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dc.contributor.authorFigueira, Israel Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:05Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:05Z-
dc.date.issued2020-12-21
dc.identifier.citationFIGUEIRA, Israel Silva. Fundamentos para uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). 2020.149 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14987-
dc.description.abstractEste trabalho tem a finalidade de contribuir com a fundamentação de uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear para o Ensino Médio, tomando o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil como objeto da prática social e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica como fundamento pedagógico. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo quantitativa e qualitativa, que através de uma revisão de literatura e do questionário on line como instrumento de pesquisa, buscou-se coletar impressões de professores de ciências da educação básica sobre suas práticas de ensino, sobre o PROSUB e sobre a pedagogia histórico-crítica como teoria crítica da educação. Das análises e reflexões obtidas na revisão de literatura e nas respostas dos professores, concluímos que para fundamentar uma proposta histórico-crítica de ensino sobre energia nuclear, o professor deve ser capaz de: compreender a natureza histórica e ontológica do trabalho educativo através do materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico; saber organizar de forma articulada e intencional as múltiplas determinações constitutivas da dinâmica, da processualidade e das contradições da energia nuclear como conteúdo de ensino e como objeto da prática social; e ter o domínio pleno e seguro do método de ensino da pedagogia histórico-crítica como prática pedagógica. Como imposição do ensino histórico-crítico à educação escolar, cabe ao professor a tarefa de realizar a mediação dos signos entre o conhecimento científico sistematizado socialmente e o aluno, fazendo garantir para ambos, a apreensão sintética das relações sociaispor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia histórico-críticapor
dc.subjectPROSUBpor
dc.subjectEnergia nuclearpor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectPrática socialpor
dc.subjectHistorical-critical pedagogyeng
dc.subjectPROSUBeng
dc.subjectNuclear energyeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectSocial Practiceeng
dc.titleFundamentos para uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)por
dc.title.alternativeFundations for a historical-critical teaching proposal on nuclear energy from the Submarine Development Program (PROSUB)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper aims to contribute to the foundation of a historical-critical teaching proposal on nuclear energy for high school, taking the Brazilian Navy Submarine Development Program (PROSUB) as a social practice object and the teaching method of historical-critical pedagogy as a pedagogical foundation. This is an exploratory, quantitative and qualitative research, that through a literature review and online questionnaire as a research tool, search to collect impressions of science teachers of basic education about their teaching practices, about PROSUB and historical-critical pedagogy as a critical theory of education. From the analyzes and reflections obtained in the literature review and in the teacher’s responses, we conclude that to support a historical-critical teaching proposal on nuclear energy, the teacher must be able to: understand the historical and ontological nature of educational task through historical-dialectical materialism as a philosophical foundation; knowing how to organize in an articulated and intentional way, the multiple determinations constituting the dynamics, of procedurality and contradictions of nuclear energy as teaching content and social practice, and have a full and safe knowledge of the teaching method of historical-critical pedagogy as a pedagogical practice. As an imposition of historical-critical teaching on school education, it is up to the teacher the task of mediating of the signs between socially systematized scientific knowledge and the student, making sure for both, the synthetic apprehension of social relationseng
dc.contributor.advisor1Porto, Claudio Maia
dc.contributor.advisor1ID013.895.717-77por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719806038650785por
dc.contributor.referee1Porto, Claudio Maia
dc.contributor.referee1ID013.895.717-77por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719806038650785por
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6617-7720por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204por
dc.contributor.referee3Penna, Adriana Machado
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5485-7785por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001142271622004por
dc.creator.ID011.904.027-18por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961608527513813por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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