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dc.contributor.authorGuimarães, Amália Bichara
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:02Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:02Z-
dc.date.issued2020-12-17
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Amália Bichara. O processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação matemática inclusiva para um aluno autista. 2020.183 f. Dissertação(Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14979-
dc.description.abstractNeste trabalho relatamos uma experiência vivenciada entre alunos do Programa de Residência Pedagógica em Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, e de sua preceptora em uma escola regular de Educação Básica. As questões orientadoras da pesquisa são: como a experiência vivenciada no contexto da Residência Pedagógica pode influenciar a formação desses licenciandos na atuação docente em contexto inclusivo, especificamente com alunos autistas? Como essa experiência pode influenciar na formação desses licenciandos e na elaboração de um material educacional? O objetivo geral desta pesquisa é analisar as possibilidades e limites da atuação docente em uma prática coletiva com alunos residentes, pensada para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática em sala regular. Para alcançar os objetivos propostos, realizamos um levantamento teórico sobre a inclusão de autistas no ensino regular, com análise de concepções e atualidades da educação para esse público específico e uma revisão de literatura sobre o papel de educadores e familiares, os recursos didáticos nas aulas de Matemática, as relações entre neurodiversidade e autismo, modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children), inclusão escolar de crianças autistas, além de uma breve discussão sobre as concepções pessoa autista ou pessoa com autismo. Na sequência, apresentamos uma abordagem teórica voltada para a questão da inclusão, incluindo algumas ideias de Vygotsky (1996) em seu tratado de Defectologia. Ademais, apresentamos algumas considerações sobre os conceitos de deficiência e “normalidade”. Como produto educacional, ofereceremos aos docentes formados e em formação, assim como aos formadores de professores, um material de apoio, no formato de um caderno pedagógico, no qual destacamos os registros relacionados às situações vivenciadas durante esse período, as adaptações realizadas e as principais ocorrências segundo os olhares da docente-preceptora e dos residentes-estagiários sobre a sala de aula que incluía o aluno autista. Como resultados, constatamos que conhecer melhor os estudantes autistas e suas especificidades em um trabalho coletivo, a partir da vivência e do compartilhamento de decisões e situações, seja o melhor caminho para a sua inclusão e para a formação inicial do docente de Matemáticapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemática inclusivapor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectResidência pedagógicapor
dc.subjectInclusive mathematical educationeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectPedagogical residenceeng
dc.titleO processo de construção de um material educacional na perspectiva da educação matemática inclusiva para um aluno autistapor
dc.title.alternativeThe process of building educational material from the perspective of inclusive mathematical education for an autistic studentpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIn this paper we report an experience lived among students of the Pedagogical Residency Program in Mathematics at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, Seropédica campus, and their tutor in a regular Basic Education school. The guiding questions of the research are: How can the experience lived in the context of the Pedagogical Residence influence the training of these undergraduates to teach in an inclusive context, specifically with autistic students? How can this experience influence the training of these graduates and the development of educational material? The general objective of this research is to analyze the possibilities and limits of teaching performance in a collective practice with resident students designed for the inclusion of an autistic student in mathematics classes in a regular classroom. In order to achieve the proposed objectives, we carried out a theoretical survey on the inclusion of autistic people in regular education, analyzing concepts, current education of this specific audience and a literature review on the role of educators and family members, the didactic resources in mathematics classes, the relations between neurodiversity and autism, TEACCH model (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children), school inclusion of autistic children and a brief discussion between the concepts of autistic person or person with autism. In the sequence, we present a theoretical approach focused on the issue of inclusion, including some ideas by Vygotsky (1996) in his treatise on Defectology, in addition to bringing some considerations on the concepts of disability and “normality”. As an educational product, we will offer trained and undergraduate teachers and teacher educators support material, in the form of a pedagogical notebook, in which we will present the records related to situations experienced during this period, the adaptations made and the main occurrences according to views of the teacher-tutor and resident-interns on the classroom that included the autistic student. As a result, we understand that getting to know autistic students better and their specificities in a collective work is the best way for their inclusion and for the initial mathematical teacher training for inclusion from the experience and sharing of decisions and situationseng
dc.contributor.advisor1Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.advisor1ID036.265.837-40por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592por
dc.contributor.referee1Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.referee1ID036.265.837-40por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592por
dc.contributor.referee2Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.contributor.referee2IDhttp://orcid.org/0000-0001-5543-6627por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9222099862516722por
dc.contributor.referee3Vianna, Márcio de Albuquerque
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6751-7926por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194444335975667por
dc.creator.ID091.807.037-63por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2468-5361por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3899404013655580por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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