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dc.contributor.authorMagalhães, Eli Felipe de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:04Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:04Z-
dc.date.issued2020-08-12
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Eli Felipe de. Abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Ciências na EJA do Município de Barra do Piraí. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências de Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14985-
dc.description.abstractA abordagem de questões sociocientíficas – QSC tem sido recomendada nos currículos de Ensino de Ciências devido suas potencialidades no contexto escolar. Pesquisas defendem que a sua discussão em sala de aula torna a aprendizagem científica mais relevante e significativa, pois favorece a articulação dos conhecimentos científicos com os conhecimentos cotidianos. Porém, professores têm relatado dificuldades em abordar essas questões em virtude de uma formação fragmentada e unicamente disciplinar, que limitam a discussão de temas associados a diferentes áreas do conhecimento. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo investigar e identificar as possibilidades e desafios na abordagem de Questões Sociocientíficas – QSC com os estudantes de Ciências Naturais do segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Barra do Piraí. Os procedimentos metodológicos utilizados apresentam natureza qualitativa e caráter exploratório, sendo a coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental, diálogo com os professores e consulta com alunos de EJA. As informações obtidas, neste levantamento, serviram como subsídio para a elaboração de um roteiro de atividades, produto educacional vinculado a esta dissertação, para orientar a prática pedagógica dos professores quando abordam temas polêmicos. Conclui-se que as aulas de Ciências Naturais para os alunos da EJA podem ser mais dinâmicas e relevantes por meio do uso de QSC que permitem a contextualização dos conteúdos e uma aprendizagem mais significativa. Espera-se que este trabalho e seu produto sejam utilizados como ferramentas de orientaçãopedagógica e que contribuam com informações que irãoajudar o professor no trabalho em sala de aula, visando a um processo de ensino aprendizagem mais próximo da realidade dos (as) estudantes e que possibilite a formação para o exercício da cidadania.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectQuestões Sociocientíficaspor
dc.subjectEJApor
dc.subjectScienceTeachingeng
dc.subjectSocio-Scientific Issueseng
dc.subjectYAEeng
dc.titleAbordagem de questões sociocientíficas no ensino de Ciências na EJA do Município de Barra do Piraípor
dc.title.alternativeApproach to socio-scientific issues in Science teaching at YAE in the city of Barra do Piraíeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe approach to socio-scientific issues - SSI has been recommended in Science Education curricula due to its potential in the school context. Researches argue that their discussion in the classroom makes scientific learning more relevant and meaningful, as it favors the articulation of scientific knowledge with quotidian knowledge. However, teachers have reported difficulties in addressing these issues due to a fragmented and solely disciplinary background, which limit the discussion of topics associated with different areas of knowledge. Thus, the present work aims to investigate and identify as possibilities and challenges in the approach of Sociocientific Issues - SSI with students of Natural Sciences, from the second segment of Elementary Education of Youth and Adult (YAE), in the city of Barra do Piraí. The methodological procedures used are of a qualitative approach and exploratory character, with data collection being carried out through documental research, dialogue with teachers and consultation with YAE students. The information provided in this survey served as a subsidy for the preparation of a script of activities, an educational product linked to this dissertation, to guide the pedagogical practice of teachers when they discuss controversial topics. It is concluded that the classes of Natural Sciences for the students of YAE can be more dynamic and relevant through the use of SSI that allows the contextualization of the contents and a more adequate learning. It is expected that this work and its product will be used as pedagogical guidance tools and that they will contribute with information that will help the teacher in the classroom, the learning process closer to the reality of the students and that will enable training for the exercise of citizenship.eng
dc.contributor.advisor1Moraes, Marco Antonio de
dc.contributor.advisor1ID648.212.697-91por
dc.contributor.referee1Moraes, Marco Antonio de
dc.contributor.referee2Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.referee3Anjos, Maylta Brandão dos
dc.creator.ID133.118.577-71por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0492268345523616por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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