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dc.contributor.authorQuintana, César Dias
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:03Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:03Z-
dc.date.issued2020-07-17
dc.identifier.citationQUINTANA, César Dias. A importância do conhecimento da trigonometria esférica na formação do bacharel em ciências náuticas. 2020.81 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14983-
dc.description.abstractEssa pesquisa aborda a importância do conhecimento da Trigonometria Esférica (TE) na formação dos egressos do curso de Bacharel em Ciências Náuticas, oferecido pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado no município do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro. O problema da dicotomia entre conhecimento teórico e prático foi investigado através de análise curricular, dos programas analíticos das disciplinas do curso, abrangendo o período de 2018 a 2019, e da análise de notas de aula, com registros de reações de estudantes inscritos na disciplina Trigonometria Esférica e Ortodromia (TEO-1). Essa questão tem sido extensamente discutida por profissionais da área; alguns consideram que o ensino da Trigonometria Esférica pode ser retirado do currículo sem prejuízo para a formação, tendo em conta as inovações tecnológicas no meio naval; outros consideram que ela ainda é relevante. Observa-se também que os estudantes apresentam dificuldades em fazer a relação entre o conhecimento teórico e o prático, e questionam a presença dos conteúdos de TE e da disciplina TEO-1 no currículo. Portanto, pretende-se identificar as conexões do conhecimento teórico de Trigonometria Esférica, com outras disciplinas de natureza prática que compõem o currículo desse curso, e demonstrar suas contribuições para a formação dos egressos e para a sua futura prática profissional. Como produto, foi elaborada e proposta uma sequência didática a fim de contribuir para a superação da dicotomia conhecimento teórico x prático no processo de ensino e aprendizagem no curso de Bacharel em Ciências Náuticas do CIAGApor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrigonometria esféricapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectBacharel em ciências náuticaspor
dc.subjectCIAGApor
dc.subjectSpherical Trigonometryeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectBachelor of Nautical Scienceseng
dc.subjectCIAGAeng
dc.titleA importância do conhecimento da trigonometria esférica na formação do bacharel em ciências náuticaspor
dc.title.alternativeThe importance of spherical trigonometry knowledge (TE) in the formation of graduates of the bachelor of nautical sciences courseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research addresses the importance of Spherical Trigonometry knowledge (TE) in the formation of graduates of the Bachelor of Nautical Sciences course, offered by the Admiral Graça Aranha Instruction Center (CIAGA), placed on Rio de Janeiro, Rio de Janeiro State. The problem of the dichotomy between theoretical and practical knowledge was investigated through curriculum analysis, the analytical programs of the course subjects, covering the period 2018 to 2019, and from analysis of class notes, with records of reactions of enrolled students in the Spherical Trigonometry and Orthodromic Navigation (TEO-1) discipline. This issue has been widely discussed by professionals in the field; some consider that the teaching of spherical trigonometry can be removed from the curriculum without prejudice to training, taking into account technological innovations in the naval environment; others consider it still relevant. It is also observed that students have difficulties in making the relationship between theoretical and practical knowledge and question the presence of TE content and the TEO-1 subject in the curriculum. Therefore, it is intended to identify the connections of the theoretical knowledge of Spherical Trigonometry, with other disciplines of a practical nature that make up the curriculum of this course, and to demonstrate their contributions to the formation of graduates and to their future professional practice. Like a product, a didactic sequence will be elaborated that can contribute to overcoming the dichotomy theoretical and practical knowledge in the teaching and learning process in the CIAGA Bachelor of Nautical Sciences courseeng
dc.contributor.advisor1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.advisor1ID483.205.287-04por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3844-4697por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057por
dc.contributor.referee1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.referee1ID483.205.287-04por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3844-4697por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057por
dc.contributor.referee2Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0169-932Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898por
dc.contributor.referee3Alvarenga, Thiago da Silva Teixeira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3541545305674592por
dc.creator.ID758.876.067-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7861375810873734por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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