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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14998
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Rosemeiry da Silva Pinto | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:09:10Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:09:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Rosemeiry da Silva Pinto. A Etnomatemática na culinária familiar: (re)significando o conceito de fração a partir dos saberes populares em uma turma do ensino fundamental. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituo de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14998 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma instituição educacional localizada no município de Itatiaia / RJ. Ela propõe estudar a interação entre a matemática e a cultura, tendo a Etnomatemática como aporte teórico. Para tanto, teve como base os pensamentos de D’Ambrosio (2015) em buscar evidências do saber do estudante e sua família quanto à culinária praticada, que lhe é própria, e relacioná-lo ao saber escolar trabalhado em sala de aula. Tem como objetivo elaborar e analisar a aplicação de uma sequência didática na busca pelo (re)significado do conceito de fração, apresentada como produto final, com o propósito de auxiliar professores de matemática e de outras áreas a valorizarem as etnomatemáticas presentes nas práticas culinárias familiares de seus alunos e, reforçarem a preservação das identidades culturais desses atores. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica. Utiliza como instrumentos de obtenção de dados a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental, tendo como análise a investigação por triangulação de dados. Através desse trabalho, percebe-se que as atividades realizadas pelos alunos sinalizam a possibilidade de se continuar investigando o paralelismo entre a aplicabilidade dos conceitos matemáticos acadêmicos e a aplicabilidade dos mesmos conceitos utilizados no ambiente familiar. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Etnomatemática; | por |
dc.subject | Culinária Familiar | por |
dc.subject | Prática Cultural | por |
dc.subject | Frações | por |
dc.subject | Ethnomathematics | eng |
dc.subject | Family Cooking | eng |
dc.subject | Cultural Practice | eng |
dc.subject | Fractions | eng |
dc.title | A Etnomatemática na culinária familiar: (re)significando o conceito de fração a partir dos saberes populares em uma turma do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Ethnomathematics in family cooking: (re)sig-nifying the concept of fraction from popular knowledge in an elementary school class | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research was carried out with students of the 6th year of Elementary School of an educa-tional institution located in the municipality of Itatiaia / RJ. It proposes to study the interaction between mathematics and culture, having Ethnomathematics as a theoretical contribution. To do so, it was based on the thoughts of D'Ambrosio (2015) in seeking evidence of the knowledge of the student and his family regarding the cuisine practiced, which is his own, and relating it to the school knowledge worked in the classroom. It aims to elaborate and analyze the applica-tion of a didactic sequence in the search for the (re)meaning of the concept of fraction, presented as a final product, with the purpose of helping teachers of mathematics and other areas to value the ethnomathematics present in family culinary practices of their students and reinforce the preservation of the cultural identities of these actors. This is applied research, with a qualitative approach and ethnographic inspiration. It uses participant observation, semi-structured inter-views and document analysis as instruments for obtaining data, having as analysis the investi-gation by data triangulation. Through this work, it is perceived that the activities carried out by the students indicate the possibility of continuing to investigate the parallelism between the applicability of academic mathematical concepts and the applicability of the same concepts used in the family environment. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Vianna, Márcio de Albuquerque | |
dc.contributor.referee1 | Vianna, Márcio de Albuquerque | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Luiza Alves de | |
dc.contributor.referee3 | Formigosa, Marcos Marques | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8333729549732340 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | por |
dc.relation.references | ALMEIDA, S. H. V.; ANTUNES, M. M. A teoria vigotskiana sobre memória: possíveis implicações para a educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 28., 2005, Caxambu. Anais Caxambu: ANPED, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/gt20.htm Acesso em 26/09/2021 BARTON, B. “Making sense in Ethnomathematics: Ethnomathematics is making sense”. Educational Studies in Mathematics 31, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1996, p.201-233. Tradução de Maria Cecília de Castello Branco Fantinato. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 29/01/2020 ___________, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAMPOS, M. O. Etnociência, Etnografia e Saberes Locais. 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dc.subject.cnpq | Matemática | por |
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