensino e a Aprendizagem dos conteúdos de Radioatividade e Energia Nuclear. A metodologia que norteou este trabalho foi a Pesquisa-Ação, trilhando caminhos até chegar à tomada de decisão do uso da Metodologia Ativa na aplicação da Sequência Didática. Aplicado em duas turmas de uma Escola Pública Federal localizada na cidade de Itaguaí/RJ e em quatro turmas de uma Escola Pública Estadual localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, o produto educacional foi modelado para ocorrer em quatro momentos: no primeiro, intitulado “despertando a curiosidade”, o professor pesquisador ambienta os alunos com uma atividade lúdica, faz uma avaliação diagnóstica sobre a opinião da turma em relação ao tema Radioatividade e propõe um desafio aos educandos; no segundo momento, denominado “derrubando tabus”, os alunos se tornam protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e apresentam suas pesquisas sobre o assunto; o terceiro momento foi denominado “criando intimidade com a Física Nuclear” e o professor pesquisador faz uma exposição oral para os estudantes com foco em aplicações da Física Nuclear no cotidiano; e o quarto momento, chamado “pisando em solo Radioativo” é composto por uma visita guiada a um espaço não-formal de ensino que suscite discussões sobre o tema. Os resultados foram surpreendentes, a meta foi alcançada de forma agradável para ambas as partes. Esse sucesso aconteceu quando a personalização do ensino, dando autonomia aos alunos e o protagonismo no processo de abordagem dos temas de Física Nuclear, refletiu em uma mudança bastante significativa no que se refere a visão positiva de tópicos nada atrativos no passado.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRadioatividadepor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectMetodologia Ativapor
dc.subjectsustentabilidadepor
dc.subjectActive Methodologyeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectRadioactivityeng
dc.titleInserção do tema de Física Nuclear no ensino médio: desconstruindo e construindo um novo olhar sobre radioatividade e energia nuclearpor
dc.title.alternativeInserting the Nuclear Physics theme in high school: deconstructing and building a new look on radioactivity and nuclear energyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation results from a qualitative and quantitative research of a master's degree program in Science and Mathematics Education - PPGEduCIMAT - from the Federal Rural University of Rio de Janeiro - UFRRJ. The research values students' prior knowledge on the topic of Radioactivity and Nuclear Energy, deconstructing and building a new perspective on these two topics of Nuclear Physics, towards a Meaningful Learning. Transcending the view of something deemed purely dangerous is the challenge of topics filled with myths and truths. The objectives were: to show the presence of Nuclear Physics in people's daily lives, demystifying negative concepts stemming from common sense and to create a discussion about common sense, through pedagogical intervention, in order to arouse interest in scientific knowledge. Thus, a Didactic Sequence for Teaching and Learning the contents of Radioactivity and Nuclear Energy was prepared as a final product. The methodology that guided this study was Action Research, tracing paths until acknowledging the use of Active Methodology in the application of the Didactic Sequence. Applied in two classes of a Federal Public School located in the city of Itaguaí / RJ and in four classes of a State Public School located in the city of Rio de Janeiro / RJ, the educational product was designed to take place in four moments: at first, entitled “Arousing curiosity”, the teacher as a researcher acclimates students with a playful activity, makes a diagnostic assessment of the class's opinion regarding the topic of Radioactivity and proposes a challenge to students; in the second moment, called “breaking taboos”, students become protagonists in the teaching-learning process and present their research on the subject; the third moment was identified as “creating intimacy with Nuclear Physics” and the teacher as a researcher gives an oral presentation to students with a focus on applications of Nuclear Physics in everyday life; and the fourth moment, named “stepping on Radioactive soil”, consists of a guided visit to a non-formal teaching space that raises discussions on the topic. The results were surprising, the goal was reached in a pleasant way for both parties. This success happened when the personalization of the teaching, giving autonomy to the students and the protagonism in the process of approaching the themes of Nuclear Physics, reflected in a very significant change regarding the positive view of topics that were not attractive in the past.eng
dc.contributor.advisor1Porto, Cláudio Maia
dc.contributor.advisor1ID013.895.717-77por
dc.contributor.referee1Porto, Claudio Maia
dc.contributor.referee2Cruz, Frederico Alan de Oliveira da
dc.contributor.referee3Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia
dc.creator.ID084.836.157-11por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3682349539745969por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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